
7 desafios da gestão financeira e como lidar com cada um

Saber como lidar com os desafios da gestão financeira é essencial para o sucesso de qualquer negócio, independentemente do porte ou segmento.
A frase parece clichê, mas vale lembrar que um gerenciamento ineficiente está entre os principais motivos que levam ao fechamento das empresas no Brasil.
Segundo o Mapa de Empresas do Governo Federal, houve o fechamento de mais de 744 mil companhias no terceiro quadrimestre de 2024.
O relatório aponta ainda que, desde 2018, vários fatores influenciam esse cenário, o principal é o encerramento de CNPJs MEI (Microempreendedor Individual) por conta da inadimplência junto aos órgãos fiscais.
Logo, fica claro que não basta ter uma ótima ideia de negócio e oferecer aos clientes os melhores produtos ou serviços. Se o gestor tiver dificuldade na gestão financeira, todo o projeto está comprometido.
Para ajudar você a evitar esse problema, trouxemos, neste artigo, uma lista com os principais desafios da gestão financeira empresarial e como enfrentá-los.
Siga agora mesmo a leitura e confira!
O que é gestão financeira empresarial?
A gestão financeira empresarial é a junção de todos os processos de uma organização que tem por objetivo controlar, monitorar e otimizar os recursos financeiros.
A finalidade é garantir a saúde financeira da empresa por meio do controle de ativos e passivos, realizar a análise das necessidades e definir como usar o dinheiro de forma eficiente, para que a receita do negócio seja suficiente para honrar seus compromissos financeiros e viabilizar o crescimento futuro.
Contudo, para resultados assim, é fundamental um bom planejamento inicial, que inclua as demandas orçamentárias, metas e análises de diferentes cenários econômicos. Todavia, a definição do plano correto, bem como a sua execução, tende a ser um dos desafios da gestão financeira para médias empresas, bem como as de outros portes.
Sugestão de leitura: “Ferramentas de gestão financeira: 5 que podem ajudar no seu dia a dia!”
Quais são os pilares da gestão financeira empresarial?
Uma boa gestão financeira empresarial tem como base os seguintes pilares:
- planejamento orçamentário: engloba diversas pautas, por exemplo, projeção de fluxo de caixa, reconhecimento de fontes de receita e de novas oportunidades de faturamento, metas e objetivos financeiros e previsibilidade de diferentes cenários econômicos e seus impactos para o negócio;
- controle de custos e despesas: levantamento e análise de todos os gastos necessários para manter a empresa em operação, bem como a identificação de pontos de economia;
- gerenciamento correto de fluxo de caixa: essencial para garantir a liquidez e o pagamento em dia dos compromissos financeiros;
- decisões baseadas em dados: a partir da geração e análise de relatórios que as empresas extraem de bases específicas e confiáveis, como sistemas financeiros para empresas;
- gestão de riscos: inclui a identificação e avaliação de ameaças, tanto internas quanto externas, com potencial para afetar negativamente a saúde financeira da companhia. Engloba ainda a definição de medidas eficazes para mitigá-las.
Qual é a importância da gestão financeira empresarial?
A gestão financeira empresarial é a base para o bom funcionamento de qualquer negócio. Como comentamos, não adianta oferecer bons produtos ou prestar um bom atendimento ao público se a empresa não executa devidamente o planejamento do dinheiro.
Nos Estados Unidos, por exemplo, dados do Bureau Labor apontam que apenas 50% dos negócios não sobrevivem após cinco anos de existência, e a principal causa do naufrágio envolve os problemas financeiros.
Já 82% das pequenas empresas faliram por influência de um controle de caixa malsucedido, segundo o U.S. Bank.
Em resumo, os gestores percebem a importância da gestão financeira em pontos como:
- influência em tomadas de decisões melhores e mais estratégicas;
- previsão mais confiável de cenários;
- crescimento da lucratividade;
- segurança fiscal e responsabilidade no pagamento de obrigações;
- aumento da competitividade e crescimento sustentável no ramo de atuação.
Quais são os principais desafios da gestão financeira?
Estes são alguns dos principais desafios da gestão financeira empresarial:
- identificar e mitigar riscos financeiros;
- precificar produtos e serviços;
- gerenciar contas a pagar e receber;
- tomar decisões financeiras estratégicas;
- adaptar-se às mudanças do mercado;
- fazer uma boa gestão de pessoas;
- lidar com processos obsoletos e falta de tecnologia.
Confira, a seguir, detalhes de cada um e como enfrentá-los.
