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    negócios

    BNPL: 9 vantagens para lojistas e consumidores

    23 de novembro de 2022
    Por Redação Zoop
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    BNPL é a sigla para Buy Now, Pay Later, termo que em português significa “compre agora, pague depois”. Caso você ainda não conheça, trata-se de um meio de pagamento que permite o parcelamento de compras sem a necessidade de um cartão de crédito para isso.

    Segundo dados do estudo “Pace Pulse”, realizado pela FIS em parceria com a Ipsos, esse sistema já está sendo utilizado por 13% dos brasileiros, tornando-se parte do crescimento da aderência aos métodos de pagamentos digitais.

    Ainda sobre esse cenário, é interessante destacar que 52% dos entrevistados afirmaram ter utilizado pagamentos online em 2021 e que 40% optaram por pagamentos sem contato em 2021. Os pagamentos via QR Code, por exemplo, tiveram uma aceitação de 31% nesse período.

    Mas voltando ao Buy Now, Pay Later, o simples fato de o cliente não precisar de um cartão de crédito para parcelar as suas compras, sejam presenciais ou virtuais, já é um grande benefício para os consumidores. Afinal, muitas pessoas não têm esse recurso de pagamento, e outras têm, mas podem preferir não comprometer o limite com parcelamentos.

    Seguindo essa linha de raciocínio, é possível ver que uma das vantagens do BNPL para os lojistas é a chance de atender diferentes grupos de consumidores, o que contribui para elevar o volume de vendas e o faturamento.

    Em quais outros pontos o Buy Now, Pay Later pode ser vantajoso tanto para quem compra quanto para quem vende? É sobre isso que falaremos agora, neste artigo. Por isso, siga a leitura e confira!

    Como funciona o Buy Now, Pay Later?

    Para entender melhor quais podem ser os benefícios desse meio de pagamento, o primeiro passo é conhecer como funciona o Buy Now, Pay Later.

    O Buy Now, Pay Later é um meio de pagamento que permite o parcelamento de compras diretamente com o varejista. Basicamente, esse sistema funciona de maneira semelhante aos antigos carnês de crediário, tão conhecido dos brasileiros e utilizados em larga escala por muito tempo.

    A grande diferença é que esse parcelamento, agora, funciona eletronicamente, por meio do uso de uma plataforma de pagamentos que faz a análise de crédito do cliente de acordo com as regras e os parâmetros definidos pela rede varejista. 

    Dica de leitura: “Plataforma de pagamentos: como escolher a melhor? Não caia em furada!

    5 vantagens do BNPL para os lojistas

    Como dissemos logo na abertura deste artigo, o BNPL gera diversas vantagens, tanto para quem vende quanto para quem compra. No caso dos lojistas, os benefícios que mais se destacam são:

    • chance de atrair novos consumidores;
    • aumento do poder de fidelização dos clientes que já estão na base da empresa;
    • diminuição do percentual de abandono de carrinho no e-commerce;
    • impulso para a realização de compras não programadas;
    • adição de um importante diferencial competitivo para a marca.

     

    Chance de atrair novos consumidores

    Financeiramente falando, existem diversos grupos de consumidores, por exemplo, os que não têm cartão de crédito e os que têm, mas preferem não utilizá-lo.

    Os que não têm esse meio de pagamento fazem parte da parcela de pessoas que ainda são desbancarizadas. Segundo dados do Instituto Locomotiva, 34 milhões de brasileiros não têm acesso a serviços bancários.

    Esse percentual equivale a 21% da população que, apesar de ainda não ter acesso a essas soluções, movimenta aproximadamente R$ 347 bilhões ao ano.

    Já no grupo dos consumidores que têm cartão de crédito, mas preferem não usá-lo, estão as pessoas com receio de digitar o número do cartão em sites e plataformas de compra por questões de segurança, e aquelas que não querem comprometer o limite disponível.

    O BNPL é uma forma de resolver todos esses pontos e de atrair os clientes que passam por problemas e questões como essas.

