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    Plataforma omnichannel de pagamento: o que é, quais as vantagens e por que utilizar?

    20 de agosto de 2020
    Por Redação Zoop
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    Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

    Uma plataforma omnichannel de pagamento é uma solução que integra meios de pagamentos físicos e digitais em um mesmo ambiente.

    Além de facilitar a gestão financeira da empresa, um dos propósitos por trás da oferta de pagamentos omnichannel é melhorar a experiência de compra do cliente.

    Esse objetivo pode ser alcançado ao possibilitar que o consumidor escolha a forma de pagamento mais adequada para ele naquele momento, atendendo, assim, as suas necessidades e expectativas.

    Com isso, o cliente se torna o foco da operação. Essa ação, por sua vez, ajuda a estreitar a relação dele com a marca e contribui para a sua fidelização. Consequentemente, quanto mais fiéis, maior a tendência de a companhia aumentar a sua lucratividade.

    Uma pesquisa do Opinion Box revelou que 87% dos consumidores preferem comprar de empresas que oferecem experiências satisfatórias, e 81% gastam mais quando vivenciam isso.

    Comportamento semelhante pôde ser visto no relatório Zendesk, denominado “Tendências da experiência do cliente 2021”.

    De acordo com o estudo, 65% dos clientes querem comprar de marcas que oferecem transações online rápidas e fáceis, e isso pode incluir diferentes pontos de contato, a exemplo da etapa de pagamento.

    Mas além de atender a essas realidades, quais outros benefícios uma plataforma de pagamento omnichannel traz para e-commerces, marketplaces, lojas físicas e seus consumidores? Como tornar essa solução parte da sua empresa? Entenda tudo agora!

    O que é uma plataforma omnichannel de pagamentos?

    Uma plataforma omnichannel de pagamentos é uma ferramenta que permite a integração dos métodos de pagamento presenciais e virtuais de um negócio.

    Uma solução desse tipo ajuda a aumentar o leque de oferta de meios de pagamento da marca, facilita o processo de pagar e de receber, e a gestão financeira da empresa.

    E-commerces e lojas físicas podem usar essa solução para melhorar as vendas diretas aos seus clientes. Já os marketplaces e ERPs se beneficiam ao aprimorar a sua oferta de serviços e a otimizar a atuação dos seus parceiros.

    Aproveite e leia também: “Integração de ERP com plataforma de pagamentos: conheça todas as vantagens dessa solução

    Como escolher uma boa plataforma omnichannel de pagamento?

    Na hora de escolher uma plataforma omnichannel de pagamento ideal para o seu negócio, você deve se atentar aos seguintes pontos:

    • verifique quais são os meios de pagamento oferecidos, afinal, quanto maior e mais moderna a oferta, melhor para a experiência de compra do cliente;
    • analise a facilidade de integração aos sistemas que a sua empresa já utiliza;
    • questione se há outras funcionalidades incluídas na solução, tais como conciliação bancária facilitada, split de pagamento, entre outros;
    • considere a facilidade operacional do sistema e o suporte oferecido pelo prestador do serviço.

    E o que é e como funciona o pagamento omnichannel?

    Pagamento omnichannel consiste na integração e na oferta de meios de pagamento físicos e virtuais a fim de melhorar a experiência do cliente.

    Para deixar o conceito mais claro, vamos usar como exemplo uma loja física. O consumidor chega para adquirir um produto que gostou e, na hora de efetuar o pagamento, prefere utilizar sua carteira digital ao invés da maquininha de cartão.

    De modo geral, no pagamento presencial o dinheiro ou cartão seriam os mais comuns a serem utilizados, concorda?

    Porém, se o estabelecimento comercial oferece opções digitais — tais como links de pagamento, QR Code e mobile payments — está entregando aos seus clientes uma solução de pagamento omnichannel e, com isso, tornando sua experiência de compra muito mais fluida e completa.

    Nas vendas digitais esse conceito também é extremamente válido. Por exemplo, o cliente pode fazer o seu pedido pelo aplicativo da empresa, como os de delivery e de transporte, e pagar a sua solicitação em dinheiro.

    Por que oferecer soluções de pagamento omnichannel?

