
Vantagens do Buy Now, Pay Later: TUDO sobre o tema!

Você conhece as vantagens do Buy Now, Pay Later para lojistas? O termo pode até parecer novo para você, mas o conceito já existe há tempos para incentivar o consumo e movimentar o caixa das empresas.
Por exemplo, clientes que já compram com o famoso “carnê” sabem bem como funciona a metodologia de comprar um produto e só pagar por ele depois.
Pode ser que até você ainda faça isso. Afinal, o cartão de crédito é uma forma de comprar a prazo, e é difícil encontrar alguém que não tenha um hoje em dia.
Neste caso, o cliente também adquire um produto ou serviço, mas só começa a pagá-lo quando as parcelas chegam.
Essa ideia baseou uma nova forma de pagamento que está entre as modalidades que mais crescem no mundo: o BNPL, ou Buy Now, Pay Later, que, em português, significa “compre agora, pague depois”.
De acordo com este relatório da empresa Worldpay, o BNPL será a escolha de pagamento de cerca de 5,3% das compras on-line até 2025.
Por isso, chegou a hora de conhecer as vantagens do Buy Now, Pay Later para lojistas e entender por que você precisa implementar o recurso como uma opção na sua empresa.
O que é Buy Now, Pay Later?
Buy Now, Pay Later nada mais é do que outra forma de pagamento a prazo. Porém, é diferente das outras modalidades que citamos acima, pois o BNPL não depende de instituições financeiras e nem estabelece limite para compras.
Basicamente, ao optar pelo método de pagamento “compre agora, pague depois”, a pessoa adquire um produto ou serviço sem precisar pagar à vista ou em uma única parcela (ou de mais vezes, mas com juros).
Isso porque a solução permite que o comprador faça um pagamento parcelado. No entanto, diferente do cartão de crédito, por exemplo, o BNPL não compromete nenhum limite de compra. Além disso, o cliente pode optar por algumas formas de pagamento para quitar as parcelas, como por meio de boletos bancários, transferências e PIX.
Deu para perceber que os clientes se beneficiam bastante com o método, certo? Mas será que também há vantagens no Buy Now, Pay Later para os lojistas? Descubra a seguir!
Quais são as vantagens do Buy Now, Pay Later para lojistas?
A primeira vantagem do BNPL para lojistas é que, ao oferecer o método para seus clientes, atinge uma parcela de pessoas que muitas vezes não tem como comprar em parcelas, principalmente no cenário on-line.
Esse é o caso, por exemplo, dos desbancarizados, ou seja, pessoas que não têm conta bancária em instituições financeiras.
Para se ter uma ideia, de acordo com fdados do Banco Central divulgados pela CNN Brasil, 18% dos adultos do país não têm conta em banco.
Além disso, o BNPL também tem outra vantagem: o parcelamento da compra ocorre sem a cobrança de multas e juros (para pagamentos em dia, no prazo acordado), diferente do parcelamento do cartão de crédito, que muitas vezes cobra juros a partir de poucas parcelas.
Outro bônus do Buy Now, Pay Later é a flexibilidade da divisão que, a depender do produto, loja e provedor, pode ser de semanas, meses ou anos.
Ou ainda à vista, mas com prazo, para aqueles que apenas não querem comprometer ou não têm limite em outros métodos de pagamento.
Tudo isso facilita a venda e favorece a saída de produtos/serviços de ticket mais alto, uma vez que permite que clientes que não têm o valor à vista ou limite suficiente para comprá-lo, optem pelo BNPL.
Diferença entre Buy Now, Pay Later, cartão de crédito e crediário
Gostou das vantagens do Buy Now, Pay Later para lojistas?
Mas, afinal, o que torna o método de pagamento tão exclusivo? Qual é a diferença entre Buy Now, Pay Later, cartão de crédito e crediário?
Análise de crédito, cobrança de juros e limite de cartão são elementos que tornam o BNPL ainda mais atrativo e diferente das outras opções. Saiba mais!
Análise de crédito
Para começar, uma grande diferença entre o método de pagamento Buy Now, Pay Later para outras modalidades a prazo é a análise de crédito.
