Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    pagamentos

    Entenda o que é TEF, como funciona e as vantagens

    25 de setembro de 2025
    Por Redação
    Compartilhe
    Imagem

    Se você tem um negócio varejista, saber o que é TEF é fundamental. O motivo é que se trata de um sistema que conecta o estabelecimento comercial à rede adquirente (banco ou operadora de cartão) e, por essa razão, agiliza as transações financeiras e aumenta a segurança.

    O papel da TEF é promover a comunicação direta entre o ponto de venda (PDV) e as maquininhas de cartão. Essa dinâmica automatiza o processo de pagamento, reduz erros manuais e melhora o atendimento ao cliente. 

    Empreendimentos como supermercados, postos de gasolina e redes de varejo, que lidam com um alto volume de transações diárias, utilizam esse sistema com frequência.

    Por facilitar as operações financeiras e o fluxo de cobrança do seu negócio, trouxemos um artigo completo sobre o que é TEF, o que significa a sigla, como funciona, tipos e vantagens.

    Siga a leitura e confira tudo agora mesmo! 

    O que é TEF?

    TEF é um sistema de pagamento eletrônico que integra o software de vendas de um estabelecimento comercial às adquirentes e subadquirentes. O software permite transações mais rápidas e seguras, reduz erros manuais e otimiza o fluxo de recebimento de valores via maquininhas de cartão. 

    Em um mercado que utiliza a TED, por exemplo, o cliente passa as compras no caixa e escolhe pagar com cartão de débito. O sistema do PDV (ponto de venda) se conecta automaticamente com a operadora do cartão via TEF.

    A TEF envia os dados da transação para a adquirente — empresa responsável pelo processamento do pagamento — que verifica as informações e autoriza ou recusa a transação em segundos. Caso aprovada, o PDV emite o comprovante de pagamento na impressora fiscal do caixa.

    E o que significa TEF? A sigla quer dizer Transferência Eletrônica de Fundos e, como você viu, é o sistema responsável por conectar o ponto de venda às operadoras de cartão (débito, crédito ou voucher), além de meios de pagamento como carteiras digitais e Pix na maquininha.

    Dica de leitura: Pagar Pix com cartão de crédito: como oferecer aos clientes?

    O que é TEF no banco?

    O TEF no banco é um sistema que permite a movimentação de valores entre contas de forma rápida e segura, sem a necessidade de cheques ou dinheiro físico. 

    Bancos e instituições financeiras utilizam a TEF para processar operações eletrônicas como pagamentos, transferências e débito automático de maneira mais ágil.

    Os principais benefícios da TED no banco incluem:

    • redução de custos operacionais;
    • aumento da segurança contra fraudes e erros;
    • automatização dos processos financeiros;
    • melhora da experiência dos clientes bancários ao permitir pagamentos instantâneos e integração com diversos sistemas de gestão empresarial.

    Aproveite e leia também: Sistema de gestão financeira: o que é e como pode ajudar sua empresa?

    Quais são os tipos de TEF disponíveis? 

    Estes são os tipos de TEF disponíveis atualmente:

    • TEF discada: utiliza uma linha telefônica para processar as transações, portanto, o sistema é mais lento em comparação aos demais e menos utilizado;
    • TEF dedicada: necessita de uma linha exclusiva de conexão. É mais rápida, estável e indicada para estabelecimentos comerciais com grandes volumes diários de vendas;
    • TEF IP (ou TEF online): opera 100% via internet, o que garante uma integração mais veloz entre PDV e adquirentes, além de facilitar a conexão com sistemas de gestão e otimizar a conciliação bancária;
    • TEF local: instalada no próprio estabelecimento, exige um servidor para gerenciar as transações das maquininhas conectadas ao sistema;
    • TEF em nuvem: funciona remotamente, sem necessidade de servidores físicos. É mais flexível e acessível para diversos negócios, principalmente os pequenos.

    Para ficar mais claro o que é TEF, no tópico seguinte explicaremos como o sistema funciona. Antes, fique com esta dica: Como escolher um sistema de pagamento on-line para sua loja?

    Como funciona o sistema de Transferência Eletrônica de Fundos?

    O sistema de Transferência Eletrônica de Fundos funciona como um intermediário entre o ponto de venda (PDV) e a empresa responsável pelo processamento do cartão. Seu papel é garantir uma comunicação segura, rápida e automática na hora de efetivar os pagamentos presenciais.

    O passo a passo acontece, basicamente, da seguinte forma:

    1. o cliente escolhe pagar com cartão (o qual pode ser de débito, crédito, pré-pago ou voucher);
    2. o operador do caixa seleciona a opção de pagamento no sistema;
    3. a TEF recebe a informação da transação e envia a comunicação à adquirente via internet ou linha telefônica;
    4. a instituição financeira responsável pelo meio de pagamento do cliente verifica o saldo ou limite e responde com aprovação ou recusa da transação;
    5. com o pagamento aprovado, o sistema registra a venda e imprime o recibo.

    Leia também: Posso repassar a taxa da maquininha para o cliente?

    Quais as vantagens e desvantagens da TEF?

    Somente a explicação sobre o que é TEF já deixa claro quanto o sistema é importante para o fluxo de vendas de negócios varejistas, concorda? Porém, há alguns detalhes que merecem a sua atenção antes de utilizar o recurso.

    Veja, a seguir, os prós e os contras do sistema de Transferência Eletrônica de Fundos.

    Vantagens da TEF

    • agilidade no processamento dos pagamentos;
    • redução de erros manuais;
    • aumento da segurança contra fraudes;
    • integração com sistemas de gestão financeira;
    • otimização do processo de conciliação;
    • aceite de diferentes bandeiras de cartão;
    • impressão automática do comprovante no PDV.

    Desvantagens da TEF

    • necessidade de internet estável, linha telefônica exclusiva ou servidor próprio, conforme o tipo de TEF;
    • dependência de um software específico;
    • custo de implantação e manutenção;
    • exigência de certificação com adquirentes;
    • possíveis indisponibilidades em caso de falha no sistema;
    • não atende todos os modelos de negócio.

    Ficou claro o que é TEF?

    Como você viu durante a nossa explicação sobre o que é TEF, o sistema de Transferência Eletrônica de Fundos conecta o ponto de venda (PDV) à rede adquirente de pagamento de maneira rápida, segura e precisa. 

    O software aprimora o fluxo de cobrança de valores, otimiza o atendimento ao cliente e ajuda a diminuir erros e fraudes.

    Se essas informações foram úteis para você, compartilhe o nosso artigo com a sua equipe. E para aprimorar os meios de pagamento da sua empresa, conte com a gente!

    Com as soluções de pagamento da Zoop você tem uma plataforma completa para criar jornadas personalizadas e recursos que otimizam as suas operações. 

    Trabalhe com pagamentos presenciais, online e unified commerce e decole o seu negócio!

    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.