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    mPOS: o que é e como funciona essa ferramenta de recebimento de valores?

    02 de maio de 2022
    Por Redação Zoop
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    mPOS é a sigla para Mobile Point of Sale, que em português significa Ponto de Venda Móvel. De forma prática, consiste em uma tecnologia que possibilita que as funções de recebimentos de valores sejam inseridas em um dispositivo móvel.

    Para esse conceito ficar mais fácil de ser compreendido, imagine todas as formas de recebimento possíveis de serem encontradas em uma máquina de cartão fixa, tais como pagamento via cartão de crédito, cartão de débito e até mesmo Pix na maquininha

    A diferença é que, ao invés de usar esse dispositivo POS para realizar a cobrança dos clientes, basta contar com dispositivo móvel, a exemplo de um smartphone, tablet, ou outro equipamento wireless para concluir esse processo. 

    Mas por qual motivo é tão importante contar com mais essa opção de recebimento de valores? Uma das razões é que esse tipo de ferramenta contribui para que o atendimento aos clientes seja feito de maneira mais cômoda e prática, permitindo também que paguem suas compras com seus meios de pagamento preferidos.

    Além disso, é um terminal que cabe no bolso, o que oferece mobilidade para o dia a dia do empreendedor.

    A fim de reforçar a importância de trabalhar com diferentes métodos de pagamento, apresentaremos alguns dados do relatório “O perfil do consumidor 2022”, elaborado pelas empresas All iN, Social Miner, Bornlogic e Opinion Box.

    Foi perguntado aos entrevistados quais as facilidades de pagamento eles mais apreciavam no varejo. As respostas foram:

    • pagar com o Pix: 44%;
    • cartão por aproximação: 40%;
    • carteira digital pelo celular: 26%;
    • pagamento via QR Code: 20%

     

    Ou seja, com base nessas preferências, é possível dizer que o uso de uma solução mPOS é mais uma maneira de atender às atuais preferências dos consumidores, contribuindo para que a empresa não perca nenhuma oportunidade de venda.

    Achou interessante? Para saber mais sobre essa solução para recebimento de valores presenciais e quanto ela pode contribuir com diferentes modelos de negócio, basta continuar a leitura deste artigo!

    O que é mPOS?

    Assim como explicamos inicialmente, mPOS significa Mobile Point of Sale. Trata-se de uma solução de pagamento presencial móvel, ou seja, que pode ser levada para qualquer local para realização do processo de recebimento de valores.

    Em linhas gerais, um dispositivo mPOS aceita os mesmos meios de pagamento das demais maquininhas de cartão, ou seja, função crédito à vista ou parcelado, e/ou débito.

    Alguns modelos também aceitam pagamento com voucher, cartão alimentação ou refeição, carteira digital e Pix.

    Aproveite e leia também: “O que é Pin Pad? Qual a diferença para o terminal POS?

    Como funciona o mPOS?

    O mPOS é uma pequena máquina de cartão que depende de um dispositivo móvel para funcionar, a exemplo de um smartphone, tablet ou até mesmo notebooks. Sua tecnologia permite que tudo seja integrado (maquininha e dispositivo). Para isso, é necessário baixar no dispositivo um aplicativo próprio, que será o responsável por processar os valores recebidos.

    Diretamente na tela do equipamento é possível proceder com a mesma operação que seria realizada em máquinas de cartões de outros modelos, tais como, informar o valor da compra, o número de parcelas (se houver), fazer a leitura do meio de pagamento, e a digitação da senha pelo cliente (se necessário).

    No que se refere à leitura do método de pagamento utilizado, terminais mPOS podem contar com diferentes recursos, por exemplo, via contactless ou QR Code.

    Se o cliente preferir usar o seu cartão de débito ou crédito para pagar a sua compra, é possível conectar um leitor de cartão ao dispositivo móvel, utilizando a sua entrada de áudio para isso.

    Aqui, vale destacar que todas essas possibilidades variam de acordo com o software utilizado para a função Mobile Point of Sale.

    Quanto ao comprovante de pagamento, geralmente, ele pode ser enviado por SMS ou para o e-mail do cliente.

    Quais são as vantagens e desvantagens dessa solução de recebimento de valores?

    Uma das grandes vantagens dessa ferramenta de recebimento móvel é que ela pode ser integrada diretamente à conta bancária da empresa ou, se o empreendedor assim preferir, a um sistema de gestão financeira.

