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    O que vender no verão? Veja 5 dicas para fechar mais negócios!

    09 de fevereiro de 2024
    Por Redação Zoop
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    Entre o final e o começo do ano, é normal que os lojistas se perguntem sobre o que vender no verão para aproveitar todo o potencial dessa temporada de férias e recesso de estudantes e trabalhadores.

    No Brasil, assim como no resto do hemisfério sul, essa temporada tem início no dia 21 de dezembro e vai até 21 de março do ano seguinte. Temperaturas mais altas, férias, viagens e passeios entre amigos e famílias dão a tônica do período.

    Diante disso, surge um novo incentivo ao consumo baseado nessas tendências sazonais. Logo, o comércio eletrônico varejista tem que ficar de olho em quais produtos terão mais saída para que o planejamento seja bem feito.

    Nesse período, ainda há a presença de datas festivas como o Natal e Carnaval, que alimentam ainda mais o fogo do consumismo para produtos bem tradicionais para essas épocas.

    Sem mais delongas, preparamos sugestões especiais do que vender no verão deste ano e mais cinco dicas para aumentar as vendas nas férias.  

    O que vender no verão?

    Afinal, quais produtos vendem mais no verão? Essa estação traz junto dela a temporada do calor, o que impacta diretamente o varejo de roupas. Peças mais leves, como bermudas, blusas de malhas mais soltas, croppeds, biquínis e sungas geralmente viram grandes sucessos de vendas no comércio digital ou presencial.

    Além disso, podemos enumerar:

    • acessórios de verão, como óculos de sol, cangas, bonés e chapéus;
    • cosméticos e produtos de higiene, como protetor solar, hidratantes, bronzeadores, viseiras e opções de skin care;
    • itens de prática esportiva em geral, como roupas, tênis e toalhas para treino;
    • produtos de recreação, como churrasqueiras, brinquedos infláveis para piscina e kit de frescobol;
    • alimentos e bebidas saudáveis e refrescantes, como água de coco, drinks energéticos, frutas, legumes e sucos.

    A propósito, o lojista precisa ficar de olho nas épocas festivas. O Natal, por exemplo, é uma época de intenso aumento na demanda de vendas.

    O Carnaval, por sua vez, é uma excelente oportunidade para vendas de apetrechos para fantasias e outros itens tradicionais na época, como confetes, serpentinas e instrumentos de sopro.    

    5 dicas para aumentar as vendas nas férias de verão

    Além de entender o que vender no verão e ofertar produtos propícios para a época, é preciso preparar um bom planejamento comercial e investir em pontos fundamentais para o crescimento das vendas durante o período.

    Mas, afinal, como vender mais no verão? Separamos cinco dicas cruciais que todo lojista deve levar em consideração para aproveitar ao máximo o potencial de vendas da estação. São elas:

    1. faça combos de produtos;
    2. realize promoções especiais para queima de estoque;
    3. ofereça brindes relacionados ao período de férias;
    4. seja visto pelos seus consumidores;
    5. invista em formas de pagamento que ajudem a vender mais.

    Vamos falar um pouco mais sobre cada uma dessas dicas? Confira abaixo!

    1. Faça combos de produtos

    Na dúvida do que vender no verão? Um bom combo de produtos é uma sugestão bastante eficiente para incentivar as vendas, trazer preços promocionais e, ao mesmo tempo, aumentar o ticket médio.

    A ideia é criar kits de produtos que conversam entre si, como:

    • tênis, meias e short para academia;
    • conjunto com camisa regata, bermuda mais um par de chinelos de dedos;
    • protetor solar e bronzeador;
    • canga, óculos de sol e viseira.

    É fundamental que cada um dos itens sejam complementares entre si para que a compra faça sentido para o cliente. Essa é uma forma de oferecer uma experiência completa para que ele vivencie plenamente o verão.

    A combinação dos produtos pode trazer um desconto no preço final para incentivar o cliente, mas, ainda assim, garante bom ticket médio para o lojista.

    2. Realize promoções especiais para queima de estoque

    Está com produtos encalhados no estoque? Que tal uma bela promoção de queima de estoque para aumentar as vendas nas férias de verão?

    Trata-se de fazer preços atrativos, mas sem perder de vista o rigoroso processo de precificação, com o objetivo de gerar um sentimento de urgência e “chance imperdível” no consumidor. No final, a loja não sai no prejuízo com os produtos encalhados.

    3. Ofereça brindes relacionados ao período de férias

    Uma boa dica é fazer parcerias com outros empreendimentos para dar brindes aos seus clientes. Sabemos que o período de férias de verão é atrativo para ir ao cinema, teatro, parques de diversões e visitar eventos exclusivos.

    Ofereça então promoções especiais, como:

    • a cada R$ 100 em compras, ganhe dois ingressos no cinema;
    • a compra de determinado produto oferece 30% de desconto no restaurante X.

    São várias as possibilidades!

    4. Seja visto pelos seus consumidores

    Não adianta nada saber o que vender no verão se o seu público-alvo não conhece a marca e os produtos, nem fica sabendo das promoções, não é verdade?

    Por isso, invista em uma estratégica de marketing digital eficiente em redes sociais, motores de buscas e, claro, um bom e-mail marketing ou interações via WhatsApp para fazer uma oferta mais personalizada!

    O impulsionamento de anúncios pagos em redes sociais também é interessante para aumentar a eficiência do alcance dos conteúdos.

    5. Invista em formas de pagamento que ajudam a vender mais

    Disponibilizar formas de pagamento para Pix, cartão de crédito e débito e carteiras digitais é vital para a experiência de compra do cliente e, consequentemente, para aumentar as vendas nas férias de verão. 

    Até mesmo as soluções tradicionais, como o boleto bancário, devem entrar no catálogo de opções oferecido pelo estabelecimento.

    Leia mais: Como funciona pagamento por boleto bancário?

    Imagine que frustrante deve ser o para o consumidor encher o carrinho e, na hora de pagar, não ser contemplado com a opção de pagamento que ele esperava. Em situações como essa, a loja não perde apenas a venda, como também pode perder o cliente para o concorrente.

    Para solucionar essa situação, vale o investimento em um bom gateway de pagamento, que tenha ofertas diversas de meios de pagamento, além de processos simples, intuitivos e seguros para a empresa e para o consumidor. 

    Conheça o Zoop Payments e eleve a experiência de compra do seu público!

    Esperamos que tenham gostado das nossas dicas do que vender no verão. Continuem acompanhando o blog da Zoop para mais artigos de qualidade!

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