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    Unified payment interface: por que integrar o físico com o digital?

    19 de dezembro de 2023
    Por Redação Zoop
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    Unified payment interface, ou interface de pagamento unificada na tradução para nosso idioma, consiste em uma plataforma de soluções de pagamento para o varejo que integra e centraliza os processos de pagar e receber em um único ambiente.

    Basicamente, a proposta é integrar os meios de pagamento físicos e digitais, a fim de que essa estrutura melhore a experiência de compra do cliente.

    Aqui, é fundamental destacarmos que esse conceito vai muito além de apenas melhorar as formas e os meios de pagamento oferecidos — inclusive, por conta disso, ele é visto como uma evolução do omnichannel.

    No unified commerce, que é onde está inserida a interface de pagamento unificada, todas as operações do varejista estão interligadas

    Isso inclui, além do gerenciamento de valores recebidos e soluções de pagamento: vendas, atendimento ao cliente, logística de entrega, gestão de estoque e gestão financeira, entre outros processos.

    Com uma visão mais clara e ampla de tudo o que acontece no negócio, é possível construir jornadas mais fluidas, rápidas, precisas, seguras e personalizadas de acordo com as necessidades e preferências do público-alvo.

    Como resultado, a empresa aumenta seu poder de atração e fidelização, eleva o nível de satisfação dos consumidores e, por fim, expande seu potencial de vendas e aumento de lucratividade.

    Mas como funciona, na prática, o unified payments interface? Siga a leitura deste artigo e confira, agora, tudo sobre esse conceito e como ele pode contribuir para melhorar o relacionamento entre a empresa e seus clientes.

    O que é unified payment interface?

    Unified payment interface pode ser definido como um sistema único de pagamento que otimiza a etapa final de compra e reconhece o cliente em qualquer canal de aquisição que ele escolher utilizar. 

    Por exemplo, imagine que seu comércio realize vendas presenciais, via site, redes sociais e aplicativo próprio. A ideia é que, com um único cadastro, o consumidor consiga realizar o pagamento de suas aquisições com os métodos que preferir, sem precisar fazer vários logins ou preencher cadastro distintos.

    Somado a isso, também é fundamental integrar meios de pagamento físicos e digitais, de modo que o comprador migre facilmente entre um e outro, a qualquer tempo e sem fricções.

    Considerando essas características, pode-se dizer que o principal objetivo do unified payment interface é melhorar a jornada de compra dos clientes, por meio da entrega de um processo de pagamento muito mais otimizado, preciso e fluido.

    Dica! Aproveite e leia também: “Unified commerce: entenda o conceito que é visto como o futuro do varejo

    Como funciona a unificação de pagamentos?

    O processo de unificação de pagamentos é muito simples e envolve a escolha de uma provedora e a configuração dos canais de venda na plataforma. Primeiramente, a empresa deve optar por uma estrutura de unified payment interface confiável e, ainda, com ampla credibilidade no mercado.

    Soluções como o Zoop Payments são facilmente integradas à infraestrutura operacional de diversos tipos de negócio. Saiba mais detalhes sobre essa plataforma da Zoop.

    Veja bem que algumas opções do mercado prometem uma integração dos meios de pagamento, mas apenas à nível digital. 

    Soluções como a Zoop conseguem unir tanto o mundo online quanto o offline para garantir o melhor desempenho de gestão financeira e de experiência do cliente.

    Escolhida a plataforma, chegou a hora de configurar o sistema de acordo com as necessidades do seu negócio. 

    Em geral, é utilizado um API (Interface de Programação de Aplicativos) para que todos os canais e pontos de vendas sejam configurados em uma estrutura centralizada.

    Sistema configurado? Então toda vez que um consumidor realizar uma compra, seja no e-commerce ou no balcão da loja presencial, esse API consegue processar a transação para que ela seja identificada na interface do programa.

    Todas essas transações são automaticamente direcionadas para a conta comercial da loja, independentemente da opção de pagamento escolhida, como:

    • boleto bancário;
    • cartão de crédito e débito;
    • carteira digital;
    • e Pix.

    Esse mecanismo de funcionamento do unified payment interface permite que o gestor financeiro consiga produzir relatórios mais precisos sobre o fluxo de entradas, além de executar a conciliação bancária de forma mais eficiente.

    Uma boa plataforma UPI de qualidade também está de acordo com todos os protocolos de segurança de forma a garantir a proteção dos dados dos clientes.

    Essa proteção, em geral, consiste em criptografia de informações em trânsito de ponta a ponta.

    Por que melhorar a jornada de pagamento dos seus clientes?

    Viu como unificar pagamentos é simples? Mas será que é realmente necessário investir nessa inovação para se manter competitivo?

