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    Mercado de pagamento futuro: como adequar a sua empresa?

    20 de outubro de 2025
    Por Redação
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    O mercado de pagamento futuro inclui a aceleração tecnológica, a digitalização dos serviços financeiros e a busca por transações mais rápidas e seguras. Esse cenário de constante inovação remodela a maneira como pessoas e empresas compram, vendem e gerenciam finanças, e tem forte influência da Inteligência Artificial e de soluções mobile.

    O termo “mercado do futuro“, no contexto financeiro, refere-se, em essência, à transformação profunda dos serviços e meios de pagamento, pelo uso mais expressivo da tecnologia.

    Esse movimento vai muito além da simples digitalização e envolve a integração de fintechs, a ascensão do Open Banking e a criação de soluções que eliminam fricções nas transações, por exemplo.

    A atenção muda sua direção, e vai da construção de uma infraestrutura tradicional ao aprimoramento da experiência do usuário, a fim de priorizar a conveniência e a segurança nas operações do dia a dia.

    A Inteligência Artificial (IA) e o machine learning desempenham papéis cruciais, pois otimizam e modernizam medidas de prevenção de fraudes e personalizam a oferta de crédito e serviços.

    Assim, o cenário atual exige que empresas se adaptem rapidamente e incorporem inovação para manter a competitividade, atrair e manter clientes.

    Como preparar o seu negócio? Siga a leitura, entenda o que é o mercado de pagamento futuro e tudo o que é necessário para se destacar!

    O que é o mercado de pagamento do futuro?

    Esse conceito se refere ao uso de tecnologias que tornam as transações financeiras invisíveis, instantâneas e totalmente integradas à jornada do consumidor. Abrange a adoção massiva de pagamentos digitais, a ascensão de soluções de pagamentos móveis, e a interconexão de sistemas por ecossistemas abertos, como o Open Finance.

    A essência do mercado de pagamento futuro está, principalmente, em eliminar a necessidade de intervenção manual e reduzir o tempo de liquidação. A digitalização ganha outro patamar e evolui para soluções que incorporam o pagamento diretamente na experiência de compra do usuário.

    O Open Banking e o Pix são ótimos exemplos dessa transformação no Brasil, pois permitem a movimentação rápida e segura de informações financeiras e valores.

    O mercado do futuro também fortalece fintechs e empresas de tecnologia, especialmente as que usam APIs de pagamento para oferecer soluções customizadas, integrar recebimentos e gestão financeira de forma nativa aos sistemas dos contratantes, como a Zoop.

    Assim, entender o que é mercado de pagamento do futuro é descobrir que a maneira como uma pessoa (física ou jurídica) escolhe pagar por algo precisa ser cada vez menos perceptível e mais fluida.

    Dica de leitura: Tendências para melhorar a experiência em pagamentos digitais do cliente em 2025

    Como funciona o mercado futuro de pagamentos?

    Funciona mediante o uso de tecnologias disruptivas, como a tokenização e o processamento via API, que permitem transações instantâneas, seguras e integradas a canais de venda e gestão. Os novos sistemas utilizam criptografia avançada e infraestruturas de dados para autenticar e liquidar operações em segundos.

    Para entender melhor como funciona o mercado futuro de pagamentos, basta observar o crescimento de ferramentas que transformam smartphones em terminais de venda (Tap to Pay), e a popularização das carteiras digitais.

    Nesse último caso, por exemplo, o relatório da Zoop revelou que 24% dos brasileiros já utilizam e-wallets, e preferem esse método a carregar cartões físicos. Já a pesquisa Global Payments Report 2024 mostrou que esse meio de pagamento foi responsável por 50% dos gastos globais no e-commerce em 2023.

    Outro bom exemplo de como funciona o mercado de pagamento futuro é o Pix. A tecnologia desse sistema viabilizou movimentações instantâneas de valores e facilitou a rotina de empresas e clientes.

    No topo do ranking dos meios de pagamento mais usados no Brasil, com 77% do uso entre os brasileiros, o Pix se destaca dos demais por ser fácil de usar, prático, ágil e isento de taxas para pessoas físicas.