1. Identificar e mitigar riscos financeiros
São muitos os riscos financeiros aos quais uma empresa está sujeita, por exemplo:
- risco de crédito: não receber os valores devidos (inadimplência), o que pode comprometer seriamente o fluxo de caixa;
- riscos operacionais: decorrentes de problemas internos, como falhas de funcionários e de sistemas que levem às perdas financeiras;
- risco de liquidez: que se refere ao tempo necessário para os recursos financeiros estarem disponíveis para cobrir as despesas.
Para lidar com esse desafio da gestão financeira, o primeiro passo é levantar todas as ameaças para, em seguida, classificá-las conforme o impacto que causam no negócio.
Ao fazer esse reconhecimento, fica mais fácil definir qual risco ‘atacar’ primeiro e quais estratégias adotar para evitar, ou ao menos amenizar, o reflexo de cada um.
Dica de leitura: “O que é antecipação automática de recebíveis? Vale ou não a pena?”
2. Precificar produtos e serviços
A precificação de produtos e serviços está na lista de desafios da gestão financeira, pois afeta diretamente o faturamento e a lucratividade do negócio.
Uma das maiores dificuldades que os gestores enfrentam neste ponto é achar o equilíbrio entre o preço que a empresa cobra dos clientes pelas soluções que vende e questões como custos de produção ou revenda, carga tributária e lucro pretendido sobre cada item.
Além disso, é preciso definir valores finais que ajudem a gerar um diferencial competitivo, para que o negócio se destaque dos concorrentes também nesse quesito. Por vezes, é necessário diminuir a margem de lucro, mas ganhar em quantidade de vendas.
3. Gerenciar contas a pagar e receber
O fluxo financeiro de um negócio também passa pela gestão adequada das contas a pagar e receber.
Aqui, os principais desafios da gestão financeira empresarial incluem monitorar as entradas e saídas de valores, honrar os compromissos financeiros e diminuir sua taxa de inadimplência.
O uso de sistemas financeiros para empresas é uma das melhores maneiras de controlar corretamente todas as contas e, assim, identificar com precisão os valores disponíveis para arcar com os compromissos monetários.
Em paralelo, os softwares aprimoram a gestão de inadimplentes e contribuem para um processo de cobrança mais efetivo.
4. Tomar decisões financeiras estratégicas
Um bom exemplo de decisão financeira estratégica é decidir qual deve ser o destino dos lucros da empresa.
Uma pessoa que está à frente do empreendimento pode questionar, por exemplo:
“Meu foco é o crescimento do negócio. O mais prudente, neste caso, é contratar mais funcionários e aumentar a folha de pagamento, ou melhorar a plataforma de vendas online?”.
Para o gestor escolher entre questões como essas, o ideal é ter como base relatórios financeiros precisos com todas as fontes de faturamento e despesas da companhia, a exemplo dos valores recebidos por diferentes meios de pagamento em determinado período.
Dica! Não deixe de ler: “Meios de pagamento: entenda como a oferta da Zoop se destaca”
5. Adaptar-se às mudanças do mercado
Quando falamos em mudanças do mercado, não nos referimos apenas ao comportamento dos clientes que mudam o curso das vendas, mas também sobre questões tributárias e fiscais.
É papel do gestor financeiro atentar-se a essas alterações, visto que problemas relacionados ao pagamento incorreto de impostos, por exemplo, resultam em sérios transtornos com os órgãos fiscalizadores e comprometem a imagem e o crescimento da marca.
Por esse motivo, contar com um bom suporte contábil, assim como estar por dentro de notícias e informações dessa área, faz bastante diferença e ajuda a resolver mais esse desafio da gestão financeira empresarial.
6. Fazer uma boa gestão de pessoas
Não só os clientes externos são importantes para o sucesso de uma empresa, mas os internos também. Aqui, entenda por clientes internos os colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios que têm relação direta com a companhia.
Mesmo que não comprem produtos ou contratem seus serviços, a atuação deles tem potencial para afetar o crescimento da marca. Por exemplo, não aproveitar o talento de cada funcionário tende a impactar os processos do setor e, consequentemente, os resultados que a área precisa entregar.
No que se refere aos fornecedores, manter um bom relacionamento é essencial para que a companhia não pare suas operações, o que inclui manter os compromissos financeiros (pagamento dos pedidos de compra) em dia.
7. Lidar com processos obsoletos e falta de tecnologia
Por fim, ter que lidar com processos obsoletos não poderia faltar na lista de desafios da gestão financeira.
Neste caso, nos referimos à realização de atividades manuais, que são passíveis de falhas que geram grandes transtornos para o crescimento da empresa.
