
Click and collect no Dia das Mães: veja o poder do omnichannel!

Oferecer click and collect no Dia das Mães é uma medida inteligente para alavancar as vendas no e-commerce nesse período e em diversas outras datas comemorativas que aumentam a demanda do setor.
Aliás, o click and collect (na tradução, clique e colete ou clique e retire) é uma das estratégias que podem fazer parte do varejo omnichannel.
Ele funciona como um modelo de logística na qual o consumidor faz a compra de maneira virtual e retira o produto na loja física da marca, em algum comércio parceiro ou em um ponto de venda.
Uma alternativa às entregas feitas no endereço indicado pelo cliente, essa oferta tende a ser bastante interessante para quem compra, pois elimina o custo do frete e o tempo de espera para chegada da mercadoria.
Aqui no Brasil, algumas redes varejistas já adotaram esse conceito. Um bom exemplo são as pertencentes à Via — Casas Bahia, Pontofrio e Extra, que, desde 2018, trabalham com uma abordagem denominada “Retira Rápido”, segundo o InfoMoney.
Indo um pouco mais além da retirada apenas nas lojas físicas, a estratégia click and collect da Via também engloba os chamados lockers, que são armários inteligentes de autoatendimento acionados por QR Code e instalados em pontos estratégicos — inicialmente, em postos de combustível da cidade de São Paulo.
Nesse contexto, o cliente vai até o local indicado e, por meio do QR Code recebido via e-mail ou SMS, abre o armário.
Apenas por essa explicação inicial, dá para ter uma ideia do quanto esse modelo omnichannel pode entrar nas estratégias do Dia das Mães do seu negócio.
Continue a leitura para entender melhor as vantagens do click and collect no Dia das Mães e como implementá-lo no seu negócio!
O que é o click and collect?
Click and collect (clique e colete) trata-se de uma estratégia omnichannel no qual um produto comprado no site ou aplicativo é retirado pelo próprio cliente na loja física da marca ou em outro ponto de entrega.
Nessa opção de logística, o consumidor também pode retirar a mercadoria adquirida em um quiosque, ponto de venda, comércio parceiro ou local definido pelo vendedor. Isso leva ao entendimento que essa abordagem não é exclusiva de quem faz vendas nos dois formatos (presencial e virtual).
Se, porventura, um varejista trabalhar exclusivamente com comércio eletrônico, com essa estratégia, ele tem a chance de trazer o omnichannel para seu negócio ao fechar parcerias com comerciantes de lojas físicas que podem realizar a entrega dos seus produtos.
Quanto a isso, o inverso igualmente pode ser vantajoso. Ou seja, um estabelecimento que existe apenas no formato físico pode se tornar um ponto de entrega do formato clique e colete e, com isso, trazer mais público para o local.
A ideia é aproveitar isso como uma nova oportunidade de venda — quando o comprador vai até o local retirar a mercadoria, ainda pode conhecer o estabelecimento e, quem sabe, se tornar cliente dele também.
Aproveite e ouça este podcast do Papo na Nuvem sobre a importância do omnichannel para os negócios.
Por que oferecer o click and collect no Dia das Mães?
Existem desvantagens e vantagens do click and collect no Dia das Mães e em outras datas comemorativas.
Na verdade, quando falamos das desvantagens dele, estamos nos referindo mais às consequências de eventuais erros de implementação do que essa estratégia omnichannel ter um problema em si.
Em especial para as estratégias de Dia das Mães, o click and collect precisa estar perfeitamente integrado com outros setores da organização para funcionar bem.
Conheça as vantagens e desvantagens dessa estratégia para entender melhor!
Vantagens do click and collect
Uma das principais vantagens do click and collect é melhorar a experiência de compra do cliente em diferentes vertentes.
Para se ter uma ideia do quanto o público fica satisfeito com essa alternativa logística, um estudo elaborado pela empresa americana Bell and Howell revelou que a economia com cobranças de entrega (frete), a rapidez e a conveniência são as razões pelas quais 76% dos entrevistados aderiram ao conceito clique e colete.