    Mas esse não é o único benefício da utilização de um equipamento Mobile Point of Sale. Entre os outros que se destacam estão:

    • pode ser levado para qualquer lugar;
    • contribui para otimizar o processo de pagar e receber, podendo ser usado mesmo por empresas que não vão até seus clientes, a fim de diminuir filas em períodos mais intensos de vendas;
    • vai ao encontro das atuais preferências de meios de pagamento dos clientes;
    • é seguro, visto que os dados transacionados são criptografados e armazenados na nuvem;
    • é viável para negócios dos mais variados portes, principalmente para os que se locomovem até seus clientes;
    • permite a realização de pagamentos por aproximação e o uso de carteiras digitais pelos consumidores.

     

    Quanto a esse último meio de pagamento, vale destacar um dado apresentado no nosso Relatório de Tendências 2022, o qual revelou que houve um significativo aumento na adesão das carteiras digitais por aqui, chegando ao percentual de 89% dos brasileiros.

    Banner-Relatorio-tendencias-2022

     

    No que se refere às desvantagens, há dois pontos que merecem ser citados:

    • por serem móveis, os dispositivos podem ser alvo de roubos ou furtos;
    • o equipamento pode ficar sem bateria durante o dia de trabalho, visto que não fica conectado todo o tempo a uma fonte de energia.

    Qual a importância da tecnologia mPOS atualmente?

    Vivemos tempos de transformação digital. Nesse contexto, não importa se seja um comércio de pequeno, médio ou grande porte, é muito importante que você busque meios de agilizar processos e facilitar a vida do seu cliente.

    Em outras palavras, as empresas precisam se adaptar às mudanças de comportamento e às novas demandas dos consumidores.

    Por exemplo, a utilização de dinheiro em espécie para pagamento é cada vez mais uma coisa do passado no Brasil. Segundo ranking da World Payment Report, nosso país está na terceira posição entre aqueles que mais utilizam cartões para fechar suas compras.

    Sendo assim, se você for um microempreendedor que vende porta a porta, faz entrega ou tem seu comércio na rua, é preciso estar preparado para dar conta dessa demanda, não é verdade?

    Imagina o tanto de dinheiro em caixa no final do dia que você pode perder por não ter oferecido a solução de pagamento que o cliente esperava? 

    Com as mPOS você o comerciante tem uma companheira portátil que pode ir até onde o cliente estiver e oferecer várias formas de transação.

    Outro fator que aponta para a importância dessa tecnologia é sua integração com o NFC (Near Field Comunication) e OCR (Optical Character Recognition). Por meio dessas duas inovações, é possível reconhecer as informações criptografadas do cartão pelo smartphone e fechar a venda por aproximação.

    Além da mobilidade e diversidade de meios de pagamento, as mPOS também são bastante eficientes! Primeiramente, elas possuem ferramentas de gestão financeira que auxiliam os empreendedores a controlar os pagamentos recebidos.

    Por fim, elas são bem mais baratas e desburocratizadas do que os terminais POS, pois ficam ativas para funcionar prontamente, não possuem mensalidades e elevadas taxas, dentre outros fatores. 

    Portanto, investir em uma solução mPOS é um upgrade certo no seu negócio!

    O que é preciso para trabalhar com um mPOS?

    Em complemento ao que dissemos anteriormente, é interessante ressaltarmos também que uma solução de recebimento como essa pode contribuir para otimizar a gestão financeira do negócio, especialmente se estiver atrelada à plataforma financeira utilizada.

    Além disso, pode fortalecer a imagem da empresa, especialmente se essa utilizar meios de pagamento que levam a sua marca. E como isso é possível? Com a ajuda do parceiro ideal!

    A Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, oferece aos seus parceiros a tecnologia mPOS, que é ideal para autônomos e empresas de pequeno porte que precisam de mobilidade com excelente custo-benefício.

    Caso o parceiro opte por uma solução desenvolvida pela Zoop, junto ao terminal é implementado um aplicativo white label no iOS ou Android para o marketplace no celular ou tablet.

    Aqui na Zoop nossas mPOS aceitam como método de pagamento: leitora de tarja, chip, aproximação (NFC) e carteiras digitais (Apple Pay, Google Pay, Samsung Pay).

    Além dessa, também temos uma solução completa para construção de meios de pagamentos presenciais e online.

    Conheça o Zoop Payments:

    Com essa ferramenta é possível criar soluções de cobrança para recebimento de valores via cartão de crédito, débito, boleto, Pix e muito mais.

    Para conhecer todos os detalhes, acesse agora mesmo a página do Zoop Payments e aproveite para conversar com um dos especialistas.

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