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    negócios

    Dashboard financeiro: como a ferramenta aprimora a gestão?

    03 de outubro de 2025
    Por Redação Zoop
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    Dashboard financeiro é uma ferramenta eletrônica de gestão empresarial que oferece uma visão abrangente de como está a saúde financeira de uma empresa. Trata-se de um painel que apresenta todos os resultados de um negócio, referentes a um determinado período, como volume de vendas, rentabilidade, ticket médio e despesas.

    Uma das principais características do dashboard financeiro é a apresentação dos dados em forma de gráficos. Esse tipo de layout contribui bastante para um entendimento mais rápido do dia a dia financeiro da companhia.

    Dessa forma, os gestores conseguem analisar de maneira simplificada os resultados do negócio e, assim, tomar decisões mais precisas e em menos tempo.

    Aqui, vale destacar que, para o sucesso e crescimento de um negócio, é essencial acompanhar de perto a parte financeira e, preferencialmente, em tempo real.

    Essa dinâmica ajuda a identificar o que funciona e pode ser mantido, e o que não está conforme o planejado e precisa de ajustes quanto antes, a fim de evitar perdas monetárias.

    Por esses motivos, é tão importante que você entenda o que é dashboard financeiro, como funciona e quais são as vantagens de usá-lo.

    Neste guia, você encontra essas respostas e também:

    • exemplos de dashboard financeiro;
    • quais são os 4 tipos de dashboard disponíveis no mercado;
    • o que é um dashboard de gestão;
    • diferença entre dashboards e relatórios tradicionais;
    • boas práticas para montar um dashboard.

    Continue a leitura e confira!

    O que é dashboard financeiro?

    Dashboard financeiro é um painel que apresenta dados e informações monetárias da empresa. A proposta dessa ferramenta de gestão é entregar, em uma única tela, uma visão macro dos indicadores, métricas e resultados financeiros que o negócio obteve em um determinado período.

    O período em questão é variável, conforme as necessidades da companhia, e pode ser semanal, quinzenal ou mensal, por exemplo, de acordo com o que se pretende analisar.

    Também é possível definir o dashboard financeiro para empresas como um recurso tecnológico alimentado por uma série de informações monetárias, que podem ser originárias de diversas fontes, inclusive de uma plataforma de pagamentos online.

    Quais as principais características e funcionalidades?

    A principal função do dashboard financeiro empresarial é reunir todos os dados referentes a valores que o negócio movimentou (recebeu e pagou) e convertê-los em gráficos.

    Essa forma de apresentação visual facilita o entendimento dos resultados, o que também colabora para as tomadas de decisão.

    Outra característica fundamental é a capacidade de integrar dados de diversas fontes, como sistemas de vendas, plataformas de pagamento e contas bancárias, e centralizar todas as informações em uma única interface.

    Assim, o recurso oferece uma visão completa das movimentações financeiras da empresa sem a necessidade de alternar entre diferentes telas e softwares.

    Aproveite e leia também: “Ferramentas de gestão financeira: quais não podem faltar no seu dia a dia?

    Como funciona um dashboard financeiro?

    Um dashboard financeiro funciona como uma central de comando visual. A ferramenta coleta, processa e organiza dados de diversas fontes, como sistemas de vendas, plataformas de pagamento, softwares de contabilidade e planilhas, e apresenta tudo de maneira integrada.

    Ao trabalhar com um dashboard financeiro em tempo real, por exemplo, há garantia de atualização constante das informações, o que permite que gestores e equipes tenham uma visão sempre real do desempenho do negócio.

    A visualização de dados em gráficos, medidores e tabelas torna a interpretação de grandes volumes de informações mais ágil, facilita identificar rapidamente tendências, problemas e oportunidades de melhoria e crescimento.

    Quais são os 4 tipos de dashboard financeiro?

    Existem quatro tipos de dashboard financeiro:

    • operacional;
    • tático;
    • estratégico;
    • analítico.

    Essa variação é importante porque, conforme o porte da empresa e as necessidades dos gestores, é necessário separar as informações que serão analisadas para facilitar a análise e otimizar a gestão.

    Entenda, a seguir, detalhes desses quatro exemplos de dashboard financeiro.

    Dashboard operacional

    A proposta de um dashboard financeiro operacional é dar aos gestores uma visão ampla e pontual de como está o desempenho das operações monetárias da companhia.

