Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    negócios

    O que é o Tap to Pay e como oferecer na sua empresa?

    25 de agosto de 2025
    Por Redação Zoop
    Compartilhe
    Imagem

    Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

    Saber o que é o Tap to Pay mudará para sempre o processo de recebimento de valores do seu negócio e o relacionamento que tem com os seus clientes. O motivo? Um dos principais é a facilidade de uso.

    Trata-se de uma tecnologia que possibilita que aparelhos com NFC (Near Field Communication), comunicação por campo de proximidade, funcionem como terminais de pagamento.

    Voltada principalmente para micro e pequenos empreendedores, a exemplo do MEI, a solução transforma smartphones que contam com essa configuração em verdadeiras máquinas de cartão mobile. 

    Dessa forma, o recurso viabiliza o recebimento de valores provenientes de débito, crédito ou Pix em processos de pagamento sem contato, seja por smartwatches, cartões contactless ou, até mesmo, outros dispositivos móveis compatíveis com essa funcionalidade.

    No que se refere à segurança, a tecnologia funciona conforme as normas e orientações da ABECS, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, além de seguir os protocolos do PCI (Payment Card Industry – Data Security Standard), a certificação de segurança criada pela indústria de cartões. 

    Achou interessante? Então, siga a leitura e descubra o que é o Tap to Pay, como funciona, impactos no mercado, exemplos, vantagens para o seu negócio e para os seus clientes e como implementar essa solução de pagamento por aproximação.

    O que é o Tap to Pay?

    O Tap to Pay é uma solução de pagamento por aproximação que transforma smartphones em equipamentos para recebimento de valores. O processo tem como base a tecnologia NFC, Near Field Communication, por meio da qual basta aproximar dois dispositivos para efetuar a transferência do dinheiro.

    De forma resumida, o que a tecnologia do Tap to Pay faz é tornar celulares com sistema operacional Android ou iOS, que contam com o recurso de NFC, em maquininhas de cartão de crédito, de débito e de recebimento de pagamentos via Pix.

    Somente com essa breve explicação já dá para imaginar as vantagens desse método, não é mesmo? A lista é extensa e inclui benefícios como praticidade e otimização do checkout. Por motivos como esses é que vale a pena você entender o que é o Tap to Pay.

    Como foi o processo de criação do Tap to Pay?

    Para falarmos sobre o processo de criação do Tap to Pay, precisamos voltar no tempo e relembrar o desenvolvimento da solução tecnológica que viabiliza o recurso, a NFC. 

    Em 1995, a companhia de transporte Seoul Bus Transport Association lançou o primeiro cartão de pagamento sem contato do mundo, direcionado exclusivamente para os seus passageiros.

    A partir deste ponto, é possível traçar a trajetória da criação do Tap to Pay com alguns dos momentos mais importantes, como:

    • 2004: fundação do Fórum NFC por empresas como Sony, Nokia e Philips para padronizar e promover o uso da tecnologia;
    • 2011: lançamento do Google Wallet, primeiro serviço de carteira digital para pagamentos via smartphones com NFC;
    • 2014: lançamento do Apple Pay, que popularizou os pagamentos por aproximação via celular;
    • 2016: expansão dos cartões com NFC e chegada dos wearables, dispositivos vestíveis com a tecnologia, como os relógios inteligentes (smartwatches).

    Em qual momento dessa jornada entra a tecnologia da Zoop? Em novembro de 2023, quando lançamos a primeira solução Tap to Pay white-label do Brasil

    Com a nossa solução, estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço tiveram a chance de receber pagamentos por aproximação apenas com um celular com NFC, sem a necessidade de maquininhas tradicionais. 

    Também abrimos caminho para que empresas de diversos segmentos oferecessem a solução Tap to Pay personalizada com as suas marcas, como foi o caso do Nubank.

    Dica! Confira mais sobre o Tap to Pay da Zoop, a obra-prima das tecnologias de pagamento para sua empresa, no vídeo abaixo:

    Como funciona o Tap to Pay?

