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    Como usar cartão de crédito para fidelizar clientes? Entenda!

    08 de maio de 2025
    Por Redação Zoop
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    Oferecer um cartão de crédito para fidelizar clientes é uma excelente maneira de aumentar as vendas no varejo. Um dos principais motivos é que esse meio de pagamento ainda é um dos preferidos dos consumidores brasileiros.

    De acordo com o levantamento da Abecs sobre o setor de cartões, o crédito é a opção que mais movimentou dinheiro em compras remotas no primeiro trimestre de 2024, com R$ 635,2 bilhões de faturamento para o comércio e crescimento de 14,4%

    Quando comparamos todas as modalidades de transações disponíveis, o Pix já reina absoluto em nosso país, segundo dados do Febraban. O sistema de transferências do Banco Central encerrou 2023 com quase 42 bilhões de transações.

    O cartão de crédito ficou em segundo lugar nessa pesquisa, com mais de 17 bilhões de compras durante o período.

    Ou seja, esse meio de pagamento continua popular entre os consumidores e é extremamente versátil, pois disponibiliza cobranças à vista e parceladas, sejam para produtos ou prestação de serviços.

    Essa adesão, por si só, já explica o motivo que levou tantas empresas a oferecer o cartão de crédito para fidelizar clientes. Quais seriam os outros? E quais estratégias são interessantes para seu negócio?

    Confira os seguintes tópicos abaixo para tirar todas as suas dúvidas sobre o tema:

    • por que oferecer cartão de crédito para fidelizar clientes;
    • como funciona o cartão de crédito exclusivo;
    • benefícios do cartão de crédito para fidelização de clientes;
    • a importância de fidelizar clientes;
    • como usar cartão de crédito para fidelizar clientes;
    • exemplo de implementação de credit as a service;
    • como começar a oferecer cartão de crédito.

    Boa leitura!

    Por que oferecer cartão de crédito para fidelizar clientes? 

    Ainda que existam diversos meios de pagamento disponíveis atualmente, o cartão de crédito ainda é um dos preferidos entre os consumidores brasileiros.

    Parte dessa preferência se atribui à segurança que a solução oferece. Mesmo que haja riscos, especialmente quanto a fraudes na internet, o usuário desse sistema tem uma sensação maior de confiabilidade.

    Por exemplo, se, porventura, o cliente tiver o cartão de crédito clonado, roubado ou furtado, ele consegue entrar em contato com o banco e solicitar o bloqueio. Inclusive, muitas instituições dispõem desse serviço via aplicativo, o que torna o processo muito mais rápido.

    Além disso, o cartão de crédito é um meio de transação simples, o que otimiza bastante o pagamento das compras e contribui para reduzir o tempo do cliente ao longo do checkout.

    Por fim, citamos também que a oferta de cartões de crédito, especialmente pelo varejo, se tornou ainda mais ágil, o que incrementou o processo de bancarização e o atendimento de novas camadas de consumidores.

    Por todos esses motivos, a oferta de cartão de crédito para fidelizar clientes é tão popular em diversas marcas. A grande adesão do público à oferta contribui para que a estratégia traga resultados e beneficie todos os envolvidos.

    Como funciona o cartão de crédito exclusivo?

    O cartão de crédito exclusivo, ou cartão private label, funciona como uma ferramenta para fidelizar clientes por meio de condições de compras exclusivas.

    Não há selos de bancos, instituições financeiras ou de bandeiras no cartão, mas sim da própria marca, o que gera uma experiência ainda mais exclusiva e agrega ainda mais autonomia e modernidade ao negócio.

    O cliente utiliza esse cartão para obter benefícios personalizados e exclusivos da empresa, ou seja, ele só o usa para comprar na própria loja que oferece a ferramenta.

    A grande vantagem é que os consumidores desfrutam de alguns descontos, condições exclusivas de crédito, programas de pontos, cashback e itens exclusivos somente com esse cartão.

    Empresas fecham parcerias com fintechs de credit as a service (CaaS) ou de banking as a service (BaaS) para oferecer essas soluções de forma ágil, segura e sem burocracias.

    Plataformas de Unified Commerce, por exemplo, além do cartão de crédito para fidelizar clientes, disponibilizam outras soluções financeiras incríveis para empresas de outros segmentos, como conta digital e suporte para pagamento de contas.

    O que é uma estratégia de credit as a service?

    A estratégia de credit as a service (CaaS) é um modelo de negócio que permite a aquisição de soluções exclusivas de crédito em qualquer tipo de empresa, por mais que não seja do ramo financeiro.

