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    Tipos de pagamento: por que e como personalizar os da sua edutech?

    24 de abril de 2023
    Por Redação Zoop
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    Personalizar os tipos de pagamento da sua edutech é uma ótima maneira de melhorar a experiência de compra dos seus clientes e de trazê-los para mais perto da sua empresa.

    Quanto a isso, saiba que o processo de personalização consiste em tornar algo único, diretamente alinhado às expectativas e necessidades do usuário. 

    No caso dos meios de pagamento, trata-se de uma estratégia que entrega para os clientes e parceiros de negócio opções alinhadas com suas preferências financeiras.

    Por exemplo, se o seu público-alvo prefere usar pagamentos recorrentes para pagar as mensalidades dos serviços contratados, garantir isso é uma maneira de personalizar o checkout e de atender essa predileção.

    Não dar a devida atenção para escolhas como essas pode fazer a sua startup edutech perder boas vendas e, consequentemente, receita e lucratividade. Somado a isso, esse comportamento pode contribuir para que seus clientes e/ou parceiros de negócio migrem para concorrentes, afetando a credibilidade da sua marca e o posicionamento de mercado.

    Por outro lado, personalizar diferentes tipos de pagamento pode trazer ótimos resultados, tanto para o seu negócio quanto para seus clientes.

    Para conferir quais são e como entregar meios de pagamento realmente personalizados, siga agora mesmo a leitura deste artigo!

    Quais tipos de pagamento podem ser oferecidos por uma edutech?

    Existem diversos tipos de pagamento que podem ser oferecidos por uma edutech. Na lista dos principais estão:

    • cartão de crédito;
    • cartão de débito;
    • Pix;
    • dinheiro;
    • boleto bancário;
    • pagamentos recorrentes.

    Motivos para disponibilizar diferentes tipos de pagamento

    Mas por quais motivos você deve disponibilizá-los? Bem, o cartão de crédito segue como um dos meios de pagamento preferidos dos brasileiros, responsável por 4,6 bilhões apenas no 3° trimestre de 2022. 

    O cartão de débito vem logo atrás, com 3,8 bilhões de operações no mesmo período, conforme dados da Abecs, Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços.

    O Pix, há muito tempo, deixou de ser apenas uma ferramenta de transferência de valores entre pessoas físicas e entrou para a lista dos métodos de pagamento mais utilizados no Brasil. 

    Em janeiro de 2023 foram feitas exatamente 565.100.581 operações de pessoas físicas para empresas, segundo estatísticas do Banco Central. Esse número comprova a solidificação do sistema de pagamentos instantâneo como solução de pagamento.

    Já o relatório da Fundação Dom Cabral e da empresa de transporte de valores Brink’s Brasil, revelou que o dinheiro é o meio de pagamento usado por 53,4% da população. Um dos motivos desse percentual elevado é que muitos brasileiros ainda estão desbancarizados.

    Atender às necessidades e limitações desse grupo é uma forma de contribuir com a inclusão e expansão do acesso dessas pessoas a diferentes produtos e serviços educacionais.

    O boleto bancário segue a mesma linha, tanto que foi apontado no levantamento que acabamos de citar com o método utilizado por 5% dos entrevistados.

    Por fim, os pagamentos recorrentes são ideais para melhorar a experiência de clientes que contratam das edutechs produtos e/ou serviços contínuos — por exemplo, cursos das startups de educação que atuam no mercado B2C, e sistemas no formato SaaS para as que explorar o mercado B2B.

    Dica! Confira como funciona o Pix da Zoop, solução de pagamentos online e presenciais com Pix.

    Por que personalizar os meios de pagamento online e presencial?

    Como dissemos logo na abertura deste artigo, personalizar os diversos tipos de pagamento que podem ser oferecidos pela sua edutech gera uma série de vantagens para o seu negócio. 

    Entre os que mais se destacam estão:

    • aumento no número de conversão de vendas;
    • aumento do poder de atração e de fidelização;
    • melhora da experiência do cliente;
    • fortalecimento da marca;
    • elevação do faturamento da empresa.

    Aumento no número de conversão de vendas

    O momento do checkout pode levar o cliente a desistir da compra, especialmente quando ele se depara com meios de pagamento que não condizem com sua realidade ou preferências.

    No caminho contrário, oferecer soluções de pagamento modernas, atualizadas e compatíveis com o perfil do seu público-alvo evita que isso aconteça e aumenta as chances de fechar bons negócios.

    Aumento do poder de atração e de fidelização

    Pelo mesmo motivo, contar com um leque de meios de pagamentos que atendam às necessidades dos seus clientes e parceiros de negócio é, certamente, uma ótima estratégia para atrair e fidelizar mais público.

    Afinal, eles encontrarão na sua edutech exatamente o que precisam para a aquisição de produtos e/ou serviços voltados para educação.

    Não deixe de ler este artigo: “Cartão de crédito para fidelizar clientes: como utilizar essa estratégia?

    Melhora da experiência do cliente

    Encontrar as formas e meios de pagamento preferidos faz com que o cliente, ou parceiro de negócio, se sinta mais seguro e respeitado por sua empresa. Isso porque, do ponto de vista dele, você tomou o cuidado de disponibilizar os recursos que ele prefere usar, o que é um excelente ponto de atenção.

    Por razões como essas é que personalizar os diferentes tipos de pagamento oferecidos pela sua edutech é um dos fatores que melhoram a experiência de compra do seu público.

    Fortalecimento da marca 

    Quanto mais satisfeitos os consumidores estão, maiores as chances de fazerem propagandas positivas da sua marca. Com isso, a tendência é que o nome da sua edutech se torne mais conhecido e forte no seu mercado de atuação.

    Elevação do faturamento da empresa 

    Por fim, a soma de todas essas vantagens pode elevar o faturamento da sua empresa, e os motivos são óbvios: mais poder de atração, mais clientes, mais rentabilidade.

    Como oferecer meios de pagamentos personalizados para sua edutech?

    Para oferecer meios de pagamento realmente personalizados para a sua edutech, a melhor maneira é fechar parceria com uma Fintech as a Service, como a Zoop.

    A Zoop é uma fintech líder em tecnologia para serviços financeiros que oferece aos seus parceiros diversas ferramentas de pagamento.

    Por exemplo, com o Zoop Payments você pode construir soluções personalizadas de cobrança em cartões de crédito, Pix e boleto diretamente do site ou aplicativo móvel do seu negócio.

    Quer saber, em detalhes, como isso funciona? Então entre em contato agora com um dos nossos especialistas e confira como ter o Zoop Payments na sua edutech!

     

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