
Como integrar Banking as a Service ao negócio? Descubra!

No mundo atual, a digitalização é responsável por transformar a forma como fazemos negócios. Logo, entender como integrar Banking as a Service ao negócio é essencial para empresas que desejam permanecer competitivas.
Afinal, imagine uma loja de roupas que não apenas vende suas peças, mas que também oferece uma conta digital aos clientes e permite que eles realizem pagamentos e até solicitem um cartão de crédito diretamente na sua plataforma.
Trata-se de uma realidade possível graças ao Banking as a Service (BaaS). Com a tecnologia certa, sua empresa pode oferecer uma gama de serviços financeiros que atendam às necessidades dos clientes, ideal para criar uma experiência de compra mais completa e atraente.
O que é o Banking as a Service?
Banking as a Service (BaaS) é uma solução tecnológica que permite que empresas não-financeiras ofereçam serviços bancários, como contas digitais, cartões de crédito, empréstimos e até mesmo recarga de celular – tudo a partir da infraestrutura de instituições financeiras parceiras via APIs.
O modelo representa uma maneira ágil e eficiente de integrar serviços financeiros nas plataformas de empresas de diversos setores, como se fossem uma espécie de banco digital. Assim, contribui para a democratização do acesso a produtos bancários, além de melhorar a experiência do cliente.
A popularização do conceito é tamanha que hoje o Brasil é responsável por 73% do mercado de BaaS na América do Sul segundo a pesquisa do IMR Introspective Market Research em reportagem do Terra.
Agora que você sabe o que é o Banking as a Service, vamos aprofundar em detalhes sobre o tema.
Quais são as vantagens do Banking as a Service para o meu negócio?
- possibilidade de oferecer serviços financeiros;
- gerar novas receitas e ampliar o faturamento da empresa;
- ampliar a oferta de produtos para conquistar novos públicos;
- melhorar a experiência do cliente;
- melhorar a retenção de clientes.
Entenda mais sobre cada vantagem a seguir!
Possibilidade de oferecer serviços financeiros
Uma das principais vantagens do Banking as a Service é a oferta de serviços financeiros mesmo sem ser um banco. Lembra a loja de roupas que mencionamos no início do texto?
Se além de vender as últimas tendências em moda, a empresa disponibilizar uma conta digital e cartão de crédito com a sua marca aos clientes, eles poderão realizar seus pagamentos diretamente na loja ou mesmo em seu site ou aplicativo.
Ou seja, como integrar Banking as a Service ao negócio é a chave para transformar a ideia em realidade, a empresa que utiliza a infraestrutura de uma instituição parceira se torna apta a oferecer serviços financeiros, como cartões e empréstimos, de maneira simples e integrada.
A solução contribui para diversificar a oferta de produtos, além de fidelizar clientes, que passam a encontrar soluções práticas na mesma plataforma do banco digital.
Gerar novas receitas e ampliar o faturamento da empresa
Entre as vantagens do Banking as a Service está a capacidade de gerar novas receitas e ampliar o faturamento da empresa.
Ao oferecer serviços financeiros, a empresa consegue criar uma nova fonte de renda e, assim, aumentar o valor médio das transações.
Ao permitir que os clientes utilizem um cartão de crédito próprio para comprar produtos diretamente na loja, é possível cobrar taxas sobre anuidade ou mesmo sobre a concessão de créditos, o que contribui diretamente para o aumento da receita.
Ampliar a oferta de produtos para conquistar novos públicos
Se você pensa em como integrar Banking as a Service ao negócio, é importante saber que a solução é ideal para ampliar a oferta de produtos e conquistar novos públicos. Com a integração de serviços financeiros, você pode criar produtos como cartões fidelidade, estratégias de cashback, soluções de parcelamento ou até mesmo opções de financiamento e empréstimo.
Assim, sua empresa atrai clientes pela conveniência e atende diferentes perfis, como jovens que preferem pagamentos flexíveis e consumidores interessados em facilidades para produtos de alto valor.
Melhorar a experiência do cliente
Com todas as vantagens acima, é possível melhorar (e muito) a experiência do cliente. Afinal, por meio de contas digitais ou opções de pagamento direto, os clientes desfrutam de uma experiência de compra mais fluida e prática.
