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    empreendedorismo

    O que são canais de venda? Veja a importância de escolher os certos para seu negócio

    18 de agosto de 2022
    Por Redação Zoop
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    Uma empresa que sabe identificar quais são os principais canais de vendas para levar seu produto ao público-alvo tem um recurso eficiente e valioso a seu favor para dar mais eficiência às estratégias de marketing.

    Afinal, imagine a seguinte situação: uma companhia tem um produto revolucionário a seu favor, mas as vendas nunca engrenam e muitos clientes em potencial nunca ouviram falar a respeito da marca ou, caso conheçam, não sabem como ter acesso aos produtos.

    Esse é um problema clássico de uma empresa que investe em boas estratégias de canais de vendas ou de marketing e, por isso, nunca chegam aos resultados esperados.

    Diante disso, preparamos esse conteúdo para que você entenda as consequências de não saber o que são canais de vendas e como pensá-los de maneira estratégica vai fazer você fugir de situações como a citada logo acima.

    Leia até o fim para saber mais!

    O que são canais de vendas?

    Os canais de vendas são os espaços ou meios pelos quais ocorre o match final entre a empresa e seus clientes, isso é, pelos quais o negócio é fechado e o consumidor consegue adquirir os produtos negociados.

    Ter esses canais bem escolhidos, estruturados e divulgados é um ponto fundamental que já vem sendo apontado desde a consolidação da teoria do mix de marketing (ou dos 4Ps da publicidade), popularizada pelo norte-americano Philip Kotler.

    Os canais de vendas, nesse sentido, pode ser pensado como um dos quatro Ps: a praça. Esse termo representa o lugar ou ambiente em que o produto oferecido pela marca vai ser negociado.

    Nesse sentido, o ponto-chave por trás de uma boa estratégia de canais de vendas é levar os meios de conversão para onde o cliente está, seja no ambiente físico, por meio de lojas e outros estabelecimentos comerciais, ou pelos meios digitais, disponibilizado o catálogo de produtos e os meios de pagamento em espaços facilmente acessíveis.

    No final de contas, ter um ótimo produto, mas não investir nos canais de vendas e de divulgação que seus clientes estão, é como comprar roupas de frio para o verão no Rio de Janeiro.

    E, como vimos no exemplo da nossa introdução, o impacto negativo vai repercutir na pouca eficácia das vendas.

    Quais são os tipos de canais de vendas?

    Há, basicamente, dois tipos de canais de vendas: os físicos e digitais. Vamos falar um pouco sobre cada um deles:

    • Físicos: são os canais de vendas mais tradicionais e, com o perdão da gíria, no qual os fechamentos de negócios ocorrem “ao vivo e a cores”.  Eles são, basicamente, os estabelecimentos físicos, como: loja das marcas, supermercados, feiras livres, stands de vendas, dentre outros.
    • Digitais: já os canais de vendas digitais são os que vêm ganhando corpo nas últimas décadas em virtude da transformação digital. Aqui o grande destaque fica para os sites de e-commerce, redes sociais, aplicativos das marcas, dentre outras possibilidades. 

    Omnicalidade dos canais 

    O fato é que o grande salto proposto pela transformação digital é a integração dos canais de vendas viabilizados por uma estratégia chamada omnicanalidade (ou omnichannel). Esse mecanismo permite que todos os canais de vendas sejam integrados de maneira sistêmica.

    O objetivo aqui é garantir uma melhor experiência do cliente por meio de canais de vendas, marketing ou comunicação que dialogam entre si, o que garante um atendimento mais orgânico, fluido conectado desde os primeiros contatos com a marca até o fechamento da compra.

    Esse processo permite, por exemplo, que um cliente faça o pedido de compra e o pagamento do produto pela internet e agende a retirada em uma loja física. Como podemos ver, há uma integração possível até entre dois tipos de canais de vendas diferentes.

    Como montar uma estratégia de canais de vendas eficiente?

    A pedra fundamental que é base de qualquer estratégia de canais de vendas eficiente é conhecer bem seu público-alvo. 

    Nesse sentido, é necessário monitorar sua jornada de compra, descobrir quais são suas principais necessidades e quais são os melhores meios tanto de entrar em contato com eles e divulgar a marca, como também para que ele possa fechar negócio com mais agilidade e praticidade.

    Por exemplo, não faz sentido investir tubos de dinheiro em canais de vendas digitais se o seu público-alvo é composto de pessoas cujo perfil de consumo é mais voltado para comprar presenciais em loja física ou até por telefone.

    Por isso, quanto melhor você conhecer o padrão de comportamento e as necessidades de seus consumidores, você descobrirá em quais canais eles estão presentes para que possam ter acesso aos seus produtos.

    Ferramentas para pagamentos

    Esse conhecimento do público é fundamental até para que não haja exageros na diversificação dos canais de vendas. Afinal, seu negócio pode ter um público majoritariamente (ou até integralmente) digital e, nesse saco, a solução mais eficiente seria centralizar os canais nesse espaço.

    Afinal, já existem plataformas de pagamento online que oferecem vastas opções aos clientes, como:

    • pix;
    • boleto bancário;
    • cartão de débito e crédito;
    • GooglePay e ApplePay.

    Dessa forma, o consumidor pode escolher a maneira mais agradável para fechar sua compra. 

    Um exemplo de ferramenta que oferece essa diversidade é a Zoop Payments. Por meio de um dashboard centralizado, é possível gerir todas as operações de pagamento, mesmo em caso de métodos diferenciados, em um único lugar só.

    Esses recursos combinados são excelentes tanto para os clientes quanto para o setor financeiro das companhias, que podem gerenciar os recebimentos de maneira mais eficiente e organizada.

    Esperamos que tenham gostado do nosso conteúdo exclusivo sobre os principais canais de vendas e a importância deles para seu sucesso. Até a próxima!

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