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    O que é o mercado de adquirentes? Como funciona e qual a expectativa para o futuro?

    30 de junho de 2020
    Por Redação Zoop
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    O mercado de adquirentes consiste na atuação de empresas de serviços financeiros que fazem a intermediação de pagamentos eletrônicos, a exemplo dos realizados com cartões de crédito e de débito.

    Primeiramente, vamos falar do termo “adquirente”: o que é e o que ele representa? Também chamadas de credenciadoras, as adquirentes são o principal vínculo entre vendedores, compradores, bandeiras de cartões e bancos.

    Nas transações presenciais, essas empresas são responsáveis pelo fornecimento das famosas “maquininhas”.

    Nos pagamentos online a finalidade é a mesma, podendo ser realizadas diretamente no site, ou por meio de um gateway de pagamento ou de uma subadquirente.

    Mas por que o mercado de adquirência no Brasil se tornou tão importante? Um dos motivos pode ser o aumento do uso de cartões como meio de pagamento eletrônico tem aumentado a cada dia.

    Segundo a Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, os cartões movimentaram mais de R$ 687,3 bilhões apenas no 3º trimestre de 2021 — o que indica um crescimento de 35,8% em comparação aos outros períodos —, em um total de 8,2 bilhões de transações realizadas.

    No acumulado entre os meses de janeiro e setembro do mesmo ano, o valor transacionado via cartões foi de R$ 1,8 trilhões.

    É importante considerar também que a digitalização do dinheiro é uma condição cada vez mais próxima de ser concretizada, o que também gera benefícios para empresas de diversos setores, consumidores e até governos.

    Mas você sabe ao certo o que é mercado de adquirência e como funciona? E sobre esse segmento no Brasil nesse momento em que estamos e futuramente, tem alguma informação sobre?

    Então continue a leitura deste artigo e confira mais sobre esse assunto!

    O que é o mercado de adquirentes?

    O mercado de adquirentes é o setor de atuação das adquirentes. Ou seja, das empresas que realizam o processamento e liquidação de pagamentos eletrônicos, como os feitos via cartões, Pix, e carteiras digitais, realizando a comunicação entre o comércio, as bandeiras de cartões, os bancos emissores e as instituições de pagamento.

    Esse processo de pagamento é realizado tanto em lojas físicas quanto nas virtuais, como e-commerces e marketplaces e, sem ele, não é possível realizar esse tipo de transação.

    Nos pagamentos presenciais, as adquirentes atuam com as máquinas de cartões, popularmente chamadas de maquininhas, mas cujo nome oficial é POS, sigla do termo em inglês Point of Sale.

    Para as vendas online, as adquirentes podem trabalhar diretamente integradas às lojas virtuais.  

    Se credenciar diretamente com a adquirente tende a requerer um investimento maior por parte do varejista, além do cumprimento de diversas regras de segurança para as quais são necessárias soluções à parte (por exemplo, sistemas antifraudes).

    Por conta disso, pode ser interessante utilizar os serviços de uma subadquirente ou gateway de pagamentos.

    Quais são as outras opções ao mercado de adquirentes?

    Quais são os principais desafios do mercado de adquirência? Nesse contexto, podemos enumerar que a concorrência, principalmente com o surgimento de subadquirentes e gateways de pagamento, além dos altos custos com a infraestrutura e investimento em tecnologia para implementar o serviço.

    Dessa forma, pelo motivo que acabamos de citar, as empresas varejistas têm a opção de utilizarem gateways de pagamentos ou subadquirentes para se conectarem às adquirentes.

    O gateway funciona semelhante a uma maquininha de cartão. Por meio de um API de pagamento, a função dessa ferramenta é receber os dados do cliente na página de checkout e transmiti-los à adquirente que finaliza a transação.

    No entanto, é preciso contratar um serviço antifraude por fora, bem como um certificado digital SSL, que é um sistema de segurança por meio de criptografia de dados.

    As subadquirentes também são empresas de intermediação de pagamentos responsáveis por transmitir os dados às adquirentes e fazer a liquidação dos pagamentos junto aos lojistas.

    A principal diferença é que essa solução já abrange o gateway de pagamento, bem como sistema antifraude próprio e parceria com diversas adquirentes.

