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    Como reduzir a inadimplência? 7 melhores dicas!

    28 de agosto de 2025
    Por Redação Zoop
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    Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

    Descobrir como reduzir a inadimplência é uma medida estratégica e essencial para a saúde financeira de qualquer negócio. Afinal, a falta de pagamentos na data correta prejudica o planejamento, assim como pode levar a um aumento de taxas de cancelamento de serviços (churn rate) e maiores perdas monetárias.

    Sem um bom controle de inadimplência, também fica difícil fazer previsões orçamentárias e tomar decisões orientadas a dados, pois não há certeza de qual receita a empresa é capaz de gerar a cada mês.

    Porém, para evitar os impactos negativos da falta de pagamento por parte dos clientes, é fundamental adotar uma série de medidas, inclusive preventivas, como a execução dos 4 passos de um roteiro de cobrança.

    Não sabe como executar? Sem problemas! Continue a leitura e entenda o que é inadimplência, como controlá-la, como funciona a régua de cobrança e qual é o melhor plano de ação para reduzir esse índice no seu negócio!

    O que é inadimplência?

    Inadimplência é a falta de cumprimento de uma obrigação financeira, ou seja, quando o cliente não realiza o pagamento de uma conta ou dívida até a data de vencimento. Esse cenário afeta pessoas e empresas, e gera sérias consequências para a economia e o fluxo de caixa.

    Dados recentes da Serasa mostram a dimensão desse problema no Brasil. Conforme o Mapa de Inadimplência e Negociações de Dívidas, em junho de 2025, houve crescimento no volume de inadimplentes no país.

    No total, foram 77,8 milhões de brasileiros endividados, um aumento de 1,04%, em comparação com maio.

    O valor médio de cada dívida no mês de junho de 2025 ficou em R$ 1.567,05 (+0,54%), e a média por pessoa em R$ 6.128,26 (+1,51%).

    Entre as principais dívidas estão:

    • bancos/cartões de crédito: 27,5%;
    • contas de consumo (como água e luz): 20,7%;
    • contratos com financeiras: 19,4%;
    • contratação de serviços diversos: 11,8%.

    Sugestão de leitura: “Pagamento recorrente: como ajuda a reduzir a inadimplência escolar?

    Quais são as principais causas da inadimplência?

    Compreender as causas da falta de pagamento por parte dos clientes é o primeiro passo para descobrir como reduzir a inadimplência. Afinal, ao conhecer o motivo, o plano de ação para diminuir esse índice torna-se muito mais direcionado e, por consequência, mais efetivo.

    As razões pelas quais uma pessoa deixa de honrar um compromisso são diversas e, muitas vezes, complexas.

    Em geral, envolvem fatores externos, como crises econômicas e desemprego, e internos, como a má gestão financeira pessoal ou a falta de comunicação e flexibilidade por parte de quem cobra.

    Quando os clientes são pessoas físicas, a falta de pagamento pode ser decorrente de uma emergência, como um problema de saúde. A perda de renda, o descontrole de gastos, a falta de educação financeira e o acúmulo de dívidas também são fatores comuns.

    Porém, se o negócio lida com outras empresas (mercado B2B), as causas podem estar relacionadas a:

    • processo de cobrança ineficiente;
    • poucas opções de pagamento;
    • dificuldades no atendimento ao cliente;
    • relacionamento comercial ruim.

    Adotar as melhores ações para reduzir a inadimplência passa por identificar e entender a fundo cada uma dessas razões, por meio do conhecimento do perfil do público-alvo da empresa, seus costumes, hábitos e preferências de pagamento.

    Dica! Entenda melhor esse último ponto no artigo: “Meios de pagamento mais usados no Brasil”, que apresenta dados da pesquisa que realizamos em parceria com a PiniOn.

    Quais são os impactos da inadimplência no seu negócio?

