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    Experiência do cliente com prateleira infinita: como aprimorar?

    06 de agosto de 2025
    Por Redação
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    Melhorar a experiência do cliente com prateleira infinita é bom tanto para quem vende quanto para quem compra. O motivo é que a estratégia resulta em um catálogo amplo de produtos, livre de limitações físicas de estoque, o que otimiza a jornada de compra e gera novas oportunidades de negócio.

    Ainda não sabe o que é prateleira infinita? Trata-se de um conceito omnichannel que unifica o estoque de canais de compras físicos e digitais. Assim, há a chance de fechar a venda mesmo sem o produto disponível no local que o cliente procurou.

    Se um consumidor vai ao comércio de rua de uma rede, por exemplo, mas o estoque deste ponto de venda não tem a mercadoria que ele quer, o vendedor consulta em um sistema de gestão se outra unidade tem disponível. Em seguida, apresenta ao cliente opções de recebimento, como ir até a outra loja para retirar na hora ou receber o item em casa.

    A estratégia evita perder a venda, deixa o cliente mais satisfeito e ajuda a fidelizá-lo, bem como a destacar o negócio de outros que não trabalham desta maneira.

    Achou interessante? Então, siga a leitura para entender o que é, as vantagens e como a prateleira infinita melhora a experiência do cliente.

    O que é a prateleira infinita?

    A prateleira infinita consiste na unificação dos estoques de diferentes canais de venda de uma empresa. A estratégia dispensa a necessidade de armazenar separadamente produtos para as lojas físicas e virtuais, o que aprimora a gestão e reduz custos.

    Os varejistas conseguem melhorar a experiência do cliente com prateleira infinita porque, neste formato, evitam frustrações e insatisfações por parte de quem compra. Afinal, podem vender o item independentemente de tê-lo disponível no momento da interação com o comprador.

    A estratégia de prateleira infinita consiste em centralizar todas as mercadorias em um único sistema, independentemente de onde estão fisicamente.

    Vendedores e gestores realizam o gerenciamento e a comercialização por meio de softwares que mostram a quantidade de itens disponíveis. Quando integrados aos softwares de vendas das lojas físicas ou e-commerce, otimizam o fluxo e evitam a perda de boas oportunidades de negócio.

    Aproveite e leia também: “Como desenvolver uma estratégia omnichannel eficiente: guia completo”.

    As vantagens da prateleira infinita para quem vende e para quem compra

    Agora que você sabe o que é prateleira infinita e como funciona, resta saber as vantagens que esse modelo gera para o seu negócio e para os seus clientes, concorda?

    Para a sua empresa, estes são os pontos positivos de destaque:

    • redução de custos operacionais: como os relacionados à montagem e conservação de estoques em cada canal de venda; 
    • facilidade de escalabilidade: por dispensar a necessidade de adequação de infraestruturas físicas para armazenamento;
    • ampliação do portfólio: o que gera mais oportunidades de negócio;
    • acompanhamento em tempo real: com dados de entrada e saída de mercadorias que ajudam na gestão e nas tomadas de decisão;
    • aprimoramento do controle de estoque: decorrente da centralização do armazenamento, o que facilita identificar rapidamente quais itens repor.

    Do lado de quem compra, estas são as principais vantagens da prateleira infinita:

    • variedade de produtos: o que ajuda o cliente a encontrar tudo o que precisa em um único lugar;
    • aumento do nível de satisfação: pois não há ruptura de estoque;
    • flexibilidade e conveniência: devido à possibilidade de adquirir o produto que deseja de qualquer canal de venda pelo mesmo preço;
    • diferentes formas de recebimento da mercadoria: por exemplo, comprar no site e retirar na loja, ou no comércio físico e receber em casa;
    • personalização da jornada de compra: por indicações e ofertas de produtos compatíveis com o perfil do cliente.

    Aproveite e leia também: “O que é customer experience e como otimizá-lo?

    Como melhorar a experiência do cliente com a prateleira infinita? 5 dicas!

    Para melhorar a experiência do cliente com prateleira infinita, considere adotar estas dicas:

    1. personalize a jornada de compra;
    2. aprimore a descrição dos produtos;
    3. inclua diferentes estratégias de vendas;
    4. pense nas formas de envio das mercadorias;
    5. simplifique a etapa de pagamento.

    Vamos aos detalhes?

    1. Personalize a jornada de compra

    Nossa primeira sugestão de como melhorar a experiência do cliente com prateleira infinita consiste em personalizar a jornada de compra do seu público por meio do entendimento de suas preferências e necessidades.

    A partir da análise de dados, de interações anteriores e histórico de vendas, você tem a chance de avaliar quais itens valem a pena indicar para cada um dos seus clientes. Como não há barreiras em relação ao estoque, você consegue aumentar as chances de conversão e, por consequência, o faturamento.  

    2. Aprimore a descrição dos produtos 

    Você também aprimora a experiência do cliente com prateleira infinita ao melhorar a descrição e a apresentação dos produtos, pois de nada adianta um portfólio amplo se o comprador não tem as informações que precisa para tomar a sua decisão.

    Principalmente no e-commerce, use fotos nítidas e detalhe em uma linguagem simples e compreensível especificações como tamanho, cor e quantidade. 

    Atente-se ainda à apresentação do preço e ao detalhamento das formas e meios de pagamento. Lembre-se de que quanto mais dados o cliente tiver, mais chances de fechar a compra.

    3. Inclua diferentes estratégias de vendas

    Uma das vantagens da prateleira infinita é a possibilidade de usar diferentes estratégias de vendas para gerar mais conversões e aumentar o ticket médio. 

    O cross-selling e o up selling tendem a ser as práticas mais utilizadas. A primeira consiste em oferecer ao cliente produtos relacionados ao que ele comprou; a segunda, em apresentar uma versão mais completa, avançada ou atual.

    4. Pense nas formas de envio das mercadorias

    Uma estratégia de prateleira infinita eficiente inclui diferentes formas de retirada e envio de mercadorias. Por ser um conceito omnichannel, é preciso mesclar alternativas entre o mundo físico e o digital, como comprar em um canal virtual e retirar presencialmente.

    Inclusive, temos um artigo que ajudará você nessa atividade. Não deixe de conferir: “Entenda o que é Click & Collect e as vantagens dessa tendência do e-commerce

    5. Simplifique a etapa de pagamento

    Para melhorar a experiência do cliente com prateleira infinita, você deve pensar em todos os pontos da jornada de compra, o que inclui também o checkout. Afinal, se houver algum entrave nesta fase, de nada adiantam as estratégias anteriores, pois há chances de o consumidor desistir da aquisição.

    Evite transtornos assim com o uso de recursos como o gateway de pagamento, tecnologia que faz a conexão entre a sua loja, seu cliente e a instituição financeira que ele utiliza. Permita também que o seu público acesse diferentes formas e meios de pagamento, dos mais tradicionais, como cartão de crédito, aos mais modernos, como Pix e carteira digital.  

    Como você viu, a estratégia de prateleira infinita melhora a experiência do cliente porque torna a aquisição mais fluida e evita a frustração de ele procurar por um produto no canal de venda favorito e não encontrar.

    E que tal entregar ainda mais ao seu público? Leia os artigos abaixo e descubra como!

    Quer transformar a experiência do seu cliente com tecnologia? Veja como a Zoop pode ajudar!

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