    Sugestão de leitura: “Pix Parcelado: confira como funcionará o parcelamento de compras desse sistema e suas vantagens” 

    Aumento do poder de fidelização dos clientes que já estão na base da empresa

    O aumento da taxa de fidelização com a oferta do Buy Now, Pay Later ao seu negócio pode acontecer por essa ser uma nova forma de pagamento. Ou seja, você estará expandindo o seu leque de opções para os clientes.

    Dessa forma, os consumidores têm a chance de escolher a solução de pagamento mais adequada para eles naquele momento. 

    Além de melhorar a experiência de compra, essa é uma maneira de elevar o nível de satisfação dos clientes, ao oferecer um recurso de pagamento que eles preferem utilizar.

    Dica! Aproveite e baixe agora mesmo este e-book: “Pagamento sem fricção para continuar crescendo!

    Diminuição do percentual de abandono de carrinho no e-commerce

    Uma consequência da vantagem anterior é a possibilidade de ter a taxa de abandono de carrinho reduzida no e-commerce. Isso acontece por dois motivos: primeiro pelo fato de Buy Now, Pay Later atender quem não usa ou não tem cartão de crédito. O segundo é por ser uma forma segura de comprar online (dispensa a inclusão de dados de pagamento).

    Impulso para a realização de compras não programadas

    Seguindo essa linha de raciocínio de ampliação da oferta de meios de pagamento, o BNPL pode fomentar compras não programadas, tanto presencial quanto online.

    A razão para isso é que o cliente não precisa estar em posse do seu cartão para adquirir o que deseja, e ainda tem a vantagem de poder parcelar o valor total, o que pode impulsionar aquisições com preços de venda mais elevados.

    Adição de um importante diferencial competitivo para a marca

    Empresas que trabalham com mais esse meio de pagamento se destacam dos concorrentes que não atuam dessa forma por entregar aos clientes um novo jeito de pagarem por suas compras.

    Em um mercado cada dia mais acirrado, quanto mais diferenciais competitivos forem conquistados, maiores as chances de atrair público e fazer novas vendas.

    4 vantagens do BNPL para os consumidores

    As vantagens do BNPL para os consumidores são tão significativas e expressivas quanto para os lojistas, tais como:

    • contratação de crédito de forma simplificada;
    • dispensa a necessidade de ter relacionamento bancário;
    • não há comprometimento do limite do cartão de crédito;
    • mais segurança na hora de realizar compras online.

     

    Contratação de crédito de forma simplificada

    No Buy Now, Pay Later o processo de crédito acontece diretamente entre o cliente e o varejista, dispensando intermediários como bancos e outras instituições financeiras. Dessa forma, ele se torna bem menos burocrático, menos oneroso e comumente muito mais rápido que os praticados de outras maneiras.

    Dispensa a necessidade de ter relacionamento bancário

    Para contratar esse serviço o consumidor não precisa ter nenhum tipo de relacionamento bancário, pois, como dissemos, o Buy Now, Pay Later não está atrelado a bancos ou outras empresas desse setor.

    Dessa forma, mesmo quem não tem conta em bancos tradicionais ou fintechs tem a chance de fazer compras parceladas se atender aos critérios de análise de crédito previamente definidos pelo varejista.

    Não há comprometimento do limite do cartão de crédito

    E justamente por não estar vinculado ao uso de cartão de crédito, o limite desse meio de pagamento não é comprometido.

    Assim, mesmo clientes que têm esse recurso à disposição, podem abrir mão dele e fazer compras parceladas, deixando o limite livre para outras aquisições e compromissos financeiros.

    Este artigo pode ser interessante: “O que é e como fazer a gestão financeira pessoal?

    Mais segurança na hora de realizar compras online

    E para as pessoas que ainda têm receio de digitar dados de cartão em sites de compra, o Buy Now, Pay Later é uma das melhores maneiras de resolver essa questão, já que o checkout dispensa informações desse tipo.

    Isso ajuda a gerar muito mais confiança e segurança para os clientes, condições essenciais para que não haja desistência da compra.

    E sobre a importância de oferecer meios seguros para os consumidores pagarem suas compras, leia este artigo: “Pagamentos e segurança: como deixar a sua empresa e clientes mais seguros?

     

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