    Os impactos da inadimplência em uma empresa não se resumem à perda financeira e incluem uma série de prejuízos que comprometem a saúde e o crescimento do negócio, como:

    • comprometimento do fluxo de caixa: a falta de pagamentos dificulta o cumprimento de obrigações, como salários e impostos, e pode até mesmo paralisar as operações;
    • aumento dos custos operacionais: o processo de cobrança consome tempo e recursos da equipe. Além disso, a empresa pode ter que pagar juros e taxas para obter capital de giro;
    • falhas na execução do planejamento financeiro: a receita incerta, devido à inadimplência, impossibilita planos em longo prazo e afeta a tomada de decisões estratégicas sobre investimentos;
    • diminuição do acesso ao crédito: um alto índice de inadimplência torna a empresa menos atrativa para bancos e investidores, o que dificulta a obtenção de crédito futuro.

    Como identificar a inadimplência na sua empresa?

    Não há como reduzir a inadimplência da sua empresa sem antes identificar esse problema, o qual não se resume a notar um pagamento atrasado. Na prática, o processo de identificação envolve a criação de mecanismos de monitoramento para antecipar a questão e agir de forma proativa.

    Uma das formas mais eficazes é o acompanhamento constante das contas a receber por meio de um bom sistema de gestão financeira, como o que a Zoop oferece, que gera relatórios precisos.

    Essa visão geral permite a identificação imediata de pagamentos atrasados e a análise de quais clientes ou segmentos causam mais problemas desse tipo.

    Você também deve utilizar indicadores de desempenho (KPIs) específicos, principalmente o índice de inadimplência, que mede a porcentagem de receita que não foi paga no prazo.

    Acompanhar a evolução desse indicador ao longo do tempo ajuda a prever tendências e tomar decisões mais acertadas.

    Ao adotar boas ações para reduzir a inadimplência, você também aprofunda a análise do comportamento do cliente, como o histórico de pagamentos e a frequência de atrasos. Essa percepção permite criar um plano mais eficaz e personalizado, com a aplicação de medidas de cobrança preventivas e uma comunicação mais assertiva.

    O que não pode faltar em um plano de ação para inadimplência?

    Um bom plano de ação para inadimplência deve incluir um conjunto de estratégias para antecipar e gerenciar pagamentos atrasados. Idealmente, deve ter como base três pilares: prevenção, acompanhamento e cobrança.

    Prevenção

    Analise o perfil de crédito de novos clientes, ofereça diversas opções de pagamento e mantenha uma comunicação transparente sobre prazos e condições. O objetivo é reduzir a chance de quem comprou se tornar inadimplente logo no início da relação comercial.

    Acompanhamento

    Monitore constantemente as datas de vencimento e envie lembretes de forma automática. O uso de uma régua de cobrança (que veremos mais adiante) é fundamental nesse pilar.

    Cobrança

    Essa etapa deve ser um processo estruturado e profissional, com diferentes abordagens, conforme o tempo de atraso.

    Os 4 passos de um roteiro de cobrança, que incluem aviso de vencimento, notificação de atraso, cobrança efetiva, negociação e acordo, são uma ferramenta valiosa nesse momento.

    Além disso, oferecer a possibilidade de negociação e renegociação de dívidas deve fazer parte do seu plano de ação, pois é uma forma de potencializar os resultados da estratégia.

    Contudo, há mais algumas medidas que vale a pena adotar. No próximo tópico, você confere as melhores dicas de como reduzir a inadimplência nas empresas. Antes, fique com esta dica de leitura: “O que é adimplência? Como aumentar o número de clientes adimplentes?

    Como reduzir a inadimplência nas empresas? 7 dicas!

    O passo a passo de como reduzir a inadimplência nas empresas inclui diferentes abordagens executáveis paralelamente. Ao trabalhá-las juntas, há mais chances de alcançar resultados melhores. Veja a seguir as mais importantes.

    1. Descubra o que impulsiona o índice de inadimplência

    Como primeiro passo de qualquer planejamento, é importante fazer uma avaliação geral da atual situação de pagamentos e cobranças da sua empresa.

