11 vantagens do Credit as a Service e como oferecer

As duas principais vantagens do Credit as a Service são: melhorar a experiência de compra dos seus clientes e gerar uma fonte de receita extra para a sua empresa. Porém, há diversos outros pontos positivos, como reduzir os custos operacionais e destacar a sua marca dos concorrentes.
O primeiro passo para atingir esses benefícios é entender o que é o Credit as a Service, ou apenas CaaS. Trata-se da oferta de diferentes formas de crédito por empresas que não são nativas do mercado financeiro.
Imagine uma rede varejista que oferece aos clientes um cartão de crédito próprio com regras de aprovação e limites pensados especificamente para o público-alvo que atende. Outro bom exemplo é um marketplace que fornece aos sellers antecipação de recebíveis ou empréstimos para expandirem seus negócios.
Incrível, não é mesmo? Então, que tal ampliar a atuação da sua empresa com esse produto financeiro? Siga a leitura para conferir o que é, como implementar e as vantagens do Credit as a Service para o seu negócio!
O que é o Credit as a Service?
O Credit as a Service (CaaS) é um modelo de concessão de crédito 100% digital e personalizável que empresas que não são do setor financeiro podem oferecer tanto a pessoas físicas quanto jurídicas, conforme o público e o nicho que atendem.
Uma das vantagens do Credit as a Service é a diversidade de soluções. Para você ter uma ideia, negócios que incluem o “crédito como um serviço” ao portfólio têm a chance de trabalhar com a oferta de, por exemplo:
- cartão de crédito private label (marca própria);
- empréstimos;
- financiamento de bens ou serviços;
- vendas consignadas.
A escolha do produto financeiro ideal depende de critérios como modelo de negócio, perfil dos clientes, suas necessidades e expectativas.
Um e-commerce, por exemplo, pode oferecer parcelamento direto pela plataforma de vendas, e uma empresa SaaS (software como serviço) oferece financiar a aquisição de licenças de sistemas.
Despertamos o seu interesse? Então, veja a seguir como funciona o Credit as a Service e veja como é fácil adotar o conceito.
Sugestão de leitura: “Qual o resultado da combinação fintech e Software as a Service?”
Como funciona o Credit as a Service (CaaS)?
Tudo começa com a implementação do CaaS no sistema da companhia, por meio de APIs (Interfaces de Programação de Aplicações), recurso que conecta a solução de crédito a plataformas externas, como e-commerces e aplicativos de venda.
A partir deste ponto, o fluxo varia conforme o modelo de negócio e oferta de crédito. Porém, em linhas gerais, tem esta sequência: solicitação, análise, oferta, liberação, pagamento e gestão do crédito.
Veja este exemplo:
- na plataforma CaaS implementada por APIs, os gestores definem as regras e parâmetros de aprovação e divulgam o serviço ao público;
- o cliente solicita o crédito pelo site da empresa e apresenta os dados exigidos para análise;
- tecnologias como Machine Learning e Inteligência Artificial aprovam ou não os pedidos a partir das diretrizes previamente registradas;
- se aprovado, o crédito é liberado conforme o produto, por exemplo, limite no cartão de crédito ou empréstimo transferido para a conta-corrente.
Agora que você entendeu sobre o funcionamento e arquitetura do Credit as a Service, é hora de entender como adotar o recurso e extrair somente suas vantagens.
Como garantir somente as vantagens do Credit as a Service?
É fundamental destacarmos que todo o processo de concessão do crédito é de responsabilidade da empresa que fornece o CaaS, o que inclui desde a análise de dados até as cobranças.
Assim, para usufruir das vantagens do CaaS e diminuir os riscos financeiros para o seu negócio, é fundamental:
- adotar medidas para confirmar a identidade do cliente, como biometria e reconhecimento facial;
- usar estratégias de proteção antifraude, a exemplo de checagens junto a agências de proteção ao crédito, como Serasa ou SPC;
- avaliar o histórico do solicitante, como cumprimento de prazos de pagamento anteriores;
- criar um ranking de pontuação de risco a partir de dados como últimas compras e atrasos na quitação dos valores;
- mensurar a capacidade de pagamento por meio de comprovantes como holerite e extrato bancário.
Após a aprovação e concessão do crédito, adote uma gestão financeira focada no monitoramento contínuo e use sistemas que alertam automaticamente a inadimplência.
O artigo “Processos financeiros: 9 vantagens de automatizá-los + dicas!” tem orientações que ajudarão você nesta etapa. Não deixe de ler!
11 vantagens do Credit as a Service para a sua empresa!
Estas são as principais vantagens do Credit as a Service:
- melhora da experiência do cliente;
- ampliação de oportunidades de receita;
- expansão para novos mercados e públicos;
- aumento na taxa de conversão de vendas;
- redução de custos operacionais;
- processamento de crédito mais rápido e eficiente (em comparação ao modelo tradicional);
- aumento da segurança e da conformidade;
- customização das ofertas;
- escalabilidade;
- redução da taxa de inadimplência;
- possibilidade de criar produtos financeiros sem necessidade de uma infraestrutura própria, o que deixa a estratégia mais barata.
Sugestão de leitura: “Credit Card as a Service: como amplia a sua receita? Descubra!”
Para usufruir de todas as vantagens, você precisa entender como é o processo de implementação do Credit as a Service.
Como é o processo de implementação do Credit as a Service?
O primeiro passo é contratar uma plataforma white label, ferramenta geralmente desenvolvida por fintech, que permite negócios de diferentes setores oferecerem produtos financeiros com as próprias marcas e regras.
Para escolher a melhor, considere critérios como:
- facilidade de implementação;
- taxas para uso da solução;
- camadas de segurança e proteção de dados;
- autorização dos órgãos reguladores;
- conformidade regulatória.
Em seguida, confirme se a plataforma tem os recursos necessários para viabilizar a sua ideia de oferta de crédito.
Com tudo devidamente alinhado, treine a sua equipe para oferecer os novos produtos aos clientes e crie uma boa estratégia de marketing para divulgação.
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