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    empreendedorismo

    Datas comemorativas no comércio: como vender mais? GUIA!

    24 de setembro de 2025
    Por Redação
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    Um dos segredos para vender mais em 2026 é explorar o potencial das datas comemorativas no comércio. O motivo é que, nesses dias, os consumidores estão mais propensos a comprar, seja para presentear outras pessoas, a si ou para aproveitar ofertas e descontos exclusivos para o período.

    Segundo um levantamento da Agência Sebrae de Notícias, há mais de 50 datas de venda sazonal que despertam o interesse dos brasileiros e aumentam o engajamento tanto nas lojas físicas quanto virtuais.

    Para aproveitar todas essas possibilidades de venda, o primeiro passo é montar um calendário comercial para 2026 alinhado com o perfil do seu negócio e do seu público-alvo. 

    Em seguida, é crucial adotar uma série de medidas para absorver a alta demanda, como planejamento de estoque, plano logístico, treinamento da equipe e definição de estratégias de marketing.

    Quer beneficiar o seu negócio com todo o poder das datas comemorativas para o comércio? Então, siga a leitura deste guia completo e descubra como!

    Qual a importância das datas comemorativas para o comércio?

    As datas comemorativas para o comércio são importantes porque oferecem excelentes oportunidades de atrair clientes e, consequentemente, vender mais. Uma das principais razões é que esses dias acompanham uma atmosfera festiva e emocional que estimula as compras, além de se alinharem às tradições e cultura dos brasileiros.

    No Dia das Mães, Dia dos Pais e no Dia das Crianças, por exemplo, é costume presentear os familiares, nem que seja com uma “lembrancinha”. 

    Para você ter uma ideia do impacto de uma data sazonal no comércio, os dados do painel Hora a Hora da Confi.Neotrust revelaram que a Black Friday de 2024 fechou com R$ 9,38 bilhões de faturamento. O valor representa uma alta de 10,7% em comparação ao mesmo evento em 2023.

    Outra prova do reflexo das datas comemorativas no comércio é o resultado da pesquisa  Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) para o Natal de 2024. Segundo o levantamento, houve um aumento de 3,4% nas vendas presenciais e de 2,9% no e-commerce.

    Esses números comprovam que preparar adequadamente o seu negócio para cada venda sazonal de 2026 é a melhor forma de aumentar o faturamento!

    Sobre esse assunto, não deixe de ler: Como vender mais no Dia dos Namorados? 5 dicas!

    Calendário comercial 2026: datas-chave para se ter em mente

    Montar um bom calendário comercial para 2026 é o primeiro passo para vender mais este ano. Ao ter uma visão geral das datas comemorativas para o comércio, fica mais fácil identificar quais têm a ver com o seu negócio e seu público e também definir estratégias mais eficazes.

    Para ajudar você, tomamos como base as datas-chave que o Sebrae indicou, separamos as mais impactantes e, para cada uma, sugerimos ideias para atrair mais clientes e elevar o faturamento. Confira! 

    Janeiro

    • 7 – Dia do Leitor: ideal para negócios do ramo literário e para a criação de eventos em livrarias físicas com o objetivo de atrair leitores e clientes, além de aplicar estratégias de vendas, como descontos progressivos para quem comprar dois ou mais livros; 
    • 19 – Dia Nacional dos Profissionais da Beleza: voltado para o ramo de estética e cuidados pessoais, uma boa opção é criar pacotes promocionais para serviços de tratamentos capilares, por exemplo, e venda de produtos;
    • 26 – Dia da Gula: os gestores de estabelecimentos do setor alimentício têm a chance de oferecer aos clientes degustações e promoções em alimentos e bebidas e entrega grátis somente neste dia.

    Fevereiro

    • 14 – Valentine’s Day: trata-se do Dia dos Namorados nos EUA. Logo, uma boa ideia é explorar a venda de kits com presentes românticos e promover experiências para casais, como jantares ou passeios a dois.

    Março

    • 4 – Terça-feira de Carnaval: lojas de roupas e agências de viagens podem criar vitrines físicas e virtuais temáticas para atrair a atenção e interesse dos clientes em potencial;
    • 8 – Dia Internacional da Mulher: descontos em produtos femininos, acessórios e peças de vestuário ajudam a vender mais. Estratégias de marketing voltadas para o empoderamento feminino também são ótimas práticas de engajamento;
    • 15 – Dia do Consumidor: aqui, cabe bem a criação de campanhas de agradecimento ao cliente, alinhadas a promoções exclusivas.

    Abril

    • 20 – Páscoa: eventos temáticos nas lojas físicas, produtos personalizados e oferta de combos e kits com diferentes chocolates e tamanhos de ovos ajudam a despertar o interesse dos consumidores.