    O Tap to Pay funciona a partir de duas tecnologias: a NFC, que permite a transmissão de dados entre dispositivos + o aplicativo financeiro de uma instituição bancária.

    Com um celular com essas características, quem vende recebe pagamentos por aproximação via cartão de crédito, débito e Pix. Para efetivar a transação comercial, basta aproximar os dispositivos do vendedor e do comprador.

    Contudo, a pessoa que paga a compra também precisa ter um dispositivo com tecnologia NFC, o qual pode ser um smartphone, tablet ou equipamento vestível, a exemplo de um relógio inteligente.

    O aparelho do comprador precisa ter um app bancário ou carteira digital, ambos com crédito ou saldo, para que a instituição financeira na qual tem conta aprove a transação.

    Com tudo alinhado, é só inserir o valor da venda, o número de parcelas (se for a prazo no cartão de crédito) ou gerar o QR Code. A depender da quantia, nem é preciso digitar a senha.

    Sugestão de leitura para você: “Tendências de pagamento para 2025: segurança e conveniência

    Quais são os principais impactos do Tap to Pay no mercado?

    Os impactos do Tap to Pay refletem positivamente tanto em quem vende quanto em quem compra.

    O recurso vai ao encontro das atuais preferências de pagamento dos consumidores e, por esse motivo, melhora o relacionamento entre negócios e clientes. Além disso, trabalhar com essa tecnologia moderniza a empresa, independentemente do seu porte ou segmento.

    Durante sua apresentação no palco VIP do RD Summit 2024, Marcella Calfi, gerente de Marketing da Zoop, destacou que metade dos brasileiros já pagaram com Tap to Pay.

    O dado é da pesquisa feita pela PiniOn a pedido da Zoop, a qual também revelou que a predileção é decorrente de benefícios como:

    • Rapidez e simplicidade: 60%;
    • Mais fácil quando comparado com a maquininha de cartão: 53%;
    • Mais seguro: 45%.

    Logo, quem deseja melhorar e modernizar o processo de checkout do negócio e aprimorar a experiência de compra dos consumidores precisa saber o que é o Tap to Pay.

    11 vantagens do Tap to Pay

    Estas são as principais vantagens do Tap to Pay para quem vende:

    1. Redução do tempo de atendimento: menos filas, o que também melhora a experiência do cliente;
    2. Menos custos operacionais: como os relacionados à compra ou aluguel dos equipamentos de pagamento;
    3. Rotina mais segura: por não precisar trabalhar com grandes quantidades de dinheiro em espécie;
    4. Ampliação do grupo de clientes: decorrente da aceitação de pagamentos via smartphones, cartões e wearables;
    5. Potencial para aumentar o volume de vendas e o faturamento: por facilitar o checkout e impulsionar compras não programadas.

    Já para quem compra, estes são alguns dos principais benefícios:

    1. Agilidade nas transações financeiras;
    2. Redução de tempo nas filas dos caixas;
    3. Eliminação da necessidade de senha para valores baixos;
    4. Segurança decorrente da criptografia e tokenização de dados;
    5. Conveniência ao usar carteiras digitais ou wearables;
    6. Modernidade e praticidade no dia a dia.

    Leia também: “O que é pagamento in-app? 3 vantagens desse tipo de compra

    Casos de uso do Tap to Pay

    Como casos de uso do Tap to Pay, podemos citar pequenos empreendedores que têm a chance de utilizar seus próprios smartphones para receber pagamentos de forma prática e sem a necessidade de maquininhas em qualquer lugar que estiverem.

    Assim, expandem o alcance de seus negócios ao participarem de feiras, eventos ou irem até onde o consumidor está.

    Os grandes varejistas podem usar o recurso para agilizar o atendimento e reduzir filas. No caso, o vendedor vai até o cliente e finaliza a cobrança, sem que ambos precisem ir ao caixa.

