
Tap to Pay: como funciona a parceria entre Zoop e Nubank?

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!
O Tap to Pay é um produto da Zoop que possibilita aparelhos com NFC (Near Field Communication), comunicação por campo de proximidade, funcionarem como terminais de pagamento.
Voltado especialmente para micro e pequenos empreendedores, a exemplo do MEI, o Nubank e a Zoop se uniram e criaram o NuPay, que transforma smartphones que contam com essa configuração em verdadeiras máquinas de cartão mobile.
A tecnologia permite receber valores provenientes de débito ou crédito em processos de pagamento sem contato, seja por smartwatches, cartões contactless ou, até mesmo, outros smartphones.
No que se refere à segurança, a nova tecnologia está em conformidade com as normas e orientações da ABECS, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, além de seguir os protocolos do PCI (Payment Card Industry – Data Security Standard), a certificação de segurança criada pela indústria de cartões.
Para entender o que é Tap to Pay e como receber pelo celular, leia até o final e aproveite para conhecer também o case do Nubank com a Zoop!
O que é Tap to Pay?
Tap to Pay é uma tecnologia que transforma smartphones e tablets (que contam com o recurso de NFC) em máquinas de cartão e permite que micro e pequenas empresas aceitem pagamentos por aproximação de cartões de débito e crédito diretamente em seus dispositivos móveis.
Dessa forma, pequenos negócios, autônomos e MEIs podem eliminar a necessidade de maquininhas físicas, o que reduz custos e aumenta a conveniência para seus clientes.
Além disso, o Tap to Pay é amplamente aceito por variadas bandeiras, como Visa, MasterCard e Elo, o que garante mais acessibilidade e praticidade no dia a dia das vendas.
Como funciona o Tap to Pay da Zoop?
Na prática, o funcionamento do Tap to Pay é simples: o cliente aproxima seu cartão, smartwatch ou smartphone e, pronto, pagou!
E por trás dessa facilidade, existe a tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite a comunicação via radiofrequência entre o chip do cartão do cliente e o smartphone do vendedor.
Assim, basta aproximar o cartão do celular para processar a transação de forma rápida e segura.
Destacamos ainda que a funcionalidade é personalizável, ou seja, o meio de pagamento por aproximação fica com a identidade visual da sua marca.
Além da plataforma ser a única white-label do Brasil e permitir customização completa do sistema de pagamento, o empreendedor pode cobrar no débito ou crédito em até 21x.
Seu funcionamento também inclui integrações com serviços financeiros automatizados, como:
- split de pagamentos, que é a divisão automática dos valores da venda entre os envolvidos em cada transação;
- infraestrutura tecnológica completa;
- burocracias por conta da Zoop, basta usar;
- compatibilidade com diversas bandeiras de cartão e carteiras digitais.
Os empreendedores recebem o valor por aplicativos de internet banking, como a solução do Nubank, e também por plataformas de pagamentos, como a Zoop.
Como configurar o Tap to Pay no seu negócio?
Saber como fazer o celular virar maquininha é mais fácil do que parece! Confira a seguir como a Zoop facilita o processo de receber pelo celular.
-
Integração simples
A Zoop se destaca por ser API First e criar uma infraestrutura robusta para desenvolvedores.
Com o SDK (Software Development Kit) white-label, a integração do Tap to Pay ocorre de forma direta e sem fricções, o que possibilita a adoção rápida da tecnologia sem perder a identidade do seu negócio.
Projetamos o sistema para tornar o processo mais fácil possível, tanto para quem implementa quanto para quem utiliza.
Soluções Tap to Pay da Zoop
A Zoop oferece duas soluções principais para você escolher a que melhor se adapta ao seu negócio:
- SDK white-label: ideal para a marca que tem um time técnico e deseja integrar o Tap to Pay de forma personalizada em seu aplicativo;
- Aplicativo white-label: uma solução pronta para uso, que você pode personalizar com a marca do seu negócio.
Requisitos para habilitação
Para utilizar o Tap to Pay, seu dispositivo móvel precisa estar em conformidade com alguns requisitos técnicos básicos, como ter o sistema operacional Android 10.0 ou superior e iOS XS ou posterior, suporte a NFC e conformidade com o Google Play Integrity.