    Com a análise desses resultados, torna-se mais tangível melhorar as operações da empresa porque as decisões passam a ser tomadas com base em dados reais, que o próprio negócio gerou, e não a partir de “achismos” e suposições.

    Características e vantagens

    As principais características de um dashboard desse tipo são:

    • foco nas ações;
    • embasamento para decisões de curto prazo;
    • análise de tarefas financeiras do cotidiano.

    Quanto às vantagens, as que mais se destacam são:

    • identificação de falhas críticas em menos tempo;
    • possibilidade de fazer correções antecipadas;
    • prevenção de perdas financeiras.

    Nesse cenário, algumas das informações que costumam conter nesse modelo de dashboard financeiro online são:

    • fluxo de caixa;
    • valores pagos;
    • valores recebidos;
    • valores a receber.

    Dica de leitura: “Pagamento integrado e não integrado: quais as diferenças, vantagens e desvantagens?

    Dashboard tático

    A finalidade de utilizar um dashboard financeiro tático é analisar o resultado das ações diárias da companhia, de modo que contribua para o cumprimento das metas de médio prazo.

    Alguns dos dados verificáveis nesse tipo de painel são:

    • área do cliente: com diferentes informações, como perfil de compra dos consumidores, tempo médio de pagamento e aging de contas a receber;
    • área do fornecedor: aging de pagamento e prazo médio de pagamento;
    • área da tesouraria: níveis de endividamento, projeção de faturamento e fluxo de caixa.

    Para chegar a esses diagnósticos, o dashboard financeiro tático engloba diversas informações, como:

    • prazo médio de recebimento de valores;
    • taxa de inadimplência;
    • quantias a serem pagas aos fornecedores.

    Características e vantagens

    O funcionamento desse modelo de dashboard financeiro para gestão empresarial permite “cruzar” dados, o que gera uma visão ampla do quanto entrou e do quanto saiu de recursos monetários das contas da empresa. Essa percepção contribui para a elaboração e aplicação de planos mais táticos.

    Por conta disso, as principais particularidades desse tipo de ferramenta de gestão financeira são o fato de ser mais abrangente do que a voltada para a parte operacional e, ainda, focar as metas de médio prazo.

    No que se refere aos seus benefícios, o que mais vale a pena mencionar é a possibilidade de juntar informações de diferentes setores da empresa em um mesmo espaço, que, quando analisadas conjuntamente, resultam em uma identificação mais ampla da saúde financeira do negócio.

    Dica! Este artigo pode interessar a você: “Os 7 principais desafios da gestão financeira e como lidar com cada um deles

    Dashboard estratégico

    Aqui, de modo geral, a proposta é identificar pontos de melhoria na gestão financeira e quais medidas podem ser adotadas para promover a sustentabilidade monetária da companhia e o alcance dos objetivos de crescimento.

    Logo, esse tipo de dashboard financeiro para empresas serve para realizar análises que ajudem a identificar ações que contribuam com o atendimento das metas de longo prazo.

    Características e vantagens

    Uma das principais características desse dashboard financeiro online é o uso de indicadores, como os voltados para:

    • rentabilidade;
    • lucratividade;
    • margem bruta;
    • margem de contribuição;
    • índice de liquidez;
    • índice de endividamento;
    • ROAS (Retorno sobre Ativos);
    • ROE (Retorno sobre Patrimônio).

    Das vantagens possíveis de obter ao usá-lo, a principal é a conquista de uma visão macro da sustentabilidade e da saúde financeira da companhia, o que afeta diretamente as tomadas de decisão.

    Dashboard analítico

    O dashboard analítico tem por objetivo explorar e entender as causas por trás dos resultados. O recurso vai além de apenas mostrar os dados e métricas, e permite que o usuário interaja e aprofunde a análise.

    Esse tipo de painel é ideal para gestores e equipes que precisam investigar o motivo de uma tendência ou anomalia.

    Características e vantagens

    A principal característica desse modelo é a capacidade de segmentar dados por diferentes dimensões, como região, produto e canal de venda, e aplicar filtros para obter insights mais profundos.

    Também permite descobrir a causa­-raiz de problemas e identificar oportunidades de crescimento, o que ajuda nas tomadas de decisões estratégicas de longo prazo.

