O que é tokenização de pagamentos? Vantagens + conceito
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!
A tokenização de pagamentos é um processo de segurança para proteger os dados sensíveis dos clientes durante uma transação financeira on-line.
Por meio da criptografia, informações como o nome do usuário e número do cartão de crédito são “embaralhadas” para que se tornem invioláveis.
Com o aumento no volume de vendas virtuais e as constantes notícias de vazamento de dados, o processo de tokenização de pagamentos se tornou ainda mais importante para as empresas.
A prática interfere diretamente na imagem da empresa junto ao público e aprimora a experiência de compra dos clientes.
Dados da Positive Technologies apontam, por exemplo, que 85% dos casos de phishing, um dos diversos tipos de fraude na internet, resultam em roubo e vazamento de dados.
Por motivos como esse, é fundamental adicionar novas camadas de segurança à sua oferta de meios de pagamento. Além de gerar mais confiabilidade aos clientes, a medida evita uma série de problemas financeiros a eles e ao negócio.
Confira o que é a tokenização de pagamentos e como a solução torna as suas vendas on-line mais seguras.
O que é a tokenização de pagamentos?
Tokenização dos pagamentos é uma tecnologia que faz a substituição dos dados dos clientes por outros algoritmos em tempo real.
Ao criar esse novo código alfanumérico, as informações transitam pelas redes de pagamento de forma muito mais segura, uma vez que estarão indecifráveis contra fraudadores em potencial.
A tokenização modifica todos os dados sensíveis que o cliente precisa informar para realizar um pagamento on-line, tais como:
- nome;
- número do cartão de crédito;
- número da agência bancária;
- bandeira do cartão, entre outros.
Como funciona a tokenização?
Quando um cliente faz uma transação on-line, os dados de pagamento são enviados para um sistema de tokenização. Em seguida, agrupa-se todas as informações sensíveis no token para protegê-las de interceptações.
O banco adquirente do comerciante, então, processa as informações do token para confirmar o pagamento.
Todo o processo acontece em um ambiente protegido, no qual nem o comerciante e nem o banco têm acesso às informações de criptografia do token.
Quando entendemos como funciona a tokenização de pagamentos, percebemos porque o processo gera mais segurança e confiabilidade às compras on-line.
Afinal, cada sequência numérica é única e tem duração de poucos segundos (apenas o tempo necessário para concluir o fluxo de pagamento).
Isso quer dizer que um novo código alfanumérico surge a cada compra, mesmo que o cliente deixe os seus dados salvos no site ou aplicativo de compra. A prática impede as chances de roubo e uso indevido dessas informações.
Quais as vantagens da tokenização de pagamentos?
A tokenização nos pagamentos tem a vantagem de aumentar a sensação de segurança dos compradores. Os clientes se sentem mais confiantes em realizar as suas compras on-line, além de mais satisfeitos com etapas mais simples de checkout.
Adicionalmente, a empresa ganha com a otimização da gestão de dados de pagamentos.
Além disso, a imagem da marca melhora e ganha destaque frente aos concorrentes. Afinal, reduz-se o número de reclamações dos clientes e o noticiamento público de vazamento de dados.
O contexto favorável contribui para aumentar o seu poder de atração de novos consumidores e de fidelização dos clientes que já estão na sua base.
Em resumo, as vantagens das tokenização de pagamentos são:
- transações financeiras on-line à prova de fraudadores;
- aprimoramento do processo de checkout;
- ainda mais segurança nos pagamentos recorrentes;
- processo de pagamento com carteiras digitais mais seguro;
- sua empresa em conformidade com boas práticas de segurança.
-
Transações financeiras on-line à prova de fraudadores
A tokenização de pagamentos protege tanto os dados em trânsito quanto os armazenados, o que confere uma camada extra de segurança às informações dos clientes.
Assim, mesmo que haja uma falha no seu principal sistema de segurança, a criptografia dos dados garante que permaneçam protegidos de hackers e demais fraudadores.
-
Aprimoramento do processo de checkout
Justamente por proteger também os dados que os clientes deixam salvos nos sites para facilitar o processo de compra, a tokenização contribui para aprimorar a agilidade do checkout.
Ao saber da existência da camada extra de segurança, o cliente não terá receio em fornecer as suas informações para o banco de dados do site. O cenário torna possível realizar novas compras em poucos cliques e incentivar a fidelização!
1. Ainda mais segurança nos pagamentos recorrentes
Pagamento recorrente é uma forma de captura de dados do cliente no site da empresa por longos períodos, o que, em alguns casos, gera certa apreensão dos consumidores.
Mais uma vez, a tokenização nos pagamentos contribui, ao evitar que as informações se percam ou que cibercriminosos as acessem indevidamente.
2. Processo de pagamento com carteiras digitais mais seguro
O uso de carteiras digitais é uma uma forte tendência no mercado de meios de pagamento. Por exemplo, o último trimestre de 2023 registou um crescimento de 54% em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o Salesforce E-commerce Cloud.
A tokenização nos pagamentos contribui para aumentar essa adesão, uma vez que traz mais segurança para o processo.
E, mais uma vez, ao saber que os seus dados estão bem guardados, o cliente pode deixá-los salvos na plataforma do comércio eletrônico, o que torna o processo de finalização da compra mais rápido.
3. Sua empresa em conformidade com boas práticas de segurança
Por fim, a tokenização coloca a sua empresa em conformidade com as práticas de segurança e compliance.
Vale destacar, inclusive, que esse processo é altamente recomendado pelo PCI DSS, padrão internacional de segurança de cartões.
Leia também o nosso artigo “Como se adequar à LGPD? E confira os impactos na indústria de meios de pagamento?”
Como oferecer a solução aos seus clientes?
A melhor maneira de oferecer tokenização nos processos de pagamento on-line é por meio de parceria com uma empresa especializada em serviços financeiros — a exemplo de uma fintech as a service.
Empresas fintech permitem que o seu negócio ofereça produtos e serviços financeiros de maneira rápida e com total segurança.
A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros que ajuda com a tokenização e diversas outras soluções de pagamento.
Já o Zoop Payments é a solução perfeita para dar mais segurança, eficiência e diversidade ao gerenciamento de pagamentos da empresa.
A plataforma oferece soluções tanto para métodos mais tradicionais quanto para os de tokenização de pagamentos.
Saiba mais sobre a tecnologia de transações da Zoop:
Entre em contato agora com um dos nossos consultores, tire todas as suas dúvidas e confira como fazer parte do mercado de meios de pagamento sem abrir mão do seu core business!
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.