E ao permitir que os clientes façam pagamentos em um aplicativo próprio, é possível eliminar a necessidade de direcioná-los a plataformas externas, o que torna o processo mais rápido e intuitivo.
Como resultado, a conveniência pode ser um diferencial importante na decisão de compra.
Melhorar a retenção de clientes
Por último, o BaaS pode melhorar a retenção de clientes de maneira significativa, pois ao proporcionar uma experiência financeira completa, a empresa se torna uma solução única para o consumidor.
Por exemplo, clientes que usam o cartão de crédito da loja certamente retornarão para fazer novas compras. Mas, sobretudo, se sentirão mais propensos a usar seu serviço financeiro de forma recorrente.
Além disso, utilizar recursos de fidelidade, com cashback, programas de pontos e recompensas integradas, pode incentivá-los a voltar com mais frequência.
Então, se você tem uma empresa não-bancária, será que vale a pena oferecer serviços financeiros? É isso o que saberemos a seguir!
Empresa não-bancária: vale a pena oferecer serviços financeiros?
Oferecer serviços financeiros por meio do BaaS é uma estratégia vantajosa para empresas não-bancárias, e entre os principais benefícios está a possibilidade de aumentar a fidelização de clientes a partir da oferta de novos produtos.
Entre as soluções mais populares estão as contas digitais e os cartões de crédito, entretanto, a empresa consegue desenvolver um ecossistema completo para manter seus clientes engajados e propensos a retornar.
Inclusive, a diversificação de receita se torna uma realidade, uma vez que os produtos financeiros geram novas fontes de lucro e ampliam o faturamento.
Outro ponto fundamental é a diferenciação no mercado, extremamente relevante em um cenário competitivo como o atual. Assim, oferecer soluções financeiras pode ser o diferencial que sua empresa precisa para se destacar da concorrência.
Agora, é hora de saber como integrar Banking as a Service ao negócio e aproveitar todas as vantagens na sua operação!
Como integrar Banking as a Service ao negócio?
Integrar Banking as a Service ao negócio pode parecer um desafio inicialmente, mas com um plano bem-estruturado e o apoio de uma instituição financeira confiável é possível simplificar o processo.
Confira a seguir um passo a passo para ajudá-lo a implementar a solução com eficácia.
1. Definir a proposta de valor
Antes de tudo, avalie o que você deseja oferecer aos seus clientes. Quais serviços financeiros são mais relevantes para o seu público-alvo? A partir de uma definição clara será possível moldar sua estratégia de integração e atender às expectativas dos clientes.
2. Escolher um provedor de BaaS
A escolha do provedor de BaaS é uma etapa delicada e fundamental. Portanto, pesquise diferentes fornecedores e avalie suas ofertas, segurança, conformidade regulatória e suporte ao cliente. Por fim, certifique-se de escolher um provedor com a infraestrutura necessária para atender às suas necessidades.
3. Planejar a integração das APIs
Após escolher um provedor, o próximo passo é planejar como integrar as APIs à sua plataforma. Então, considere aspectos técnicos, como a arquitetura do sistema, e de que forma será possível monitorar e gerenciar as transações financeiras.
4. Garantir a conformidade regulatória
A conformidade regulatória é um aspecto crítico ao oferecer serviços financeiros, especialmente em relação aos dados sensíveis dos usuários. Logo, avalie todas as normas aplicáveis e trabalhe em conjunto com seu provedor de BaaS para garantir que sua empresa esteja em conformidade com as exigências legais.
5. Testar, lançar e promover os serviços
Com tudo pronto, teste a solução e, após garantir que tudo funciona corretamente, é hora de lançar seus serviços financeiros. Você pode utilizar estratégias de marketing eficazes para promover a oferta aos seus clientes, com destaque aos benefícios para incentivá-los na adesão.
6. Monitorar e otimizar
Por fim, após o lançamento, é preciso monitorar constantemente o desempenho dos serviços financeiros. Lembre-se de solicitar feedback dos clientes e analise as métricas-chave para identificar áreas de melhoria.
Em geral, ao realizar uma otimização contínua a empresa consegue oferecer a melhor experiência possível e atende às necessidades em constante evolução dos seus clientes.
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