O que é split de pagamento? Como simplificar seu negócio?

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!
Quer melhorar o fluxo financeiro de seus clientes e parceiros? Saiba que implementar soluções de automação para otimizar processos é uma iniciativa e tanto. Nesse sentido, chegou a hora de entender o que é split de pagamentos.
Esse recurso é fundamental para negócios que trabalham com algum tipo de intermediação de serviços.
A definição inclui tanto donos de salão de beleza, que redistribuem comissões aos funcionários, quanto plataformas de marketplace, que repassam valores a vendedores ou outros profissionais da cadeia.
Para sorte dos mercados que lidam com intermediários, há novas soluções tecnológicas para facilitar o trabalho e otimizar a gestão financeira.
Entretanto, dados da Workato apontam que 6% das empresas que investem em automação negligenciam a inovação quando o assunto é finanças.
Os números mostram que muitos negócios ainda vacilam quanto a investir em soluções eficientes para melhorar a gestão e o fluxo do dinheiro. Entretanto, queremos mudar essa realidade.
Neste post, você entende o que é split de pagamentos, como adequá-lo ao seu negócio e os benefícios da ferramenta para todos os envolvidos.
Confira os tópicos do artigo:
- O que é split de pagamentos?
- Como funciona um split de pagamentos?
- Quais são as vantagens do split de pagamentos?
- Como o split de pagamentos reduz custos?
- Como implementar o split de pagamentos?
- Como escolher uma infraestrutura para split de pagamentos?
Boa leitura!
O que é split de pagamentos?
O split de pagamentos, também conhecido como “split payment”, é um conjunto de APIs (Application Programming Interface) que possibilita a redistribuição automática de valores em operações financeiras.
A plataforma divide o dinheiro da transação entre um ou mais participantes de uma transação.
O split funciona por meio de regras de negócio que possibilitam uma implementação padronizada para transações em pagamentos presenciais ou online.
Exemplo: imagine um marketplace de grande porte, que reúne centenas de vendedores com produtos diversos, como eletrônicos, roupas, utensílios domésticos, entre outros.
Quando um consumidor finaliza uma compra com múltiplos itens, cada um vendido por um fornecedor diferente, o split de pagamentos entra em ação para distribuir automaticamente os valores da transação entre esses vendedores e o operador da plataforma.
A divisão é 100% automática, rápida e segura para que todos recebam sua parte sem obstáculos burocráticos.
Dessa forma, a experiência de compra é semelhante à de um e-commerce ou loja física convencional, ou seja, há transparência para quem compra e também para quem vende. Afinal, o consumidor paga apenas uma vez pelo serviço.
Já o vendedor do estabelecimento sabe imediatamente quais produtos vendeu e quanto recebeu por cada um. Não há necessidade de se perder em cálculos manuais após as transações.
Diante da autorização da operação, o split de pagamentos divide os valores de acordo com o que determinou o estabelecimento comercial. Em seguida, recolhe seu percentual e repassa o valor excedente aos intermediários.
Como não há intervenções manuais, a empresa otimiza a escalabilidade do processo (a tecnologia substitui o trabalho humano para fazer os repasses) e melhora a eficiência dos processos cotidianos.
Hoje, existem empresas que fornecem plataformas para ajudar os salões de beleza na gestão do fluxo financeiro, como é o caso da Avec:
Outro exemplo é o da Medicinae Solutions, solução respeitada na área de saúde:
Como funciona um split de pagamentos?
Os serviços de split de pagamentos determinam as políticas de divisão de valor para gerenciar percentuais predefinidos de comissionamento de uma venda.
Dessa maneira, o recurso possibilita que negócios criem regras fixas de recebimento sobre todas as vendas feitas pela plataforma em um período específico.
Configure múltiplas regras de divisão por venda e habilite modelos de comissionamento dinâmico entre diferentes recebedores.
O funcionamento é simples e prático, uma vez que facilita os processos internos. Quando o consumidor faz a escolha, decide pela compra e determina a forma de pagamento, o split entra em ação para distribuir os valores a quem deve.
A plataforma ou marketplace e seus lojistas acordam as regras de funcionamento, como percentual de comissão, taxas e responsabilidade sobre o valor de frete.
Esse processo acontece sem que o consumidor tome conhecimento, o que garante um checkout mais ágil e transparente.