    Porém, soluções como essas já estão disponíveis no mercado. Para preparar corretamente a sua empresa para o que está por vir, é fundamental você saber como serão os pagamentos no futuro. Descubra no próximo tópico!

    Como serão os pagamentos no futuro?

    Serão predominantemente móveis, instantâneos e invisíveis, validados por fatores práticos de autenticação, como biometria, para minimizar a fricção na jornada de compra. A expectativa é que as transações deixem de exigir a apresentação física de cartões ou documentos, e que dependam apenas da presença do titular ou de sua identificação digital.

    Segundo pesquisa da PwC, o número de pagamentos virtuais aumentará mais de 80% até o final de 2025, com mais de 1,9 trilhão de transações. A expectativa é que esse volume triplique até 2030.

    No que diz respeito às tendências, essas giram em torno de, principalmente:

    • pagamentos instantâneos e móveis: o Pix ganhará novas funcionalidades, como o Pix Internacional, e sistemas desse formato ultrapassarão US$ 110 trilhões até 2029 em todo o mundo, conforme relatório da Juniper;
    • inteligência de dados para decisões de crédito e risco: a fim de prevenir fraudes e auxiliar nas aprovações dos pedidos dos clientes, por meio do machine learning, tecnologia que aprende continuamente com o histórico de transações;
    • biometria e tokenização: reconhecimento facial ou digital, por exemplo, serão suficientes para autenticar as transações. A tokenização de pagamentos também se tornará um padrão e substituirá dados sensíveis por códigos alfanuméricos únicos, o que garantirá a proteção contra fraudes em diferentes canais digitais.

    Confira outras tendências no artigoFuturo dos meios de pagamento: como preparar o seu negócio?’’

    Qual é o futuro do mercado financeiro?

    Nos próximos anos, esse setor passará pela desintermediação e pela personalização, o que resultará em serviços mais acessíveis, transparentes e sob o controle do próprio cliente. Essa transformação coloca o indivíduo no centro e ajuda a oferecer produtos e insights financeiros que se ajustam às suas necessidades.

    Uma forma de entender qual é o futuro do mercado financeiro é por meio dos benefícios desse novo cenário, como:

    • redução de custos e intermediários: a tecnologia elimina elos na cadeia de valor, simplifica processos e diminui as taxas de transação, uma vantagem direta para empresas e consumidores;
    • processos mais rápidos e seguros: a liquidez instantânea e a segurança aumentam com métodos biométricos e criptografia de ponta;
    • mais controle financeiro e previsibilidade: o acesso a dados em tempo real e as ferramentas de gestão financeira integradas permitem que negócios monitorem fluxos de caixa e tomem decisões mais confiáveis;
    • hiperpersonalização: a análise de dados viabiliza a oferta de crédito e serviços financeiros extremamente personalizados, o que aumenta a relevância para o cliente e a eficácia das instituições.

    O resultado é um mercado de pagamento futuro mais eficiente, que democratiza o acesso a serviços financeiros de qualidade e aprimora o relacionamento entre empresas e clientes.

    Como preparar sua empresa para o mercado de pagamento futuro?

    A adoção de uma infraestrutura tecnológica que priorize a integração, a automação e a segurança das transações é medida essencial para adequar qualquer negócio ao mercado de pagamento futuro. Inclui ir além das soluções tradicionais e incorporar métodos flexíveis, que suportam múltiplos canais de venda e as preferências dos consumidores.

    Assim, direcione seus esforços para:

    • soluções de pagamentos integrados em uma única plataforma;
    • integração de sistemas via API para centralizar dados e simplificar a conciliação;
    • automação e monitoramento em tempo real via softwares que automatizam a gestão de recebíveis, a cobrança e o split de pagamento;
    • gestão financeira simplificada a partir do uso de dashboards intuitivos;
    • sistemas antifraude baseados em Inteligência Artificial e capazes de crescer com o volume de transações do seu negócio.

    A Zoop entrega todas essas soluções e muito mais e ajuda você a preparar a sua empresa para o mercado de pagamento futuro!

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