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Pagamento recorrente para edutech: 7 vantagens!

28 de fevereiro de 2024
Por Redação Zoop
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O pagamento recorrente para edutechs é uma forma de cobrança periódica que acontece automaticamente no meio de pagamento escolhido pelo cliente, podendo ser débito em conta corrente, cobrança no cartão de crédito e, em breve, via Pix.

Essa forma de recebimento de valores é bastante indicada para empresas que oferecem produtos e/ou serviços regulares, tais como clubes de assinatura, companhias de streaming de música e filmes, academias, escolas, universidades e afins.

Além de aprimorar a jornada de compra dos clientes, os pagamentos recorrentes ajudam a fidelizar o público, reduzir a inadimplência, melhorar a previsibilidade financeira do negócio, entre diversas outras vantagens.

Considerando que as edutechs oferecem soluções de ensino que, comumente, são periódicas, essa forma de receber pagamentos se torna um formato ideal para potencializar a atuação dessas startups que unem tecnologia e educação.

E quais seriam os outros benefícios que uma edutech pode ter ao oferecer pagamentos recorrentes aos contratantes? O que é preciso para trabalhar com essa forma de cobrança?

Essas e outras respostas sobre o tema serão dadas agora, neste artigo. Então, siga a leitura e confira agora mesmo!

O que é pagamento recorrente?

O pagamento recorrente é uma forma automática de realizar cobranças periódicas dos clientes. Em outras palavras, esse tipo de solução permite que empresas que recebem valores regulares e contínuos de seus consumidores façam isso sem precisar recorrer à interferência manual.

Se a sua edutech trabalha com a oferta de um software de gestão educacional no modelo SaaS, por exemplo, cobrando mensalidades dos usuários pelo uso dessa solução, por meio do pagamento recorrente, isso é feito de forma automatizada, prática e segura.  

Basicamente, esse processo acontece da seguinte forma: ao realizar a contratação do serviço, o usuário escolhe o meio de pagamento preferido e autoriza a cobrança durante o período de contratação e nas datas de vencimento acertadas.

A partir desse momento, nem você, nem seu cliente, precisarão tomar mais nenhuma iniciativa, visto que o pagamento acontecerá automaticamente até que haja a finalização do acordo comercial.

Principais características desse modelo de cobrança

Neste ponto, vale a pena destacarmos que essa forma de cobrança é totalmente flexível, pois ela possibilita que você defina as regras mais condizentes com o modelo de negócio da edutech.

Isto é, você pode gerar cobranças recorrentes no período que considerar adequado: quinzenal, mensal, trimestral, semestral ou anual.

A escolha dos meios de pagamento que podem ser disponibilizados também fica a seu critério, sendo os mais comuns nessa prática:

  • débito em conta corrente;
  • cobrança na fatura do cartão de crédito;
  • boleto bancário.

Futuramente, o sistema de pagamentos instantâneo também entrará nessa lista, tão logo o Banco Central libere a funcionalidade Pix Automático, prevista para este ano de 2024, conforme descrito na agenda evolutiva.

Entenda mais sobre essa possibilidade lendo o artigo: “Pix para cobrança recorrente: como usar esse sistema em assinaturas?” 

Como funciona o pagamento recorrente para edutechs?

De forma prática, o pagamento recorrente para edutechs funciona da seguinte maneira:

  • você disponibiliza para os clientes e alunos diferentes meios de pagamentos que aceitam o formato de recorrência — ou seja, aqueles que viabilizam cobranças periódicas, com os que citamos;
  • quem está contratando os serviços da edutech escolhe o método de pagamento que considera mais adequado para o momento e autoriza a cobrança automática. Dependendo da solução escolhida, pode ser necessário efetivar a liberação junto ao banco ou fintech, via app ou internet banking;
  • no prazo do contrato (um mês, trimestre, semestre, ano ou outro período), a cobrança do valor do serviço é realizada automaticamente, sem que o cliente precise realizar mais nenhuma ação. Esse processo só termina quando o contrato é encerrado por uma das partes.