    Quanto às vantagens do dashboard analítico, a principal é a capacidade de realizar uma análise exploratória e preditiva, ou seja, não apenas entender o que aconteceu, mas também por qual motivo e o que pode ocorrer no futuro.

    Outro grande benefício é a possibilidade de gerar insights personalizados, pois a ferramenta pode ser ajustada para responder a perguntas específicas do negócio. Essa funcionalidade transforma os dados brutos em uma narrativa clara e útil para a estratégia da empresa.

    O que é um dashboard de gestão?

    Um dashboard de gestão é um painel de controle que reúne indicadores-chave de performance (KPIs) de diversos setores de uma empresa. Seu objetivo principal é fornecer uma visão centralizada do desempenho do negócio como um todo, e não apenas da área financeira.

    Essa ferramenta pode incluir dados de vendas, marketing, recursos humanos, operações e outros departamentos, e, assim, garantir uma compreensão completa do funcionamento da companhia.

    A vantagem de usá-­la é o alcance de uma visão unificada e estratégica do negócio, o que facilita analisar como o desempenho de um departamento impacta os outros.

    O dashboard de gestão também promove a colaboração entre as equipes e evita que cada setor trabalhe de forma isolada, o que cria uma cultura de gestão baseada em dados em toda a organização.

    Como um dashboard se diferencia de relatórios financeiros tradicionais?

    A principal diferença entre um dashboard e os relatórios financeiros é a agilidade que cada recurso oferece. Enquanto o primeiro entrega a informação de forma instantânea e contribui para decisões no momento certo, o segundo requer um tempo de análise.

    Relatórios em Excel, por exemplo, são estáticos, exigem esforço manual para manter a atualização e, muitas vezes, apresentam apenas números crus, sem uma visualização clara.

    Além disso, a análise de uma planilha extensa e complexa pode consumir horas dos profissionais e, ainda assim, não oferecer uma visão imediata dos resultados.

    Em contrapartida, um dashboard financeiro interativo é dinâmico, se atualiza em tempo real e apresenta os dados em gráficos intuitivos.

    A solução permite, por exemplo, que os profissionais responsáveis pela gestão financeira cliquem em um determinado gráfico e vejam detalhes de uma métrica, ou filtrem as informações por período, produto ou departamento.

    Por que usar um dashboard financeiro para gestão empresarial?

    Usar um dashboard financeiro para gestão empresarial permite centralizar todas as informações necessárias para acompanhar os resultados da empresa de forma pontual, condição que colabora para buscar e manter a saúde financeira do negócio.

    Além disso, o dashboard financeiro empresarial é uma ferramenta estratégica que contribui fortemente para:

    • aprimorar e otimizar o gerenciamento monetário;
    • obter dados e informações mais facilmente, e em tempo real;
    • identificar perdas de recursos mais rápido;
    • direcionar melhor o dinheiro;
    • estabelecer metas realistas;
    • tomar decisões com bases mais sólidas.

    Quais as vantagens do dashboard financeiro?

    A partir dessa percepção de uso, vale a pena destacar que as principais vantagens do dashboard financeiro são:

    1. Gestão financeira mais eficiente;
    2. Alinhamento de prioridades;
    3. Padronização de tarefas financeiras;
    4. Tomadas de decisões mais rápidas e assertivas;
    5. Acompanhamento de saldos e carteiras;
    6. Agilidade no fluxo de caixa;
    7. Controle de despesas;
    8. Entendimento da saúde do negócio em tempo real;
    9. Garantia de compromissos em dia.

    Entenda, a seguir, cada uma em detalhes.

    1. Gestão financeira mais eficiente

    A gestão financeira da companhia se torna mais eficiente com essa solução, visto que o uso de um dashboard financeiro entrega aos gestores uma visão macro dos dados monetários do negócio.

    A partir disso, diversos seguintes processos ficam mais fluidos, precisos e otimizados, como:

    • identificação de pontos de perdas financeiras e gargalos nos fluxos operacionais;
    • estabelecimento de comunicação entre departamentos;
    • reconhecimento de resultados.

    Essas melhorias facilitam a gestão diária da companhia e a direcionam para o alcance das metas financeiras de curto, médio e longo prazo.

    2. Alinhamento de prioridades

    O dashboard financeiro empresarial é uma ferramenta que pode ser compartilhada e acessada por diferentes setores ao mesmo tempo. Essa característica contribui para que todos vejam o resultado dos seus esforços e o que podem fazer para a companhia crescer ainda mais.