E, como já mencionamos, essa forma de entregar os produtos comprados virtualmente é uma maneira de gerar novas oportunidades de venda. O mesmo levantamento revelou que 59% dos entrevistados disseram que possivelmente comprariam outro produto quando fossem retirar o pedido online.
Oferecer o click and collect no Dia das Mães é particularmente interessante. Assim como outras datas que aumentam a demanda do e-commerce, esse modelo omnichannel permite diversificar e integrar canais de vendas.
Dessa forma, a empresa elimina gargalos e, ainda, descongestiona os canais e o trabalho de vendedores envolvidos no processo.
Além dessas vantagens, há outras duas que merecem destaque, que são:
- diminuir o número de carrinhos abandonados no e-commerce: uma das maiores razões pelas quais as pessoas deixam de concluir as compras online é o valor cobrado pelo frete;
- reduzir custos relativos à entrega: visto que o consumidor retira o produto pessoalmente, a empresa não precisa arcar com os gastos de logística.
Desvantagens do click and collect
As desvantagens de oferecer o click and collect, na verdade, são pontos de atenção a serem considerados pelos gestores que pretendem adotar essa abordagem.
Um ponto-chave é garantir uma gestão de estoque eficiente e totalmente integrada entre a loja física e a virtual, a fim de evitar transtornos como o consumidor ir retirar uma mercadoria que não está disponível.
Outro ponto é o estabelecimento de uma comunicação eficaz e transparente com o comprador, enviando corretamente e sem falhas as informações sobre local de retirada, dia, hora, QR Code (no caso dos lockers) e demais dados relacionados.
Portanto, ao pensar nas suas estratégias de Dia das Mães, a implementação do sistema de click and collect deve ser considerada em conjunto com outros fatores.
Caso não seja, os clientes podem se defrontar com situações de fazer o pedido de um produto na internet e, no momento da retirada, não estar disponível pelo desentendimento de comunicação entre o setor comercial e a gestão de estoque.
Como disponibilizar o click & collect para seu público?
Para disponibilizar essa forma de retirada de produtos comprados virtualmente, um dos primeiros passos que precisa ser dado é a definição de qual será o ponto de coleta.
Essa decisão tende a ser mais fácil para varejistas que contam com lojas online e físicas, visto que o item pode ser retirado diretamente nos próprios estabelecimentos.
Já aqueles que trabalham apenas com e-commerce precisam definir se utilizarão lockers ou pontos de vendas — esses últimos também chamados de pick up points —, que são estabelecimentos comerciais como mercados, farmácias ou mesmo outras lojas que realizam essa função.
Em seguida, a dica de ouro é se planejar para resolver as questões de gestão de estoque e comunicação com os clientes, como também mencionamos.
Dica de leitura: “E-commerce omnichannel: será que essa estratégia vale a pena?”
Quais outras estratégias omnichannel podem ser adotadas?
Além do click & collect, existem outras estratégias omnichannel que ajudam a absorver o alto volume de vendas esperado no Dia das Mães e nas demais datas comemorativas, melhorando a experiência de compra dos clientes.
Uma que merece a sua atenção é a oferta de pagamentos omnichannel, com a integração de meios de pagamentos físicos e virtuais.
Quer implementar estratégias de Dia das Mães para turbinar as vendas no período? Então, venha conhecer o Zoop Payments.
Essa ferramenta da Zoop combina diversos meios de pagamento e canais online e offline para oferecer a melhor experiência de checkout para seus clientes. Assim, pode-se adquirir a estrutura necessária para oferecer o click and collect.
Fale com um consultor da Zoop e saiba mais!
Como isso é possível? Entenda mais lendo o artigo: “Plataforma omnichannel de pagamento: o que é, quais as vantagens e por que utilizar?”
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.