    Mas seja qual for a maneira como a adquirente está ligada ao um negócio, o princípio de atuação é o mesmo:

    • a empresa intermediadora de pagamentos recebe os dados do pagamento;
    • em seguida, envia essas informações à bandeira;
    • essa, por sua vez, aciona o banco emissor;
    • o banco emissor verifica se há saldo ou limite para a conclusão da compra;
    • devolve a informação à bandeira, aprovada ou não aprovada;
    • a bandeira informa a adquirente, que conclui o processo de pagamento.

    Como é o mercado de adquirência no Brasil?

    Entendido o que é adquirente e como essa empresa opera, como funciona então o mercado de adquirência no Brasil?

    Esse segmento passou por importantes mudanças nos últimos anos. Parte disso se deve ao número cada vez maior de pagamentos feitos sem uso de dinheiro físico.

    A chamada “digitalização do dinheiro”, que levou ao aumento dos pagamentos online, gera economia e diversos benefícios, tais como:

    • redução dos gastos por parte do governo, seja na fabricação do dinheiro impresso, ou na segurança para transporte;
    • diminuição da criminalidade;
    • geração de novos postos de emprego;
    • criação de novas modalidades de pagamentos;
    • surgimento de novas fintechs.

    Entenda mais ouvindo este podcast:

    Além disso, o mercado de adquirentes antes era limitado a duas grandes empresas (Rede e Cielo), que detinham o monopólio das bandeiras Mastercard e Visa.

    No entanto, após intervenção do Banco Central e regulamentação do Cade, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica, em 2010, deixou de haver exclusividade.

    Isso tornou o segmento mais competitivo, ao possibilitar que novos players entrassem no mercado de adquirência no Brasil.

    Qual a tendência dos pagamentos com cartão no futuro?

    Em resumo, quais são as oportunidades para o mercado de adquirência? Além da entrada de novos players e a introdução de tecnologias que facilitam a vida de todos os envolvidos no processo, podemos destacar o crescimento com a digitalização dos pagamentos

    Temos ainda mais uma questão que intensifica uma mudança (positiva) do mercado de adquirência brasileiro nos próximos anos: a população cada vez mais digitalizada.

    O uso da internet e de soluções digitais já vinham se intensificando com o passar dos tempos. A chegada da pandemia do coronavírus e a mudança de comportamento que isso causou fez com que essa nova postura se tornasse ainda mais evidente.

    A própria OMS, Organização Mundial da Saúde, na época, recomendou a realização de pagamentos digitais, a fim de evitar contato e contribuir para diminuir a proliferação do vírus da Covid-19 — o comunicado foi feito pelo porta-voz da organização ao site The Telegraph em março de 2020.

    Seguindo essa linha de crescimento da digitalização dos pagamentos, e da maior adesão do público a essa oferta, dados do estudo da Abecs, citado anteriormente, revelam os seguintes números (referentes ao 3º trimestre de 2021):

    • valor movimentado via cartão de crédito: R$ 420,1 bilhões em 3,9 bilhões de transações;
    • valor movimentado via cartão de débito: R$ 235,3 bilhões em 3,5 bilhões de transações;
    • valor movimentado via cartão pré-pago: R$ 31,9 bilhões em 781 milhões de transações. 

    Não podemos deixar de citar também os pagamento por aproximação, que apresentaram os seguintes números:

    • R$ 57,5 bilhões movimentados no 3º trimestre de 2021, o que indica um aumento de 300% em comparação ao mesmo período do ano anterior;
    • R$ 110,5 bilhões transacionados no acumulado, considerando entre janeiro e setembro de 2021.

    O que é possível concluir com esses resultados? Um aumento significativo dos pagamentos realizados por meios eletrônicos, especialmente via cartão, o que tende a levar ao crescimento do mercado de adquirentes no Brasil.

    Como a sua empresa pode se beneficiar com as mudanças desse mercado?

    Uma das maneiras de se beneficiar com essa mudança de comportamento é se tornando uma subadquirente ou uma fintech.

    A boa notícia é que dá para fazer isso de uma forma fácil, sem sair do seu core business, nem se preocupar com barreiras regulatórias, reduzindo custos de desenvolvimento e com pouco tempo de implementação.

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    Para isso, oferecemos nossa plataforma de serviços financeiros White Label, que conta com tecnologias de captura para pagamentos presenciais (maquininhas), boletos e outros meios de pagamentos.

    Dessa forma, você pode criar soluções de pagamentos pontuais para os seus clientes, e tudo com sua própria marca de forma rápida e fácil.

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