
Meios de Pagamento Mais Usados no Brasil

Quais são os meios de pagamento mais utilizados no Brasil? Para responder a essa pergunta, a Zoop realizou uma pesquisa em parceria com a PiniOn, que revelou dados importantes sobre o comportamento do consumidor brasileiro.
O objetivo foi rankear as principais tendências em meios de pagamento e entender quais fatores os clientes levam em consideração na hora da compra.
A pesquisa teve abrangência nacional e consultou 53% de mulheres e 47% de homens, entre entrevistados de diferentes grupos sociodemográficos.
Ao conferir os resultados, você vai perceber que rapidez, praticidade e gratuidade para pessoas físicas são alguns dos motivos que levam os consumidores, cada vez mais, a usar o sistema de pagamento instantâneo para pagar suas compras.
Confira agora quais são os meios de pagamentos mais utilizados no Brasil e que insights podemos tirar da pesquisa!
Principais tendências em meios de pagamento
A pesquisa da Zoop revelou que o Pix continua sendo o meio de pagamento mais utilizado no Brasil, com 77% de preferência. Essa liderança se deve à rapidez, praticidade e segurança que o sistema oferece. É o segundo ano consecutivo que a tecnologia do Banco Central termina o ano como o grande campeão das transações.
Esse resultado mostra que as inovações e tecnologias digitais ganham espaço no cenário brasileiro.
Afinal, o método de pagamento tomou a frente até do cartão de crédito (53%) e do dinheiro (46%), que são, respectivamente, o segundo e terceiro colocados.
O resultado mostra que benefícios como agilidade e conveniência são duas das principais demandas do público para realizar compras.
O curioso é que, apesar de ainda se destacar em terceiro lugar entre os meios de pagamentos mais utilizados do Brasil, o dinheiro em espécie não faz mais parte do dia a dia de grande parte da população (54%).
Outro insight importante é que 50% dos brasileiros utilizam o pagamento por aproximação, sem que haja necessidade de inserir a senha. O motivo é a praticidade.
Percepção de segurança em meios de pagamento
A segurança é um fator crucial na escolha dos meios de pagamento. Cerca de 67% dos brasileiros se sentem seguros ou muito seguros com os principais meios de pagamento. O Pix lidera a lista novamente, uma vez que 74% acreditam na segurança do sistema.
Confira o ranking de segurança:
- Pix: 74%
- Cartão de débito: 73%
- Cartão de crédito: 71%
- Carteira digital: 68%
- Dinheiro: 67%
Adicionalmente, 25% dos entrevistados afirmam que o que mais gera insegurança é o medo de golpe.
Já 52% acreditam que o principal requisito de segurança é receber notificação após a transação.
Os 4 meios de pagamento mais utilizados no Brasil
Atualmente, os quatro meios de pagamento mais utilizados no Brasil são Pix, cartão de crédito, dinheiro e cartão de débito.
Com base no levantamento da pesquisa da Zoop com a PiniOn, os quatro primeiros colocados, com seus respectivos percentuais de utilização, são os seguintes:
- Pix: 77%;
- cartão de crédito: 53%
- dinheiro: 46%
- cartão de débito: 37%.
A lista ainda segue com carteiras digitais, Pix Parcelado, vale benefícios, cartão pré-pago, carnê, criptomoedas e cheques.
Aproveite e leia também: “Meio de pagamento Pix: quais são os impactos atuais?”
Vantagens dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil
Agora que você sabe quais são os meios de pagamento mais utilizados, é interessante entender também o que motiva os consumidores a optar por esses métodos.
O entendimento é importante porque, dessa forma, você relaciona a necessidade ao perfil do público-alvo que pretende alcançar e, com isso, melhora a experiência de compra.
Pix
Os consumidores brasileiros definiram 5 motivos para que o Pix seja a opção de pagamento mais utilizada:
- facilidade: 41%
- praticidade: 35%
- agilidade 24%
- segurança: 8%
- ausência de taxas: 3%
E mais 98% dos brasileiros consideram o Pix uma forma de pagamento que facilita as compras.
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Cartão de crédito
A pesquisa aponta que o cartão de crédito ainda é um dos mais utilizados por 42% dos consumidores em virtude dos benefícios que propicia, como pagamento a prazo e pontuação em programas de fidelidade.
Além disso, é considerado o segundo mais prático e fácil de usar dentre todos os meios de pagamento, atrás apenas do Pix.
Quanto à percepção de segurança em meios de pagamento, também fica em segundo lugar. 29% consideram-no o método mais seguro.
Dinheiro
O dinheiro é o terceiro meio de pagamento mais utilizado no Brasil. Mesmo com a ascensão das opções digitais, as transações em espécie ainda têm participação importante no dia a dia do brasileiro.
Por outro lado, a pesquisa mostra que 54% dos brasileiros não utilizam esse modelo de transação. Pode parecer um índice alto, mas representa apenas o antepenúltimo lugar em opções menos utilizadas.
Soluções já ultrapassadas, como o cheque (98%), e até os exemplos mais modernos e inovadores, como criptomoedas (97%) , são líderes entre os meios de pagamentos com menos uso no Brasil.
23% afirmaram ainda usar dinheiro para transações de baixo valor e 22% optam por esse método quando não têm mais limite no cartão.
Cartão de débito
O cartão de débito é a quarta opção entre os meios de pagamento mais utilizados no Brasil.
Já as três principais ocasiões de uso do cartão de débito são em compras em loja física (19%), se oferecem vantagens exclusivas (14%) e em transações de baixo valor (13%).
Dentre os 50% dos entrevistados que optam por fazer pagamentos por aproximação, 27% escolhem a função débito em detrimento de crédito.
Outros meios de pagamento mais promissores
Ainda que não configurem como os meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros, há outros métodos que ganham destaque e, por isso, são vistos como promissores.
No Zoop Summit 2023, oferecido pela Zoop, o método de pagamento com potencial de expansão no uso mais citado pelos convidados foi o BNPL, Buy Now, Pay Later.
Inclusive, o conceito “compre agora, pague depois” também foi mencionado no relatório “The Global Payments Report” como “a próxima fase da evolução dos meios de pagamento”.
Mesmo com desgastes por conta das taxas e juros em alguns países, o BNPL foi responsável por 5% do valor global das transações no e-commerce em 2022, e tem projeção de crescer 6% até 2026.
Conforme mencionado por Rafael Panelli, vice-presidente de produtos da Zoop, no Zoop Summit 2023, a fintech trabalha para entregar, ainda nos próximos meses, soluções de BNPL para os parceiros.
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