    Nesse ponto, além de avaliar o que já faz para garantir a eficácia do recebimento dos valores, como a oferta de pagamentos recorrentes, é fundamental entender por que essas medidas não funcionam e o que leva tantos clientes a esquecerem ou a não desejarem mais pagar pelo seu serviço.

    Buscar um feedback por meio de uma pesquisa de e-mail, ou utilizar outros canais de comunicação para melhorar o contato com os consumidores, são boas maneiras de descobrir o que impulsiona a falta de pagamento, assim como definir o índice de inadimplência geral.

    O fato é que, geralmente, poucas opções de métodos de pagamento ou a inacessibilidade a uma área de checkout intuitiva e de fácil manuseio, tendem a ser fatores agravantes da inadimplência. Por esse motivo, falaremos sobre essas questões separadamente nas duas próximas dicas.

    2. Ofereça uma área do cliente acessível e intuitiva

    Se você deseja aprender como reduzir a inadimplência no seu negócio, saiba que oferecer uma boa área de pagamento, acessível por diferentes meios, como site e app, e com diversas funcionalidades, é uma ótima ação.

    Com essa oferta, além de proporcionar ao cliente um acesso fácil e intuitivo, no qual pode gerenciar todo o histórico de pagamentos passados e futuros, você também economiza bastante em diversos processos burocráticos, como:

    • reenvio de segunda via de fatura;
    • alteração do meio de pagamento;
    • pedido de extratos.

    Ao entregar mais autonomia ao cliente, a sua empresa oferece a ele a oportunidade de acompanhar as próprias pendências de perto e decidir a melhor forma de efetuar os pagamentos. Essa dinâmica tende a estimular o cumprimento do compromisso financeiro assumido.

    3. Aumente as possibilidades de forma de pagamento

    Quanto mais possibilidades de pagamento sua empresa oferecer, menos desculpas seu cliente terá para não pagar o serviço em dia.

    Afinal, durante um período duradouro de assinaturas, muitas variáveis podem surgir e tornar o consumidor inadimplente.

    Por exemplo, caso ele seja adepto do débito em conta, pode ser que alguma irregularidade na conta-corrente não permita a liquidação da compra.

    Entretanto, quando o cliente tem outras opções de pagamento, como cartão de crédito, boleto bancário e Pix, o risco de não pagar em dia diminui.

    Inclusive, se você alinhar essa dica de como reduzir a inadimplência à segunda que demos, os consumidores dos seus produtos/serviços podem mudar o método da transação e datas de vencimento em poucos cliques. Essa medida melhora a experiência de compra e ajuda a evitar a falta de pagamentos.

    4. Proponha acordos para não perder o cliente

    Mandar avisos com condiçõeslimite de pagamento atreladas à suspensão temporária do serviço, caso não sejam cumpridas, muitas vezes é uma ação necessária, além de um bom exemplo de método de cobrança.

    Entretanto, caso perceba resistência por parte do cliente e sinais de que ele desistirá do serviço, a melhor abordagem passa a ser a proposição de um novo acordo com condições especiais e um novo contrato de fidelização.

    Essa é uma dica de como reduzir a inadimplência sem comprometer o relacionamento que também ajuda a pavimentar o caminho para a retenção. No final, tanto o cliente quanto a empresa saem mais satisfeitos.

    Para diminuir a probabilidade de essas abordagens darem errado, adote os 4 passos de um roteiro de cobrança:

    1. Aviso de vencimento: envie lembretes amigáveis, por e-mail ou SMS, por exemplo, antes do vencimento, para evitar esquecimentos por parte do cliente;
    2. Notificação de atraso: após o prazo, envie uma notificação de atraso com informações claras sobre a dívida e as opções de pagamento;
    3. Cobrança: faça um contato direto, como por telefone, para entender o motivo do atraso e propor uma solução;
    4. Negociação e acordo: sugira um acordo para quitação da dívida, com uma proposta que seja atrativa para o cliente e sustentável para a empresa.

