Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    mercado

    Acessibilidade financeira: o que é e qual o papel da sua empresa?

    24 de março de 2023
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    A acessibilidade financeira pode ser definida como a adoção de iniciativas que viabilizam o ingresso de pessoas de diferentes grupos — especialmente os considerados mais vulneráveis —, ao mercado de produtos e serviços financeiros.

    Em outras palavras, consiste em criar e implementar medidas que tornam o acesso e o uso de soluções bancárias e financeiras possível para todos.

    Mas por quais motivos essa atitude passou a ser tão importante e comentada no nosso país? 

    Uma das principais razões é que a promoção da acessibilidade financeira ajuda a reduzir a desigualdade econômica, índice que continua alto por aqui e que afeta o Brasil em diferentes frentes.

    Para você ter uma ideia, a falta de acesso ao setor financeiro reflete diretamente na qualidade de vida das pessoas, comprometendo suas rotinas, aquisições, metas, realizações, projetos e sonhos. 

    Os negócios, de maneira geral, também são consideravelmente atingidos, visto que essa carência pode impactar diretamente o fluxo de venda das empresas e, por consequência, no faturamento.

    Por exemplo, consumidores que não conseguem obter um cartão de crédito podem ter dificuldades em fazer compras parceladas. 

    No varejo, isso pode resultar na perda de um número significativo de vendas, especialmente se não forem oferecidos outros meios de pagamento para os potenciais clientes.

    Mas há diversos outros motivos pelos quais possibilitar o acesso da população a produtos e serviços financeiros se tornou tão importante. Inclusive, a sua empresa pode ajudar a melhorar esse cenário e, ao mesmo tempo, gerar uma série de resultados positivos também para o seu negócio.

    Siga a leitura deste artigo e confira todos os detalhes sobre esse tema!

    O que é acessibilidade financeira?

    A acessibilidade financeira é um conceito no qual são adotadas medidas que facilitam o acesso de diferentes grupos de pessoas às soluções disponíveis no mercado financeiro.

    No caso, estamos falando da implementação de iniciativas que viabilizam o acesso à abertura de contas, obtenção de cartões de crédito, financiamentos, empréstimos, entre diversos outros produtos e serviços bancários.

    A ideia é que todos os brasileiros, independentemente de classe social ou poder aquisitivo, consigam acessar e usar esses recursos no dia a dia, condição que também abre as portas para diversas oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

    Qual o atual panorama da acessibilidade financeira no Brasil?

    Como dissemos logo na abertura deste artigo, a taxa de desigualdade econômica no nosso país ainda é bastante alta, e reflete no acesso aos produtos do mercado financeiro.

    Segundo revelado no relatório “Meios de pagamento no Brasil”, realizado pela Fundação Dom Cabral com o apoio da empresa de transporte e segurança de valores Brink’s Brasil, estima-se que 38,5% dos brasileiros adultos não têm conta bancária.

    Um dado interessante desse levantamento é que, quanto maior a idade, maior o percentual de pessoas não bancarizadas. 

    E no que se refere ao impacto da desigualdade social sobre isso, quanto menor a escolaridade e a renda familiar, maior o índice de não bancarizados no nosso país.

    Vale destacar ainda que essa condição atinge mais mulheres do que homens, em uma proporção de 43,4% contra 33,2%, respectivamente, de indivíduos de ambos os sexos que não têm acesso a soluções financeiras.

    Dica! Aproveite que está aqui e ouça este episódio do Papo na Nuvem, podcast de tecnologia financeira da Zoop!

     

    Qual é a importância da acessibilidade financeira?

    É certo que a falta de acesso ao mercado financeiro afeta consideravelmente a vida das pessoas em diferentes momentos, assim como também já comentamos.

    Pense que essa condição influencia na escolha dos meios de pagamento, restando apenas a possibilidade de usar dinheiro em espécie. 

    Como consequência, isso interfere nas tomadas de decisão de compras. Inclusive fazendo com que, muitas vezes, aquisições deixem de ser feitas decorrentes dessa limitação — a exemplo de não conseguir parcelar uma compra.

    Neste ponto, não podemos deixar de citar que essa deficiência afeta a economia nacional de maneira geral. Isso acontece porque, se os consumidores deixam de comprar por esse motivo, as empresas deixam de lucrar, de crescer, e de gerar mais empregos.

    Ou seja, é uma “bola de neve” que atinge a todos, incluindo a população, o gerenciamento dos negócios e as decisões econômicas nacionais.

    Por motivos como esses que podemos dizer que a acessibilidade a produtos e serviços financeiros é importante, visto que:

    • promove o desenvolvimento econômico do país;
    • gera crescimento financeiro para diversos segmentos, com destaque para os que realizam vendas online;
    • reduz custos operacionais relacionados a transporte e segurança de valores;
    • otimiza a etapa do checkout, deixando-o mais dinâmico, rápido e prático de ser realizado, fomentando compras.

     

    Leia também: “O que é Pix no checkout? Quais as vantagens para o varejo e como pode ser implementado?

    Qual o papel dos bancos e fintechs na acessibilidade financeira?

    Bancos, fintechs e empresas que atuam no mercado financeiro têm papel primordial na promoção desse tipo de acessibilidade. 

    O principal motivo é que, é por meio das iniciativas desses negócios, autorizadas pelo órgão fiscalizador, que as pessoas conseguem acesso facilitado ao mercado financeiro.

    Quanto a isso, não temos como não destacar a atuação das fintechs. Essas companhias usaram a tecnologia como base para desburocratizar esse setor, desenvolvendo e entregando uma série de soluções que tornaram o acesso das pessoas a produtos e serviços financeiros muito mais fácil e barato.

    Inclusive, é também graças às fintechs que empresas dos mais variados segmentos puderam adentrar no mercado financeiro, mesmo não sendo nativas desse setor.

    Não deixe de ler este artigo: “Revolução Fintech: o que é e qual o seu impacto no setor bancário?

    Como sua empresa pode ajudar a promover a acessibilidade financeira?

    Seguindo essa linha de raciocínio, a sua empresa pode ajudar a promover a acessibilidade a produtos e serviços financeiros criando as suas próprias soluções.

    Isso é totalmente possível se você fechar parceria com uma Fintech as a Service, que é uma startup de soluções financeiras que ajuda para que outras startups, fintechs e companhias de variados segmentos entrem para esse mercado.

    Tudo isso acontece sem que você precise se preocupar com o desenvolvimento e testes dos produtos e serviços financeiros, nem com as regulamentações específicas desse setor.

    Entre as vantagens dessa parceria é que, além de contribuir para diminuir o número de pessoas desbancarizadas, você também:

    • cria soluções bancárias personalizadas com a sua marca, aumentando o poder de atração e de fidelização da sua empresa;
    • gera uma nova fonte de receita para o seu negócio;
    • aumenta o seu poder competitivo, se destacando dos concorrentes;
    • melhora a imagem da sua companhia;
    • eleva o volume de vendas.

     

     

    Leia agora mesmo o artigo: “Fintech as a service: o que é e por que você deve contratar uma” e confira, em detalhes, como isso é possível!

     

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.