    Dessa forma, essa ferramenta de gestão também pode ser vista como uma forma de engajamento, visto que mantém todos os envolvidos atualizados, em tempo real, sobre como está o desempenho financeiro do negócio.

    A depender do que identificam, os profissionais têm a chance de reajustar cenários e redefinir prioridades para reduzir perdas financeiras rapidamente e, assim, garantir o crescimento saudável da empresa.

    3. Padronização de tarefas

    Por se tratar de uma solução centralizada, o dashboard financeiro ajuda a padronizar as tarefas relacionadas a esse controle. Como todas as informações ficam em um mesmo ambiente virtual, fica mais fácil para os profissionais autorizados acessarem os dados.

    Dessa forma, evita-se, por exemplo, a guarda de dados em locais diferentes e a emissão de relatórios distintos para um mesmo fim, o que pode levar a falhas na comunicação e problemas nas deliberações.

    4. Tomadas de decisões mais rápidas e assertivas

    Como reforçado várias vezes ao longo deste artigo, embasar-se em dados é, sem dúvida, a melhor maneira de um gestor deliberar, com segurança, sobre quais caminhos a companhia deve seguir rumo à expansão.

    Os relatórios que um dashboard financeiro em tempo real gera podem, por exemplo, apresentar tendências e apontar o que deu certo e o que requer melhorias, do ponto de vista financeiro.

    Essa percepção dá tempo para realizar os devidos ajustes antes que as falhas causem impactos monetários ainda mais significativos.

    5. Acompanhamento de saldos e carteiras

    Quanto mais uma empresa se desenvolve, mais precisa de um controle eficaz e constante sobre os saldos e valores que circulam entre as carteiras. Pense, por exemplo, na praticidade de acompanhar as faturas de cartão em um só lugar para prever os gastos.

    Em paralelo, faltar dinheiro na conta de um departamento na hora de uma compra pode gerar consequências bem negativas para o funcionamento geral. Afinal, cada setor precisa funcionar direitinho e ter saldo em conta para arcar com seus custos e, assim, a organização como um todo ter a performance que deveria.

    Com um dashboard de controle financeiro centralizado, pode-se aprimorar o gerenciamento sobre diversas carteiras e fontes de recursos, de modo que nada falte no momento de uso.

    6. Agilidade no fluxo de caixa

    Com uma visão ampla e profunda do gerenciamento de gastos, é mais fácil identificar o que causa prejuízo, quais áreas necessitam de investimento e o que pode ser cortado, não é verdade?

    Os dados, gráficos e planilhas presentes em um dashboard financeiro para gestão empresarial são fundamentais para controlar essas informações com a máxima eficiência e precisão, o que permite ao gestor e sua equipe encontrarem meios para:

    • aumentar a receita;
    • fazer previsões orçamentárias;
    • renegociar contratos com fornecedores;
    • antecipar valores dentro de um cronograma estratégico.

    7. Controle de despesas

    Todo planejamento financeiro precisa prever um teto de valores para garantir que as despesas não saiam do controle.

    E, convenhamos, em tempos de transformação digital, esse acompanhamento de metas e limites precisa lidar com as constantes variações e volatilidade de tendências, além de imprevistos.

    Nesse contexto, o dashboard financeiro ajuda a obter um diagnóstico atualizado de como as despesas da empresa evoluíram, o que contribui para lidar com cada uma e readaptar a gestão às novas situações.

    8. Entendimento da saúde do negócio em tempo real

    O acompanhamento centralizado, detalhado e em tempo real das movimentações monetárias da empresa permite tanto a máxima performance no cotidiano operacional quanto o monitoramento constante da saúde financeira.

    Observar o fluxo de caixa, acompanhar a liquidez das contas, observar e adequar projetos pouco rentáveis, e conhecer todos os indicadores financeiros de forma acurada e realista, são algumas das ações possíveis com uma ferramenta de controle financeiro.

    Essa disciplina e dedicação aos relatórios é o que, no final das contas, pode separar as empresas de sucesso daquelas que ficaram no caminho.

    9. Garantia de compromissos em dia

    Ao controlar as entradas e saídas do caixa em tempo real e com eficiência, o negócio terá menos chances de atrasar pagamentos e esquecer de honrar compromissos financeiros, desde o pagamento de fornecedores até a quitação de impostos.