    Motoristas de aplicativo de transporte, prestadores de serviços autônomos e empresas de delivery são outros ótimos exemplos de uso da tecnologia.

    Viu como entender o que é o Tap to Pay é vantajoso para todos os modelos de negócio?

    Como implementar o Tap to Pay? 5 passos principais

    O passo a passo de como implementar o Tap to Pay inclui:

    1. Verificar a compatibilidade do dispositivo: certifique-se de que o smartphone tem a tecnologia NFC habilitada;
    2. Escolher uma provedora da solução: a exemplo de carteiras digitais, adquirentes, fintechs e bancos digitais;
    3. Habilitar o Tap to Pay no dispositivo: conforme as etapas do aplicativo que a provedora disponibilizou;
    4. Realizar testes de pagamento: a fim de confirmar se a instalação está correta;
    5. Comunicar aos clientes sobre a novidade: por meio de postagens nas redes sociais, adesivos e placas, conforme o modelo de negócio.

    Agora, se você quer saber como oferecer essa solução com a sua marca, não basta entender o que é o Tap to Pay e como implementar do ponto de vista do vendedor.

    Veja, a seguir, como surgiu a parceria entre Nubank e Zoop e o que é preciso para a sua empresa também disponibilizar o Tap to Pay no mercado B2B.

    Tap to Pay: como surgiu a parceria entre Zoop e Nubank?

    A parceria entre Nubank e Zoop surgiu de uma necessidade do banco digital, quando os gestores perceberam que o ideal era desenvolver externamente a tecnologia do Tap to Pay. 

    Durante o Zoop Summit de 2023, o representante do Nubank explicou os motivos pelos quais preferiram fechar parceria com a Zoop, uma fintech as a service, para criar a nova solução: 

    “Nesse sentido, a gente também sabe que não consegue fazer tudo […]. Tem uma série de limitações, que, se fizermos tudo sozinhos, demoraremos muito mais tempo para poder, de fato, resolver as dores dos nossos clientes“. 

    Como funciona o Tap to Pay do Nubank?

    O Tap to Pay do Nubank é um produto direcionado ao empreendedor que tem uma conta Nubank PJ ativa, pois a funcionalidade está disponível apenas no aplicativo do cliente pessoa jurídica do banco digital.

    Dessa forma, ele não precisa investir em outros instrumentos para ter um terminal de pagamento. Basta utilizar o smartphone, com o aplicativo do Nubank aberto, para receber por suas vendas de forma prática e segura.

    Além disso, é fundamental que o aparelho do empreendedor conte com a tecnologia NFC para receber pagamentos por aproximação.

    Assim, ao entrar no app, basta ativar a opção “Cobrar com Tap to Pay”, e o sistema libera o dispositivo automaticamente.

    Qual é a tecnologia que tornou o Tap to Pay possível?

    A Zoop, fintech do iFood e líder em tecnologia para serviços financeiros no Brasil, ofereceu uma das tecnologias que tornou o Nubank Tap to Pay possível. Consiste em uma solução SDK (Software Development Kit), que, em português, quer dizer Kit de Desenvolvimento de Software.

    Na prática, trata-se de um conjunto de programas e ferramentas de programação que os desenvolvedores utilizam como base para a construção de soluções conforme a necessidade da empresa. Significa, portanto, que não é necessário começar do zero para criar algo novo.

    A solução funciona tanto em dispositivos iOS quanto Android, além de contemplar todas as principais bandeiras de cartão de crédito do país. 

    O Tap to Pay da Zoop é o primeiro provedor de serviços de pagamento (PSP) white label homologado pela Apple no Brasil. 

    O SDK no Tap to Pay conecta o aplicativo Nubank com as APIs da Zoop para criar transações com pagamentos por aproximação via celular.

    Essas APIs – conjunto de regras que possibilita a comunicação entre plataformas por meio de uma série de códigos – permitem que os desenvolvedores criem novos softwares e aplicativos, por exemplo.

