Por que e como personalizar os meios de pagamento de agrotechs?
Descobrir como personalizar meios de pagamento para as agrotechs é uma maneira de tornar as empresas desse setor mais atrativas e de elevar seus níveis de competitividade.
No caso, estamos nos referindo à oferta de soluções de cobrança customizadas conforme o modelo de negócio e perfil do público-alvo.
Quanto a isso, vale destacarmos que os métodos de pagamento são essenciais em qualquer segmento, impactando tanto companhias que atuam no formato B2B quanto no B2C.
Parte da experiência de clientes finais e de parceiros de negócio, as formas e meios de pagamento escolhidos podem influenciar diretamente na decisão de compra, levando, inclusive, o potencial comprador a desistir da aquisição se as opções forem muito restritas.
No nosso Relatório de Tendências trazemos um dado que comprova isso, o qual revela que 80% dos consumidores deixam de concluir um pedido quando não encontram o meio de pagamento preferido.
No caso das agrotechs, pontualmente falando, é preciso considerar que as startups de tecnologia voltadas para o agronegócio podem atender consumidores finais, produtores, fornecedores, ou mesmo outras empresas desse setor.
Ou seja, o leque de possibilidades de negócio é bastante vasto, requerendo que as opções de pagamento sejam tão variadas quanto.
Mas de que forma as agrotechs podem abranger todos esses públicos e melhorar suas experiências de compra de produtos e contratação de serviços? Como personalizar meios de pagamento para esse setor econômico.
Essas e outras respostas sobre este tema você confere agora, neste artigo. Por isso, siga a leitura e confira!
Quais são os meios e formas de pagamento existentes no Brasil?
O primeiro passo para saber como personalizar meios de pagamento para uma empresa é conhecer quais estão disponíveis para isso. Dessa forma, você consegue identificar de maneira mais fácil quais são interessantes e condizentes com o seu negócio e público-alvo, concorda?
Sobre isso, é interessante citarmos que o bom relacionamento entre fintechs e Banco Central, somado às iniciativas do próprio órgão regulador, fez com que a oferta de métodos de pagamento se expandisse visivelmente no Brasil nos últimos anos.
Meios de pagamento brasileiros
O Pix, por exemplo, está entre as ferramentas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros, batendo constantemente recordes de uso.
Segundo dados do Banco Central, divulgados em uma matéria do site da Agência Brasil, o mais recente aconteceu em 20 de dezembro de 2022, quando foram realizadas mais de 100 milhões de transações em 24 horas.
Uma pesquisa do Opinion Box reforçou esse posicionamento do Pix, e também mostrou quais são os meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros:
- cartão de crédito: 80%;
- Pix: 77%;
- dinheiro: 73%;
- cartão de débito: 66%;
- boleto bancário: 56%;
- carteiras digitais: 53%;
- débito automático: 40%;
- transferência bancária: 39%;
- QR Code: 34%;
- cartões de loja: 28%;
- cheque: 15%
Ainda que não apareçam nesse levantamento, precisamos citar que há outros meios de pagamentos possíveis de serem usados pelas empresas brasileiras, que são:
- demais funções do Pix, tais como Pix Cobrança e, futuramente, Débito Automático do Pix;
- links de pagamento;
- Buy Now, Pay Later
Formas de pagamento brasileiras
No que se refere às formas de pagamento, é preciso deixar claro que se trata da maneira como uma aquisição é paga.
Quanto a isso, as três opções comumente oferecidas no nosso país são:
- à vista: possível de ser feita no cartão de débito, cartão de crédito, Pix e outros meios de pagamento relacionados;
- a prazo: como no cartão de crédito e no sistema Buy Now, Pay Later;
- com data futura: a exemplo do boleto bancário.
Dica! Não deixe de conferir este vídeo!
Como personalizar meios de pagamento para startups agro?
Conforme apontado no 2° Censo Agtech Startups Brasil, da AgTechGarage, hub mundial de inovação em agronegócio, as startups desse setor podem atuar em diferentes frentes. Alguns exemplos são:
- IoT e hardware;
- software de gestão agrícola;
- agricultura e precisão;
- consultoria;
- comercialização;
- educação e treinamento;
- e-commerce;
- comercialização de agropecuários;
- tecnologias de alimentos, entre várias outras.
Tendo em vista esse vasto cenário, os passos indicados sobre como personalizar meios de pagamento para agrotechs contemplam:
- considerar o modelo de negócio da startup;
- identificar as preferências pagamento do público-alvo;
- utilizar uma boa plataforma de pagamentos.
Considerar o modelo de negócio da startup
O modelo de negócio ao qual estamos nos referindo aqui é se a agrotech trabalha no formato B2B ou B2C.
Essa informação é fundamental porque a jornada de consumo difere em cada um desses estilos, assim como os preços praticados — no B2B, as aquisições costumam ter valores finais bem mais expressivos.
Essas particularidades, por sua vez, interferem nas formas e nos meios de pagamentos que podem ser oferecidos, assim como na personalização dessas soluções, visto que cada público tem necessidades e perfis bem particulares.
Aqui, vale destacar também que nada impede que uma mesma agrotech atue das duas formas simultaneamente. Nesse caso, os gestores precisam pensar em estratégias de pagamentos distintas para atender, de maneira realmente completa e pontual, o perfil da empresa.
Identificar as preferências pagamento do público-alvo
Com a etapa anterior resolvida, é bem importante considerar quais são as preferências do público-alvo no que se refere aos meios de pagamento.
Sobre isso, a vivência com os clientes pode ser um bom parâmetro para essa definição, usando como bases os recursos de pagamento mais solicitados por eles.
As novidades do mercado financeiro também podem ser consideradas, e implementadas se compatíveis com as características da agrotech e dos clientes e parceiros de negócio.
Aproveite e leia também: “Pagamentos invisíveis: a nova onda de evolução do setor muda o futuro de empresas e clientes“
Utilizar uma boa plataforma de pagamentos
Por mais que uma agrotech seja uma empresa pautada em tecnologia, ela não é nativa do setor financeiro. Por esse motivo, precisará de uma startup desse segmento para ajudar a personalizar os meios de pagamento.
A Zoop, por exemplo, é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, que oferece a outras fintechs, startups e empresas dos mais variados nichos soluções e plataformas completas voltadas para recebimento de valores.
Uma das nossas ferramentas é o Zoop Payments, que viabiliza a construção de soluções de cobrança em cartões de crédito, Pix e boleto diretamente do seu site ou aplicativo móvel.
Se quiser ir mais longe e ter um banco digital completo, com a marca da sua empresa, a ferramenta para você é o Zoop Banking, pela qual você oferece aos seus clientes produtos e serviços financeiros como conta digital, cartão pré-pago e muito mais!
Quer entender melhor como a Zoop funciona e como podemos ajudar a sua agrotech a personalizar meios de pagamentos? Então leia os artigos abaixo ou entre em contato agora com um dos nossos especialistas!
- O que é a Zoop? Conheça tudo sobre a fintech líder em tecnologia para serviços financeiros
- 9 benefícios do Zoop Payments que você precisa conhecer!
- Como se tornar uma empresa de serviços financeiros com a Zoop!
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