    Maio

    • 11 – Dia das Mães: uma boa estratégia aqui é criar campanhas que chamem a atenção dos filhos, que são os verdadeiros tomadores de decisão nesta data sazonal. A publicidade deve incluir fatores emocionais, que geram conexão; 
    • 24 – Dia Mundial do Hambúrguer: criar novos lanches apenas para a ocasião e combos que incluem bebidas são dois exemplos de práticas para vender mais em 2026 nesta data;
    • 25 – Dia do Orgulho Nerd: use as redes sociais para despertar o interesse de compra, com postagens que expliquem, por exemplo, a origem dos termos populares desse universo — como cosplay, geek e fandom — e dessa cultura.

    Junho

    • 12 – Dia dos Namorados: foque na experiência do casal na hora de criar suas ofertas. Quanto mais personalizada e romântica, maior o poder de atração;
    • 24 – Dia de São João: vitrines temáticas são essenciais nesta data sazonal. Estratégias de marketing que trazem curiosidades sobre o evento são diferenciais para conquistar clientes; 
    • 28 – Dia do Orgulho LGBTQIAPN+: apoie a comunidade com a oferta de produtos temáticos e campanhas de inclusão, desde que a sua empresa realmente se comprometa com a causa.

    Julho

    • 10 – Dia da Pizza: combos especiais e sabores diferenciados, criados especialmente para a ocasião, podem despertar o interesse das pessoas. Para as pizzarias físicas, oferecer descontos nas reservas antecipadas de mesas é uma prática estratégica que ajuda a atrair público;
    • 13 – Dia Mundial do Rock: esta é uma boa oportunidade para levar o negócio até os eventos do segmento e, assim, aproveitar o engajamento e empolgação dos fãs do estilo;
    • 20 – Dia do Amigo: pense em abordagens que geram novas experiências para grupos de pessoas, mas que sejam democráticas para atender diferentes gostos e preferências;
    • 26 – Dia dos Avós: assim como no Dia das Mães, desenvolva campanhas de marketing que repercutem no emocional de quem decide pela compra.

    Agosto

    • 7 – Dia Internacional da Cerveja: eventos de degustação e oficinas de criação de cervejas artesanais são estratégias interessantes para atrair os apreciadores da bebida;
    • 10 – Dia dos Pais: aqui, também valem abordagens emocionais e propostas de compra que levam a experiências personalizadas e especiais entre pais e filhos, além dos tradicionais descontos e promoções para itens masculinos.

    Setembro

    • 15 – Dia do Cliente: esta é uma das datas comemorativas do comércio que beneficia todos os tipos de negócios e segmentos. Descontos e promoções válidos somente para o evento são estratégicas básicas neste dia.

    Outubro

    • 12 – Dia das Crianças: para esta data sazonal, o ideal é pensar em abordagens que atraiam os pequenos (como ambientes temáticos e oficinas de criação), mas que sejam favoráveis para o orçamento dos adultos que pagam as compras (a exemplo de descontos e parcelamento);
    • 15 – Dia do Consumo Consciente: engaje o público e estimule as aquisições com a oferta de produtos sustentáveis e mostre como a sua empresa contribui com boas práticas socioambientais. Mostrar o compromisso com o meio ambiente tende a aproximar a marca do público;
    • 31 – Dia do Saci/Halloween: crie experiências diferenciadas que coloquem os clientes no clima dessa data comemorativa. Quem trabalha no ramo alimentício, por exemplo, pode desenvolver pratos temáticos.

    Novembro

    • 20 – Dia Nacional da Consciência Negra: realize campanhas de apoio à cultura afro-brasileira e mostre como a sua empresa participa da causa. Essa postura contribui para estreitar laços com os clientes;
    • 28 – Black Friday: o foco aqui é, sem dúvidas, descontos diferentes dos oferecidos em outras datas comemorativas do comércio. É válido incluir também outras estratégias, como frete grátis e cashback.

    Dezembro

    • 1 – Cyber Monday: o objetivo dessa data sazonal é a oferta de descontos online e promoções exclusivas para compras digitais;
    • 25 – Natal: explore gatilhos mentais, como escassez (últimas unidades disponíveis), urgência (compre agora e receba antes do Natal) e emoção (presenteie quem você ama), para atrair público e vender mais;
    • 31 – Véspera de Ano Novo: pense em abordagens voltadas para estimular o espírito de renovação, a exemplo de campanhas com dizeres como: “comece o ano com o pé direito”, “novos hábitos, novas conquistas”. 

    Não deixe de ler: Como aumentar as vendas no e-commerce em datas festivas?

    Como preparar o seu negócio para as datas comemorativas de 2026?

    Preparar o seu negócio para as datas comemorativas de 2026 envolve marketing e uma boa gestão de diferentes frentes. 

    Veja, a seguir, o que não pode faltar na sua lista.

    1. Planejamento de estoque

    Para garantir um bom desempenho nas datas sazonais, é essencial analisar o histórico de vendas dos anos anteriores. Essa verificação ajuda a identificar padrões de consumo, prever a demanda de produtos e reforçar o estoque para evitar rupturas.