Dica! Confira como pagamentos rápidos e seguros para seus clientes podem ser vantajosos para o negócio!

O que é recorrência no cartão de crédito?

A recorrência no cartão de crédito pode ser definida como um agendamento de transação financeira que acontecerá automaticamente no período e na frequência autorizados pelo titular desse meio de pagamento.

Nesse modelo de cobrança, o limite do cartão de crédito do consumidor não é comprometido, visto que ele não estará pagando o valor total da compra em partes menores, como acontece em casos de parcelamento.

Para entender melhor essa diferença, imagine que a recorrência no cartão seria como se o comprador fosse “passar” o cartão na sua edutech a cada novo vencimento, durante todo o período de validade do contrato.

Obviamente, esse é um processo que demanda tempo, não é nada prático e, ainda, compromete a experiência do cliente.

Por outro lado, a recorrência no cartão de crédito faz tudo isso automaticamente, facilitando tanto a rotina de quem paga quanto de quem recebe.

Qual a diferença entre pagamento recorrente e parcelamento?

A seguir, listamos as principais diferenças entre pagamento recorrente e parcelamento. Dessa forma, você tem uma visão mais ampla sobre essas duas opções de cobrança para a edutech e, também, mais conhecimento para explicar aos seus clientes como cada uma funciona. Veja!

  • Processo de cobrança:
    • pagamento recorrente: os valores são debitados automaticamente, de forma contínua e regular durante a validade do contrato;
    • parcelamento: o valor total da compra é dividido em parcelas, sendo que as cobranças são feitas na fatura do cliente, a qual deve ser paga até o dia do vencimento.
  • Limite do cartão de crédito:
    • pagamento recorrente: o limite do cartão de crédito do cliente não é comprometido, vantagem que pode influenciar em sua decisão de compra;
    • parcelamento: o valor total compromete o limite, o qual só é liberado conforme as faturas forem pagas.
  • Cobrança de juros:
    • pagamento recorrente: não há juros nessa forma de cobrança, outra ótima vantagem para os consumidores;
    • parcelamento: pode haver cobranças de juros e taxas, conforme as regras do banco, fintech ou instituição de pagamento.
  • Meios de pagamento:
    • pagamento recorrente: além do cartão de crédito, aceita débito em conta corrente, boleto bancário e, futuramente, Pix;
    • parcelamento: limitado ao cartão de crédito.

Aproveite e leia também: “Pix, cartão de crédito ou débito: qual a forma de pagamento mais segura e como se proteger contra golpes?

Por que o pagamento recorrente para edutechs vale mais a pena?

Entre o parcelamento no cartão de crédito e o pagamento recorrente para edutechs, essa segunda opção tende a ser mais interessante pelos seguintes motivos:

  • é mais vantajosa para os clientes, pois não compromete o limite do cartão, nem incide cobrança de juros;
  • gera muito mais previsibilidade de receita do negócio, o que é ideal para planos de assinatura;
  • reduzir a inadimplência com pagamento recorrente é mais fácil do que com cartão, pois uma vez autorizado o débito pelo cliente, o processo é feito automaticamente. Já no cartão há o risco de chargeback.

7 vantagens do pagamento recorrente para edutechs

J que estamos falando dos pontos positivos do pagamento recorrente para edutechs, confira as principais vantagens que seu negócio pode obter ao adotar esse meio de pagamento:

  1. redução da taxa de inadimplência;
  2. previsibilidade de receita mais precisa;
  3. aumento do nível de segurança;
  4. melhora da experiência do cliente;
  5. aumento do poder de atração e de fidelização;
  6. otimização de tempo e de recursos financeiros;
  7. suporte para a escalabilidade do seu negócio.

Confira os detalhes!

