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    empreendedorismo

    Confira 4 ideias do que vender no Dia dos Pais e melhorar a performance do seu e-commerce!

    21 de julho de 2021
    Por Redação Zoop
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    Você tem um e-commerce próprio e está sem ideias do que vender no Dia dos Pais? Assim como outras datas comemorativas, esse período sempre foi uma excelente oportunidade para os varejistas aumentarem o seu volume de vendas, tanto nas lojas físicas quanto nas lojas virtuais.

    Uma prova disso são os dados do relatório da Neotrust divulgados no site E-commerce Brasil, os quais mostraram que o Dia das Mães de 2021 resultou em R$ 6,4 bilhões de faturamento para o comércio eletrônico. 

    No que se refere ao Dia dos Namorados, evento que veio logo em seguida, o mesmo portal divulgou, a pesquisa da All In | Social Miner em parceria com a Clearsale e Octadesk, que apontou que os e-commerces faturam 28% a mais nessa data

    Só para você ter uma ideia, apenas as compras pagas com cartão de crédito foram responsáveis por mais de R$ 3,3 bilhões em faturamento.

    Com a aproximação do Dia dos Pais, e considerando essa crescente na atuação do comércio eletrônico, a expectativa dos comerciantes é que as vendas sejam tão boas quanto foram nas datas mencionadas.

    Em 2020, com as compras online impulsionadas devido à pandemia, esse evento levou ao faturamento de R$ 3,5 bilhões pelo e-commerce, valor que representou uma alta de 41% quando comparado ao ano anterior, e o melhor patamar já alcançado, até então, para essa data pelo comércio eletrônico, segundo levantamento da Ebit|Nielsen.

    Dito tudo isso, quais ações podem ser adotadas para que os varejistas consigam vendas tão significativas também este ano? 

    Para ajudar você com essa questão, separamos 4 ideias do que vender no Dia dos Pais e, assim, aumentar a receita do seu negócio! Confira agora quais são e descubra como vender mais e melhor no varejo.

    4 ideias do que vender no Dia dos Pais 

    As ideias para vender no Dia dos Pais que trouxemos neste artigo englobam estratégias que vão desde o momento que o potencial comprador acessar o seu site, até a finalização do processo de pagamento.

    Essa abordagem mais completa, que envolve todas as etapas da jornada de compra, é essencial não apenas para garantir a venda nessa data comemorativa, mas, também, para fidelizar o cliente para aquisições futuras.

    Sobre isso, é bem importante destacarmos a importância de promover boas experiências de compra aos seus clientes.

    Aqui, vale lembrar que uma venda não se resume à oferta de um bom produto e/ou serviço de qualidade. Atualmente, os consumidores estão em busca de outros pontos antes de estabelecerem um relacionamento com uma empresa.

    Por exemplo, o relatório da Zendesk sobre tendências de Customer Experience (CX) mostrou que 65% dos consumidores querem comprar de companhias que oferecem transações online fáceis e rápidas. 

    Trazendo essa informação para o comércio eletrônico, podemos ressaltar a importância de sites responsivos, com navegação descomplicada, condições de pagamentos diversificadas e intuitivas, além de produtos bem apresentados.

    O mesmo levantamento também apontou que 75% dos clientes estão dispostos a gastar mais para comprar de marcas que lhes ofereçam boas experiências. Ou seja, a jornada vivida pelo consumidor afeta diretamente a sua decisão de compra e o faturamento do negócio.

    Considerando todos esses pontos, as nossas ideias do que vender no Dia dos Pais são:

    • adote ações que tenham o cliente como foco;
    • amplie os canais de atendimento da sua empresa;
    • considere utilizar soluções omnichannel;
    • ofereça diferentes opções de pagamento.

     

    Vamos falar de forma mais completa sobre cada uma dessas estratégias de venda no Dia dos Pais. Vem com a gente! 

