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    Vendas na Black Friday: 4 dicas que podem ajudar a faturar mais nessa data!

    12 de agosto de 2022
    Por Redação Zoop
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    A cada ano é bem importante adotar novas estratégias para alavancar as vendas na Black Friday. Entre os motivos estão o fato que, conforme o tempo passa, as necessidades e as preferências dos consumidores mudam e o número de empresas concorrentes aumenta.

    Por razões como essas é que o seu negócio precisa inovar e utilizar diferentes abordagens, a fim de agradar os clientes que já estão na sua base, atrair novos e destacar a sua marca das demais.

    Aqui estamos falando em, por exemplo, integrar todos os seus canais de vendas e de atendimento, oferecendo aos seus consumidores uma verdadeira experiência de varejo omnichannel.

    E por falar em atendimento, treinar adequadamente os funcionários para atender os clientes com excelência em todas as etapas da jornada de compra é tão importante quanto oferecer produtos e serviços a preços baixos. 

    Uma prova de quanto o atendimento prestado pode afetar o faturamento de um negócio vem da pesquisa CX Trends 2022 da Zendesk. De acordo com o levantamento, 90% dos entrevistados estão dispostos a gastar mais com empresas que personalizam o atendimento ao cliente que oferecem.

    Mas cuidar só desses pontos não basta, pois há muito mais que precisa ser feito. Assim, se você precisa descobrir como destacar a sua empresa durante as vendas na Black Friday 2022 e, com isso, aumentar o seu faturamento, continue a leitura deste artigo!

    4 dicas para vender na Black Friday!

    Entre as dicas para vender mais na Black Friday 2022 e, com isso, aumentar o volume de faturamento do seu negócio, algumas das mais promissoras são:

    • pensar em toda a jornada de compra do cliente;
    • adotar o upsell e o cross sell como estratégias;
    • apostar no Social Commerce;
    • diversificar os meios de pagamento para melhorar o checkout.

     

    Mas por que é importante utilizar estratégias como essas para vender mais na Black Friday? Um dos motivos é que, segundo dados da Neotrust, divulgados em uma reportagem do site G1 Economia, o faturamento da Black Friday 2021 foi de R$ 5,4 bilhões apenas no comércio eletrônico. Comparando com o resultado do ano anterior, houve um crescimento de 5,8% de vendas no e-commerce nessa data.

    Ainda que sejam bons números, a reportagem destacou também que o resultado foi abaixo do esperado pelo setor, resultando em uma queda de 0,5% no volume total de pedidos entre as vendas da Black Friday 2020 e 2021.

    Com o objetivo de melhorar esse cenário é essencial que agora, em 2022, as empresas varejistas aprimorem as suas abordagens. Por isso, entre as maneiras sugeridas de fazer isso e, dessa forma, aumentar as chances de obter faturamento mais expressivo este ano estão: 

    Pensar em toda a jornada de compra do cliente

    A jornada de compra do cliente é composta por diferentes etapas, que vão desde o momento que a pessoa descobre a sua empresa, até o relacionamento estabelecido no pós-venda.

    Nesse trajeto é preciso pensar em todos os pontos de interação e em potenciais gargalos que podem surgir e comprometer a conclusão da compra. No e-commerce, por exemplo, ter um site rápido e responsivo é essencial para que o potencial comprador não desista da sua aquisição, ou pior, parte para um concorrente.

    Vale lembrar que, segundo dados da 32ª edição da Pesquisa Anual do FGVcia sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, são mais de dois dispositivos digitais por habitante, com destaque para os smartphones — mais de um por brasileiro.

    Ou seja, as chances de os seus potenciais compradores buscarem o seu negócio via celular são altas. Por isso, sua plataforma de vendas precisa estar preparada para funcionar perfeitamente também nesse tipo de equipamento.

    Dica de leitura: “5 tipos de plataformas e-commerce e 10 critérios a considerar para escolher a melhor!

    Adotar o upsell e o cross sell como estratégias

    O upsell e o cross sell são outras estratégias sugeridas que podem ajudar aumentar o volume de vendas na Black Friday, assim como em várias outras datas comemorativas. 

    O upsell consiste em oferecer um produto já adquirido pelo cliente, mas em uma versão atualizada — por exemplo, um tablet ou smartphone mais moderno. 

    Já o cross sell visa aumentar o valor da venda, com a oferta de um produto complementar ao que o cliente está adquirindo — tais como sugerir a compra de um sofá novo ao adquirir uma televisão.

    Em ambos os casos é essencial ter o cliente e a sua experiência de compra como focos principais, buscando adotar essas estratégias apenas se elas forem realmente relevantes para o consumidor.

    Apostar no Social Commerce

    De acordo com o nosso Relatório de Tendências 2022, as projeções indicam um crescimento da ordem de 30% nas vendas globais via Social Commerce nos próximos cinco anos.

    Caso ainda não conheça essa forma de aumentar as vendas na Black Friday 2022, consiste em usar as redes sociais como canais de vendas, e não somente como veículo de divulgação de produtos e/ou serviços, ou de interação com o público-alvo.

    relatório de tendências

    Diversificar os meios de pagamento para melhorar o checkout

    E obviamente, os meios de pagamentos oferecidos podem fazer toda a diferença no momento do checkout. Inclusive, pode ser o ponto decisivo para o cliente comprar ou não da sua empresa.

    Ainda segundo o nosso relatório, 80% dos consumidores que não encontraram o meio de pagamento que queriam deixaram de concluir um pedido. Ou seja, não se atualizar quanto a isso pode resultar em perdas de vendas significativas.

    Entre as tendências de meios de pagamento para este ano, as soluções que valem a pena ficar de olho e que podem ajudar no volume de vendas são:

    • carteiras digitais;
    • links de pagamento;
    • pagamento via QR Code;
    • pagamentos por aproximação;
    • pagamentos por aplicativos, também conhecidos como pagamentos invisíveis;
    • Pix em diversas formas, tais como Pix na maquininha de cartão e Pix Copia e Cola.

     

    Sobre essa última tendência, a sua empresa ainda não trabalha com o Pix? Então conheça o Pix da Zoop, solução completa para gestão e recebimento de pagamentos presenciais e online feitos como o sistema de pagamentos instantâneo.

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