    Esses produtos incluem a liberação de empréstimos por meio de processos simples, seguros, personalizados e modernos, além de produtos bancários que incentivam o consumo, como cartão private label e melhores condições de parcelamento.

    Um e-commerce, por exemplo, contrata a tecnologia junto a uma fintech para oferecer esses serviços de forma ágil, rápida, dinâmica e segura.

    A parceira tecnológica é responsável por todas as questões técnicas e burocráticas do processo para que seu negócio amplie o portfólio de serviços e se torne ainda mais atrativo aos clientes.

    Leia também para se aprofundar no assunto: Influência do Open Banking nos custos e na expansão do mercado de crédito.

    Quais os benefícios do cartão de crédito para fidelização de clientes?

    Confira os benefícios do cartão de crédito para fidelização de clientes:

    • experiência de compras personalizadas, pois as condições mais atrativas de crédito e as promoções são exclusivas dos clientes premium que solicitaram o cartão;
    • reduz o custo de aquisição de clientes, uma vez que impulsiona o processo de fidelização e incentiva antigos clientes a comprarem novamente; 
    • aumenta o ticket médio por cliente, pois a empresa incentiva o consumidor a comprar ainda mais produtos para aproveitar as condições especiais. 

    Ouça também este episódio do Papo na Nuvem:

     

     

     

    Qual é a importância de fidelizar clientes?

    A fidelização de clientes acontece quando um consumidor compra recorrentemente com a marca em virtude da confiança na qualidade dos produtos e serviços, condições de negociação e bom atendimento.

    Dessa forma, essa é uma métrica importante para avaliar a satisfação dos consumidores diante do que a marca oferece, uma vez que comprar novamente é sinal de que o cliente está satisfeito, não é verdade?

    Para além dessa credibilidade, a retenção de clientes facilita e barateia a divulgação da marca e prospecção de novas conversões.

    Imagine como funciona o processo de aquisição de um novo consumidor, desde a prospecção, transformação em lead, qualificação e fechamento do negócio.

    Essa jornada demanda tempo, esforço e dinheiro por parte dos setores de marketing e vendas, não é mesmo? 

    Entretanto, quando o cliente já fez negócio com a marca e está satisfeito com a experiência, a probabilidade de fechar uma nova compra é alta.

    Não é por acaso que os dados da Zippia apontam que é entre 6 e 7 vezes mais caro prospectar um novo cliente do que converter mais uma vez consumidores já fidelizados.

    A mesma fonte mostra que aumentar a fidelização em 5% reflete em um aumento de 25 a 95% dos lucros.

    Entendeu por que essa prática é importante? E, nesse contexto, existem diversas ferramentas e estratégias para aumentar a base do seu público fiel.

    Confira algumas dicas abaixo.

    Ofereça o que seu cliente espera  

    Corresponder às expectativas do público. Essa frase resume bem o que toda empresa precisa realizar para não só fisgar a atenção do consumidor, mas também torná-lo um cliente fiel.

    Dessa forma, é fundamental conhecer a fundo seu público-alvo. 

    Além de dados demográficos, considere: o perfil de consumo, os canais preferidos de compra e os modelos de pagamento mais comuns entre o público-alvo. 

    Mapear o histórico de transação e interações do cliente com a marca gera excelentes insights para descobrir que tipo de tratamento e solução ele espera.

    Cada detalhe que se descobre do consumidor ideal se integra a todas as ações estratégicas do negócio, como mensagens promocionais, peças em redes sociais ou suporte ao cliente.

    Até no processo de pagamento é importante conhecer bem seu cliente. Afinal, caso sua empresa não ofereça métodos confiantes e convenientes, há grandes chances de se perder a conversão. 

    Tenha produtos de qualidade

    Convenhamos, de nada adianta oferecer o melhor atendimento e realizar campanhas de marketing incríveis se o produto ou serviço não for bom.

    Aliás, vale salientar que os detalhes do que a empresa vende também têm tudo a ver com aquilo que o público espera e quais expectativas a marca deseja corresponder.

    Portanto, evidencie as qualidades do produto, de forma clara e objetiva. Nas campanhas de marketing, mostre consistentemente como sua solução resolve os problemas do público de modo eficaz! 

    Soluções financeiras personalizadas

    Com inovações como o banking as a service, empresas de qualquer segmento oferecem produtos financeiros personalizados para seus clientes de maneira simples e barata.

    Fintechs, como a Zoop, desenvolvem APIs para que negócios parceiros implementem soluções financeiras customizadas em suas estruturas operacionais.

