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    Soluções financeiras integradas geram novas fontes de receita?

    01 de dezembro de 2025
    Por Redação
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    Soluções financeiras integradas são ferramentas, produtos e serviços bancários e financeiros inseridos em uma plataforma que pertence a esse setor, como e-commerces e aplicativos de delivery. Esse recurso facilita a rotina dos clientes, que podem acessar tudo de um único lugar, e ajuda as empresas a gerar novos rendimentos.

    Com a transformação digital, negócios de diversos setores não dependem mais apenas da venda de produtos ou serviços para obter receita. Ao integrar pagamentos, crédito, seguros e gestão de recursos em seu portfólio, criam novas fontes de receita financeira, pois agregam valor ao ecossistema da marca.

    Em um mercado cada vez mais competitivo, quem domina a jornada financeira do cliente tem mais chances de fidelizá-lo, bem como de conquistar diferentes formas de rentabilidade e diferenciação.

    Confira, neste artigo, por que criar ecossistemas financeiros integrados pode mudar (para melhor) o seu negócio!

    Como aconteceu a evolução das soluções financeiras integradas?

    O avanço tecnológico, as novas normativas dos órgãos reguladores e a mudança no comportamento do consumidor retiraram os serviços financeiros de um contexto meramente operacional. Atualmente, a integração estratégica dessas funções permite que as empresas personalizem o relacionamento com clientes e parceiros de negócios e aumentem a lucratividade.

    Veja, a seguir, detalhes de como aconteceu a evolução das soluções financeiras integradas e entenda melhor esse conceito.

    1. De complemento a diferencial competitivo

    Antes vistos como serviços auxiliares, os ecossistemas financeiros agora são parte central da estratégia de negócios dos mais variados segmentos.

    Com a chegada de novas tecnologias, como Banking as a Service e Embedded Finance, as empresas podem oferecer pagamentos, carteiras digitais ou crédito próprio de forma simples e regulamentada e, assim, ampliar o engajamento do cliente e aumentar o ticket médio.

    O diferencial competitivo deixa de ser somente o produto principal e se transforma em uma abordagem voltada para a experiência, na qual o consumidor finaliza a compra e utiliza ferramentas financeiras customizadas no próprio ambiente de marca.

    2. Dados como motor de receita

    A digitalização transformou os dados em ativos valiosos. Ao trabalhar com soluções financeiras integradas, as empresas passam a ter acesso a informações detalhadas sobre o comportamento do consumidor.

    Esses dados permitem personalizar ofertas, prever demanda e identificar oportunidades de monetização.

    Inclusive, ao alimentar a análise preditiva com esse alto volume de informação, o negócio tem a chance de transformar a gestão de risco e criar caminhos para novas fontes de receita financeira, como a oferta de microcrédito no momento da decisão de compra.

    3. Plataformas e ecossistemas financeiros

    Negócios que operam como plataformas (como e-commerce, marketplaces ou apps de serviços) conseguem transformar cada transação em fonte de receita adicional, seja com taxas, juros ou produtos financeiros complementares.

    Construir ecossistemas financeiros integrados e personalizados significa ir além da venda primária e funciona como um passo importante para adentrar a vida financeira do cliente.

    Ao centralizar diversos serviços, como cartão private label e gestão de contas, essas plataformas retêm o consumidor e geram múltiplas interações de valor.

    Um marketplace que oferece financiamento e seguro de entrega, por exemplo, maximiza a rentabilidade de cada cliente, o que prova o valor das soluções financeiras integradas.

    Sugestão de leitura: “Como integrar Banking as a Service ao negócio? Descubra!

    Quais podem ser as novas fontes de receita financeira?

    Pagamentos e processamento de transações, crédito e financiamento, seguros e proteção de transações e programas de fidelidade e benefícios são ótimos exemplos de rentabilidade extra que as soluções financeiras integradas geram. Para escolher a melhor opção, considere o perfil do seu negócio e do seu público-alvo.

    Pagamentos e processamento de transações

    Cobrar taxas por pagamentos processados internamente ou oferecer facilidades exclusivas, como parcelamento próprio e Pix recorrente, gera novas fontes de receita financeira, além de fortalecer a relação com o cliente.

    O desenvolvimento de uma infraestrutura própria de pagamento oferece à empresa o controle total sobre a liquidação dos valores. Essa autonomia reduz custos de terceirização (como tarifas bancárias e adquirentes) e acelera a disponibilidade de caixa.

    Crédito e financiamento

    A oferta de crédito ou financiamento próprio dentro da plataforma gera juros e comissões, enquanto aumenta a conversão de vendas e o ticket médio.

