Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    pagamentos

    Como fazer conciliação bancária automática no seu negócio?

    24 de maio de 2024
    Por Redação
    Compartilhe
    Imagem

    Aprender como fazer conciliação bancária automática garante mais agilidade, segurança e eficiência ao gerenciamento das finanças do seu negócio. Afinal, a prática previne incoerências e possíveis distorções entre aquilo que está no fluxo de caixa da empresa e o que efetivamente foi processado pela instituição bancária.

    Quando não se implementa a conciliação de forma criteriosa, as disparidades nas contas podem gerar prejuízos incontornáveis, impactar o pagamento de compromissos e, em casos mais graves, levar à falência.

    Para você ter uma ideia, 60% dos pequenos negócios apontam um fluxo de caixa negativo como a razão do seu insucesso, segundo estatísticas disponíveis na Flair HR

    A estatística evidencia o quanto é importante entender o que é conciliação bancária e como implementar a prática no negócio para evitar problemas como o mostrado acima. As vantagens do processo são ainda mais visíveis quando se conta com uma ferramenta tecnológica para automatizá-lo, o que também é uma tendência forte entre pequenas empresas.

    Por exemplo, 72% dos pequenos negócios em 2023 já incorporaram ferramentas tecnológicas para digitalizar suas operações, também segundo a Flair HR

    Quer aprender como fazer conciliação bancária automática? Então, acompanhe o artigo até o fim!

    O que é conciliação bancária?

    A conciliação bancária é um processo que tem, como objetivo, alinhar os registros financeiros internos de uma empresa com aquilo que, de fato, foi processado nas movimentações bancárias.

    Quando falamos de registro interno, consideramos os pagamentos recebidos em todos os canais de vendas disponíveis, e que foram contabilizados em uma planilha manualmente ou por meio de um software de gestão.

    Tais registros, por sua vez, devem ser organizados e comparados com o que foi movimentado na conta da empresa, ou seja, é preciso acessar os extratos bancários para averiguar se tudo realmente consta como o esperado.

    Vale destacar que a frequência da conciliação bancária aumenta de acordo com o volume de transações de um negócio. Empresas com um elevado número de vendas precisam realizar o processo quase diariamente, enquanto aquelas com menos fluxo de receita podem esperar uma quinzena ou um mês.

    A conciliação tradicionalmente é realizada com lápis e papel ou com uma planilha comparativa. Entretanto, atualmente, o ideal é aprender como fazer conciliação bancária automática para otimizar o gerenciamento.

    Como funciona a conciliação bancária automática?

    Sistemas de automação são cada vez mais comuns em diversas áreas operacionais de uma empresa — desde o setor produtivo até o comercial —, e com o departamento financeiro, não poderia ser diferente.

    No caso de plataformas de conciliação bancária, o software precisa ter acesso aos dados bancários da conta comercial para realizar a importação dos documentos do extrato em tempo real.

    Dessa forma, a própria ferramenta armazena as informações, como valores, fonte, data, hora e descrição da venda. 

    A partir daí, os algoritmos trabalham de forma automatizada para promover a correspondência entre os dados bancários e o registro interno do fluxo de caixa da empresa.

    Vale salientar que o recurso tecnológico não é integralmente autônomo. Afinal, é fundamental que um responsável faça a revisão de cada conciliação, bem como os ajustes necessários quando alguma transação não for conciliada.

    Nesse caso, o ideal é entrar em contato com o banco para buscar mais informações sobre o motivo pelo qual a venda não foi movimentada no extrato bancário.

    Vantagens da conciliação bancária automática

    Confira abaixo algumas das principais vantagens da conciliação bancária automática.

    • Mais rapidez no gerenciamento financeiro, uma vez que diminui drasticamente o trabalho manual envolvido no processo.
    • Menos necessidades de ajustes, uma vez que sistemas automatizados são menos vulneráveis ao erro do que o trabalho manual, principalmente quando é necessário lidar com um grande volume de transações.
    • Monitoramento preventivo de fraudes, uma vez que o sistema automatizado identifica na raiz a tentativa de golpes.
    • Conformidade fiscal e financeira, uma vez que há a comprovação automática e imediata do fluxo de caixa.

    Como fazer conciliação bancária automática?

    Se você deseja aprender como fazer conciliação bancária, nós temos uma ótima notícia para te dar: basta investir em uma plataforma de gestão financeira eficiente.

    A Zoop Payments, por exemplo, conta com um sistema omnichannel que une os canais de vendas on-line com os off-line. Isso é, não importa se seu negócio fechou vendas no Pix, no boleto bancário, no cartão de crédito e débito ou por carteiras digitais.

    A plataforma da Zoop não só reconhece instantaneamente todas as compras e a direcionam para um só lugar, com o objetivo de facilitar o fluxo de caixa, como também processa a conciliação bancária de forma automática com sua conta bancária.

    Com uma ferramenta como a Zoop Payments, é simples oferecer serviços financeiros. Afinal, ela funciona como uma plataforma white label já pronta e customizável de acordo com as demandas do seu negócio.

    Saiba mais sobre a importância de plataformas de tecnologia financeira com o Zoop Payments:

    Chegou a hora de contar com o melhor da tecnologia para impulsionar a gestão financeira do seu negócio! Converse com um dos nossos consultores e dê um Zoop no seu negócio!

     

    Preencha o formulário para que nossos especialistas avaliem sua solicitação.
    (*) Campos Obrigatórios
    1/3
    Continuar
    2/3
    Voltar
    Continuar
    *Você pode alterar suas permissões de comunicação a qualquer momento.
    3/3
    Voltar
    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.