O que são pagamentos Cross Border? Como funciona e qual a importância?
Cross Border é um termo inglês que significa “através das fronteiras”. Quando associado ao universo dos pagamentos, ele se refere às transações realizadas de uma pessoa para um destinatário que se encontra em um país diferente.
Esse modelo de pagamento é muito comum entre pessoas físicas. Imagine, por exemplo, um pai que envia dinheiro em reais, que são convertidos em dólares, para o filho que mora nos Estados Unidos. Ou o trabalhador que reside na Europa e envia euros para serem convertidos na nossa moeda para algum parente que está em São Paulo.
Entretanto, o Cross Border Payment vem ganhando relevância também nas transações comerciais. À medida que o mundo tornou-se mais globalizado e o e-commerce consolidou-se, os pagamentos internacionais tornam-se cada vez mais comuns.
No segundo semestre de 2022, os bancos mundiais registraram um crescimento de US$ 782 bilhões em transações Cross Border, o que representa um crescimento anual de 8% quando comparado ao ano anterior, segundo o BIS International.
Nesse contexto, preparamos esse conteúdo para falarmos um pouco mais sobre pagamentos Cross Border e como funciona esse modelo de transação. Confira!
O que são pagamentos Cross Border?
O Cross Border é qualquer transação financeira entre um remetente e um destinatário que estão em países diferentes. Isso é, o dinheiro atravessa as fronteiras de um país até chegar na conta corrente de quem o recebe.
Nesse processo, ocorre a conversão de valores de acordo com a cotação da moeda do país do destinatário. Portanto, quem faz o pagamento deve ficar atento não só à cotação do montante, mas também às taxas de serviço e aos impostos que podem incidir no valor final.
Esses tipos de pagamento estão cada vez mais comuns tanto para transações pessoais, como para pagamentos comerciais. Afinal, o usuário de internet tem acesso aos mais diversos e-commerces e plataformas, com presença em qualquer parte do mundo.
Nesse sentido, o Cross Border é fundamental para conectar empresas com clientes internacionais e assim, ampliar o mercado consumidor para além das fronteiras.
Aliás, tanto o segmento B2B (business to business) quanto o B2C (business to client) são contemplados. No primeiro caso, esse tipo de transação é recorrente quando, por exemplo, uma empresa na Alemanha deseja pagar um fornecedor de matéria-prima na China.
Já no segundo caso, as compras internacionais já estão bem presentes em marketplaces de ampla penetração em nosso país, como a Amazon.
Como funcionam os pagamentos Cross Border?
O processo de pagamento Cross Border não é muito diferente de uma transação comum, mas ele tem algumas etapas extras. Entenda como funciona!
- As instituições financeiras e bandeira do cartão identificam as duas partes envolvidas para que a operação seja efetuada.
- É realizada a conversão de acordo com a cotação, caso as partes envolvidas utilizem moedas diferentes. Esse processo é realizado pelo remetente no momento do pagamento.
- Os provedores eletrônicos realizam a transferência de fundos.
- As instituições financeiras validam as informações e verificam a segurança da transação para o processamento do pagamento.
- Os valores são finalmente liquidados!
Quais as características do Cross Border Payment no e-commerce?
Você também deve estar se perguntando: quais são as vantagens dos pagamentos Cross Border para o comércio eletrônico? Basicamente, elas estão resumidas na capacidade de expansão comercial que essa inovação impulsiona.
Dentre as desvantagens, estão as taxas extras que recaem sobre o preço do produto. Tarifas de câmbio, impostos (como IOF) e tarifas bancárias costumam deixar essas transações mais salgadas do que a mera conversão de valores, o que pode levar o consumidor a repensar.
Pensando pelo lado positivo, as vantagens do Cross Border são muitas. Vamos falar de alguma delas!
Barreiras culturais e de idiomas
Mecanismos de pagamentos Cross Border geralmente oferecem suportes a diferentes idiomas e cuidam da conversão das moedas, o que facilita a conexão com clientes de outros países.
Superação da complexidade regulatória
Existem uma série de pré-requisitos regulatórios que tornam mais burocráticas as transações comerciais com empresas de outros países. Entretanto, as soluções de pagamento Cross Border ajudam as organizações a lidar com esses desafios e validam juridicamente os processos de pagamento.
Ampliação do mercado consumidor
As empresas são beneficiadas, pois conseguem levar seus produtos e serviços para novos mercados consumidores em diversos outros países do mundo, aumentando assim seus lucros e a força competitiva.
Por outro lado, os consumidores também saem ganhando, pois eles passam a ter acesso a novas oportunidades, com produtos e serviços diferenciados que antes eles não tinham contato.
Tudo isso é possível graças às tecnologias de pagamentos cada vez mais completas, eficientes e inovadoras.
Gateways de pagamento modernos, como o Zoop Payments, permitem que essas transações sejam feitas de forma rápida e segura para os dois lados.
Em especial, essa ferramenta contempla tantas opções de pagamento que os clientes de qualquer parte do mundo se sentirão contemplados, o que facilitará ainda mais a experiência de compra, apesar dos desafios que já falamos mais acima, como as dificuldades idiomáticas, tributárias e regulatórias.
Fale com um consultor da Zoop e tire todas as suas dúvidas sobre o Zoop Payments!
Gostou do conteúdo? Tirou suas dúvidas sobre pagamentos Cross Border? Se você deseja continuar por dentro de todas as novidades e tendências dos meios de pagamento, siga acompanhando as atualizações do blog da Zoop! Até a próxima!
Assine nossa newsletter
Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.