Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    pagamentos

    O que é Split de pagamentos e como ele beneficia a gestão financeira?

    08 de setembro de 2022
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    O split de pagamentos é um recurso muito útil para transações que precisa redistribuir seus valores para mais de um recebedor. 

    A importância dessa prática se vê especialmente em compras via e-commerce na qual um cliente enche seu carrinho com produtos de marcas diferentes, mas efetua um mesmo pagamento. 

    Ou em processos comerciais em que há divisão de de percentual do total do pagamento entre todos os atores envolvidos na trama: seja um pequeno vendedor que precisa repassar o valor da hospedagem ou até casos mais complexos com o do Ifood, app de delivery, que precisa repassar a quantia dos restaurantes e entregadores.

    É justamente para que não haja um processo burocrático e demorado para a divisão dos valores para cada um dos participantes envolvidos na transação é que esse instrumento, que serve tanto para pagamentos presenciais quanto onlines, atua de forma determinante.

    Quer entender melhor o que é split de pagamentos, como ele funciona na prática e quais seus principais benefícios? Continue a leitura até o fim que nós vamos te explicar tudo.

    O que é split de pagamentos?

    Originalmente conhecido como split payment, mas popularizado no Brasil simplesmente como split de pagamentos, esse instrumento consiste em uma série de comandos programados por um API (Application Programming Interface)

    Seu objetivo é dividir os valores de transações comerciais de forma pré-configurada quando há mais de um recebedor envolvido no processo. 

    Esse processo é automatizado e garante que a divisão dos valores seja feita de forma centralizada e ágil por meio de uma única plataforma. 

    Dessa forma, o consumidor faz apenas um pagamento e os valores correspondentes a cada uma das partes é compartilhado com cada uma das partes acordadas.

    Incrível, não é verdade? Um exemplo desse procedimento na prática pode ser percebido em marketplaces ou, mais especificamente, em sebos virtuais. Há e-commerces de livros usados que cadastrem exemplares de diversos sebos e livrarias espalhados pelo brasil.

    Imagine que você faça uma seleção de livros diversos de lojas diversas em localidades diferentes Brasil afora. Na hora do pagamento, você não precisa executar cada transação para cada loja uma por uma. 

    Para isso, basta realizar uma única transferência de valores que o split de pagamentos dará conta de todo o resto e dividir o que cada livraria tem direito. 

    Outro exemplo tradicional ocorre em barbearias que repassam comissões aos seus funcionários a cada corte de cabelo. Por meio do split, é possível dividir automaticamente os valores que ficam com a empresa e o que é repassado ao profissional que executou o serviço.

    >> Saiba mais sobre como funciona o split de pagamento com a solução desenvolvida pela Zoop:

    Split de pagamentos é adequado para marketplaces?

    Você com certeza já ouviu falar dos marketplaces e da relevante influência que esses espaços exercem no comércio varejista nos dias de hoje. Afinal, eles funcionam como verdadeiros shopping centers digitais que contemplam dezenas de segmentos do varejo.

    Nesse contexto, o split de pagamentos é um recurso totalmente inserido e, naturalmente, adequado para a rotina desses ambientes. 

    Gigantes desse segmento, como Amazon, Mercado Livre e Americanas contam com milhões de pequenos e grandes lojistas em suas plataformas. 

    E, dessa forma, para atrair cada vez mais não só clientes em busca de uma boa experiência comercial, mas também lojistas que buscam condições propícias para ter o lucro das vendas em conta, o split de pagamentos torna-se essencial.

     

    Em suma, com tanta diversidade de produtos de marcas diferentes, o split é importante para que o cliente feche negócio com várias empresas simultaneamente e, ainda assim, realize apenas um pagamento.

    Já as marcas, por sua vez, recebem via automação os valores correspondentes às suas partes diretamente em suas contas.

    Quais os benefícios do split de pagamentos?

    Com a explicação acima já dá para ter um uma ideia de quais são os principais benefícios de contar com o recurso de split de pagamentos no seu negócio, não é verdade? 

    Nesse tópico, entretanto, vamos falar um pouco mais sobre eles de maneira  mais clara e objetiva para que você entenda o impacto dessa tecnologia para uma boa gestão financeira

    1. Agilidade

    Com o suporte de processos automatizados, elimina-se a necessidade de ter que fazer a divisão dos valores manualmente, seja para o cliente no momento da compra, seja para a empresa após o processamento da transação.

    Dessa forma, a tecnologia permite uma maior agilidade e segurança por parte do empresário e uma experiência de compra mais objetiva e agradável por parte do consumidor.

    Esses dois requisitos são essenciais para uma empresa que deseja prosperar e tomar a frente dos concorrentes em tempos de transformação digital.

    2. Eficiência tributária

    O split de pagamentos permite que a empresa não seja duplamente tributada já que o dinheiro não precisa passar pela sua conta antes de ser direcionada aos outros recebedores. 

    No final das contas, há menos custos inerentes ao processo e, consequentemente, maior a receita de todas as partes envolvidas.

    Portanto, podemos ver que o split de pagamentos é uma inovação cuja maior contribuição à gestão financeira e organizacional é a eficiência nos processos, o que garante benefícios a todas as partes envolvidas na transação: desde os consumidores até a empresa intermediária e os recebedores.

    E se você gostaria de contar com essa tecnologia no seu negócio, a ferramenta Zoop Payment pode te ajudar nessa jornada. Ela é uma solução completa de pagamentos com inúmeros recursos, inclusive o split, para otimizar as etapas financeiras do seu negócio.

    A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros. Converse agora mesmo com um dos nossos especialistas e conheça as melhores soluções para gerenciamento financeiro de pagamentos.

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.