Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    mercado

    Agrotech: o que é e como os serviços de banking ajudam essas empresas?

    22 de março de 2023
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    O primeiro passo para entender como os serviços de banking (Banking as a Service) podem auxiliar as agrotechs é compreendendo como essas empresas funcionam. Por isso, saber mais sobre agtech, o que é, e quais problemas resolvem é essencial.

    Agtech, ou agrotech, são termos usados para definir empresas que usam a tecnologia como principal recurso para a criação de soluções voltadas para o agronegócio.

    A proposta por trás dessas companhias é o desenvolvimento e a entrega de métodos, sistemas e ferramentas que deixem os processos agropecuários mais modernos, dinâmicos, precisos e otimizados.

    Segundo dados do relatório “Agtech Report 2022”, elaborado pela plataforma de inovação Distrito, o Brasil já conta com 366 agrotechs divididas em diferentes nichos de atuação.

    Cada uma das categorias forma ao redor dessas companhias uma boa base de clientes. E é justamente a partir daí que elas podem se beneficiar com a inclusão de produtos e serviços financeiros ao seu portfólio de soluções.

    Por exemplo, ao oferecer uma conta digital criada especificamente para atender às necessidades do setor agropecuário, as agrotechs entregam para o público-alvo tudo o que precisam em um único lugar.

    Essa estratégia, por sua vez, eleva o poder de atração e de fidelização da empresa, aumentando também a sua participação nesse mercado e o faturamento.

    Achou isso interessante e quer saber, em detalhes, como funciona? Então siga a leitura deste artigo e confira mais sobre agtech, o que é e como essas startups podem oferecer produtos e serviços bancários sem serem nativas desse segmento.

    Agrotech: o que é e como funciona?

    Agtech, ou agrotech, é uma empresa que usa a tecnologia como principal pilar para criar, desenvolver e entregar inovação ao mercado agropecuário.

    Nesse segmento, é possível atuar em diferentes nichos, por exemplo:

    • agricultura de precisão: criação de soluções voltadas para a diminuição do desperdício de produtos e alimentos, melhora o controle dos processos, aumento a produtividade, entre outros relacionados;
    • robotização e automação: oferta de sistemas voltados para automatizar máquinas agrícolas, tarefas manuais repetitivas e mais;
    • midstream technologies: desenvolvimento de recursos tecnológicos para aprimoramento da logística e transporte, a exemplo do rastreamento de produtos;
    • marketplace: oferta de plataformas de intermediação de negociações entre agentes desse mercado;
    • novel farming: desenvolvimento de soluções inovadoras para produção de alimentos não convencionais, tais como carnes desenvolvidas em laboratório;
    • biotecnologia: criação de recursos para uso agroindustrial, a exemplo de bioenergia e genética agropecuária.

    Como os serviços de banking podem auxiliar as agrotechs?

    Agora que definimos agtech, o que é e com o que podem trabalhar, fica mais fácil entender de que maneira os serviços banking tendem a ajudar no crescimento de empresas desse modelo. Para isso, usaremos como exemplo a oferta de softwares de gestão agrícola.

    Comumente, esse modelo de ferramenta é comercializado no formato SaaS, que requer o pagamento de uma assinatura recorrente para a utilização, certo? Ao fazer isso, a agrotech constrói ao seu redor uma base de clientes que usarão a solução enquanto seus contratos estiverem ativos.

    Porém, existe uma forma de tornar essa oferta mais interessante, aderente, diferente das entregues pelos concorrentes, e que ajuda a estender o tempo dessa parceria, que é: entregando, no mesmo ambiente, produtos e serviços financeiros. Indo mais longe, disponibilizando para os usuários um banco digital completo!

    Por meio da tecnologia Banking as a Service, qualquer empresa, independentemente do seu ramo de atuação, pode criar e entregar soluções financeiras personalizadas para resolver as dores de seus clientes, e tudo com a marca da companhia.

    Aqui, estamos falando de, por exemplo:

    • conta digital;
    • pagamento de boletos e contas diversas;
    • transferências bancárias via TED ou Pix;
    • cartão pré-pago na função crédito;
    • empréstimos, entre outros.

     

    Assista agora este vídeo e entenda um pouco mais!

    O que é banking as a service e como funciona?

    O Banking as a Service, ou apenas BaaS, é uma ferramenta que possibilita que empresas que não são nativas do mercado financeiro criem e entreguem para seus clientes e parceiros de negócios produtos e serviços próprios, voltados para esse setor.

    Na prática, isso significa que qualquer companhia com uma base de consumidores, independentemente do segmento, pode se tornar parte no setor financeiro sem precisar desviar do seu core business.

    Todo esse processo acontece por meio de APIs, que são conjuntos de instruções de programação que permitem a comunicação entre dois pontos.

    Para esse conceito ficar mais claro, imagine as APIs financeiras como caixas, nas quais estão guardadas diferentes soluções prontas para uso. Basta escolher a que melhor condiz com seu modelo de negócio, e a que tem maior potencial de melhorar a experiência do seu cliente.

    Na prática, significa que você não precisa se preocupar com o desenvolvimento dos produtos e serviços financeiros, testes, nem com as regulamentações específicas desse setor. 

    Todos esses pontos são resolvidos e de responsabilidade de quem oferece as API, restando apenas para a sua empresa a parametrização das regras de acordo com o seu modelo de negócio, bem como a inclusão da sua marca em todas as ofertas.

    Este artigo é bastante interessante para você: “Banking as a service: o uso de serviços financeiros personalizados com a sua marca como diferencial competitivo

    Como criar os próprios produtos financeiros para a sua agrotech?

    Quando se entende mais sobre agtech, o que é e como funciona, a primeira característica desse modelo de negócio que se destaca é o uso da tecnologia para melhorar o setor agropecuário, concorda?

    No entanto, por mais que essa seja a base dessas companhias, as soluções tecnológicas utilizadas por elas não são as adequadas para criar produtos e serviços financeiros. Justamente neste ponto entra a parceria com as Fintechs as a Service.

    Uma Fintech as a Service, ou simplesmente FaaS, é uma startup que oferece a outras startups, fintechs e empresas, a tecnologia necessária para que essas adentrem no mercado financeiro da maneira que citamos — ou seja, sem desviar do core business, pensar em desenvolvimento e regulamentações.

    A Zoop, por exemplo, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, oferece aos seus parceiros o Zoop Banking, plataforma BaaS que viabiliza a criação de um banco digital completo com a marca da sua agrotech.

    Entre para os seus clientes uma experiência financeira digital completa, livre das regras dos modelos bancários tradicionais.

    Converse agora com um dos nossos especialistas e confira como isso é possível!

     

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.