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    Como integrar Banking as a Service ao negócio? Descubra!

    01 de agosto de 2025
    Por Redação
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    No mundo atual, a digitalização é responsável por transformar a forma como fazemos negócios. Logo, entender como integrar Banking as a Service ao negócio é essencial para empresas que desejam permanecer competitivas. 

    Afinal, imagine uma loja de roupas que não apenas vende suas peças, mas que também oferece uma conta digital aos clientes e permite que eles realizem pagamentos e até solicitem um cartão de crédito diretamente na sua plataforma. 

    Trata-se de uma realidade possível graças ao Banking as a Service (BaaS). Com a tecnologia certa, sua empresa pode oferecer uma gama de serviços financeiros que atendam às necessidades dos clientes, ideal para criar uma experiência de compra mais completa e atraente.

    O que é o Banking as a Service?

    Banking as a Service (BaaS) é uma solução tecnológica que permite que empresas não-financeiras ofereçam serviços bancários, como contas digitais, cartões de crédito, empréstimos e até mesmo recarga de celular – tudo a partir da infraestrutura de instituições financeiras parceiras via APIs. 

    O modelo representa uma maneira ágil e eficiente de integrar serviços financeiros nas plataformas de empresas de diversos setores, como se fossem uma espécie de banco digital. Assim, contribui para a democratização do acesso a produtos bancários, além de melhorar a experiência do cliente.

    A popularização do conceito é tamanha que hoje o Brasil é responsável por 73% do mercado de BaaS na América do Sul segundo a pesquisa do IMR Introspective Market Research em reportagem do Terra.

    Agora que você sabe o que é o Banking as a Service, vamos aprofundar em detalhes sobre o tema.

    Quais são as vantagens do Banking as a Service para o meu negócio?

    • possibilidade de oferecer serviços financeiros;
    • gerar novas receitas e ampliar o faturamento da empresa;
    • ampliar a oferta de produtos para conquistar novos públicos;
    • melhorar a experiência do cliente;
    • melhorar a retenção de clientes.

    Entenda mais sobre cada vantagem a seguir!

    Possibilidade de oferecer serviços financeiros

    Uma das principais vantagens do Banking as a Service é a oferta de serviços financeiros mesmo sem ser um banco. Lembra a loja de roupas que mencionamos no início do texto? 

    Se além de vender as últimas tendências em moda, a empresa disponibilizar uma conta digital e cartão de crédito com a sua marca aos clientes, eles poderão realizar seus pagamentos diretamente na loja ou mesmo em seu site ou aplicativo.  

    Ou seja, como integrar Banking as a Service ao negócio é a chave para transformar a ideia em realidade, a empresa que utiliza a infraestrutura de uma instituição parceira se torna apta a oferecer serviços financeiros, como cartões e empréstimos, de maneira simples e integrada. 

    A solução contribui para diversificar a oferta de produtos, além de fidelizar clientes, que passam a encontrar soluções práticas na mesma plataforma do banco digital.

    Gerar novas receitas e ampliar o faturamento da empresa

    Entre as vantagens do Banking as a Service está a capacidade de gerar novas receitas e ampliar o faturamento da empresa.

    Ao oferecer serviços financeiros, a empresa consegue criar uma nova fonte de renda e, assim, aumentar o valor médio das transações. 

    Ao permitir que os clientes utilizem um cartão de crédito próprio para comprar produtos diretamente na loja, é possível cobrar taxas sobre anuidade ou mesmo sobre a concessão de créditos, o que contribui diretamente para o aumento da receita.

    Ampliar a oferta de produtos para conquistar novos públicos

    Se você pensa em como integrar Banking as a Service ao negócio, é importante saber que a solução é ideal para ampliar a oferta de produtos e conquistar novos públicos. Com a integração de serviços financeiros, você pode criar produtos como cartões fidelidade, estratégias de cashback, soluções de parcelamento ou até mesmo opções de financiamento e empréstimo. 

    Assim, sua empresa atrai clientes pela conveniência e atende diferentes perfis, como jovens que preferem pagamentos flexíveis e consumidores interessados em facilidades para produtos de alto valor.

    Melhorar a experiência do cliente

    Com todas as vantagens acima, é possível melhorar (e muito) a experiência do cliente. Afinal, por meio de contas digitais ou opções de pagamento direto, os clientes desfrutam de uma experiência de compra mais fluida e prática. 