    A respostas é sim! Afinal, cada detalhe da jornada de compra, em especial o momento do pagamento, é fundamental para o fechamento do negócio e a criação de confiança entre uma marca e o cliente.

    Isso mesmo! A etapa de pagamento é uma das mais críticas para o varejo, especialmente o online, e está entre os principais motivos pelos quais os consumidores deixam de finalizar uma compra.

    Essa constatação foi apresentada no infográfico da Moosend, plataforma de marketing por e-mail, o qual revelou que, entre os 10 maiores motivos que geram abandono de carrinho no comércio eletrônico, três estão relacionados ao momento de pagar pela aquisição. São eles:

    • site não confiável para inserir informações de cartão de crédito: 19%
    • métodos de pagamento limitados: 8%
    • cartão de crédito foi recusado: 4%

    Trabalhar com uma solução como o unified payment interface é uma das melhores maneiras de não ter problemas como esses, pois o recurso evita que a etapa de pagamento sofra atritos que levem o cliente a desistir da compra.

    Com isso, sua empresa não perde vendas e lucratividade, nem compromete o relacionamento com os consumidores e a imagem da marca.

    Além disso, a integração de todos os meios de pagamento é fundamental para o melhor controle financeiro de uma empresa.

    Com ela, é possível monitorar as entradas na conta corrente da empresa mesmo que os pagamentos tenham sido feitos em canais de vendas diferentes e até por opções de transação diversas, como Pix ou cartão de crédito.

    Isso propicia a elaboração de um relatório mais preciso dos dados financeiros e comerciais da empresa com o objetivo tanto de analisar a performance como também avaliar a saúde financeira.

    Enquanto todas as transações disponibilizam os valores diretamente na conta central da empresa automaticamente, fica muito mais fácil e claro fazer o rastreamento de vendas e perceber tendências de consumo estratégicas, como:

    • opções de pagamento com maior ticket médio;
    • métodos de pagamento mais utilizados;
    • produtos renderam mais receita;
    • os horários com maiores fluxos de transação.

    Qual a relação entre unified payments interface e unified commerce?

    A relação entre unified payments interface e unified commerce está no fato de que o primeiro conceito está inserido no segundo.

    Apenas para relembrarmos, unified commerce é a unificação total de todos os canais comerciais de uma empresa

    Esse recurso entrega para o varejista uma visão realmente completa de todos os processos, com dados e informações em tempo real que melhoram sua gestão financeira, ajudam a identificar e acompanhar o comportamento dos consumidores e, com isso, tomar decisões mais pontuais para melhorar suas experiências.

    Partindo desse princípio, o unified payment está relacionado às soluções de pagamento para varejo que podem ser oferecidas dentro desse contexto, por meio da integração de meios digitais e físicos que deixem o processo de pagar e receber mais dinâmico e personalizado.

    Quais as vantagens do conceito unified payment interface?

    As vantagens do unified payments interface são, praticamente, as mesmas do unified commerce. Nessa perspectiva, as que mais se destacam são:

    • aprimoramento da gestão da companhia, incluindo financeira, de vendas, estoque, atendimento ao cliente e outras áreas relacionadas;
    • geração de mais insights devido à centralização de dados e informações em um mesmo ambiente;
    • identificação mais rápida de tendências devido ao acompanhamento em tempo real do volume de vendas e comportamento dos consumidores;
    • otimização das etapas de compra, melhorando a experiência dos consumidores e fomentando aquisições não programadas;
    • possibilidade de trabalhar com prateleiras infinitas, evitando que vendas sejam perdidas;
    • melhoria do fluxo de pagamento, contribuindo para que o número de desistências diminua por esse motivo.

    Este artigo também ajudará você. Confira! “Meios de pagamento: qual o impacto do conceito unified commerce sobre eles?

    Como trazer os conceitos unified commerce para sua empresa?

    Para promover a integração do físico com o digital de maneira eficiente, é preciso utilizar uma ferramenta que viabilize esse modo de atuação, como o Zoop Payments.

    Com o Zoop Payments, você integra os meios de pagamento online e offline que levam a marca da sua empresa. Dessa forma, constrói e entrega aos seus clientes jornadas de compra unificadas, melhorando consideravelmente suas experiências.

    Entre os resultados que podem ser obtidos com essa solução da Zoop, estão:

    • automatização da conciliação financeira;
    • visualização dos dados vendas de diferentes pontos de captura em um mesmo ambiente;
    • criação de uma jornada de compra e venda sem fricção;
    • aumento do potencial de fidelização de clientes e conversão de vendas; 
    • e mais.

    Tudo isso mantendo o cliente no centro da sua estratégia!

    Quer entender, em detalhes, como funciona o Zoop Payments e quanto essa ferramenta pode ajudar sua empresa? Basta conversar agora mesmo com um dos nossos especialistas!

     

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