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    4 benefícios do conceito “compre agora, pague depois” no mercado B2B

    02 de dezembro de 2022
    Por Redação Zoop
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    Se engana quem pensa que o conceito “compre agora, pague depois” é aplicável apenas no mercado B2C. Para empresas que trabalham com modelos de negócio B2B o Buy Now, Pay Later — ou simplesmente BNPL — pode ser tão benéfico quanto.

    Uma das razões é que fornecer crédito para o seu parceiro de negócio é uma forma de estreitar o relacionamento comercial entre vocês e de ajudá-lo a crescer, o que, consequentemente, fará com que a sua empresa cresça também.

    Caso ainda não conheça esse meio de pagamento, trata-se de uma forma de parcelamento de compras que acontece diretamente com quem está vendendo, sem a necessidade de o cliente usar cartão de crédito ou de ter intermediários no processo, tais como bancos ou outras instituições financeiras.

    Para quem oferece, é uma boa estratégia para não perder vendas e aumentar a lucratividade do negócio. Para quem obtém, consiste em uma forma simplificada e menos burocrática de conseguir crédito.

    Em resumo, em um mercado B2B, o “compre agora, pague depois” é um conceito benéfico para os dois lados e com diversos resultados positivos para ambas as empresas envolvidas.

    Quer saber quais são essas vantagens? Então basta seguir a leitura deste artigo! 

    As 4 vantagens do “compre agora, pague depois” nas transações B2B

    Entre as vantagens do “compre agora, pague depois” no mercado B2B, as que mais se destacam são:

    • realização de transações comerciais de maneira mais simplificada;
    • contribuição para o crescimento das empresas parceiras;
    • potencial para aumentar a taxa de fidelização e o faturamento do negócio;
    • aprimoramento do relacionamento com os clientes.

    Realização de transações comerciais de maneira mais simplificada

    Considerando que o conceito de “compra agora, pague depois” dispensa intermediários, as chances de fazer transações comerciais de uma forma simplificada aumentam.

    Como a oferta de crédito para o parceiro de negócio não requer a intermediação de um banco ou instituição financeira, esse processo tende a ser bem menos burocrático, e até mais rápido de ser concluído.

    As regras de análise de crédito e de condições de pagamento são definidas pela empresa que fornece o BNPL. Tudo é feito eletronicamente, por meio de uma plataforma de pagamentos que conte com essa oferta.

    Essa dinâmica contribui para que vendas não sejam perdidas. Isso acontece porque você estará oferecendo ao seu cliente pessoa jurídica mais uma opção de pagamento, a qual pode contribuir para a sua tomada de decisão por conta da praticidade e dos benefícios que vêm com ela.

    Não deixe de ler este artigo: “Como escolher a melhor plataforma de pagamentos on-line? 6 critérios imprescindíveis

    Contribuição para o crescimento das empresas parceiras

    Trabalhar com sistema “compre agora, pague depois” é também uma forma de contribuir para que as empresas dos seus parceiros de negócio cresçam.

    Permitir e facilitar o parcelamento de compras de maneira direta, a juros reduzidos e em um processo menos burocrático, pode ser a ajuda que eles precisavam para manter um fluxo de caixa saudável.

    Isso, por sua vez, costuma dar mais poder de compra para o cliente pessoa jurídica, o que pode até ajudar a fechar vendas com valores mais expressivos e aumentar a lucratividade da sua empresa.

    Potencial para aumentar a taxa de fidelização e o faturamento do negócio

    E por razões como a que acabamos de citar é que as chances de aumentar a sua taxa de fidelização e o seu faturamento se elevam.

    Ao oferecer aos seus clientes soluções que facilitam o dia a dia, atendem às necessidades, resolvem suas dores, tudo em um mesmo lugar, não há motivos para que procurem um dos seus concorrentes.

    Essa aderência às suas ofertas, produtos e/ou serviços ajuda a manter na sua base parceiros que já estão e, ao mesmo tempo, chama a atenção para que novos procurem pelas suas soluções.

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    Aprimoramento do relacionamento com os clientes

    Por fim, a soma de todas essas vantagens do “compre agora, pague depois” no mercado B2B levam ao aprimoramento do relacionamento com os clientes.

    O motivo para isso é que a sua empresa estará oferecendo aos seus parceiros de negócio uma forma de pagamento flexível, que ajuda para que mantenham o fluxo de caixa em dia, o que tende a contribuir também para suas tomadas de decisão.

    Ao entregar soluções como essas, que contribuem para o crescimento das empresas parceiras, é estabelecida uma relação de confiança maior, especialmente pelo fato de a oferta de crédito ser feita diretamente entre vocês, sem a intervenção ou análise de intermediários.

    Qual a importância dos meios de pagamento no mercado B2B?

    A jornada de compra de um cliente B2B tende a ser extensa que a de um cliente B2C. Essa trajetória mais extensa acontece porque, de modo geral, há um número maior de pessoas envolvidas na negociação.

    Antes de fazer uma aquisição para a empresa, os gestores precisam alinhar suas necessidades com setores como compras, jurídico e financeiro. Dependendo do porte da companhia e do valor dessa negociação, a aprovação de outros agentes internos também pode ser necessária.

    Uma estratégia que pode ajudar a dar dinamismo para esse processo e a diferenciar a sua empresa de outros concorrentes são os meios de pagamento disponibilizados.

    Comumente, no setor B2B os métodos de pagamento mais oferecidos e usados são o crédito comercial e tradicional, boletos bancários, transações bancárias (transferências) e cartão de crédito.

    O Buy Now, Pay Later chega como uma nova opção para expandir esse leque de meios de pagamento, possibilitando a oferta de crédito direto para o seu cliente, sem intermediários

    Essa característica ajuda a estreitar o relacionamento comercial entre empresas, pois envolve também o aumento da confiança entre as partes envolvidas e a aderência às soluções que são entregues pelo seu negócio.

    Quer conhecer outra maneira de ajudar as empresas dos seus parceiros a crescer e, ao mesmo tempo, aumentar o faturamento do seu negócio?

    Então aproveite que está aqui, no blog da Zoop, e leia agora mesmo o artigo “Crédito empresarial: o que é, quais tipos existem e como oferecer aos seus clientes?

     

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