    Mas além de possibilitar que o consumidor escolha diferentes maneiras de pagar a sua compra, trabalhar com uma plataforma omnichannel de pagamento e oferecer esse conceito vai ao encontro do atual comportamento e expectativas dos clientes.

    Uma pesquisa realizada pela CNDL, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, pelo SPC Brasil, Serviço de Proteção ao Crédito, em parceria com o Sebrae, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, mostrou que 41% dos consumidores esperam que a tecnologia traga mais autonomia em suas compras.

    Entre os entrevistados, 26% também desejam que as soluções tecnológicas gerem mais prazer ao realizarem suas aquisições.

    Um dos motivos que leva a essas expectativas é, segundo o levantamento, o fato que o uso da tecnologia gera economia de tempo (67%) e simplifica o processo de compra (61%).

    Em complemento a essa percepção dos consumidores, não podemos deixar de mencionar a pesquisa realizada pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

    O estudo apontou que os pagamentos digitais representaram 43% do consumo das famílias brasileiras no 4º trimestre de 2019. Comportamento que segue em constante crescimento, considerando que no mesmo período do ano anterior era de 38,3%.

    Aqui, vale destacar que a pandemia do novo coronavírus fomentou o uso dessas soluções, especialmente pela necessidade de evitar contato físico, a fim de evitar a proliferação do vírus.

    O uso do pagamento por aproximação, por exemplo, aumentou 694% no segundo trimestre de 2021, de acordo com outra pesquisa da Abecs. Esse percentual representa R$ 34,4 bilhões transacionados, da seguinte forma:

    • cartão de crédito: R$ 19 bi (+548,8%);
    • cartão de débito: R$ 10,6 bi (+904%);
    • cartão pré-pago: R$ 4,8 bi (+1.283%).

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    Quais as vantagens do pagamento omnichannel?

    Analisando todas essas informações é possível dizer que a primeira vantagem de trabalhar com pagamento omnichannel é a possibilidade de atender ao novo comportamento do consumidor que, por estar mais conectado, busca soluções mais ágeis e completas.

    Permitir que o cliente escolha a forma de pagamento mais adequada para o seu atual momento é outro fator que melhora (e muito) sua experiência de compra e, consequentemente, a relação que tem com a empresa.

    Para o varejo, o pagamento omnichannel — assim como todo o conceito de integração do online e do offline — traz vantagens como:

    • novas oportunidades de negócios e aumento no volume de vendas;
    • possibilidade de atender outras camadas de consumidores;
    • melhora da imagem da empresa;
    • aumento nas taxas de fidelização.

     

    Já para os clientes, o pagamento omnichannel beneficia por:

    • permitir escolher a melhor forma de pagamento;
    • oferecer uma experiência de compra ininterrupta;
    • receber um atendimento mais personalizado, ao encontro de suas necessidades;
    • proporcionar mais comodidade e agilidade para finalizar o processo de compra.

     

    Ou seja, uma plataforma omnichannel de pagamento ajuda a atender as expectativas dos clientes, mas também contribui para que nenhuma venda seja perdida, o que tende a elevar o faturamento da marca.

    Dica de leitura: “E-consumidor: quem é esse cliente e como atender às suas expectativas?

    O que mais você precisa saber sobre o varejo omnichannel?

    A adoção de uma plataforma omnichannel de pagamento faz parte do processo de integração dos canais físicos e virtuais de uma empresa.

    No varejo omnichannel essa integração também pode contemplar as soluções utilizadas para atendimento ao cliente e pontos de venda.

    Ainda que o conceito esteja claro, é comum que haja dúvidas quanto a ele. De modo geral, os questionamentos mais comuns são:

    Como funciona o omnichannel?

    Omnichannel é uma estratégia que integra diferentes canais de uma marca. Essa abordagem pode ser utilizada nos meios de comunicação e de vendas de uma empresa.

    A ideia é melhorar a experiência de compra do cliente e reduzir o máximo possível eventuais pontos de atrito.

    Como implementar uma estratégia omnichannel?

    Para implementar uma estratégia omnichannel, o primeiro passo é identificar as necessidades dos clientes. Como ele deve ser o foco das operações, conhecer bem o seu perfil e expectativas ajuda a criar ações e soluções que os atendam pontualmente.

    Em seguida, deve-se alinhar isso às ofertas da empresa, a fim de aprimorar os canais de comunicação, venda e pagamento utilizados.