Como vimos, são muitos os brasileiros que ainda não têm contas ativas em bancos e não utilizam os serviços ofertados pelas instituições financeiras, como os cartões de crédito.
Em relação ao crediário, o cenário é ainda pior, afinal, são muitas as etapas de análise de crédito e dificilmente uma pessoa sem vínculo com um banco, por exemplo, conseguiria fazer esse tipo de compra.
Por outro lado, o BNPL é conhecido principalmente pelo rápido processo para a liberação de crédito, que é feito on-line, na mesma hora.
Juros
Muitas pessoas deixam de realizar uma compra por causa dos juros, e o BNPL é uma forma de evitá-lo.
Ao pagar com cartão de crédito, há opções de parcelamento sem juros. No entanto, o mais comum é que após uma certa quantidade de parcelas, haja cobrança da taxa.
O mesmo vale para o crediário, que também inclui taxas de juros em troca da possibilidade de comprar um produto a prazo.
No BNPL, essa é uma vantagem. É possível quitar a dívida com juros bem menores que os praticados nos parcelamentos de cartão ou da própria fatura, desde que o cliente cumpra com as datas de pagamento combinadas.
Claro, a cobrança ocorre em caso de atrasos por alguns provedores, mas a característica principal da modalidade “compre agora, pague depois” é fazer a compra a prazo sem precisar arcar com juros.
Limite
Com o BNPL, os clientes não deixam de comprar um produto do seu negócio por falta de limite, como ocorre em alguns casos com o cartão de crédito.
Essa é uma vantagem, pois permite que quem já utilizou seus limites disponíveis ou quem não tem um cartão de crédito (como os desbancarizados), compre a prazo.
Além disso, outro ganho do método é o parcelamento, que tende a ser bem maior do que os disponibilizados para outras formas de pagamento.
O BNPL é indicado para negócios de diferentes nichos e segmentos, como para a venda de móveis, eletrodomésticos e até ingressos, uma vez que permite a compra a prazo, com juros menores e mais tempo para a quitação.
Associação a instituições
Por fim, outra diferença entre crediário, cartão de crédito e o BNPL é a necessidade de se associar a uma instituição financeira.
Enquanto a modalidade de comprar agora e pagar depois não exige que a pessoa seja cliente de nenhum banco ou outras instituições, essa pode ser uma exigência de algumas bandeiras de cartão e das lojas que disponibilizam o crediário.
Neste último caso, é muito comum a exigência de que a pessoa tenha até um cartão da loja para comprar em “carnê”.
Portanto, apesar de serem formas de pagamento que facilitam a compra a prazo, dá para perceber que são grandes as diferenças entre as modalidades de pagamento, não é?
Como implementar o Buy Now, Pay Later?
Agora você já sabe o que é o Buy Now, Pay Later e quais as vantagens dessa forma de pagamento. É hora de entender como implementar Buy Now, Pay Later na sua loja.
Existe uma série de provedores de BNPL integráveis à ferramenta de pagamento de um e-commerce.
Veja o custo-benefício, as funcionalidades da plataforma e as condições contratuais e identifique as melhores opções de acordo com o projeto do seu e-commerce.
As próprias instituições bancárias, como Itaú, Nubank e Banco Original, contam com esse produto em seu portfólio.
Entretanto, tão importante quanto as vantagens do Buy Now, Pay Later para lojistas, é cuidar da experiência de pagamento.
A disponibilidade de um sistema de pagamento completo, diversificado e seguro para os clientes de um comércio é fundamental para atingir seus objetivos de vendas!
Nesse sentido, o Zoop Payments é uma plataforma de pagamento que oferece proteção criptográfica, interatividade, integração entre canais on-line e off-line e uma grande diversidade de meios de pagamento, como:
- boleto bancário;
- cartão de crédito e débito;
- carteira digital;
- Pix.
Por ser uma plataforma white label, conta com uma estrutura pronta e customizável para implementar de forma simples e eficiente no seu comércio.
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Por fim, acompanhe o blog da Zoop e descubra as principais tendências de pagamentos para usar em seu negócio.
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