Banking: como essa solução auxilia no crescimento das foodtechs?
Os serviços de banking auxiliam no crescimento das foodtechs por gerarem a oportunidade de essas empresas se inserirem também no mercado financeiro, sem precisar desviar do negócio principal.
Por meio de plataformas de Banking as a Service — geralmente fornecidas por fintechs — as startups do setor alimentício têm a chance de criar e entregar para clientes e parceiros meios de pagamento personalizados, e até mesmo a oferta de crédito empresarial.
Se você acompanha os nossos artigos, sabe que sempre citamos o iFood como grande exemplo de empresa que não é nativa do setor financeiro, mas que, hoje, tem o seu próprio banco digital.
Com a ajuda da tecnologia da Zoop, a companhia que é uma foodtech líder em delivery de alimentos e mercado, passou a disponibilizar para donos de estabelecimentos comerciais que usam sua plataforma conta digital, cartão pré-pago, ferramentas de transferência de valores, e muito mais.
Antes disso, o iFood já havia criado, também com o auxílio da nossa tecnologia, as próprias soluções de pagamento, resolvendo problemas de logística de entrega e divisão de valores.
Ou seja, os serviços Banking as a Service são uma ótima maneira de resolver questões financeiras típicas das startups do ramo alimentício, e de gerar a essas empresas novas oportunidades de negócios e expansão.
Como tornar tudo isso uma realidade na sua foodtech? Para ter essa resposta, basta seguir a leitura deste artigo!
O que é Banking as a Service?
Banking as a Service, ou simplesmente BaaS, é uma tecnologia que permite que qualquer empresa, de qualquer segmento, crie o seu próprio banco digital.
Na prática, significa que o negócio não precisa ser nativo do mercado financeiro para desenvolver e entregar produtos e serviços relacionados a ele.
Por meio de APIs, que são conjuntos de instruções de programação, você pode adquirir as soluções financeiras que considerar mais adequadas para disponibilizar ao seu público, inserindo-as facilmente à sua plataforma de serviços.
As APIs para banco digital, por exemplo, trazem tudo o que é necessário para a sua foodtech criar produtos como:
- conta digital completa;
- cartão de débito;
- cartão de crédito;
- cartão pré-pago;
- pagamento de contas diversas;
- ferramentas de transferência de valores como TED e Pix, e muito mais.
Dica! Confira, neste vídeo, outros detalhes sobre o que é Banking as a Service!
Como funcionam os serviços banking para foodtechs?
As plataformas Banking as a Service tem como uma das principais vantagens a inclusão da marca da sua empresa em todas as soluções que forem criadas.
Isso quer dizer que você estará utilizando a tecnologia da fintech que forneceu as APIs, mas é o nome do seu negócio que aparecerá para os usuários finais.
Essa condição aumenta a credibilidade da sua companhia, além de elevar seu poder de atração e de fidelização.
No caso das foodtechs, especificamente, há um vasto leque de possibilidades que podem ser exploradas por meio do BaaS. Tudo depende da categoria explorada por essa startup.
Exemplos do que pode ser explorado por uma foodtech via BaaS
O relatório “Foodtech Report 2022”, da Outcast Venture e do Distrito, mostrou que o Brasil já conta com 337 foodtechs, sendo:
- superfoods & CPG (99): usam a tecnologia para criar categorias de bebidas e comidas
- food delivery & logistics (75): serviços de entrega de alimentos para os consumidores finais;
- smart kitchen & restaurant tech (58): soluções voltadas para aprimoramento da gestão de processos internos e aumento da eficiência das cozinhas;
- farm to table (40): objetiva a aproximação dos produtores e dos consumidores, reduzindo a quantidade de intermediários nesse processo;
- food safety & traceability (29): recursos tecnológicos criados para aumentar a vida útil dos alimentos e identificar o momento que não estão próprios para consumo;
- consumer apps & services (19): desenvolvimento de aplicativos que facilitam o acesso a informações nutricionais e alimentares em geral;
- waste managent (17): soluções que têm por objetivo ajudar a reduzir os níveis de desperdícios de alimentos em diferentes momentos da sua produção.
O que queremos mostrar aqui é que as foodtechs atuam em diversas frentes, por isso, podem criar produtos e serviços financeiros que vão desde contas bancárias que facilitam a gestão financeira, até a oferta de créditos empresariais que melhorem o fluxo de caixa dos seus parceiros.
Nesse trajeto, podem passar pelo oferecimento de cartão de crédito, cartão pré-pago, meios de pagamentos personalizados, crédito no formato Buy Now, Pay Later e muito mais!
A ideia aqui é identificar as necessidades e dores do público-alvo e, com base nessa informação, criar e entregar soluções financeiras que resolvam pontualmente seus problemas, ao contrário do que acontece nos bancos tradicionais.
Este artigo pode ajudar muito você: “Crédito empresarial: o que é, quais tipos existem e como oferecer aos seus clientes?“
Como os serviços de banking podem auxiliar as foodtechs?
Os serviços de banking auxiliam no crescimento das foodtechs por inúmeros motivos. Alguns dos que merecem destaque são:
- aumento da aderência dos clientes e parceiros de negócio: visto que encontrarão, em um mesmo lugar, tudo o que precisam para o dia a dia e gestão financeira;
- geração de uma nova fonte de receita: a qual pode ser obtida por meio da cobrança de taxas e tarifas bancárias, ou cobrança de juros de empréstimos fornecidos;
- conquista de um importante diferencial competitivo: destacando a foodtechs de outras que atuam na mesma categoria;
- aumento da credibilidade e da confiabilidade da empresa: pois estará entregando para o público produtos e serviços financeiros que levam a própria marca.
Como entregar produtos e serviços financeiros como o iFood?
Como dissemos logo na abertura deste artigo, o iFood contou com a tecnologia da Zoop para criar suas próprias soluções de pagamento e desenvolver o “Banco dos Restaurantes”.
Entenda detalhes disso assistindo a este vídeo:
Isso foi possível graças ao Zoop Payments, plataforma Banking as a Service da Zoop que viabiliza a criação de um banco digital completo, com as regras do seu negócio.
Com esse recurso você oferece para seus clientes e parceiros a experiência de um banco digital, sem precisar se preocupar com questões regulatórias ou desenvolvimento das soluções.
Para levar o Zoop Payments para a sua foodtech, converse agora com um dos nossos consultores!
Zoop. Tecnologia para os serviços financeiros do futuro.
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.