Como criar um site de apostas a partir de 9 passos?
Descobrir como criar um site de apostas pode ser uma ótima oportunidade de negócio. Afinal, esse mercado se expande mais a cada dia.
Esta matéria da Folha de São Paulo usou como base estatísticas do Banco Central para revelar que, entre janeiro e novembro de 2023, os brasileiros gastaram US$11,1 bilhões em plataformas de apostas internacionais, algo em torno de R$54 bilhões.
Já esta reportagem do Estadão, destacou que, no Brasil, houve um crescimento de 135% no mercado de apostas esportivas no período entre agosto de 2022 e 2023, segundo dados apurados pela Datahub, obtidos pelo Aposta Legal Brasil.
Esse visível aumento do mercado bet, outro nome popular para o segmento, também tem grande influência da Lei nº 13.756, de 12 de dezembro de 2018, sancionada durante o governo do então Presidente da República Michel Temer, que liberou a oferta de sites on-line de apostas no nosso país.
Outras regulamentações foram aprovadas após essa, o que deixou o mercado mais seguro e interessante tanto para quem aposta quanto para quem oferece esse serviço.
Achou interessante e quer explorar mais a oportunidade de negócio? Então, confira como criar um site de apostas, desde o entendimento das leis até a oferta de boas soluções de pagamento para os clientes.
Afinal, como criar um site de apostas? 9 passos!
Os principais passos para criar um site de apostas no Brasil são:
- entender como funciona a regulamentação para sites de apostas;
- decidir quais tipos de apostas oferecer;
- elaborar a persona;
- avaliar a concorrência;
- escolher um software de apostas confiável;
- pensar no design do site;
- definir o sistema de pagamento para site de aposta;
- criar estratégias de atração e de retenção;
- acompanhar mudanças de leis e normas.
Veja, a seguir, detalhes de cada etapa.
1. Entender como funciona a regulamentação para sites de apostas
Há pouco comentamos sobre a Lei nº 13.756/2018, certo? Essa legislação determinou como deveriam ser as apostas na modalidade loteria, permitida tanto para o setor público quanto para o privado. Entretanto, não abordou critérios mais específicos.
Para complementar a lei, outros projetos foram apresentados no Congresso Nacional. Veja alguns dos principais:
- Medida Provisória 1.182/2023: voltada para a exploração da loteria de apostas de quota fixa;
- Projeto de Lei 442/1991: objetivava autorizar e regulamentar a oferta de jogos de azar no Brasil, como cassinos, bingos e esportivos.
Marco Legal das Apostas
Porém, uma das mais importantes para quem quer descobrir como criar um site de apostas é a Lei nº 14.790, de 29 de dezembro de 2023.
Chamada de Marco Legal das Apostas, a legislação atualiza as normas e regras de funcionamento do setor, bem como permite que empresas privadas atuem no segmento, sob fiscalização da Agência Nacional de Apostas Esportivas (ANAE).
A Lei n° 14.790/2023 inclui diretrizes como:
- possibilidade de oferta de apostas tanto em locais físicos quanto digitais;
- restrição de propaganda para menores;
- obrigatoriedade de identificação dos apostadores.
Regramento técnico de sistemas de jogos on-line
Além dessas, em 6 de maio de 2024 o Diário Oficial da União publicou a Portaria SPA/MF nº 722, que estabelece os requisitos técnicos e de segurança dos sistemas de apostas, a exemplo de critérios de transparência e acesso livre às informações para os agentes da Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda.
2. Decidir quais tipos de apostas oferecer
Após compreender toda a parte de conformidade, o segundo passo para criar um site de apostas consiste em escolher quais apostas oferecer.
Alguns exemplos são:
- esportivas:
- futebol;
- basquete;
- tênis;
- vôlei;
- beisebol;
- automobilismo, entre outros esportes.
- e-sports:
- League of Legends;
- Dota 2;
- Counter-Strike.
- eventos:
- eleições;
- entretenimento, como Emmy Awards, Grammy Awards, Big Brother Brasil, Oscar.
