Logo Zoop Blog
Ver Todos
Índice
    Ícone de E-mail
    Assine nossa newsletter

    Não perca nenhuma novidade.

    pix

    Pix 2026: quais as tendências do futuro do pagamento no Brasil?

    15 de janeiro de 2026
    Por Redação
    Compartilhe
    Imagem

    As novidades do Pix para 2026 incluem funcionalidades e tendências que têm tudo para redefinir o futuro dos meios de pagamentos no Brasil. Algumas das principais evoluções previstas são a obrigatoriedade da oferta do Pix Automático, o aprimoramento do mecanismo de proteção e ajustes no Pix por Aproximação.

    Essas mudanças afetarão positivamente empresas de todos os portes, uma vez que essas companhias poderão reduzir custos e otimizar processos de cobrança; e os consumidores, que ganharão em agilidade, segurança e opções de pagamento inovadoras no dia a dia.

    A verdade é que a chegada desse  sistema  instantâneos transformou de modo irreversível o cenário financeiro nacional.

    Isso porque desde o lançamento em 2020, o Pix saiu da condição de simples alternativa de transferência para se tornar o método preferido de milhões de brasileiros, devido à sua praticidade, liquidez e disponibilidade 24 horas por dia.

    Agora, as tendências do Pix para 2026 evidenciam o seu protagonismo, a partir de uma infraestrutura mais completa e alinhada com as novas tecnologias e preferências dos usuários.

    Continue a leitura e entenda!

    Evolução do Pix no Brasil: o que aconteceu desde o lançamento?

    A retrospectiva do sistema de pagamentos instantâneo, de 2020 a 2025, inclui o lançamento de diversas funcionalidades e melhorias, e as principais são: Pix Cobrança, Pix Saque, Pix Troco, aperfeiçoamento da segurança (MED), Pix por Aproximação e Pix Automático. Cada uma tornou a ferramenta mais precisa, usual e dinâmica.

    Pix Cobrança

    Lançada em março de 2021, essa funcionalidade permite a emissão de cobrança com data de vencimento futura com juros, multas e abatimentos, semelhante a um boleto, mas com liquidação instantânea, assim como acontece no Pix tradicional.

    Pix Saque e Pix Troco

    Desde novembro de 2021, o Pix Saque possibilita saques de dinheiro em espécie em estabelecimentos comerciais, como supermercados e farmácias, que trabalham com o sistema de pagamentos instantâneo.

    No Pix Troco, o cliente paga um valor a mais na compra, paga com o Pix, e recebe a diferença em dinheiro.

    Aperfeiçoamentos da Segurança (MED)

    Entre 2023 e 2024, o Banco Central intensificou as medidas protetivas para aumentar a segurança dos usuários contra fraudes.

    O Mecanismo Especial de Devolução, MED, agiliza o bloqueio e a recuperação de valores em casos de suspeita de golpe financeiro. Além disso, permite aos usuários do Pix ajustarem limites noturnos de transação e personalizá-los conforme for mais conveniente com suas rotinas.

    Pix por Aproximação

    Desde fevereiro de 2025, a funcionalidade viabilizou o pagamento via Pix por meio da tecnologia NFC (Near Field Communication).

    Por meio de dispositivos móveis, como smartphones ou smartwatches integrados a carteiras ou contas digitais, permite pagamentos rápidos em terminais compatíveis com a função aproximação.

    Pix Automático

    O Banco Central anunciou oficialmente essa funcionalidade em 4 de junho de 2025, com liberação para o público em 16 de junho de 2025. Desde 13 de outubro de 2025, virou uma oferta obrigatória para débitos automáticos entre bancos para substituir sistemas antigos para empresas e consumidores.

    O Pix Automático é voltado para cobranças recorrentes, como mensalidades de escolas, academias, serviços de assinatura e SaaS, com funcionamento semelhante ao débito automático.

    Como a evolução do Pix no Brasil impactou empresas e consumidores?

    O avanço do sistema de pagamentos instantâneo, ao longo dos anos, trouxe para pessoas físicas e jurídicas a oportunidade de reduzir custos com meios de pagamento, realizar checkouts dinâmicos, movimentar valores com muito mais rapidez e segurança, aprimorar funcionalidades antigas, como os pagamentos recorrentes, e aproveitar diferentes oportunidades de negócio.

    Entenda, em detalhes, os principais reflexos positivos da evolução do Pix no Brasil.

    1. Redução de custos de meios de pagamento

    O sistema oferece taxas significativamente menores para o lojista, em comparação às que as operadoras de cartão de crédito ou débito cobram. Essa economia impacta diretamente a margem de lucro das empresas e sua precificação, e pode deixar o negócio mais competitivo.

    2. Melhoria de conversão no checkout

    A liquidação instantânea ajuda a reduzir filas nas vendas presenciais e liberar produto ou serviço mais rápido no e-commerce. Essa dinâmica aumenta o nível de satisfação dos clientes e ajuda a diminuir o número de carrinhos abandonados.

    3. Aumento de segurança e rastreabilidade

    O Banco Central registra todas as transações, o que permite rastreá-las. Esse nível de segurança e transparência superior facilita auditorias e a identificação de fraudes, especialmente com o aprimoramento do MED previsto para o Pix em 2026.