    Esse modelo de embedded finance (finanças embarcadas) permite ofertar taxas mais competitivas e aprovações instantâneas, além de personalizar o risco. Assim, a empresa lucra com os juros e pode usar o crédito como uma ferramenta de retenção e aumento de vendas.

    Seguros e proteção de transações

    Produtos como seguros de entrega, proteção contra fraude ou garantia estendida geram fontes de receita financeira extras, agregam confiança ao cliente e constituem um importante diferencial competitivo.

    Com as plataformas integradas, é possível oferecer, por exemplo, microsseguros, a partir de apólices de baixo custo e alta relevância, no momento em que o cliente percebe o risco (como a necessidade de proteger um celular que acabou de comprar).

    Essa aderência imediata aumenta as taxas de conversão de seguros, maximiza o lucro por transação e aprofunda o relacionamento com a marca.

    Programas de fidelidade e benefícios

    Programas integrados com cartões ou apps financeiros incentivam compras recorrentes, aumentam o ciclo de receita e engajam o consumidor.

    Quando se integra esse recurso ao ecossistema financeiro do negócio, cria-se uma barreira de saída para o cliente. O capital que a empresa devolve (cashback) retorna como poder de compra interno, o que reforça a economia circular da marca e garante que o valor permaneça dentro do ciclo de receita.

    Leia também: “O que é cashback e como usar para fidelizar clientes?

    Quais são os benefícios e impactos dessas soluções nos ecossistemas financeiros?

    Diversificação de receita, experiência do consumidor aprimorada, competitividade e inovação são as principais vantagens da integração financeira estratégica por meio da oferta de produtos e serviços na própria plataforma da empresa. Esses resultados ajudam a destacar o negócio dos concorrentes e a consolidá-lo perante o público-alvo.

    A integração de serviços financeiros permite que as empresas não dependam exclusivamente da venda de produtos ou serviços, o que reduz riscos de faturamento e aumenta a estabilidade monetária.

    Além disso, ao oferecer soluções financeiras integradas no próprio ambiente digital, consegue-se simplificar a jornada do cliente, que encontra tudo o que precisa em um só lugar, gerar mais conveniência e fortalecer a lealdade à marca.

    Por fim, empresas que monetizam transações e dados monetários com inteligência ficam à frente da concorrência, pois têm mais chances de inovar constantemente e de criar novos produtos financeiros de forma ágil, prática e segura.

    Quais os desafios e riscos de uma integração financeira estratégica?

    Regulação e compliance, garantia de segurança da informação, complexidade operacional e conquista da confiança do consumidor são pontos que requerem atenção na hora de criar e integrar ecossistemas financeiros próprios na plataforma de uma empresa. Negligenciar esses fatores compromete a eficácia da estratégia e a relação com os clientes.

    No que se refere ao atendimento às leis, normas e legislações, é fundamental pensar em diferentes questões, como as diretrizes do Banco Central para garantir a conformidade das operações.

    O atendimento à LGPD é crucial para proteger transações e dados sensíveis dos clientes, evitar vazamentos e não comprometer a imagem da marca devido a essa falha.

    Essas duas práticas também ajudam a conquistar a confiança do consumidor. Contudo, devem estar alinhadas à entrega de produtos financeiros que realmente agreguem valor e não gerem frustração. Para descobrir quais são, é essencial analisar o perfil do público-alvo, suas preferências e necessidades.

    No que se refere à parte operacional, o segredo está em encontrar um parceiro tecnológico que ofereça uma infraestrutura robusta, escalável e de fácil integração, como a Zoop.

    A fintech do grupo iFood ajuda negócios dos mais variados segmentos a criar uma infraestrutura de serviços financeiros completa, personalizada e que se adapta ao perfil de cada consumidor.

    Qual o futuro das soluções financeiras integradas?

    Com o avanço do Open Banking, Pix 2.0 e da Inteligência Artificial, novas oportunidades de receita devem surgir, como microcrédito, antecipação de recebíveis e serviços financeiros hiperpersonalizados. Empresas que construírem ecossistemas financeiros completos conseguirão monetizar cada ponto de contato com o cliente, aumentar a lucratividade e a fidelidade.

    O aumento da adesão ao Banking as a Service (BaaS) acelerará a incorporação de funcionalidades bancárias por empresas de qualquer setor e facilitará a criação rápida de produtos financeiros customizados.

    Além disso, a tecnologia blockchain e as moedas digitais (como o Drex) sinalizam um futuro de transações ainda mais rápidas, seguras e com custos operacionais reduzidos.

    Esse cenário exigirá que os negócios usem a integração financeira estratégica para adaptar-se rapidamente aos novos padrões de mercado e regulamentação.

    Quer adentrar esse futuro? Então, conheça agora mesmo a solução Unified Commerce da Zoop e consolide os dados de vendas online e offline em um único lugar!

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