Melhores formas de pagamento online para vender + na Páscoa 2023
Feriados e datas comemorativas são um prato cheio para turbinar as vendas. No caso específico da Páscoa, empresas que vendem ovos, chocolates diversos e produtos derivados precisam colocar algumas estratégias em prática para ter os resultados esperados — desde o planejamento de marketing até as formas de pagamento disponíveis.
Mas por que os lojistas devem olhar com mais carinho para essa data? Os números desse feriado, no ano passado, falam por si só: o comércio eletrônico teve um aumento de 8,8% de vendas na Páscoa em 2022, somando R$ 6,5 bilhões nos cofres, segundo dados da Neotrust.
Esse relatório lista especificamente as vendas de barras de chocolates, bombonieres, ovos de Páscoa, colombas e bolos de chocolate, tanto durante o feriado, quanto no período que o antecede.
Com o aumento da procura por esses itens, os e-commerces tendem a lidar com desafios relacionados à disponibilidade de estoque, maior exposição das marcas nas redes, infraestrutura certa de formas de pagamento e, ainda, atendimento ao cliente.
Vamos falar um pouco mais sobre essas tendências para os lojistas fazerem bonito na Páscoa 2023? Então, venha com a gente!
Como vender mais na Páscoa 2023? 4 pontos-chave
Afinal, em que pontos o e-commerce deve apostar para aumentar as vendas na Páscoa 2023? Esses quatro itens abaixo são fundamentais:
- gerenciamento de estoque;
- plano de divulgação;
- kits e promoções;
- formas de pagamento diversificadas.
Vamos falar um pouco sobre cada uma dessas estratégias!
1. Gerenciamento de estoque
Em 2022, a disponibilidade de produtos de Páscoa em estoque caiu em média 9% na semana que antecedeu o feriado, conforme a pesquisa da Neotrust. Esse fenômeno é comum em datas importantes do comércio e serve para o empreendedor ficar de olho.
Com o natural aumento da demanda, é fundamental que as empresas estejam preparadas para lidar com a alta procura.
Dessa forma, é recomendado fazer um planejamento prévio adequado com seus principais fornecedores de doces para garantir uma reposição de estoque eficiente no período.
Já para quem fabrica doces caseiros para a loja virtual, a chave é preparar um plano de ação detalhado para ter os ingredientes necessários e o ritmo de produção adequado.
Por sinal, o comércio tem que estar pronto para aproveitar todo o potencial financeiro desse período. Além disso, não é positivo criar um sentimento de frustração nos clientes com indisponibilidade no estoque, pois ele provavelmente buscará o produto no concorrente.
2. Plano de divulgação
Períodos de alta demanda pedem um investimento compatível em marketing e divulgação. Se, naturalmente, cresce a procura por chocolates e doces diversos na época da Páscoa, as marcas precisam estar prontas e disponíveis para seus possíveis clientes.
Logo, os canais de atendimento devem estar aptos a tirar qualquer dúvida ou realizar pedidos, assim como os conteúdos da marca devem estar bem visíveis nos principais canais digitais, como o Google e as redes sociais.
Vale a pena investir em anúncios pagos e em uma robusta estratégia de marketing orgânico nessas plataformas.
Capriche especialmente em conteúdos temáticos e em designs atraentes para chamar a atenção do público. Deixe em evidência suas formas de pagamento e, também, quais as principais promoções do período, de modo que nada passe batido pelos consumidores.
3. Kits e promoções
O consumidor sempre procura os preços mais acessíveis e as condições de compra mais atraentes para fechar negócio, não é verdade?
E isso pode ser corroborado pela pesquisa da Neotrust: dentre os principais fatores que influenciam a decisão de compra de produtos na Páscoa está, em primeiro lugar, o preço (64%); em segundo, o sabor (51%); e, em terceiro, as promoções (44%).
Como você pode perceber, os preços e as promoções têm um papel aproximadamente tão importante quanto o sabor dos produtos.
Nessa linha, algumas estratégias promocionais podem ser revertidas em mais vendas, como:
- cupons de descontos;
- kits promocionais com itens diversos relacionados à Páscoa;
- descontos progressivos nos quais, quanto mais o cliente compra, maior o percentual promocional;
- condições especiais de acordo com as formas de pagamento, como o Pix.
4. Formas de pagamento diversas
Falando em formas de pagamento, elas são essenciais para garantir que o método de pagamento preferido pelo cliente seja contemplado pelo e-commerce.
Um evento corriqueiro e bastante frustrante é quando o cliente enche o carrinho de compra e, na hora de fechar negócio, ele não vê disponível a opção de pagamento que deseja. Essa pode ser uma oportunidade para abandonar o carrinho e buscar condições melhores no concorrente.
Diante disso, a empresa deve estar preparada para não correr riscos com um gateway de pagamento simples, diversificado e que responda a todas as necessidades de compra do consumidor.
O Zoop Payments, por exemplo, é uma plataforma white label facilmente implementada em diferentes tipos de negócio. Por meio dela, o lojista liquida os pagamentos de diversas fontes de forma instantânea em sua conta comercial, além de ter recursos de automação para personalizar as cobranças.
Já o cliente tem uma experiência de pagamento simples, fluida, segura e que conta com várias formas de pagamento, de acordo com sua preferência, como:
- boleto bancário;
- cartão de crédito e débito;
- carteiras digitais, como Google Pay e Apple Pay;
- e transferências via Pix.
Converse com um consultor da Zoop agora mesmo e saiba mais sobre o Zoop Payments!
Entendeu como vender mais na Páscoa 2023? Para mais dicas e conteúdos incríveis como esse, continue acompanhando o que há de novo no blog da Zoop. Até mais!
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