1. Redução da taxa de inadimplência

Assim como acabamos de comentar, reduzir inadimplência com pagamento recorrente

é mais simples, pois os valores são debitados automaticamente, sem interferências humanas. Isso também evita que o cliente esqueça de fazer o pagamento.

Seja para realizar a cobrança direta de alunos (pessoas físicas) ou de outras empresas que contratam as soluções e tecnologia que sua edutech oferece, o índice de inadimplência pode ser reduzido ou totalmente zerado.

2. Previsibilidade de receita mais precisa

Tanto as edutechs que atuam no formato SaaS quanto as que cobram mensalidades dos alunos conseguem prever mais pontualmente seus faturamentos com esse sistema de cobrança.

Afinal, terão certeza de que aqueles clientes que estão na base realizarão o pagamento, visto que esse será automático.

3. Aumento do nível de segurança

Esse conceito beneficia a edutech e, também, seu público. Para a empresa, há a certeza de recebimento dos valores. E, para os clientes, há o conforto de não ter que usar o meio de pagamento preferido a todo momento, evitando expô-lo a eventuais riscos cibernéticos ou mesmo furtos e roubos físicos, por exemplo.

4. Melhora da experiência do cliente

As cobranças recorrentes melhoram a experiência do cliente por serem práticas, seguras e rápidas. Elas dispensam a necessidade de acompanhamento contínuo e, dependendo do meio de pagamento utilizado, podem gerar diversas outras vantagens.

Se for via cartão de crédito, por exemplo, há a chance de juntar pontos, que podem ser usados em outras situações oferecidas pela operadora, via cashback, inclusive.

5. Aumento do poder de atração e fidelização

Pelas mesmas características que acabamos de citar, as cobranças recorrentes aumentam o poder de atração e fidelização da edutech. Afinal, você estará disponibilizando para seu público-alvo um recurso moderno, extremamente fácil de ser usado e que facilita o dia a dia de todos.

6. Otimização de tempo e recursos financeiros

Sua gestão financeira é aprimorada, pois é preciso dedicar menos tempo para realizar as cobranças de mensalidades de alunos e clientes, por exemplo. Você também não tem gasto com aluguel de máquinas de cartão ou outros equipamentos relacionados, já que todo o processo é realizado digitalmente.

7. Suporte para a escalabilidade do seu negócio

O pagamento recorrente para edutechs é ideal para acompanhar o crescimento da sua empresa sem gerar aumento de trabalho para o time financeiro. 

Essa forma de cobrança também é flexível e adaptável para diferentes ofertas de cursos e soluções, assim como ajuda a atender variados grupos de consumidores, incluindo os que não têm cartão de crédito ou não querem usar o limite para esse tipo de contratação.

Como implementar o pagamento recorrente em edutechs?

Para trabalhar com essa solução, você precisa de uma plataforma de pagamentos recorrentes, que é uma ferramenta que viabiliza essa forma de cobrança na sua edutech.

Essa plataforma pode ser integrada aos sistemas que já são utilizados no negócio ou operada à parte. Cada uma dessas versões tem seus prós e contras e, para escolher a ideal, considere critérios como:

  • meios de pagamentos oferecidos pela ferramenta;
  • capacidade de receber novos métodos de pagamento conforme forem lançados;
  • taxas e tarifas cobradas pelo uso do sistema;
  • suporte oferecido;
  • entre outros.

O Zoop Payments é uma dessas plataformas! Com ela, sua edutech recebe pagamentos recorrentes de maneira simples, rápida e segura. 

Tudo acontece por meio de APIs, pelas quais é possível criar uma solução que permite o gerenciamento de clientes, produtos e formas de pagamento na frequência que sua empresa precisa.

Com o Zoop Payments, você também consegue embarcar os principais meios de pagamento, como Pix, boleto, cartão de crédito, débito, vouchers e mais. E tudo isso sem se preocupar com barreiras regulatórias!

Não perca mais tempo. Dá um Zoop no seu negócio!

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