Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    mercado

    Agrotech: como o mercado financeiro auxilia as principais plataformas?

    01 de maio de 2023
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    Uma agrotech, startup com foco no agronegócio, é uma das empresas que pode se beneficiar muito com as soluções e oportunidades voltadas para o mercado financeiro.

    Se, antes, esse setor comportava apenas negócios nativos, hoje, qualquer companhia, de qualquer segmento, pode adentrá-lo sem grandes dificuldades. Por conta disso, as agtechs, como também podem ser chamadas, foram incluídas nessa lista.

    Isso acontece por conta de uma tecnologia chamada Banking as a Service, comumente oferecida por Fintechs as a Service. Resumidamente, consiste em uma plataforma financeira que conta com todos os recursos necessários para a criação de produtos e/ou serviços direcionados para o mercado financeiro.

    Se, neste momento, você está se perguntando em qual ponto uma fintech e uma agrotech se relacionam, nós explicamos: o primeiro modelo de startup entregará para o segundo tudo o que é preciso para a criação de ferramentas bancárias personalizadas.

    Na prática, significa que a sua empresa de agronegócio poderá criar contas digitais, e até mesmo um banco digital completo e, com isso, melhorar pontualmente a rotina financeira dos seus clientes, parceiros de negócio e da sua própria companhia.

    Além disso, oferecer soluções desse tipo contribui para atrair e fidelizar o público, bem como gerar uma nova fonte de receita para o negócio.

    Quer saber, em detalhes, como isso é possível? Então, siga agora mesmo a leitura deste artigo!

    Como uma agrotech pode explorar o mercado financeiro?

    Existem várias vertentes do mercado financeiro que podem ser exploradas por uma agrotech, ou agtech, que é uma empresa que usa a tecnologia como base para melhorar e resolver problemas específicos do setor de agronegócio.

    Entre os que mais se destacam estão:

    • oferta de meios de pagamento personalizados;
    • entrega de produtos e/ou serviços financeiros específicos para o público-alvo.

    Oferta de meios de pagamento personalizados 

    O relatório “Agtech Report 2022”, da plataforma de inovação Distrito, revelou que já existem mais de 360 startups de agronegócio no Brasil. Algumas das categorias de atuação dessas companhias são: agricultura de precisão, robotização e automação, marketplace, entre outras.

    Nesse cenário, imagine uma agrotech que oferece para outras empresas do ramo de agronegócio um software específico para gestão de plantio, por exemplo. No caso, trata-se da oferta contínua de um sistema, que geralmente usa o formato SaaS, Software as a Service, certo?

    Na rotina financeira de negócios que atuam dessa forma, significa que os clientes precisam fazer pagamentos recorrentes para continuarem usando a solução. Para a empresa que oferece o SaaS, o desafio é encontrar uma maneira de tornar essa cobrança mais simples, rápida e otimizada para ambos os lados.

    Quanto a isso, uma boa opção é o uso de uma plataforma de pagamentos online que conte com diferentes meios de pagamento, mas, principalmente, os de recorrência. 

    Ao adotar esse tipo de solução, a companhia estará disponibilizando para os clientes um recurso que facilitará o pagamento do software contratado, melhorando suas experiências e estimulando a fidelização.

    Além disso, essa estratégia pode ser vista como um importante diferencial competitivo, destacando a startup de outras que não trabalham dessa forma e, consequentemente, afetando seu crescimento e lucratividade de forma positiva.

    Sobre recorrência de cobranças, temos um artigo que vai ajudar muito você. Por isso, não deixe de ler! “Plataforma de pagamento recorrente: por que ajuda a aumentar a sua receita e como escolher a melhor?

    Entrega de produtos e/ou serviços financeiros específicos para o público-alvo

    O exemplo anterior foi apenas um entre os diversos que as agrotechs podem explorar para melhorar suas atuações por meio de soluções financeiras. Indo mais adiante, há também a oportunidade de entregar produtos e/ou serviços financeiros personalizados, conforme mencionamos logo no início deste artigo.

    Como dito, por meio de uma plataforma Banking as a Service, é possível criar desde a conta digital até um banco digital completo, e tudo com a marca da sua agrotech.

    O conceito BaaS, como também pode ser chamado, consiste em uma tecnologia que viabiliza a criação de soluções financeiras, com suas próprias marcas, para empresas que não são nativas desse mercado.

    Entregue por Fintechs as a Service, toda a parte de desenvolvimento já vem pronta, bem como a de regulamentação resolvida, bastando apenas à contratante dos recursos BaaS parametrizar com o nome da empresa e as regras financeiras do negócio.

    Pensando em uma startup do ramo de agronegócio, disponibilizar conta digital, cartão pré-pago e ferramentas de transferência, como Pix e TED, é uma forma de atender pontualmente às necessidades bancárias dos clientes e parceiros de negócio.

    Um dos motivos de isso acontecer, é que tudo é criado especialmente para resolver as dores do público-alvo desse setor. Por isso, essas soluções tendem a ser mais atrativas do que as oferecidas por bancos tradicionais, visto que foram pensadas para participantes do agronegócio.

    Aproveite e leia também: “Banking as a service: o uso de serviços financeiros personalizados com a sua marca como diferencial competitivo

    Por que e como agregar serviços financeiros em agrotechs?

    Tudo o que acabamos de citar faz parte de um conceito chamado embedded finance, que é a inclusão de soluções financeiras ao portfólio de empresas que não são nativas desse setor.

    Entre os diversos motivos pelos quais vale a pena embarcar produtos e serviços financeiros à sua startup de agronegócio estão:

    • aumento do poder de atração e fidelização de clientes;
    • fortalecimento da marca e conquista de um ponto de destaque frente aos concorrentes;
    • oferta de soluções mais aderentes e completas, entregando aos clientes e parceiros tudo o que precisam para o dia a dia, em um único lugar;
    • geração de uma nova fonte de receita para o negócio, a qual pode ser obtida por meio da cobrança de taxas, tarifas e juros.

     

    A dúvida que deve estar na sua mente agora é: “Mas como agregar serviços financeiros à minha agtech?”. Quanto a isso, a Zoop pode ajudar você! Veja:

    Conheça a Zoop!

    A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros que oferece soluções como o Zoop Payments, ferramenta que integra diferentes meios de pagamento; e o Zoop Banking, solução BaaS para criação de bancos digitais completos.

    Acesse agora mesmo o site e confira tudo o que temos a oferecer para sua startup de agronegócio. Se preferir, entre em contato com um dos nossos consultores e leve essa tecnologia para o seu negócio!

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.