Com o split de pagamentos, todos os envolvidos — seja um marketplace, ERP, automação comercial, fornecedores ou lojas parceiras — otimizam processos para focar no seu core business.
Dessa forma, você tem mais tempo para pesquisar tendências para o futuro e se concentrar no que realmente importa para aprimorar ainda mais os resultados do seu negócio.
Entenda o fluxo de um split de pagamentos:
Quais são as vantagens do split de pagamentos?
Confira os 3 principais benefícios de um split de pagamento:
- Redução de bitributação com split de pagamento.
- Lançamentos automáticos para cada operação.
- Controle dos pedidos.
Vamos falar sobre cada uma dessas opções!
1. Redução de bitributação com split de pagamento
Gerencie os pagamentos sem que o dinheiro passe pela sua conta, o que elimina a bitributação e garante eficiência fiscal.
Esse fenômeno acontece quando uma operação sofre mais de uma tributação, mesmo que só tenha um fato gerador (uma única venda).
A bitributação gera custo adicional para a empresa e prejudica a lucratividade do negócio.
Como o split divide os valores antes da liquidação do dinheiro na conta destino, esse fenômeno não se manifesta.
2. Lançamentos automáticos para cada operação
Se você realizasse manualmente cada lançamento, o processo seria lento e suscetível a falhas operacionais.
Por meio do split de pagamentos, você minimiza os erros e aumenta a agilidade com operações 100% automáticas e menos vulneráveis a falhas humanas.
Problemas de cálculos ou de redistribuição geram estresses que afetam as despesas do negócio e também comprometem a credibilidade junto a parceiros e clientes.
3. Controle dos pedidos
O lojista também conta com suporte para a identificação de recebíveis e gerenciamento de pedidos em andamento ou cancelados.
Em geral, o split de pagamentos é um recurso integrado a uma plataforma completa e com várias outras funcionalidades, o que garante a visão holística sobre os processos.
A funcionalidade ajuda a conferir, em tempo real, se a redistribuição acontece corretamente e faz ajustes sempre que necessário.
Como o split de pagamentos reduz custos?
Na prática, como o split de pagamentos reduz custos?
- Com processos mais rápidos;
- eliminação da bitributação;
- menos erros manuais;
- e alocação precisa dos recursos.
Todos esses fatores aumentam a velocidade e a eficiência, além de diminuírem o retrabalho, o que garante processos mais fluidos e controle mais assertivo das movimentações financeiras.
Como implementar o split de pagamentos?
O grande diferencial do split de pagamento é a automação que divide os valores antes que o dinheiro da transação chegue à conta destino.
Dessa forma, não é possível falar desse processo de forma manual, apenas em termos tecnológicos, o que nos leva à seguinte conclusão: para implementar o recurso, é preciso investir em uma ferramenta preparada.
Busque por plataformas de pagamento que ofereçam a solução e que tenham o respaldo necessário para alavancar o sistema financeiro da sua empresa.
Facilidade de integração, segurança, outros mecanismos de customização de cobranças, diversidade de meios de pagamentos e relatório de gestão são alguns dos diferenciais de uma boa ferramenta.
Além disso, preze por uma solução que dê total autonomia para que você personalize e gerencie as finanças da empresa de maneira conveniente às suas necessidades.
Como escolher uma plataforma para split de pagamentos?
Diante de todos esses fatores, fica claro que automatizar o processo transacional torna o gerenciamento do fluxo financeiro do seu negócio mais assertivo e dinâmico.
Afinal, dessa forma, há menos erros e você foca em identificar boas oportunidades para seu negócio
Se após aprender o que é split de pagamentos você chegou à conclusão de que precisa desse recurso para gerenciar as suas vendas, temos uma boa notícia:
Além de soluções completas em split de pagamentos, a Zoop possibilita que Marketplaces, ERPs, empreendedores e outros tipos de negócios gerenciem o fluxo transacional de seus clientes e gerem novas receitas por meio de serviços de contas digitais e antecipação de recebíveis.
Conheça nossa plataforma de pagamentos white label, que conta com tecnologias de captura para maquininhas, boletos e outros meios de pagamentos com sua própria marca.
Elimine barreiras regulatórias, custos de desenvolvimento e tempo de implementação para sua empresa crescer focada no core business.
Junte-se ao Itaú Shop, Nubank, Infracommerce e outras grandes empresas que também geram valor com serviços financeiros!
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.