    Assim, disponibilize contas digitais, cartões pré-pagos e soluções de crédito personalizadas e com condições exclusivas aos clientes. 

    Além de gerar novas fontes de receita para o negócio, essa relação estreita ainda mais os laços entre o consumidor e a marca e traz benefícios para ambos no longo prazo.

    Como usar cartão de crédito para fidelizar clientes?

    A oferta de cartão de crédito para fidelizar clientes abre a possibilidade de utilizar várias outras abordagens que incentivam o uso dessa solução pelo público e, consequentemente, aumentam a receita do negócio.

    Confira as estratégias mais interessantes para alavancar a estratégia de credit as a service:

    • Faça a oferta de vantagens exclusivas;
    • Planeje promoções em datas especiais;
    • Realize programas de fidelização.

    Veja mais detalhes logo adiante.

    1. Faça a oferta de vantagens exclusivas

    Quando um consumidor faz um cartão de crédito em uma loja, certamente, ele quer mais do que apenas outra opção de pagamento para o dia a dia. 

    Portanto, se o objetivo é oferecer um cartão de crédito para fidelizar clientes, é bem importante agregar algum tipo de vantagem exclusiva a esse tipo de transação.

    Por exemplo, disponibilize descontos maiores nas compras com cartão private label, parcelamentos em um número maior de vezes, cashback ou descontos progressivos.

    2. Planeje promoções em datas especiais

    Outra estratégia interessante com cartão de crédito para fidelizar clientes é criar promoções em datas especiais, como Black Friday, Natal e Dia do Consumidor.

    A ideia é levar o cliente a comprar mais com as condições únicas e exclusivas do cartão private label da marca.

    Quem atua no varejo sabe que as datas comemorativas são as melhores oportunidades de aumentar o volume de vendas e o faturamento.

    Portanto, unir essas duas estratégias é uma forma de alcançar esse resultado, ainda mais se a oferta for boa o suficiente para se destacar dos concorrentes e atrair os olhares do consumidor ao seu negócio. 

    3. Realize programas de fidelização

    Quando se fala em cartão de crédito, um dos primeiros benefícios que surgem à mente são os programas de fidelização, certo?

    Tais ações têm por objetivo manter o cliente na base da empresa. Portanto, invista em estratégias que favoreçam essa retenção, como: ofertas de cashback, descontos progressivos, parcerias com outras marcas e aumento do número de parcelas.

    Confira outras sugestões incríveis:

    • programa de pontos: acúmulo de pontos de acordo com os gastos do cliente para trocá-los em produtos, cashbacks, descontos ou brindes especiais;
    • programa de níveis: quanto mais o cliente compra com o cartão de crédito da sua empresa, melhores são as recompensas;
    • programa de parcerias: firmar acordo com empresas parceiras, o que contribui tanto para a fidelização quanto para aumentar o alcance e conquistar consumidores de outras marcas.

    Exemplo de implementação de credit as a service

    Especialmente no varejo, são várias as empresas que usam a oferta de cartão de crédito para fidelizar clientes. Um bom exemplo de implementação de credit as a service é o Magazine Luiza, que se destaca no segmento com uma série de ações voltadas para a transformação digital da marca. 

    A empresa investe fortemente na digitalização das suas lojas físicas, com os conceitos multicanalidade e omnichannel.

    No que diz respeito à estratégia de crédito, o Magazine Luiza oferece cartão internacional, descontos exclusivos, acesso a ofertas especiais e parceria com outras marcas para incentivar o consumo com essa opção de pagamento.

    Que tal descobrir o que é preciso para sua empresa também colocar essa estratégia em prática? 

    Como começar a oferecer cartão de crédito para fidelizar clientes?

    Uma das formas de começar a oferecer cartão de crédito para fidelizar clientes é investir na plataforma da Zoop e contar com os melhores produtos financeiros para estreitar ainda mais a relação com os consumidores.

    As soluções bancárias e de crédito da Zoop encurtam as distâncias entre seu cliente e uma nova compra. Afinal, ele terá condições exclusivas e inúmeras facilidades para adquirir produtos mais baratos e outros benefícios personalizados.

    Converse com um consultor da Zoop agora mesmo e traga essa solução incrível para sua empresa!

    Quer aprender mais sobre como as inovações tecnológicas do mundo financeiro podem melhorar os resultados da sua marca?

    Então, não deixe de ler o artigo O que é cartão private label? Confira como funciona e 7 vantagens de oferecer essa solução! e outros posts do blog da Zoop!

    Até a próxima!

     

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