    E ao permitir que os clientes façam pagamentos em um aplicativo próprio, é possível eliminar a necessidade de direcioná-los a plataformas externas, o que torna o processo mais rápido e intuitivo. 

    Como resultado, a conveniência pode ser um diferencial importante na decisão de compra.

    Melhorar a retenção de clientes

    Por último, o BaaS pode melhorar a retenção de clientes de maneira significativa, pois ao proporcionar uma experiência financeira completa, a empresa se torna uma solução única para o consumidor. 

    Por exemplo, clientes que usam o cartão de crédito da loja certamente retornarão para fazer novas compras. Mas, sobretudo, se sentirão mais propensos a usar seu serviço financeiro de forma recorrente. 

    Além disso, utilizar recursos de fidelidade, com cashback, programas de pontos e recompensas integradas, pode incentivá-los a voltar com mais frequência.

    Então, se você tem uma empresa não-bancária, será que vale a pena oferecer serviços financeiros? É isso o que saberemos a seguir!

    Empresa não-bancária: vale a pena oferecer serviços financeiros?

    Oferecer serviços financeiros por meio do BaaS é uma estratégia vantajosa para empresas não-bancárias, e entre os principais benefícios está a possibilidade de aumentar a fidelização de clientes a partir da oferta de novos produtos.

    Entre as soluções mais populares estão as contas digitais e os cartões de crédito, entretanto, a empresa consegue desenvolver um ecossistema completo para manter seus clientes engajados e propensos a retornar. 

    Inclusive, a diversificação de receita se torna uma realidade, uma vez que os produtos financeiros geram novas fontes de lucro e ampliam o faturamento.

    Outro ponto fundamental é a diferenciação no mercado, extremamente relevante em um cenário competitivo como o atual. Assim, oferecer soluções financeiras pode ser o diferencial que sua empresa precisa para se destacar da concorrência. 

    Agora, é hora de saber como integrar Banking as a Service ao negócio e aproveitar todas as vantagens na sua operação!

    Como integrar Banking as a Service ao negócio?

    Integrar Banking as a Service ao negócio pode parecer um desafio inicialmente, mas com um plano bem-estruturado e o apoio de uma instituição financeira confiável é possível simplificar o processo. 

    Confira a seguir um passo a passo para ajudá-lo a implementar a solução com eficácia.

    1. Definir a proposta de valor

    Antes de tudo, avalie o que você deseja oferecer aos seus clientes. Quais serviços financeiros são mais relevantes para o seu público-alvo? A partir de uma definição clara será possível moldar sua estratégia de integração e atender às expectativas dos clientes.

    2. Escolher um provedor de BaaS

    A escolha do provedor de BaaS é uma etapa delicada e fundamental. Portanto, pesquise diferentes fornecedores e avalie suas ofertas, segurança, conformidade regulatória e suporte ao cliente. Por fim, certifique-se de escolher um provedor com a infraestrutura necessária para atender às suas necessidades.

    3. Planejar a integração das APIs

    Após escolher um provedor, o próximo passo é planejar como integrar as APIs à sua plataforma. Então, considere aspectos técnicos, como a arquitetura do sistema, e de que forma será possível monitorar e gerenciar as transações financeiras.

    4. Garantir a conformidade regulatória

    A conformidade regulatória é um aspecto crítico ao oferecer serviços financeiros, especialmente em relação aos dados sensíveis dos usuários. Logo, avalie todas as normas aplicáveis e trabalhe em conjunto com seu provedor de BaaS para garantir que sua empresa esteja em conformidade com as exigências legais.

    5. Testar, lançar e promover os serviços

    Com tudo pronto, teste a solução e, após garantir que tudo funciona corretamente, é hora de lançar seus serviços financeiros. Você pode utilizar estratégias de marketing eficazes para promover a oferta aos seus clientes, com destaque aos benefícios para incentivá-los na adesão.

    6. Monitorar e otimizar

    Por fim, após o lançamento, é preciso monitorar constantemente o desempenho dos serviços financeiros. Lembre-se de solicitar feedback dos clientes e analise as métricas-chave para identificar áreas de melhoria. 

    Em geral, ao realizar uma otimização contínua a empresa consegue oferecer a melhor experiência possível e atende às necessidades em constante evolução dos seus clientes.

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    Agora que você já sabe como integrar Banking as a Service ao negócio, que tal conhecer os serviços financeiros white label da Zoop para a sua empresa?

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