    Por que trabalhar com o conceito omnichannel?

    A adoção do conceito omnichannel visa melhorar a experiência dos consumidores, otimizando os pontos de contato entre marca e clientes. Como resultado, é possível entregar mais ao público, elevar os seus níveis de satisfação e, com isso, aumentar as chances de fidelizá-lo.

    Quais os principais desafios para implementação desse conceito?

    Mas ainda que atuar com um varejo omnichannel traga diversos benefícios tanto para os estabelecimentos comerciais quanto para os consumidores, o setor ainda enfrenta alguns desafios para a implementação definitiva do conceito.

    Um deles diz respeito ao aspecto cultural. Alguns varejistas, principalmente os que trabalham de forma presencial, ainda apresentam certa resistência à integração do mundo físico ao virtual, especialmente por acreditarem que podem perder espaço.

    Outro ponto desafiante diz respeito ao tempo para essa adaptação. A pandemia do novo coronavírus, por exemplo, fez com que esse processo de digitalização do varejo se tornasse ainda mais urgente.

    Leia também: Cases de varejo: 4 empresas que se adaptaram (com sucesso) durante a quarentena do coronavírus 

    Nesse trajeto, muitos comerciantes não estavam prontos para os ajustes. No entanto, ainda assim, é essencial salientar que a não adequação pode levar à perda de vendas, considerando que o consumidor atual busca cada dia mais agilidade em seus processos.

    Entenda mais sobre esses, e outros pontos, ouvindo ao episódio do Papo na NuvemEstratégias omnichannel: a sua importância aos negócios

    Por que usar APIs na implementação de uma plataforma omnichannel de pagamento?

    Mas se o tempo de adequação é um dos desafios da implementação da estratégia omnichannel, como resolver essa questão?

    Uma das formas mais indicadas de conseguir isso é escolhendo uma plataforma de pagamentos omnichannel que, por meio de APIs, permite a integração de diferentes soluções.

    Para que você entenda melhor, API de pagamento é uma ferramenta que possibilita que duas aplicações diferentes “conversem” entre si.

    Em outras palavras, trata-se de um conjunto de instruções de programação que fazem a conexão entre plataformas distintas.

    Uma das vantagens das APIs está em poder escolher a solução que melhor atender ao seu negócio. Por exemplo, se o pagamento omnichannel que quer oferecer é o QR Code, pode adquirir somente a API voltada para ele. 

    Além disso, o uso de APIs de pagamentos também contribuem para:

    • oferecer diferentes formas de pagamento aos clientes, gerando mais valor ao seu negócio;
    • reduzir gastos, visto que são adquiridas prontas, não levando a custos com desenvolvimento;
    • otimizar a gestão financeira, por exemplo, permitindo uma conciliação bancária mais rápida, eficiente e livre de erros.

    Como começar a trabalhar com soluções omnichannel de pagamento?

    Na hora de escolher uma plataforma omnichannel de pagamento é preciso considerar questões como:

    • Quais opções de pagamento são disponibilizadas?
    • O processo de integração é fácil?
    • A solução realmente vai melhorar a experiência de compra do cliente?
    • O sistema é seguro e fácil de operar?

     

    A Zoop oferece soluções que atendem a esses e a outros quesitos. Isso é possível porque somos uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.

    Nossos produtos contribuem não apenas para trabalhar com pagamento omnichannel, mas também que qualquer negócio, de qualquer segmento, passe a atuar com uma instituição de pagamento.

    A plataforma de serviços financeiros White Label da Zoop permite a criação de serviços financeiros com a marca da sua empresa, e tudo livre de barreiras regulatórias, com custos de desenvolvimento reduzidos e com baixo tempo de implementação.

    Com isso, qualquer empresa que tenha como base de clientes outros estabelecimentos comerciais e vendedores podem resolver as dores do seu público mais pontualmente e, ao mesmo tempo, gerar uma nova receita.

    Empresas como iFood, Sympla, Avec, wiipo (spin off da Senior Sistemas, 5ª maior ERP do Brasil) e muitas outras já atuam dessa forma.

    Quer saber como tornar o seu negócio uma instituição de pagamento sem sair do seu core business? Então converse agora com um de nossos especialistas.

     

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