Payment Revolution 2023: como foi a participação da Zoop no evento?
No dia 1° de agosto, Fabiano Cruz, cofundador e CEO da Zoop, participou do painel “Além das Fronteiras: o que podemos esperar da transformação da IA no mercado de pagamentos em 2024”, no evento “Payment Revolution”, promovido pela StartSe.
Entre os pontos abordados no bate-papo, os destaques foram o fato que a Inteligência Artificial (IA) ainda agregará muito à indústria de serviços financeiros e que essa tecnologia não substituirá a participação humana nas inovações.
O tema é bastante amplo e abre margem para variados debates. Prova disso é que o Payment Revolution 2023 contou com dois palcos e mais de 30 convidados, que conversaram sobre a eficiência, conveniência e segurança da aplicação da IA nas soluções voltadas para os meios de pagamentos.
Confira, agora, como foi a participação da Zoop no evento e, ainda, como a fintech brasileira líder em tecnologia para serviços financeiros embarcados está se preparando para esse futuro.
Insights do Payment Revolution sobre a relação entre IA e serviços financeiros
Não é de hoje que a Inteligência Artificial é utilizada para aprimorar produtos e serviços financeiros. E, naturalmente, esse foi um dos temas abordados no evento Payment Revolution.
Um bom exemplo é o uso dessa tecnologia na criação e desenvolvimento de sistemas antifraudes, os quais analisam e consideram padrões de comportamento para identificar possíveis golpes financeiros.
Todavia, é fundamental destacarmos que, por mais que aplicações como essas já tenham gerado muitas melhorias para esse mercado, elas nem se comparam ao que está por vir.
Conforme comentado pelo CEO e cofundador da Zoop, Fabiano Cruz, durante o painel do Payment Revolution, o que achamos que foi transformador para a indústria de serviços financeiros nos últimos 10 anos nem se compara ao que está por vir na próxima década.
Entre os fatores que levam a essa expectativa estão o volume cada vez maior de dados disponíveis que podem ser usados a favor da criação de novas soluções financeiras e, também, os novos modelos de IA.
Ambos têm enorme potencial para fomentar a criação de novos métodos, modelos e poder computacional maior do que o usado atualmente. Com isso, as empresas desse mercado terão muito mais possibilidades de atuação e poderão melhorar a satisfação de seus clientes.
“Esqueçam que IA existe há 20 anos e esqueçam quem pensa que ChatGPT é modinha, porque isso vai transformar o nosso mercado. Se você não está fazendo o básico, você está fora. Estamos no capítulo um de um livro muito grande; tem muita coisa para acontecer ainda.” — Fabiano Cruz
Sugestão de leitura: “Inteligência Artificial nos bancos: como essa solução ajuda a reduzir custos e aumentar a receita”
Quais são os principais desafios da Inteligência Artificial?
Para chegar a esse cenário indicado pelo CEO da Zoop, existem alguns desafios que precisam ser superados. Um deles é a democratização do acesso e uso da Inteligência Artificial por empresas de pequeno porte.
Uma maneira de resolver essa questão é por meio das fintechs, startups de serviços financeiros que entregam a tecnologia necessária para que negócios dos mais variados segmentos possam fazer parte do mercado financeiro.
Na prática, as fintechs chegam preenchendo as lacunas deixadas pelo modelo financeiro tradicional, entregando soluções semiprontas, personalizáveis e fáceis de usar a companhias menores, inclusive aquelas que não são nativas desse setor — a exemplo das soluções oferecidas pela Zoop.
Dica! Aproveite e leia também este artigo: “Fintech as a Service: a melhor opção para entrar no setor financeiro!“
De que maneira a IA deve ser usada na indústria de serviços financeiros?
Outro importante ponto debatido pelos participantes do painel do Payment Revolution foi a necessidade de a Inteligência Artificial não ser usada apenas como mais uma tecnologia.
Para realmente promover as mudanças e transformações esperadas para o mercado de serviços financeiros, é essencial que a IA seja utilizada como uma estratégia para resolver os problemas identificados pela empresa.
Por esse motivo, o uso amplificado da Inteligência Artificial nessa indústria deve partir do entendimento mais amplo e preciso do funcionamento do setor de atuação da companhia.
Em seguida, os gestores precisam identificar as dificuldades, dores e necessidades dos clientes e do próprio negócio. Por fim, o ideal é encontrar oportunidades de uso da IA como meio para entregar mais valor aos consumidores diante dos produtos e/ou serviços oferecidos.
Porém, esses passos esbarram em uma dúvida: como fica a participação humana em todo esse cenário de inovação?
Quanto a isso, os participantes do painel foram unânimes: IA e humanos devem trabalhar juntos. Somente essa parceria garantirá o sucesso das estratégias. Tanto que Fabiano destacou: “É a dobradinha entre a IA e o ser humano que vai ganhar; e muito mais que IA sozinha”.
A ideia, portanto, é usar essa tecnologia como uma ferramenta, não como o meio ou o fim das inovações. Isso é fundamental porque os sistemas não têm vida, criatividade ou feeling. Essas características só são encontradas em quem está operando as soluções de IA.
Outras tendências apontadas no Payment Revolution 2023!
Além da relação entre Inteligência Artificial e serviços financeiros, diversas outras tendências foram apontadas durante o Payment Revolution 2023.
Sobre isso, vale destacarmos que as inovações no mercado financeiro precisam acontecer não apenas decorrente da chegada de novas tecnologias, mas, principalmente, como um ajuste necessário para se adequar ao comportamento dos usuários, que muda constantemente.
Por esse motivo, as empresas do setor de pagamento precisam se atentar a tendências como:
- pagamento via identidade: a ideia é a vincular credenciais de identidade dos consumidores aos meios de pagamento, a fim de entregar uma experiência realmente alinhada às características e necessidades de quem está pagando;
- democratização de crédito via Machine Learning: utilizando o aprendizado de máquina como recurso tecnológico para promover previsibilidade e adaptabilidade na oferta de crédito;
- uso mais expressivo das carteiras digitais: como um meio de pagamento prático, rápido, dinâmico e seguro;
- embedded finance: incorporação de produtos e serviços financeiros ao portfólio de companhias que não são nativas desse setor, a exemplo das varejistas, a partir de tecnologia oferecida por fintechs;
- amplificação do Pix: com a inclusão das novas funcionalidades do sistema de pagamentos instantâneo que serão lançadas pelo Banco Central aos meios de pagamento do negócio;
Dica! Aproveite e confira como funciona o Pix da Zoop, solução completa para pagamento online e presencial.
Como a Zoop está se posicionando frente a esse cenário?
Inovar na oferta de produtos e serviços financeiros faz parte do DNA da Zoop. E, nesse uso mais amplificado da Inteligência Artificial, a fintech está desenvolvendo um novo produto.
Em fase piloto, Fabiano anunciou durante o Payment Revolution uma nova solução que está sendo chamada de “Data Sense“. Consiste em um recurso de rastreamento de hábitos de consumo, que fará uma ponte entre o mundo físico e o digital para segmentar dados de compras e clientes.
Conforme explicado pelo representante da Zoop no evento, a proposta dessa ferramenta é entregar muito mais valor ao estabelecimento comercial, por intermédio de um CRM avançado e baseado em IA, que identificará quem é o cliente e sua evolução de consumo.
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