    5. Tenha critérios para conceder crédito

    Para aprender como reduzir a inadimplência com eficiência, também é preciso entender a necessidade de agir antes da ocorrência desse problema.

    Analisar o risco de crédito do cliente é uma das medidas mais preventivas. Significa verificar o histórico financeiro, consultar serviços de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, e até mesmo avaliar a capacidade de pagamento.

    A concessão de crédito de forma irresponsável, sem a devida análise, aumenta consideravelmente as chances de não pagamento.

    Por outro lado, ao estabelecer critérios claros e consistentes, você seleciona clientes mais confiáveis, diminui a probabilidade de se deparar com pagamentos atrasados e, consequentemente, reduz o índice de inadimplência geral.

    6. Adote uma régua de cobrança

    Régua de cobrança é um plano automatizado de comunicação com o cliente que define o tipo de contato e o momento certo para interagir sobre um pagamento.

    Essa prática estabelece uma sequência de mensagens, por canais como e-mail, SMS e WhatsApp, para lembrar o consumidor do compromisso financeiro que assumiu, antes e após o vencimento.

    A régua de cobrança opera de forma escalonada e começa com lembretes sutis e, se necessário, avança para comunicações mais diretas.

    Modelo de régua de cobrança

    Para ficar mais fácil entender, veja este modelo de régua de cobrança:

    • pré-vencimento (três dias antes): disparo de um e-mail ou SMS amigável para lembrar o cliente sobre o vencimento próximo;
    • pós-vencimento (um dia após): envio de uma notificação de atraso, com o valor da dívida e um link para pagamento;
    • pós-vencimento (três a cinco dias após): contato telefônico para entender o motivo do atraso e oferecer suporte na regularização;
    • pós-vencimento (sete a dez dias após): envio de uma nova comunicação que destaque as consequências do não pagamento e a possibilidade de negociação;
    • pós-vencimento (30 dias após): a dívida é repassada para uma empresa de cobrança ou o nome do cliente é negativado nos órgãos de proteção ao crédito.

    Você pode seguir exatamente esse modelo de régua de cobrança, ou adaptar o fluxo de acordo com o seu modelo de negócio e valor da dívida do cliente. O importante é encontrar um formato que amenize o impacto financeiro para a sua empresa e estimule o pagamento.

    E uma dica extra: ao automatizar esse processo, você economiza tempo da sua equipe, aumenta a eficiência do processo e melhora a experiência do cliente.

    Descubra como no artigo: “Sistema de cobrança automatizado: como agiliza a gestão financeira?

    7. Invista em uma ferramenta com automação

    A tecnologia atua como uma grande aliada de quem busca meios de como reduzir a inadimplência. Um exemplo são as ferramentas de pagamento recorrente que realizam cobranças automáticas diretamente na conta do cliente, na data de vencimento.

    Esse recurso é extremamente valioso, inclusive para melhorar a experiência de compra do cliente, que praticamente não terá esforço algum para fazer o pagamento no prazo.

    Com o consumidor mais satisfeito, a tendência é o aumento da taxa de retenção em longo prazo. Além disso, as ferramentas de automação geram relatórios e dados que aprimoram o planejamento financeiro e a previsão orçamentária, o que os torna mais confiáveis de seguir.

    Não deixe de conferir: “Processos financeiros: 9 vantagens de automatizá-los + dicas!

    Como a Zoop ajuda no controle de inadimplência?

    A Zoop ajuda no controle de inadimplência ao oferecer soluções de pagamento que automatizam cobranças, otimizam a gestão das transações comerciais e permitem oferecer aos clientes diferentes métodos de pagamento.

    Com a nossa plataforma de pagamentos online, você e seu time controlam toda a cadeia de recebimento de valores, simplificam processos e constroem fluxos financeiros personalizados.

    O grande diferencial da Zoop é a capacidade de ajudar a sua empresa, por meio da automação, a aprimorar as estratégias de como reduzir a inadimplência sem comprometer o relacionamento com o cliente.

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