Além disso, o dispositivo deve ser livre de modificações como jailbreak ou root.
O que torna o Tap to Pay tão inovador?
O mercado de maquininhas no Brasil movimenta milhões, mas sempre se atrelou a aparelhos que, geralmente, têm componentes desenvolvidos fora do país e montados na Zona Franca de Manaus ou outros polos industriais.
Falta de componentes, guerras e outros eventos globais afetam drasticamente a cadeia de suprimentos desses equipamentos, o que gera escassez e alta dos preços, já que o mercado precifica esses aparelhos em dólar — um POS, por exemplo, pode custar entre R$ 300 e R$ 2 mil cada.
O lançamento do NuPay, por exemplo, mostrou que dá para desburocratizar e modificar essa cadeia e fornecer uma solução de pagamento sem custo de aquisição ou necessidade de adquirir o equipamento. Esse processo, que pode levar de 60 a 90 dias entre a compra e a entrega, deixa a tecnologia disponível ao lojista mais rapidamente.
A parceria entre Nubank e Zoop tornou a solução escalável, ao considerar principalmente o grande número de clientes desse banco digital que são MEI e precisam receber pagamentos de cartão de maneira prática, segura, moderna e com gastos operacionais reduzidos.
Qual é a tecnologia que tornou o Tap to Pay possível?
Uma das tecnologias que tornou o NuPay possível foi a da Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros. O sistema consiste em uma solução SDK (Software Development Kit), que, em português, quer dizer Kit de Desenvolvimento de Software.
Na prática, trata-se de um conjunto de programas e ferramentas de programação usados por desenvolvedores como base para a construção de soluções conforme a necessidade da empresa. Logo, significa que não é necessário começar do zero para criar um serviço novo.
Essa solução funciona tanto em dispositivos iOS quanto Android, além de contemplar todas as principais bandeiras de cartão de crédito do país. Sem falar que o Tap to Pay da Zoop é o primeiro provedor de serviços de pagamento (PSP) white-label homologado pela Apple no Brasil.
O SDK no Tap to Pay possibilita a integração do aplicativo Nubank com as APIs da Zoop para criar transações com meios de pagamentos por aproximação via celular.
Ou seja, por meio dessas APIs – conjunto de regras e códigos que possibilita a comunicação entre plataformas –, os desenvolvedores podem criar novos softwares e aplicativos, por exemplo.
E a tecnologia da Zoop fornece os códigos prontos para integração, o que permitiu que o time do Nubank focasse apenas no core business e na experiência do cliente.
Segurança, regras de cartão de crédito e transações, integração com a adquirente e toda a complexidade tecnológica fica por conta do time da Zoop. Cuidamos de tudo: do regulatório até as APIs.
Principais desafios enfrentados
Por ser um novo produto, a regulamentação das bandeiras de cartões e a própria posição delas sobre a implementação do produto ainda gera incompatibilidade/conflito em relação ao entendimento nas entidades credenciadoras. Além disso, surgiram dúvidas quanto aos processos necessários para a obtenção das licenças e permissões.
As preocupações com a segurança também exigiram a construção de uma plataforma que garantisse a integridade do celular, do ponto de vista de hardware e software, em um sistema operacional aberto e flexível.
Em paralelo, houve a preocupação com o tráfego dos dados de senha do cartão, pois é preciso digitá-la no celular de outra pessoa no momento da compra.
Para resolver essa questão, adotamos diversos processos para assegurar a não violação dos dados no trajeto entre o smartphone e os bancos que realizam as autorizações, ou seja, por toda a cadeia.
Por que o Nubank escolheu a Zoop como parceira?
A expertise da Zoop na operação com pagamentos, a flexibilidade, a fácil integração de plugar serviços e o atendimento consultivo foram decisivos na tomada de decisão para tornar a fintech uma parceira provedora de soluções para o Nubank.
Com o desejo de entrar no mercado de adquirência para atender clientes com conta PJ, o Nubank escolheu a Zoop para encarar o desafio de desenvolver um produto exclusivo para os meios de pagamento.
O objetivo foi adotar uma abordagem mais digital para atender a essa nova demanda. E, assim, chegaram à criação do Tap to Pay.
Como usar o NuPay?
