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    negócios

    Entenda as principais opções de pagamento para a sua foodtech

    28 de abril de 2023
    Por Redação Zoop
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    Escolher boas opções de pagamento pode fazer toda a diferença no sucesso da sua foodtech, e isso independe se a sua empresa tem foco no mercado B2B ou B2C.

    Isso acontece porque o momento de pagar tende a ser um dos mais sensíveis na jornada do cliente. Por exemplo, em um atendimento direto ao consumidor final, não disponibilizar o método de pagamento preferido pode levá-lo a desistir da compra.

    Esse comportamento foi comprovado no nosso Relatório de Tendências 2022, o qual revelou que 80% dos consumidores que não encontram o meio de pagamento favorito deixam de finalizar seus pedidos.

    Já nas vendas para outras empresas, a falta de automatização na hora de pagar pode se tornar um dos motivos para a parceria não ser fechada, ou ser rompida posteriormente. 

    Aqui, podemos citar como exemplo as foodtechs que fornecem sistemas para outras companhias do ramo alimentício. Se atuarem no formato SaaS, Software as a Service, é certo que precisarão contar com uma boa solução de cobrança recorrente. 

    Esse é um recurso que facilita bastante a rotina de quem vende e de quem compra, pois torna esse processo automático.

    Considerando todas essas variáveis, quais seriam, então, as melhores opções de pagamento para as startups do setor de alimentos? Como escolher as alternativas mais adequadas? De que maneira personalizar os meios de pagamento de um negócio desse formato? 

    Essas e outras respostas você confere agora, neste artigo. Por isso, siga a leitura!

    Quais são as principais opções de pagamento para foodtechs?

    Entre as diversas opções de pagamentos que podem ser implementadas nas foodtechs, as que mais se destacam são:

    • cartão de crédito;
    • cartão de débito;
    • Pix;
    • dinheiro;
    • vale-refeição e vale-alimentação;
    • Google Pay e Apple Pay;
    • QR Code;
    • pagamentos recorrentes.

    Cartão de crédito

    O cartão de crédito segue como um dos meios de pagamento mais utilizado pelos brasileiros. 

    Conforme dados da Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, apenas no 3° trimestre de 2022 foram transacionados R$ 527,6 bilhões por esse método, um aumento de 25,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

    Em quantidade de transações foram 4,6 bilhões, 19,5% a mais que no ano anterior. Essas números colocam o cartão de crédito no primeiro lugar entre relação ao cartão de débito e pré-pago.

    Não deixe de ler este artigo: “Cartão de crédito para fidelizar clientes: como utilizar essa estratégia?

    Cartão de débito

    Ainda segundo a Abecs, o cartão de débito segue sendo bastante utilizado pelos brasileiros, logo atrás da função crédito.

    No 3° trimestre de 2022 foram realizadas 3,8 bilhões de operações, o que resultou em um aumento de 7,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em valor movimentado, foram R$ 240,5 bilhões, que é 1,2% a mais do que o transacionado em 2021.

    Pix

    O Pix se consolidou como meio de pagamento e garantiu o seu lugar no ranking dos favoritos no Brasil.

    Segundo estatísticas do Banco Central, foram realizadas exatamente 587.868.372 transações de pessoas para empresas. Em janeiro de 2023 esse número foi um pouco menor, mas ainda bastante expressivo: 565.100.581 operações no formato P2B.

    Por conta desse volume de uso é que o Pix é uma das opções de pagamento que não pode faltar na sua foodtech.

    Aproveite e confira como funciona o Pix da Zoop, solução de pagamentos online e presenciais com Pix

    Dinheiro

    Aceitar dinheiro como meio de pagamento é uma maneira de promover a inclusão financeira e de evitar de perder boas vendas.

    No Brasil, muitas pessoas continuam sem conseguir estabelecer um relacionamento bancário, tendo como única opção para pagarem suas compras o real impresso.

    De acordo com o relatório criado pela Fundação Dom Cabral, em parceria com a empresa de transporte de valores Brink’s Brasil, o dinheiro é o método de pagamento escolhido por 53,4% da população.

    Entre os motivos dessa predileção estão o controle melhor de gastos, facilidade, a segurança e a rapidez. 

    Vale-refeição e vale-alimentação

    Inúmeras empresas oferecem aos funcionários apoio alimentar por meio de vale-refeição ou vale-alimentação. 

    Em um mercado B2C, foodtechs que trabalham com máquinas de cartão que aceitam essas opções de pagamento conseguem aproveitar esse cenário e atender um número maior de clientes, contribuindo para aumentar a receita da empresa.

    Google Pay e Apple Pay

    Google Pay e Apple Pay são carteiras digitais que podem ser incluídas no leque de pagamento de uma foodtech, especialmente como um pagamento invisível.

    Caso ainda não conheça, os pagamentos invisíveis são aqueles que não requerem nenhuma ação do cliente para serem realizados. 

    Em um aplicativo de delivery, por exemplo, o consumidor faz o cadastro inicial, insere os meios de pagamento preferidos — que podem ser cartão de crédito, cartão de débito, carteiras digitais, entre outros — e, a cada nova compra, basta clicar em um botão para concluir o pagamento.

    Entende todos os detalhes desse tipo de cobrança lendo este artigo: “Pagamentos invisíveis: a nova onda de evolução do setor muda o futuro de empresas e clientes

    QR Code

    O pagamento via QR Code consiste na leitura de um código de barra 2D, no qual constam todas as informações referentes ao pagamento. 

    Para isso, basta o cliente fazer posicionar o dispositivo móvel que utiliza no QR Code gerado por sua empresa, e proceder com o pagamento usando o método que preferir naquele momento.

    Entre as vantagens dessa opção de cobrança estão a rapidez, a segurança e a possibilidade de usá-lo tanto em vendas presenciais quanto em virtuais.

    Pagamentos recorrentes

    Os pagamentos recorrentes são aqueles que permitem cobranças periódicas de forma automática. O meio de pagamento dessa modalidade pode ser cartão de crédito, débito em conta, boleto bancário e, futuramente, o Pix.

    Para foodtechs que oferece soluções de uso contínuo, ou serviços por assinatura, essa é uma das melhores opções de pagamento a ser oferecida para os clientes e parceiros de negócio.

    Confira mais detalhes sobre essa forma de cobrança no artigo: “Pagamento recorrente: 5 dicas de como montar um plano de assinatura com essa solução

    Como levar bons meios de pagamento para a sua foodtech? 

    É certo que você conhece muito bem tudo sobre uma foodtech: o que é, como funciona, qual pode ser a forma de rentabilidade, entre outros pontos relacionados.

    As dúvidas que, provavelmente, estão na sua mente agora devem ser: como escolher os meios de pagamento certos para sua empresa, e como disponibilizá-las para seus clientes e parceiros, certo?

    Para escolher os melhores métodos de pagamento, alguns dos critérios mais importantes que você deve considerar são:

    • modelo de atuação do seu negócio (B2B ou B2C);
    • perfil do público-alvo;
    • preferências de pagamento dos seus consumidores.

     

    Já para levar os melhores meios de pagamento para a sua foodtech, você pode contar com a ajuda da Zoop!

    A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros, que disponibiliza diversas ferramentas, entre elas o Zoop Payments, que permite a construção de soluções personalizadas de cobrança em cartões de crédito, Pix e boleto diretamente do site ou aplicativo móvel do seu negócio. 

    Converse agora com um dos nossos especialistas e confira como ter o Zoop Payments na sua empresa!

     

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