    Além disso, permite negociar prazos e condições com fornecedores com antecedência e diminuir o risco de atrasos nas entregas.

    2. Personalização de produtos ou serviços

    A personalização torna a compra mais atrativa e diferenciada. Portanto, conforme os tipos de itens que o seu negócio vende, ofereça aos clientes embalagens temáticas e opções de customização, como gravação de nomes ou mensagens especiais. 

    Estratégias assim agregam valor ao produto e melhoram a experiência tanto de quem compra quanto de quem ganha o presente.

    3. Marketing estratégico

    Não há como vender bem nas datas comemorativas de 2026 sem marketing. Criar um calendário sazonal, por exemplo, alinhado ao seu modelo de negócio e público-alvo, ajuda a definir e organizar as campanhas com antecedência e a aumentar as chances de alcance e de bons resultados.

    Explore também o poder das redes sociais, do e-mail marketing e dos anúncios pagos para atingir mais pessoas e impulsionar as vendas, sempre com postagens e conteúdos temáticos para cada data sazonal. 

    4. Promoções especiais e benefícios

    Promoções bem planejadas impulsionam a decisão de compra, por exemplo, estratégias de descontos progressivos, cupons exclusivos e brindes para compras acima de um determinado valor.

    Outras boas práticas são os programas de fidelidade e a oferta de benefícios, como frete grátis e condições especiais de parcelamento. Todas as abordagens ajudam a atrair público e a aumentar o ticket médio.

    Leia também: Cartão de crédito para fidelizar clientes: como utilizar a estratégia?

    5. Atendimento e experiência do cliente

    As datas comemorativas no comércio geram um volume de clientes além do normal. Para garantir a satisfação de todos e estimular novas compras no futuro, é crucial entregar um atendimento rápido e eficiente. 

    Para tal, treine a sua equipe para lidar com esse aumento e os oriente a oferecer um serviço personalizado. 

    No e-commerce, disponibilize um site otimizado para diferentes telas e dispositivos, e com navegação fluida e intuitiva para não impactar negativamente a experiência do consumidor. 

    6. Logística e entrega

    Uma operação logística eficiente é essencial para evitar atrasos nas entregas, um tipo de problema que leva à insatisfação dos consumidores.

    Se o seu negócio não tem um sistema próprio de entrega, analise diferentes opções de envio, com atenção ao quanto o custo impacta o valor do frete e a sua margem de lucro. 

    Outra boa prática é oferecer rastreamento das entregas, pois mostra transparência no processo de venda e deixa o comprador mais seguro.

    7. Oferta de diferentes meios de pagamento

    A etapa de pagamento é a mais sensível da venda, tanto presencial quanto virtual. Qualquer atrito na hora de pagar induz o cliente a desistir da aquisição. 

    Para evitar qualquer transtorno nessa hora, diversifique as opções de meios de pagamento. Assim, o comprador tem a chance de escolher o que melhor para aquele momento. 

    Trabalhe também com um sistema de pagamentos confiável, com diferentes camadas de proteção, que aceite variadas formas de recebimento de valores, com checkout simples e integração simples aos softwares que você já utiliza no seu negócio. 

    Exemplo de vendas sazonais bem-sucedidas

    A venda sazonal é aquela que acontece em períodos específicos do ano, impulsionada por datas comemorativas do comércio ou outros eventos, como estações do ano ou acontecimentos, a exemplo da Copa do Mundo e das Olimpíadas.

    Para estabelecimentos comerciais que trabalham com produtos/serviços segmentados ou sazonais, um dos principais desafios dos gestores é descobrir como gerar receita suficiente nos outros períodos do ano.

    Uma reportagem da Forbes sobre os integrantes da Under 30 — reconhecimento de jovens com menos de 30 anos que se destacam em suas áreas de atuação — revelou como empresas sazonais sobrevivem nos meses de baixa venda.

    Um exemplo foi a startup Swimply, cujo core business é o aluguel de piscinas privadas. No inverno, a companhia diversifica o negócio com a oferta de soluções complementares para o mesmo público-alvo (neste caso, quadras de tênis e imóveis no estilo Airbnb).

    Se a sua empresa tem esse perfil, veja como se planejar para vendas sazonais:

    • analise os dados históricos para identificar padrões e as soluções que o público mais procura;
    • prepare o estoque com antecedência;
    • defina prazos para as campanhas de marketing;
    • treine sua equipe para absorver o alto volume de vendas.

    Como você viu, existem várias datas comemorativas para o comércio em 2026 e cada uma entrega a você diferentes oportunidades de vender mais. 

    Para aproveitar todas, analise as preferências do seu público-alvo e crie estratégias de marketing e vendas alinhadas ao perfil do seu negócio, de quem compra os seus produtos/serviços e ao evento em questão.

    Precisa de mais dicas? Então, leia o artigo: Como melhorar a experiência de compras online dos clientes? 9 dicas!

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