
As 5 principais vantagens de um gateway de pagamentos

Após você conhecer as vantagens de um gateway de pagamentos, certamente, se interessará em adotá-lo na sua empresa.
Afinal, nos referimos a benefícios como aumento da segurança das operações financeiras e mais conveniência aos clientes — e quem não quer entregar aos consumidores um cenário assim, concorda?
Antes de partirmos para o tema principal, vamos recapitular: você sabe o que é um gateway de pagamentos? Trata-se de uma solução tecnológica que intermedeia o fluxo financeiro entre o comprador, a instituição bancária que ele utiliza e o vendedor.
Resumidamente, o sistema coleta as informações e aplica uma camada de proteção de dados, as envia para o banco, fintech ou operadora de cartão, aguarda a aprovação ou não e retorna para a plataforma de venda.
Todo o processo acontece em segundos e é invisível aos olhos do cliente e do estabelecimento comercial. Porém, é essencial para garantir à transação financeira características como eficiência, velocidade e conformidade.
Achou interessante? Então, siga a leitura para conferir, em detalhes, como um gateway de pagamentos melhora a operação da sua empresa, aprimora a experiência dos seus clientes e as vantagens que gera a vocês.
O que é um gateway de pagamentos?
Um gateway de pagamentos é um recurso tecnológico que conecta as partes envolvidas em uma transação financeira digital. É responsabilidade do sistema promover a comunicação entre quem vende, quem compra e a instituição financeira com máxima segurança e rapidez.
Na prática, é assim que funciona um gateway de pagamentos:
- o cliente seleciona os produtos na loja virtual e segue para checkout;
- em seguida, escolhe a forma e o meio de pagamento e preenche o cadastro de compra, se necessário;
- o gateway coleta as informações e aplica uma camada de segurança antes de tramitá-las, com a criptografia;
- após, as envia para a fintech, banco ou operadora de cartão do comprador;
- a instituição financeira retorna ao gateway a análise (pagamento aprovado ou não) e o sistema devolve à plataforma de venda, que dá as tratativas conforme o resultado.
Aqui, vale destacar que a responsabilidade pelo repasse do valor da compra ao vendedor é da entidade financeira, e não do gateway.
No artigo: “O que é um gateway de pagamento e como escolher o melhor?” você confere todos os detalhes desse fluxo. Não deixe de ler!
Como um gateway de pagamentos melhora a operação?
Um gateway de pagamentos melhora a operação da sua empresa porque confere conformidade, velocidade, eficiência e melhor acompanhamento e controle dos valores das vendas.
No que se refere à compliance, o recurso protege os dados financeiros dos clientes, o que ajuda a garantir o atendimento de leis como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
Além disso, muitos gateways adotam padrões de segurança internacionais, como a certificação PCI DSS (Payment Card Industry — Data Security Standard)
A velocidade e o aumento da eficiência são decorrentes da agilidade com a qual o sistema processa os pagamentos e os envia para aprovação da instituição financeira. Em épocas de altos volumes de vendas, como datas sazonais, a rapidez no checkout é primordial para não perder nenhuma oportunidade.
Outro motivo pelo qual um gateway de pagamentos melhora a operação do seu negócio é que boa parte dos sistemas permite a emissão de relatórios. Com os dados em mãos, fica mais fácil analisar o desempenho da loja e até mesmo descobrir preferências de pagamento dos clientes e, assim, melhorar suas experiências de compras.
Dica de leitura: “Meios de pagamento da Zoop: como melhoram a experiência dos clientes?”
Quais são as vantagens de um gateway de pagamentos?
Estas são as principais vantagens de um gateway de pagamentos:
- aumento da segurança da operação;
- mais conveniência ao cliente;
- otimização da automação do pagamento;
- redução de custos;
- melhora da eficiência operacional.
Vamos aos detalhes?
1. Aumento da segurança da operação
Entre as vantagens de um gateway de pagamentos, com certeza, o aumento da segurança da operação é a que recebe mais destaque.
Como comentamos, o sistema aplica camadas de proteção aos dados antes de tramitá-los entre os agentes envolvidos na transação financeira. Assim, protege as informações de fraudes e vazamentos, assegura a integridade dos seus clientes e a reputação da sua empresa.
2. Mais conveniência ao cliente
O gateway facilita a oferta de diferentes tipos de pagamento, dos tradicionais como cartão de débito e cartão de crédito, aos mais atuais, a exemplo de carteira digital e o Pix no boleto.
Com mais opções, os clientes podem escolher a melhor para o momento, o que reduz o número de carrinhos abandonados e aumenta as chances de conversão.
3. Otimização da automação do pagamento
Outra das principais vantagens de um gateway de pagamentos é a automação do fluxo de cobrança. Como o sistema realiza todo o processo automaticamente, não há necessidade de intervenção humana para a evolução das etapas. Assim, há menos erros e uma sequência operacional muito mais fluida.
4. Redução de custos
Em linhas gerais, centralizar as operações de pagamentos digitais em um gateway diminui os gastos com tarifas e taxas provenientes do uso de serviços bancários. Como o sistema evita fraudes, também reduz as chances de perdas financeiras.
5. Melhora da eficiência operacional
E para fechar a nossa lista de vantagens de um gateway de pagamentos, não podíamos deixar de citar a melhora da eficiência operacional, um dos resultados da junção dos benefícios anteriores.
Além disso, o recurso é integrável a sistemas financeiros, o que contribui para aprimorar o controle e gerenciamento dos valores provenientes das vendas e otimizar a gestão.
Aproveite e leia também: “Sistema de gestão financeira: o que é e como pode ajudar sua empresa?”
Como escolher um gateway de pagamentos?
Agora que você conhece as vantagens, que tal descobrir como escolher um gateway de pagamentos para a sua empresa? Para tomar a decisão certa, considere estes fatores:
- diversidade de meios de pagamento;
- estabilidade;
- escalabilidade;
- agilidade no processamento;
- camadas de segurança;
- facilidade de integração;
- taxas e tarifas;
- suporte pós-venda.
Lembre-se, ainda, que, para usufruir de todas as vantagens de um gateway de pagamentos, o recurso deve oferecer funcionalidades como:
- dashboard para visualização das transações financeiras;
- conciliação independentemente do meio de captura;
- ferramentas de gestão, como dashboard para visualização das vendas.
As soluções de pagamento da Zoop incluem um gateway com todas essas características, além de vários outros recursos financeiros como:
- split de pagamentos;
- configuração de planos e taxas de pagamento personalizados;
- integração e gestão de pagamentos online e offline.
Converse agora com um dos nossos especialistas, descubra tudo o que oferecemos para melhorar o fluxo de pagamento da sua empresa. Dê um Zoop no seu negócio!
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