Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    mercado

    O que é contextual banking? Para que serve? Saiba mais!

    10 de junho de 2023
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    O contextual banking é uma nova tendência do mercado financeiro com o objetivo de mapear os dados dos clientes para oferecer soluções personalizadas e exclusivas em determinados contextos.

    Esse é mais um grande trunfo da transformação digital no segmento financeiro, pois ela contribui para que instituições financeiras estejam cada vez mais bem informadas sobre seu público para, assim, oferecer uma experiência de consumo cada vez mais agradável e personalizada.

    O contextual banking, não por acaso, se fortalece no mercado brasileiro a partir da lenta implementação do open finance, programa do Banco Central para dar mais competitividade, transparência e incentivos à inovação no cenário financeiro nacional.

    Ambos contam com a inovação digital e o acesso à informação para que empresas estejam ainda mais ao lado dos seus clientes.

    Quer entender melhor o que é o contextual banking e como ele funciona? Leia o conteúdo até o fim!

    O que é contextual banking?

    O papel principal do contextual banking é oferecer ao cliente do banco informações, serviços e produtos exclusivos e pautados em determinado contexto.

    Essa abordagem pode acontecer por meio de diversos canais, como SMS, e-mail e Whatsapp e ela surge a partir de uma análise holística e completa do perfil do cliente para que, dessa forma, a solução proposta esteja de acordo com suas expectativas.

    Dentre as principais informações analisadas, podemos enumerar:

    • localização geográfica;
    • histórico financeiro;
    • perfil de consumo;
    • histórico de navegação na internet;
    • e preferências pessoais.

     

    Assim como toda grande inovação tecnológica no mercado financeiro, a ideia aqui é ter acesso a dados disponibilizados pelo cliente para um atendimento mais humanizado e oferta de serviços de acordo com os gostos, situações, locais que frequenta, enfim, com o contexto do público.

    Essa medida é eficaz tanto para antigos clientes como também para leads que já travaram algum tipo de interação com o banco.

    O mais legal do contextual banking é que as instituições também podem oferecer serviços integrados ao cliente, como seguros de saúde em parceria com healthtech, de forma complementar aos produtos que ela já oferece.

    Como funciona o contextual banking na prática?

    Agora que você entendeu o conceito de contextual banking, vamos falar de como essa abordagem funciona na prática. Há três iniciativas comuns realizadas pelos bancos.

    Confira!

    Alertas de comportamentos

    Imagine que um cliente de longa data de um banco digital de repente realizou três compras de valores muito elevados no intervalo de uma hora.

    A instituição, que possui o histórico e os dados gerais deste cliente, avalia essas operações e percebe que elas destoam bastante do padrão desde a abertura da conta.

    Enquanto geralmente o perfil de consumo desse cliente sempre foi extremamente conservador e de valores moderados, três compras acima da média geral em um curto intervalo de tempo merecem um cuidado especial.

    Por isso, o banco pode enviar um SMS ou e-mail de alerta para que o cliente seja informado das operações caso ele não tenha sido o responsável.

    Nesse caso, podemos ver o contextual banking agindo a favor da segurança do público dos bancos.

    Oferta de produtos financeiros personalizados

    Uma análise minuciosa do histórico financeiro e do perfil de risco pode fornecer excelentes insights para que o banco ofereça produtos financeiros personalizados e de acordo com as necessidades do cliente.

    Esses produtos podem ser linhas de crédito, carteira de investimentos, opções de previdência privada, dentre outros serviços que podem facilitar a relação do cliente com o dinheiro e a instituição.

    Por exemplo, imagine um cliente que costuma fazer viagens internacionais e acaba se prejudicando financeiramente com impostos e taxas de conversão. Em muitos casos, a instituição pode ter cartões internacionais ou até contas correntes que realizam conversão de câmbio por valores mais amigáveis.

    Essas ofertas e recomendações tendem a consolidar ainda mais o bom relacionamento entre cliente e instituição, propiciando um engajamento de longa data.

    Integração de ofertas

    Imagine que o banco faça uma parceria com um restaurante na rua X na qual os clientes ganham desconto nas refeições. Em um determinado contexto, esse usuário do banco passa pelas proximidades da rua e recebe um SMS exclusivo com a divulgação do desconto.

    Isso pode ocorrer não só com restaurantes, mas salões de beleza, pacotes de internet, supermercados, farmácias e muito mais.

    O poder dessa iniciativa está em colocar a instituição financeira como aliada do cliente para que ele desfrute de condições especiais de consumo.

    Um outro exemplo de integração de ofertas é a parceria entre bancos e instituições de plano de saúde, por exemplo. As maiores healthcare no Brasil combinam com empresas financeiras para oferecer planos de saúde e outros serviços médicos personalizados de forma complementar aos produtos financeiros.

    O fato é que a análise de dados e a transformação digital ditam o rumo do mercado financeiro e do contextual banking atualmente.

    Em outros segmentos, por exemplo, há a possibilidade até de empresas investirem em uma estrutura bancária própria, como é o que acontece nos serviços de banking as a service.

    Empresas diversas, como e-commerces, contratam uma estrutura bancária pronta e facilmente implementável pirâmide operacional para oferecer produtos financeiros aos clientes, como conta, cartão pré-pago, condições de crédito especiais e muito mais. O Zoop Banking é uma plataforma de destaque nessa linha de negócios.

    Possibilidades como o contextual banking e o banking as a service devem, portanto, estar no radar não só das novas fintechs do mercado financeiro, mas também de empresas de outro segmento como forma de engajar mais clientes e otimizar a experiência de compra.

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.