    A tecnologia da Zoop fornece os códigos prontos para integração, o que permitiu que o time de desenvolvimento do Nubank permanecesse focado no core business e na experiência do cliente.

    Segurança, regras de cartão de crédito e transações, integração com a adquirente e toda a complexidade tecnológica ficam por conta do time da Zoop. Cuidamos de tudo: do regulatório até as APIs.

    Com o aceite das bandeiras Visa e Mastercard, a estrutura em nossa nuvem recebe os comandos dados ao smartphone que funciona como terminal de pagamento, e se torna a solução para o cliente final do Nubank.

    Principais desafios enfrentados

    Por se tratar de um novo produto, a regulamentação das bandeiras de cartões e o posicionamento das operadoras em relação à implementação do Tap to Pay geraram algumas incompatibilidades e conflitos no entendimento entre as entidades credenciadoras. Além disso, surgiram dúvidas quanto aos processos necessários para obter as licenças e permissões

    As preocupações com a segurança também exigiram a construção de uma plataforma que garantisse a integridade do celular, do ponto de vista de hardware e software, em um sistema operacional aberto e flexível.

    Em paralelo, houve o cuidado com o tráfego dos dados de senha do cartão, pois é preciso digitá-la no celular de outra pessoa no momento da compra.

    Para resolver a questão, adotamos diversos processos para assegurar que os dados não seriam violados no trajeto entre o smartphone e os bancos que realizam as autorizações, isto é, por toda a cadeia de pagamento.

    Por que o Nubank escolheu a Zoop como parceira?

    A expertise da Zoop na operação com pagamentos, a flexibilidade, a fácil integração para plugar serviços, o atendimento consultivo e os outros projetos já concluídos foram os fatores decisivos do Nubank na tomada de decisão para tornar a fintech uma parceira provedora do Tap to Pay.

    Com o desejo de entrar no mercado de adquirência para atender clientes com conta PJ, o Nubank escolheu a Zoop para encarar o desafio de desenvolver um produto exclusivo para os meios de pagamento. 

    Para tal, adotaram uma abordagem mais digital para atender à nova demanda e, assim, chegaram juntos à criação do Tap to Pay.

    O que torna o Tap to Pay tão inovador?

    O mercado de maquininhas no Brasil movimenta milhões, mas sempre ficou atrelado a aparelhos que, geralmente, têm componentes desenvolvidos fora do Brasil e são montados aqui, na Zona Franca de Manaus, ou em outros polos industriais. 

    Falta de componentes, pandemia de Covid-19, guerras e outros eventos globais afetam drasticamente a cadeia de suprimentos desses equipamentos, geram escassez e alta dos preços, já que o mercado precifica esses aparelhos em dólar — um POS, por exemplo, pode custar entre R$ 300 e R$ 2 mil cada. 

    O Tap to Pay do Nubank desburocratiza e modifica essa cadeia ao fornecer uma solução de pagamento sem a necessidade de adquirir um equipamento para esse fim. Além de eliminar o custo de aquisição das máquinas, essa alternativa reduz o tempo de espera, que pode variar de 60 a 90 dias entre o processo de compra e o recebimento do dispositivo.

    Estabeleceu-se a parceria entre Nubank e Zoop para que a solução se tornasse escalável, principalmente ao considerar o grande número de clientes do banco digital que são MEI e precisam receber pagamentos de cartão de maneira facilitada, prática, segura, moderna e com gastos operacionais reduzidos.

    Quais as principais vantagens da tecnologia Tap to Pay?

    Uma das primeiras vantagens da tecnologia Tap to Pay é que o recurso ajuda a atender às atuais preferências dos consumidores no que se refere aos meios de pagamento.

    Segundo dados da Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, 61% dos consumidores pagam por aproximação, e a maioria usa o recurso de forma recorrente. 

    De acordo com a entidade, o terceiro trimestre de 2024 fechou com R$ 376 bilhões apenas nessa modalidade. O valor representa um crescimento de 46,5% em comparação ao mesmo período de 2023.