Aqui, há a opção de oferecer apenas uma modalidade e tentar tornar o site uma referência em determinado tipo de aposta, ou trabalhar com mais de uma como forma de expandir o mercado de atuação.
3. Elaborar a persona
A persona é um personagem semifictício que representa o cliente ideal. Em outras palavras, trata-se da pessoa para a qual se cria o negócio, pois as soluções ajudam a resolver pontualmente suas dores e necessidades.
Como no passo anterior definimos os tipos de apostas que seu site disponibilizará, fica mais fácil elaborar essa persona. Por exemplo, se seu objetivo é trabalhar com apostas esportivas, possivelmente sua persona será um homem, entre 25 anos e 50 anos, fanático por futebol.
É possível também fazer o contrário, ou seja, primeiro escolher o público-alvo e, de acordo com as preferências desse grupo, definir os tipos de apostas que sua plataforma on-line terá.
De qualquer forma, essa definição é de extrema importância, pois dita quais ações e estratégias adotar para atrair e fidelizar os apostadores. Inclusive, falaremos sobre isso mais adiante.
4. Avaliar a concorrência
Segundo a Associação Nacional de Jogos e Loterias (ANJL), existem cerca de quatro mil sites de apostas no Brasil. Para destacar o seu, um dos primeiros passos é avaliar o que a concorrência oferece.
A ideia aqui não é “copiar” outras plataformas, mas, sim, identificar os pontos positivos para se inspirar, e os negativos para não cometer os mesmos erros.
Por isso, dentro do segmento que escolheu atuar, veja quais sites concorrem com o seu negócio e avalie, por exemplo, a opinião de apostadores. Uma opção é ler os comentários nas próprias plataformas ou redes sociais.
Aproveite a oportunidade e acesse os sites, faça o percurso que um usuário faria e avalie os prós e os contras e o que vale a pena ter ou não na sua solução.
5. Escolher um software de apostas confiável
É praticamente impossível explicar como criar um site de apostas sem falar sobre o software necessário para montar esse modelo de negócio, concorda?
Na hora de escolher a tecnologia que embasará a sua plataforma de apostas, avalie pontualmente os seguintes critérios:
- capacidade de acessos simultâneos;
- estabilidade e desempenho;
- camadas de segurança adotadas;
- dispositivos de prevenção a fraudes;
- variedade de tipos de apostas;
- possibilidade de incluir novas modalidades de apostas posteriormente;
- facilidade de integração de formas e meios de pagamento;
- suporte técnico.
Pense também do ponto de vista do usuário, e analise questões como:
- facilidade de navegação;
- tipo de cadastro exigido para acesso ao site;
- percurso para resgate de valores;
- modelo de checkout;
- proteção dos dados.
Dica de leitura: “Métodos de pagamento: 7 dicas de segurança da informação“
6. Pensar no design do site
O software ao qual nos referimos será a parte interna do seu site, por assim dizer. É a infraestrutura que fica invisível aos olhos dos apontadores. Porém, a construção completa desse tipo de plataforma inclui também a parte estética, isto é, o layout.
Para deixá-lo mais atrativo, escolha bem as cores e as fontes (letras), para que se alinhem ao perfil da sua marca e identidade visual escolhida.
Avalie a disposição de cada elemento. Pense na facilidade de uso do site do ponto de vista dos apostadores e aproveite a oportunidade para destacar itens-chave de conversão, como banners com as apostas do momento.
7. Definir o sistema de pagamento para site de apostas
E já que falamos sobre pagamentos, se quer descobrir como criar um site de apostas de sucesso, saiba que essa oferta é essencial para a conversão.
Pense no seguinte: um apostador chegou até a sua plataforma, escolheu o tipo de aposta que fará, preencheu o cadastro, abriu a conta, comprovou a identidade e, na hora de pagar, não encontrou o método de pagamento preferido.
As chances de ele desistir de apostar pelo seu site são altas, concorda? E já pensando mais adiante, as de voltar para tentar usar novamente são ainda menores, para não dizer praticamente inexistentes.