De modo geral, essa prática está atrelada à ausência de recursos tecnológicos adequados, como sistemas de gestão financeira e contábil e plataformas de pagamento online para facilitar o recebimento e acompanhamento de valores provenientes das vendas.
Sobre a importância do uso da tecnologia no gerenciamento monetário de um negócio, leia o artigo: “Sistema de gestão financeira: o que é e como pode ajudar sua empresa?”
Os 7 principais erros na gestão financeira de empresas
Além de conhecer os desafios da gestão financeira, para obter bons resultados é fundamental que você também saiba quais são os principais erros, a fim de não os cometer.
Estas são falhas comuns que requerem a sua atenção:
- negligenciar o planejamento financeiro;
- misturar contas pessoais e empresariais;
- contrair dívidas desnecessárias;
- descuidar do fluxo de caixa;
- não ter uma reserva de emergência;
- desconhecer os gastos;
- não utilizar indicadores financeiros.
Vamos aos detalhes?
1. Negligenciar o planejamento financeiro
O planejamento financeiro empresarial não se limita à projeção de ganhos e despesas. Esse processo inclui também a definição de metas e estratégias que ajudem os gestores a reduzir gastos e maximizar a receita da companhia.
Contudo, infelizmente, nem todos realizam esse plano — ou o fazem de maneira superficial e incompleta —, o que dificulta lidar com os desafios da gestão financeira.
2. Misturar contas pessoais e empresariais
Principalmente na gestão financeira de médias empresas e nas de pequeno porte, é comum os empreendedores não separarem as contas bancárias.
Trabalhar dessa forma faz com que o dinheiro do negócio se misture com o particular, o que afeta a contabilização dos lucros e o pagamento das dívidas da companhia.
O ideal, portanto, é desde a abertura da empresa ter contas bancárias separadas.
3. Contrair dívidas desnecessárias
Esta dificuldade financeira está atrelada à falta de um bom controle de entrada e saída de valores.
Ao não saberem quanto têm disponível em caixa, ou quais quantias ainda entrarão ao longo do mês, é comum os gestores acreditarem não haver saldo suficiente para pagar as contas.
Para evitar atrasos no pagamento, recorrem a empréstimos ou usam o limite da conta corrente, ambas dívidas facilmente evitáveis com gestão financeira eficiente.
4. Descuidar do fluxo de caixa
O mesmo princípio vale para o controle de fluxo de caixa. É crucial acompanhar periodicamente a movimentação de valores, a fim de ter um número real e confiável de quanto de dinheiro há disponível para uso.
Os sistemas financeiros para empresas também são a solução para esse erro de gerenciamento monetário.
5. Não ter uma reserva de emergência
A reserva de emergência ajuda a resolver os dois erros anteriores, pois consiste em um fundo criado especificamente para momentos de crises e imprevistos.
Assim, em vez de recorrer a crédito bancário ou deixar de pagar as contas em dia por falta de saldo, os gestores têm a chance de resolver os problemas com o dinheiro que guardaram.
6. Desconhecer os gastos
Os responsáveis pela empresa e seus times precisam contabilizar mesmo os menores gastos. Afinal, valores considerados pequenos, mas recorrentes, quando somados, têm potencial para afetar o caixa do negócio.
O segredo aqui está em adotar um mecanismo de controle eficiente, de preferência que registre e aponte automaticamente todas as despesas do negócio. Mais uma vez, usar uma boa tecnologia para gestão financeira faz toda a diferença.
7. Não utilizar indicadores financeiros
Indicadores financeiros como lucro líquido, margem de contribuição e ROI (Retorno sobre Investimento) apontam o desempenho da empresa e são ótimos parâmetros para embasar decisões.
Por esse motivo, não os utilizar é um erro que aumenta os desafios da gestão financeira e atrapalha contorná-los.
Dica de leitura: “Dashboard de controle financeiro: como a ferramenta aprimora a gestão?”
Como melhorar a gestão financeira da sua empresa?
O planejamento, o controle rigoroso das contas e obrigações e a definição de metas claras são pontos-chave para melhorar a gestão financeira de qualquer negócio.
Entretanto, em tempos de tão profunda inovação tecnológica e automação de dados, é preciso entrar de vez na transformação digital para atingir bons resultados.
Inclusive, os gestores têm a chance de resolver boa parte dos desafios da administração financeira com o uso das ferramentas certas.
A Zoop, por exemplo, ajuda com um sistema que, em um único ambiente, viabiliza a construção de soluções de cobrança e a gestão financeira dos valores provenientes das vendas, e inclui diversos recursos, como diferentes métodos de recebimento, split de pagamentos e captura omnichannel.
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