Agrotech: como o mercado financeiro auxilia as principais plataformas?
Uma agrotech, startup com foco no agronegócio, é uma das empresas que pode se beneficiar muito com as soluções e oportunidades voltadas para o mercado financeiro.
Se, antes, esse setor comportava apenas negócios nativos, hoje, qualquer companhia, de qualquer segmento, pode adentrá-lo sem grandes dificuldades. Por conta disso, as agtechs, como também podem ser chamadas, foram incluídas nessa lista.
Isso acontece por conta de uma tecnologia chamada Banking as a Service, comumente oferecida por Fintechs as a Service. Resumidamente, consiste em uma plataforma financeira que conta com todos os recursos necessários para a criação de produtos e/ou serviços direcionados para o mercado financeiro.
Se, neste momento, você está se perguntando em qual ponto uma fintech e uma agrotech se relacionam, nós explicamos: o primeiro modelo de startup entregará para o segundo tudo o que é preciso para a criação de ferramentas bancárias personalizadas.
Na prática, significa que a sua empresa de agronegócio poderá criar contas digitais, e até mesmo um banco digital completo e, com isso, melhorar pontualmente a rotina financeira dos seus clientes, parceiros de negócio e da sua própria companhia.
Além disso, oferecer soluções desse tipo contribui para atrair e fidelizar o público, bem como gerar uma nova fonte de receita para o negócio.
Quer saber, em detalhes, como isso é possível? Então, siga agora mesmo a leitura deste artigo!
Como uma agrotech pode explorar o mercado financeiro?
Existem várias vertentes do mercado financeiro que podem ser exploradas por uma agrotech, ou agtech, que é uma empresa que usa a tecnologia como base para melhorar e resolver problemas específicos do setor de agronegócio.
Entre os que mais se destacam estão:
- oferta de meios de pagamento personalizados;
- entrega de produtos e/ou serviços financeiros específicos para o público-alvo.
Oferta de meios de pagamento personalizados
O relatório “Agtech Report 2022”, da plataforma de inovação Distrito, revelou que já existem mais de 360 startups de agronegócio no Brasil. Algumas das categorias de atuação dessas companhias são: agricultura de precisão, robotização e automação, marketplace, entre outras.
Nesse cenário, imagine uma agrotech que oferece para outras empresas do ramo de agronegócio um software específico para gestão de plantio, por exemplo. No caso, trata-se da oferta contínua de um sistema, que geralmente usa o formato SaaS, Software as a Service, certo?
Na rotina financeira de negócios que atuam dessa forma, significa que os clientes precisam fazer pagamentos recorrentes para continuarem usando a solução. Para a empresa que oferece o SaaS, o desafio é encontrar uma maneira de tornar essa cobrança mais simples, rápida e otimizada para ambos os lados.
Quanto a isso, uma boa opção é o uso de uma plataforma de pagamentos online que conte com diferentes meios de pagamento, mas, principalmente, os de recorrência.
Ao adotar esse tipo de solução, a companhia estará disponibilizando para os clientes um recurso que facilitará o pagamento do software contratado, melhorando suas experiências e estimulando a fidelização.
Além disso, essa estratégia pode ser vista como um importante diferencial competitivo, destacando a startup de outras que não trabalham dessa forma e, consequentemente, afetando seu crescimento e lucratividade de forma positiva.
Sobre recorrência de cobranças, temos um artigo que vai ajudar muito você. Por isso, não deixe de ler! “Plataforma de pagamento recorrente: por que ajuda a aumentar a sua receita e como escolher a melhor?“
Entrega de produtos e/ou serviços financeiros específicos para o público-alvo
O exemplo anterior foi apenas um entre os diversos que as agrotechs podem explorar para melhorar suas atuações por meio de soluções financeiras. Indo mais adiante, há também a oportunidade de entregar produtos e/ou serviços financeiros personalizados, conforme mencionamos logo no início deste artigo.
Como dito, por meio de uma plataforma Banking as a Service, é possível criar desde a conta digital até um banco digital completo, e tudo com a marca da sua agrotech.
O conceito BaaS, como também pode ser chamado, consiste em uma tecnologia que viabiliza a criação de soluções financeiras, com suas próprias marcas, para empresas que não são nativas desse mercado.
Entregue por Fintechs as a Service, toda a parte de desenvolvimento já vem pronta, bem como a de regulamentação resolvida, bastando apenas à contratante dos recursos BaaS parametrizar com o nome da empresa e as regras financeiras do negócio.
Pensando em uma startup do ramo de agronegócio, disponibilizar conta digital, cartão pré-pago e ferramentas de transferência, como Pix e TED, é uma forma de atender pontualmente às necessidades bancárias dos clientes e parceiros de negócio.
Um dos motivos de isso acontecer, é que tudo é criado especialmente para resolver as dores do público-alvo desse setor. Por isso, essas soluções tendem a ser mais atrativas do que as oferecidas por bancos tradicionais, visto que foram pensadas para participantes do agronegócio.
Aproveite e leia também: “Banking as a service: o uso de serviços financeiros personalizados com a sua marca como diferencial competitivo“
Por que e como agregar serviços financeiros em agrotechs?
Tudo o que acabamos de citar faz parte de um conceito chamado embedded finance, que é a inclusão de soluções financeiras ao portfólio de empresas que não são nativas desse setor.
Entre os diversos motivos pelos quais vale a pena embarcar produtos e serviços financeiros à sua startup de agronegócio estão:
- aumento do poder de atração e fidelização de clientes;
- fortalecimento da marca e conquista de um ponto de destaque frente aos concorrentes;
- oferta de soluções mais aderentes e completas, entregando aos clientes e parceiros tudo o que precisam para o dia a dia, em um único lugar;
- geração de uma nova fonte de receita para o negócio, a qual pode ser obtida por meio da cobrança de taxas, tarifas e juros.
A dúvida que deve estar na sua mente agora é: “Mas como agregar serviços financeiros à minha agtech?”. Quanto a isso, a Zoop pode ajudar você! Veja:
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A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros que oferece soluções como o Zoop Payments, ferramenta que integra diferentes meios de pagamento; e o Zoop Banking, solução BaaS para criação de bancos digitais completos.
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