Token: o que é? Vale a pena aplicar no sistema de pagamentos?

Com o passar dos anos, diversos mecanismos de segurança foram idealizados para proteger transações financeiras na internet de eventuais fraudes. Nesse conteúdo, vamos falar de uma delas: o token. O que é, como funciona e quais as vantagens dessa tecnologia para as empresas e seus clientes?
O token nada mais é que uma codificação dos dados bancários de um cliente realizada pela bandeira do cartão de crédito. O objetivo aqui é proporcionar uma experiência de pagamento ao mesmo tempo rápida e segura para quem quer realizar uma compra na internet.
Tecnologias como essa são fundamentais para vencer a desconfiança do público ao compartilhar dados sensíveis, como número de cartão de crédito, como e-commerces, serviços de assinatura ou qualquer outro tipo de negócio virtual.
Sem falar que o histórico de fraudes de pagamentos no mundo digital continua em alta. Por exemplo, é esperado que o total de prejuízos de comércios eletrônicos ao redor do mundo chegue à marca de U$48 bilhões em 2023, segundo informação do Ekata.
Esse cenário torna crucial que empresas que atuem no meio digital invistam nas tecnologias necessárias não só para aprimorar a eficiência e agilidade desse tipo de serviço, mas também que seus consumidores estejam efetivamente seguros.
Afinal, toda a credibilidade de um e-commerce pode estar em jogo quando falamos em proteção contra golpes, não é verdade?
Por isso, nós da Zoop vamos falar um pouco sobre token: o que é, como ele funciona e por que implementar token de cartão no seu negócio é uma boa ideia. Confira!
O que é token de bandeira?
Token de bandeira é uma transcrição codificada dos dados do cartão de crédito em uma nova assinatura digital única, intransferível e ininteligível. No caso, o token tem a validade de um número de conta e é utilizado para confirmar pagamentos de forma segura no meio digital.
Dessa forma, e-commerces e outros tipos de negócios online podem armazenar o token sem deixar o número do cartão, a data de vencimento e o código verificador de três dígitos vulneráveis a ação de cibercriminosos fraudulentos.
Token: o que é e como funciona?
O token é representado por uma longa sequência numérica complementamente ininteligível para o invasor que tente acessar o banco de dados de clientes de uma plataforma de e-commerce.
Ao adentrar o sistema do estabelecimento comercial, ele encontrará apenas o código aleatório sem nenhuma referência visual ao que consta no cartão do consumidor.
E como funciona o token de cartão na prática? Quando o cliente cadastra as informações confidenciais do cartão na plataforma de pagamento de uma site ou app, a empresa vendedora solicita automaticamente a geração do código de token junto ao servidor de hospedagem da bandeira de cartão.
Dessa forma, o código é enviado e armazenado na base de dados da plataforma de pagamento da empresa. Dessa forma, qualquer transação financeira que o cliente fizer com a marca, apenas o token será utilizado como critério de confirmação.
Vantagens de implementar token de cartão no seu negócio
Entendeu como funciona o token e o que é que ele significa? Então vamos falar agora das principais vantagens em implementar token de cartão na estrutura de pagamento de uma empresa digital.
Dentre as principais vantagens de investir nessa tecnologia, podemos enumerar as seguintes:
- menos prejuízo financeiro e perda de tempo com reparos, uma vez que fraudes serão menos comuns, também a empresa estará menos vulnerável a pedidos de reembolsos ou perdas financeiras por compras feitas por golpista;
- mais credibilidade junto ao público, pois nada pior que ver disseminado em fóruns e redes sociais conteúdos que jogam a credibilidade e reputação da empresa no lixo, não é verdade? Tudo por causa de vazamento de dados e transações inseguras. Portanto, proteja a reputação do seu negócio ao implementar o token.
- manutenção da fidelização e controle da inadimplência, uma vez que mesmo que o cliente troque a numeração do cartão ou ele seja atualizado pela data de vencimento, o token ainda sim continua válido para futuras transações. Isso é especialmente relevante para cobranças recorrentes em planos de assinatura.
- aprimoramento da experiência do cliente, pois o tempo de demora para a confirmação das transações não é prejudicado e o consumidor consegue finalizar o checkout de uma compra futura rapidamente, sem precisar digitar novamente os dados do cartão.
O fato é que, uma vez que cartões físicos e dinheiro em espécie estão cada vez mais em desuso, todo e qualquer negócio deve se preparar com uma estrutura de pagamento adequada para receber pagamentos digitais.
Conheça o Zoop Payments
O Zoop Payments é uma plataforma white label de pagamentos que pode ser facilmente implementada na infraestrutura operacional do seu negócio.
Além de transações tokenizadas e com criptografia ponta a ponta, a Zoop também oferece integração completa entre os meios de pagamento online e offline.
Isso é, não importa se você recebeu um pagamento da maquininha de cartão na loja física ou no Pix pelo canal digital: todos os valores convergem instantaneamente para a mesma conta comercial centralizada da empresa.
Isso garante maior eficiência na gestão de recebíveis enquanto os clientes contam uma diversa gama de opções para finalizar o checkout da compra, como Pix, cartão de crédito e débito, boleto bancário e carteiras digitais.
Saiba mais detalhes sobre o Zoop Payment no vídeo abaixo:
Converse com um consultor da Zoop agora mesmo e impulsione a experiência de pagamento dos clientes das sua empresa!
Esperamos que tenham entendido o que é token e gostado do nosso conteúdo! Para mais conteúdo exclusivo sobre finanças e tecnologias, continue acompanhando o blog da Zoop! Até mais!
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.