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Melhor Plataforma de Pagamentos Online: Guia Completo

10 de janeiro de 2025
Por Redação Zoop
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Qual a melhor plataforma de pagamentos on-line disponível no mercado? Essa pergunta é importante para garantir uma experiência de compra fluida, segura e eficiente aos clientes do seu negócio digital.

Neste conteúdo, mostramos alguns elementos essenciais para que seu negócio não faça feio na hora do checkout, o que impactaria negativamente as taxas de abandono de carrinho e geraria queda de conversões.

Neste guia completo, você vai descobrir como escolher a melhor plataforma de pagamentos online para o seu negócio e quais critérios considerar, como segurança, funcionalidades, integrações e suporte.

Por que investir em vendas on-line?

O e-commerce obteve uma receita de R$185,7 bilhões em 2023. Com um crescimento de 9,5% em relação a 2022, esse é o sexto ano consecutivo de ascensão do segmento, segundo dados da ABComm.

 

 

O ticket médio também aumentou para R$470,00 em 2023, um crescimento de 2,17% em relação a 2022. Já a quantidade de pedidos subiu 7,17% e alcançou a marca de 395,1 milhões.

Outra notícia boa diz respeito à expectativa de crescimento. Se a receita de 2023 foi de R$187,7 bilhões, 2024 deve registrar R$204,27 bilhões e com crescimento contínuo até 2028.

 

 

Esses dados mostram por que investir em vendas on-line ainda vale a pena. O segmento está longe de atingir o teto, enquanto os clientes gastam mais dinheiro e em uma frequência maior com o passar do tempo.

Qual é a importância da experiência de pagamentos on-line?

Um grande erro de empreendedores digitais principiantes é não perceber a importância da experiência de pagamentos on-line. 

Afinal, esse elemento é tão decisivo para uma estratégia de negócio quanto a qualidade dos produtos/serviços e ações de marketing.

Para você ter uma ideia, 86% dos consumidores na internet expressam algum tipo de frustração com pagamentos

Além disso, 50% desistem de um negócio quando precisam inserir dados de cartão manualmente, e 64% apontam que a segurança é o critério mais importante para compras na internet

Esses dados do relatório da True Layer mostram, na prática, como o checkout é importante para um e-commerce obter mais conversões. 

Percebemos também como contratar uma plataforma de pagamento segura e com recursos inovadores e modernos faz a diferença.

Como escolher a plataforma de pagamentos ideal?

A melhor plataforma de pagamentos on-line precisa atender a uma série de critérios que beneficiam tanto a empresa quanto seus clientes.

Uma vez que os clientes se sintam contemplados com um checkout mais seguro, ágil, flexível e simples, mais compras eles realizam no seu negócio.

Por outro lado, a ferramenta deve beneficiar a gestão da empresa com a implementação de recursos financeiros de controle e cobrança eficientes.

Afinal, como escolher a plataforma de pagamentos ideal? 

Confira 5 dicas abaixo!

 1. Segurança

Quando lidamos com dinheiro e dados bancários sensíveis, a segurança é uma prioridade ao escolher a melhor plataforma de pagamentos on-line.

Por isso, opte por ferramentas que contem com proteção criptográfica e sistema antifraude integrado que identifique de maneira rápida e precisa qualquer transação suspeita.

A certificação PCI DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard) é outro ponto que não pode ficar de fora. 

O recurso é a certeza de que a plataforma de pagamento atende aos padrões de segurança exigidos pelo mercado para o uso de cartões de crédito.

2. Gestão financeira

O segundo ponto da nossa lista diz respeito à gestão financeira. Por isso, escolha uma plataforma que ofereça bons recursos, com: 

    • conciliação bancária para conferir em tempo real e automaticamente se as transações constam no extra ou na conta da empresa;
    • antecipação de recebíveis para melhorar o fluxo de caixa e manter a liquidez da conta;
    • relatórios de desempenho com indicadores mensuráveis para acompanhar a performance financeira com o tempo.

A ideia é oferecer a melhor plataforma de pagamento on-line que atenda às necessidades do público, mas que também contribua para um controle financeiro mais prático, rápido e seguro.

3. Checkout otimizado

Além de pensar nos lojistas, considere a experiência do consumidor ao escolher a plataforma de pagamento.

Não é raro clientes abandonarem carrinhos virtuais ao se depararem com dificuldades e demora ao finalizar uma compra.

Evite esse problema com um checkout transparente, que permite a finalização da compra na mesma tela.

O fato de não precisar trocar de tela várias vezes para pagar a compra, além de ser mais ágil, reforça o profissionalismo de e-commerces e marketplaces.

Somado a isso, há o “One-click-buy”, ou simplesmente “compra com um clique”. A solução consiste em armazenar os dados do consumidor, de maneira segura, logo na primeira vez que ele os utilize.

Dessa forma, o cliente não precisa preencher novamente os dados de checkout sempre que voltar ao site.

4. Integração simples

A facilidade de integração poupa tempo e dinheiro ao seu negócio. Por isso, busque soluções cuja integração na infraestrutura operacional seja simples e sem atritos.

A plataforma de pagamento ideal conta com APIs (Interface de Programação de Aplicativos) que favorecem a implementação independente das peculiaridades do seu negócio.

5. Bom suporte de atendimento

Finalizamos nossa lista de dicas para escolher a melhor plataforma de pagamento on-line com a necessidade de investir em um bom Suporte de Atendimento ao Cliente.

O atendimento rápido e a priorização da solução de problemas é essencial para manter o fluxo de vendas dos seus clientes, bem como a credibilidade dos serviços.

Portanto, verifique se a empresa que oferece a plataforma conta com um atendimento de qualidade para não deixá-lo na mão com problemas operacionais complexos.

Qual é a melhor plataforma de pagamentos on-line?

Se deseja aproveitar este momento para aumentar o faturamento e escalar a rentabilidade da empresa, busque a melhor plataforma de pagamentos on-line do mercado. 

A Zoop conta com soluções financeiras integradas para transformar seu negócio em uma verdadeira fintech de pagamentos sem se desfazer do próprio core business.

A Zoop possibilita que Marketplaces, ERP, Empreendedores, e-commerces e outros tipos de negócios gerenciem as transações dos clientes e gerem novas receitas por meio de serviços, como: 

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