    A Abecs contabilizou 2,8 milhões de pagamentos por aproximação por hora, e um total de 6,1 bilhões de operações — 33% a mais que no terceiro trimestre de 2023.

    Além de atender a preferência do público e, assim, ajudar a elevar o volume de vendas, estas são outras vantagens do Tap to Pay:

    • Dispensa a aquisição de outros equipamentos de cobrança;
    • Reduz custos operacionais;
    • Moderniza micro e pequenos negócios;
    • Otimiza a etapa de pagamento;
    • Gera a oportunidade de criação de novos negócios.

    Veja mais detalhes!

    Dispensa a necessidade de aquisição de outros equipamentos de cobrança

    A depender do porte do negócio, o uso de um dispositivo móvel como equipamento de pagamento elimina a necessidade de adquirir outros aparelhos para vendas presenciais.

    É certo que as máquinas de cartões tradicionais são extremamente úteis para os comércios. No entanto, conforme o tipo de produto/serviço que o empreendedor vende, assim como o volume de vendas, somente o uso do Tap to Pay é suficiente. 

    Dica! Este artigo também ajudará você: “Como passar o Pix na maquininha? Como fazer o cadastro? O que é preciso?

    Reduz custos operacionais

    A vantagem anterior leva a esta, que é a possibilidade de reduzir custos operacionais, visto que não há a necessidade de compra de terminais. 

    Dessa forma, os varejistas têm a chance de utilizar os próprios celulares para capturar a venda — contanto que o aparelho seja compatível com a tecnologia necessária.

    Essa é uma característica que ajuda bastante os negócios em início de atividades, bem como as micro e pequenas empresas.

    Moderniza micro e pequenos negócios

    E, por falar em micro e pequenas empresas, transformar aparelhos Android e iOS em terminais de pagamento sem contato é uma excelente maneira de modernizar os empreendimentos.

    Por meio da tecnologia desenvolvida pela Zoop, esses negócios passam a trabalhar também com meios de pagamento contactless (por aproximação), um importante diferencial competitivo e uma ótima estratégia para atrair novos clientes. 

    Aproveite e leia também: “Veja como receber pagamento por aproximação na sua empresa

    Otimiza a etapa de pagamento

    Do ponto de vista dos consumidores, a solução que a Zoop desenvolveu ajuda a otimizar a etapa de pagamento das compras, reduzir o tempo em filas e evita a necessidade de lidar com dinheiro em espécie, o que deixa o checkout muito mais rápido e seguro.

    Um fluxo assim reflete positivamente na experiência de compra dos clientes e no aumento do seu nível de satisfação com o atendimento que o negócio presta, o que contribui para fidelizá-los.

    Além disso, o Tap to Pay da Zoop permite parcelar compras em até 21 vezes no cartão de crédito, condição que amplia as opções de crédito para os clientes.

    Gera a oportunidade de criação de novos negócios

    Para completar, o software desenvolvido pela Zoop viabiliza a geração de novos negócios. 

    Se o local autoriza que os clientes paguem suas aquisições via dispositivos móveis, por exemplo, a facilidade tem tudo para fomentar as compras não programadas, o que resulta no aumento das vendas e do faturamento.

    Conte com a tecnologia do Tap to Pay da Zoop!

    Agora que você sabe o que é o Tap to Pay e todas as vantagens, que tal levar a solução para o seu negócio?

    Construa novas jornadas de compra a partir do recebimento de valores via celular, e com a sua marca!

    Integre o Tap to Pay da Zoop com SDK white-label único e pronto para integrar no app da sua empresa, com todas as certificações. Conte ainda com split de pagamentos e infraestrutura completa para impulsionar a sua operação!

    Entre em contato agora e descubra como a sua empresa pode oferecer pagamento por aproximação via smartphone e várias outras soluções financeiras personalizadas.

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.