    4. Mais facilidade para pagamentos recorrentes

    A chegada do Pix Automático eliminou a fricção em cobranças mensais ao permitir a autorização de débitos padronizados pelo sistema de pagamentos instantâneo. Essa funcionalidade ajuda a reduzir a inadimplência e simplifica a gestão de assinaturas.

    5. Concorrência direta com cartão de crédito

    Com a introdução de novas funcionalidades, como o Pix por Aproximação e a expectativa da regulamentação para parcelamento pelo Pix em 2026, o mercado de crédito e as operadoras de cartão precisam revisar suas taxas e serviços para se manterem competitivas.

    Nessa mudança, quem ganha são as empresas e os clientes que terão novas formas de pagamento a custos reduzidos.

    6. Mais agilidade no caixa e conciliação empresarial

    A confirmação do pagamento em tempo real acelera o processo de atendimento ao cliente em lojas físicas e simplifica a conciliação bancária das empresas, o que minimiza erros manuais.

    7. Varejo físico se beneficia do Pix por Aproximação

    A capacidade de pagar por NFC, sem depender de dinheiro ou cartões físicos, torna o Pix uma opção ágil e moderna no balcão de vendas, o que impulsiona a competitividade e a experiência do cliente.

    Pix 2026: quais as mudanças mais relevantes?

    Obrigatoriedade da oferta do Pix Automático e da utilização do MED aprimorado pelas instituições financeiras, melhorias no Pix por Aproximação, regulamentação do Pix Garantido e do Pix Parcelado, pagamentos offline, e avanço das tratativas do Pix Internacional estão na agenda evolutiva do Banco Central para o próximo ano.

    Veja um resumo do Pix para 2026.

    Obrigatoriedade do Pix Automático

    A partir de 1º de janeiro de 2026, a funcionalidade se torna obrigatória para todas as instituições que já oferecem débito automático interbancário, a fim de padronizar o processo de pagamentos recorrentes.

    Obrigatoriedade do MED Aprimorado

    Previsto para fevereiro de 2026, todas as instituições financeiras serão obrigadas a utilizar a versão aprimorada do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que facilita a recuperação de fundos em casos de fraude.

    Melhorias no Pix por Aproximação

    Apesar de o lançamento oficial ter ocorrido em 2025, o foco do Pix para 2026 é a consolidação e a adesão do mercado à tecnologia NFC.

    A expectativa é que a experiência de pagamento por aproximação, por esse sistema, se torne cada vez mais semelhante à que os cartões oferecem, a fim de aumentar a competitividade do Pix no varejo físico.

    Para tal, é necessária a chegada da funcionalidade a smartwatches, mobile e dispositivos POS compatíveis.

    Pix Garantido / Parcelado

    O Banco Central adiou a regulamentação dessas modalidades por tempo indeterminado. Contudo, diversas instituições financeiras já oferecem linhas de crédito próprias que permitem o parcelamento de transações via Pix, as quais funcionam como uma alternativa ao crédito tradicional em parcelas.

    Essa oferta impacta significativamente o e-commerce e o varejo e cria uma expectativa de adoção crescente.

    Pagamentos sem internet / offline

    A inclusão financeira de regiões com baixa conectividade e a melhoria da experiência em locais com sinal fraco permanecem como temas importantes.

    O BC estuda a viabilidade de transações via tecnologia offline, ou seja, pagamentos que ocorrem sem a necessidade de uma conexão contínua com a internet. A implementação dessa capacidade objetiva promover a inclusão e acessibilidade para toda a população brasileira, especialmente em áreas remotas.

    Pix Internacional

    Essa funcionalidade segue em fase de estudos pelo Banco Central e não faz parte da agenda evolutiva de implementação formal para o Pix 2026.

    Entretanto, estima-se que, ao longo do próximo ano, o órgão regulamentador intensifique os esforços para viabilizar transferências internacionais instantâneas e seguras nos mesmos moldes do Pix tradicional.

    Quais as tendências do Pix para 2026?

    Com base no movimento do mercado e da agenda do BC, a expectativa gira em torno da entrega de experiências de pagamento sem fricção (checkout invisível), adoção empresarial de soluções automáticas de cobrança, consolidação de carteiras digitais integradas com Pix, uso mais estratégico do Open Finance para aprimorar ofertas financeiras.

    Além disso, espera-se a popularização de pagamentos recorrentes com Pix Automático, o crescimento de parcelamentos via Pix Garantido, a ampliação dos pagamentos omnichannel e a redução do uso de dinheiro e cartão de débito.

    Assim, se considerarmos um resumo do Pix 2026, é importante que você prepare a sua empresa para receber esse novo cenário, a fim de mantê-la competitiva e atualizada.

    O ideal é contar com um parceiro que ofereça uma plataforma completa, regulamentada, personalizável e com fácil implementação, como a Zoop.

    Com o Pix da Zoop sua empresa recebe pagamentos online e presenciais de maneira rápida, tudo com o split de pagamentos automático baseado nas suas regras de negócio.

    Entre em contato agora e veja como é fácil!

    Suas informações estão seguras
    Ícone de E-mail

    Assine nossa newsletter

    Receba os melhores insights diretamente na sua caixa de entrada para construir jornadas de pagamento e experiências bancárias que impulsionam o seu negócio.