    Adote ações que tenham o cliente como foco

    Começamos nossa lista de ideias para vender no Dia dos Pais destacando o seguinte: o cliente deve estar no centro de todas as ações adotadas pela sua empresa.

    Em outras palavras, isso quer dizer que desde a montagem do seu site, até o tipo de checkout que será oferecido, tudo deve ser pensado e implementado considerando o perfil do seu público-alvo.

    Dessa forma, fica muito mais fácil atrair o consumidor, assim como fidelizá-lo à sua marca, visto que estará atendendo todas as suas necessidades e expectativas.

    Amplie os canais de atendimento da sua empresa

    Quem busca meios de como vender mais e melhor no varejo online precisa ter em mente que, nem sempre, as vendas acontecem na plataforma oficial da marca.

    As redes sociais, por exemplo, têm se mostrado um importante canal de negociação. Por isso, as empresas devem investir em seus perfis, o que também contribui para a sua divulgação e para o engajamento do público.

    Ainda no que se refere à expansão dos canais de atendimento, é fundamental aprimorar os voltados para esclarecimento de dúvidas, reclamações, pedido de informações etc.

    Quanto a isso, a sua estratégia para aumentar as vendas pode envolver diferentes canais de atendimento online, tais como chat em tempo real, aplicativos de mensagem, e-mail e outros.

    Considere utilizar soluções omnichannel

    Se você precisa de ideias do que vender no Dia dos Pais, você não poderia fechar os olhos para a necessidade de investir em soluções omnichannel, que são aquelas que integram canais online e offline de forma coordenada.

    Para quem atua somente no formato digital, ou seja, não tem loja física, uma forma de se tornar um varejo omnichannel pode ser adotando conceitos de logística de entrega diferenciados, a exemplo do click & collect. 

    Nessa estratégia, o cliente faz a compra no site da marca e retira o produto em um ponto comercial parceiro da empresa, definido pelo vendedor. 

    Essa abordagem reduz o tempo de entrega e elimina os custos com frete, o que pode ser um importante diferencial para o comprador na hora de tomar a sua decisão.

    Além disso, é possível (e bastante indicado), oferecer meios de pagamento omnichannel — por exemplo, permitir que o cliente pague uma compra online com um método de pagamento físico no momento da entrega do produto.

    O artigo “Pagamento omnichannel: o que é, quais as vantagens e como oferecer?” explica todos os detalhes sobre essa estratégia. Por isso, não deixe de ler!

    Ofereça diferentes opções de meios de pagamento

    E por falar em meios de pagamento, quanto mais soluções disponibilizar para o seu público, maiores serão as chances de conseguir fechar novas vendas.

    Isso acontece porque o cliente tende a preferir concluir a sua compra online em plataformas que oferecem os seus meios de pagamento favoritos.

    Sobre isso, é essencial considerar quais são os mais utilizados pelos seus consumidores, e quais opções entregam experiências de compra melhores, mais seguras e otimizadas.

    As carteiras digitais de pagamento, por exemplo, tiveram um aumento de 6,5% de utilização no checkout online em todo o mundo, segundo dados do relatório The Global Payments Report.

    Outra boa oferta é o Pix, o qual teve novas funções liberadas pelo Banco Central, sendo uma delas o Pix Cobrança.

    A solução, que possibilita a cobrança de valores com datas futuras, semelhante a um boleto bancário, tem tudo para fomentar as vendas no varejo, especialmente por otimizar o processo de pagamento da compra e o recebimento pelo lojista.

    Aproveite e ouça este episódio do Papo na Nuvem:

    Se você procura uma ferramenta para pagamentos que simplifique a gestão financeira do seu negócio e ofereça uma experiência simples e completa para seus clientes, conheça agora mesmo a solução Zoop Payments!

    O que achou da nossa lista de 4 ideias do que vender no Dia dos Pais? Esperamos que essas dicas te ajudem a preparar melhor sua loja para essa época do ano.

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