O recurso Tap to Pay do Nubank é uma solução prática para empreendedores com conta PJ ativa. Abaixo, veja como utilizar essa funcionalidade de maneira simples:
- verifique sua conta: o recurso está disponível apenas para empreendedores com conta Nubank PJ ativa;
- abra o app do Nubank: a funcionalidade se integra diretamente no app do cliente PJ;
- ative o NFC no smartphone: certifique-se de que seu dispositivo tem a tecnologia NFC para permitir pagamentos por aproximação.
- habilite o recurso: no app, basta ativar a opção “Cobrar com Tap to Pay”, e o dispositivo estará pronto para receber pagamentos de forma segura e eficiente.
Por que implementar o Tap to Pay no seu negócio?
O primeiro motivo a destacar é que o recurso ajuda a atender às atuais preferências dos consumidores no que se refere aos meios de pagamento.
Segundo informações da Visa, 61% dos clientes preferem fazer compras em locais que oferecem soluções de pagamento sem contato.
Inclusive, em outro relatório, a Visa revelou que 48% das pessoas entrevistadas deixariam de comprar em um estabelecimento que apenas contasse com meios de pagamento compartilhados (a exemplo dos leitores de cartão) ou que necessitasse de contato com o caixa.
A boa notícia é que essa predileção se alinha à percepção dos vendedores. Conforme a pesquisa, 58% dos comerciantes entendem que disponibilizar pagamentos com cartão e sem contato é muito mais conveniente para seus consumidores.
Além de atender a preferência do público e, dessa forma, ajudar a elevar o volume de vendas, separamos outras vantagens do Tap to Pay da Zoop:
- dispensa a compra e/ou aluguel de outros equipamentos de cobrança;
- redução de custos operacionais;
- modernização de micro e pequenos negócios;
- otimização da etapa de pagamento;
- oportunidade de gerar novos negócios.
Veja mais detalhes sobre cada benefício!
-
Dispensa que o negócio adquira outros equipamentos de cobrança
Conforme o porte do negócio, ter esse meio de pagamento em um dispositivo móvel pode dispensar o uso de outros equipamentos de recebimento de valores em vendas presenciais.
É certo que as máquinas de cartões tradicionais são extremamente úteis e necessárias para os comércios. No entanto, conforme o tipo de produto e/ou serviço, assim como o volume de vendas, somente o uso do Tap to Pay pode ser suficiente.
Leia também: Como passar o Pix na maquininha? Como fazer o cadastro? O que é preciso?
-
Redução de custos operacionais
A vantagem anterior leva a esta, que é a possibilidade de reduzir custos operacionais, visto que não há a necessidade de compra de terminais.
Dessa forma, os varejistas podem utilizar os próprios celulares para capturar a venda — se o aparelho for compatível com a tecnologia necessária.
Essa é uma característica que pode ajudar bastante os negócios que iniciam suas atividades, bem como as micro e pequenas empresas.
-
Modernização de micro e pequenos negócios
E, por falar em micro e pequenas empresas, transformar aparelhos Android e iOS em terminais de pagamento sem contato pode ser uma excelente maneira de modernizar os empreendimentos.
Por meio da tecnologia desenvolvida pela Zoop, esses negócios passam a trabalhar também com meios de pagamento contactless, o que pode ser visto como um importante diferencial competitivo e, ainda, uma estratégia para atrair novos clientes.
Saiba mais: [Guia] O que é e como vai funcionar o Pix por aproximação?
-
Otimização da etapa de pagamento
Do ponto de vista dos consumidores, a solução da Zoop ajuda a otimizar a etapa de pagamento das compras, a reduzir o tempo em filas e a evitar a necessidade de lidar com dinheiro em espécie.
A consequência dessas possibilidades tende a refletir positivamente na experiência de compra e no aumento do seu nível de satisfação com o atendimento prestado pela empresa, o que contribui para fidelizar os clientes.
-
Oportunidade de gerar novos negócios
Para completar, o software desenvolvido viabiliza a geração de novos negócios. Por exemplo, se o local permite que seus clientes paguem suas aquisições por meio de dispositivos móveis, pode fomentar as compras não programadas, o que resulta no aumento das vendas e do faturamento.
Conheça o Tap to Pay da Zoop e confira como seu negócio pode oferecer essa solução financeira para elevar as vendas e reduzir os gastos!
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.