    A rotina mensal de uma empresa lida com uma série de valores, variáveis, despesas e investimentos. Então, organizar tudo em um só lugar é o melhor caminho para não esquecer contas, compromissos e, assim, não prejudicar a imagem da marca no mercado.

    Quais são as consequências de um descontrole financeiro empresarial?

    Segundo dados da pesquisa Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seis a cada 10 empresas abertas no Brasil não sobrevivem após o quinto ano de funcionamento. Um dos principais motivos é a falta de gestão e dificuldades financeiras.

    Casos conhecidos, como Ricardo Eletro e a construtora Rossi, que entraram com pedido de recuperação judicial, e a Varig, que faliu e foi extinta, são exemplos que servem de alerta de que até grandes companhias fecham as portas devido ao gerenciamento financeiro errado.

    Uma das maneiras de evitar resultados como este é usar as ferramentas certas, que realmente contribuam para o acompanhamento do fluxo financeiro do negócio, preferencialmente em tempo real, visto que ajuda a tomar decisões em menos tempo.

    Nesse panorama, o dashboard financeiro para gestão empresarial é uma das soluções que mais se destaca, sobretudo por ser bastante visual no tocante aos diversos gráficos que a ferramenta permite gerar.

    Erros mais comuns no uso de dashboards financeiros

    Ainda assim, o uso inadequado de dashboards pode levar a problemas. Um dos erros mais comuns é a sobrecarga de informações, com muitos dados na mesma tela, o que torna a leitura confusa.

    Outro erro é a falta de contexto, quando os gráficos não têm títulos claros ou não indicam o período de análise, o que dificulta a interpretação.

    Também é comum o uso de métricas de vaidade, que parecem impressionantes, mas não refletem a saúde real do negócio, como um alto número de curtidas que não se converte em vendas.

    Por fim, não atualizar o dashboard regularmente invalida a ferramenta, pois perde a capacidade de mostrar uma visão atualizada e precisa.

    Como montar um dashboard de controle financeiro para o seu negócio?

    É possível montar um dashboard de controle financeiro por meio de planilhas, como o Excel. Para empresas que estão no início das atividades, essa prática pode até funcionar por um período. Contudo, à medida que o volume de dinheiro movimentado aumenta, alimentar a ferramenta manualmente se torna inviável.

    Além disso, processos manuais aumentam as chances de erro, o que pode trazer uma série de transtornos gerenciais.

    Basta um número digitado errado, ou até mesmo uma vírgula, para que os resultados nos gráficos sejam totalmente diferentes da realidade do negócio.

    Falhas desse tipo tendem a comprometer a identificação da rentabilidade e da lucratividade da companhia e, em casos mais graves, levam a gastar mais do que realmente se tem, o que gera dívidas e compromete seriamente o futuro da companhia.

    4 práticas para construir um bom dashboard financeiro

    Se ainda assim quiser criar o seu próprio dashboard, a melhor dica que podemos dar é: atente-se aos indicadores. Dessa forma, as chances de fazer análises equivocadas diminuem e a percepção da realidade financeira do negócio aumenta.

    Portanto, considere:

    1. Escolher KPIs relevantes: selecione apenas os KPIs que realmente importam para o objetivo da sua companhia. Pense em quais métricas impactam diretamente a lucratividade e o crescimento, como fluxo de caixa, margem de lucro e retorno sobre o investimento (ROI). Ter poucos, mas relevantes indicadores é muito melhor do que ter uma tela cheia de métricas que não agregam valor;
    2. Definir a periodicidade de atualização: estabeleça a frequência de atualização dos dados. Em alguns casos, como no acompanhamento de vendas, a atualização em tempo real é ideal. Em outros, como na análise de rentabilidade, atualizações diárias ou semanais podem ser suficientes;
    3. Integre a ferramenta com ERPs: para garantir a precisão e a automação, integre o dashboard a outros sistemas de gestão da empresa, como o ERP (Enterprise Resource Planning). Essa conexão automática elimina a necessidade de inserção manual de dados, aumenta a produtividade e reduz drasticamente a chance de erros;
    4. Organize o visual: ordene o painel de forma lógica, como com o agrupamento dos KPIs por temas ou departamentos. Use cores e ícones de maneira consistente para facilitar a identificação de tendências positivas e negativas.

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    • monitorar o volume de vendas;
    • definir indicadores.

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