Nunca se esqueça de que a etapa de pagamento é o momento mais delicado nas vendas on-line de qualquer setor. Se considerarmos especificamente o mercado bet digital, no qual as pessoas enviam dinheiro on-line na tentativa de ganhar mais em troca, esse cuidado precisa ser ainda maior.
Afinal, problemas nesse fluxo geram insegurança nos usuários e comprometem seriamente a credibilidade e confiabilidade do site de apostas.
Por outro lado, diversidade na oferta de formas e métodos, checkouts otimizados, rápidos e seguros aprimoram a experiência de pagamento para site de apostas, a jornada dos apostadores e melhoram a imagem da plataforma.
Entenda mais sobre esse tema no o artigo: “Meios de pagamento da Zoop: como melhoram a experiência dos clientes?“
8. Criar estratégias de atração e de retenção
Lembra que falamos que a definição da persona era importante para guiar suas estratégias? Pois bem, a partir da descoberta do cliente ideal, fica muito mais fácil criar ações de atração e retenção, isso porque saberá exatamente o que entregar para despertar a atenção e conquistá-los.
Existem vários tipos de conteúdos para este objetivo, a exemplo de peças de marketing digital como:
- SEO;
- mídia paga (Ads);
- inbound marketing;
- redes sociais;
- e-mail marketing;
- vídeos;
- marketing de conteúdo.
E aqui vai uma dica: atente-se à regulamentação para site de apostas, que deixa claro que as propagandas não podem ser vinculadas para menores. Avalie também em quais canais divulgá-las, a fim de evitar problemas legais para a sua empresa.
9. Acompanhar mudanças de leis de normas
E o último passo de como criar um site de apostas reforça o primeiro, pois está relacionado às leis e normas vigentes.
Como as regulamentações costumam ser revistas, ou até mesmo revogadas, de tempos em tempos, é fundamental acompanhar de perto tudo o que acontece nesse setor. Essa é a melhor maneira de garantir que seu site se mantenha em conformidade e reduzir o risco de todo o trabalho anterior ter sido realizado em vão.
Quanto custa para criar um site de apostas?
É difícil precisar quanto custa para criar um site de apostas, pois o resultado considera valores relacionados a:
- licença de operação;
- desenvolvimento do software;
- integração de recursos;
- registro de domínio;
- hospedagem;
- servidor;
- plataforma de meio de pagamento;
- marketing, entre outros.
Para você ter uma ideia de um investimento inicial, a BetConstruct, reconhecida como a melhor plataforma de apostas esportivas, que oferece mais de 50 produtos de software para esse segmento a partir de € 25 mil — aplicou algo em torno de R$ 140 mil.
Experiência de pagamento para site de apostas: como melhorar?
Como comentamos, o momento do checkout é o mais sensível nas negociações on-line. Por isso, para aumentar a segurança dos apostadores e atrair mais público para a sua plataforma — inclusive usuários recorrentes —, é essencial usar um bom sistema de pagamento para site de apostas.
E neste ponto, a Zoop pode te ajudar!
A Zoop é uma empresa com soluções financeiras voltadas para modelos de negócio de diversos mercados, incluindo o bet.
Oferecemos a tecnologia necessária para a oferta de soluções financeiras próprias do seu negócio, tudo em um mesmo lugar, e com muito espaço para crescer!
Veja como melhorar a experiência de pagamento para site de apostas com as nossas soluções!
- Zoop Payments: pagamento personalizado com uma visão geral do seu negócio, que facilita a captura de valores e o gerenciamento;
- Zoop Banking: transforme sua empresa em um banco digital completo, com a sua marca, atraia mais clientes, potencialize a sua estratégia de atração e retenção e gere uma nova fonte de receitas;
Tudo isso em conformidade regulatória, para você se preocupar apenas em fazer o seu site crescer!
Com a Zoop você ganha tempo e dinheiro, cria jornadas de compras unificadas, destaca a sua marca, conta com integração facilitada em diversas plataformas e muito mais!
Quer decolar? Entre agora em contato com um dos nossos especialistas.
Dá um Zoop!
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.