Gestão de e-commerce: 7 dicas para melhorar seus resultados!

Uma gestão de e-commerce eficiente é um dos passos mais importantes para o sucesso de um negócio online. Esse processo envolve várias áreas, como compras, entregas, atendimento e finanças, que precisam estar bem alinhadas para garantir operações ágeis e clientes satisfeitos.
Quando falhas acontecem em etapas-chave, como estoque ou logística de entrega, a experiência do consumidor é prejudicada e as vendas caem.
Não à toa, uma pesquisa da PwC mostra que 86% dos clientes estão dispostos a pagar mais por uma ótima experiência de compra.
Por isso, além de escolher uma plataforma ou precificar produtos, estruturar bem a gestão envolve integrar processos, evitar gargalos e oferecer o melhor ao cliente.
E não se preocupe: a gente vai te ajudar! Leia este guia e aprenda o que é gestão de e-commerce e as estratégias para melhorar os seus resultados.
O que é gestão de e-commerce?
A gestão de e-commerce consiste na realização de todos os processos necessários para manter um comércio eletrônico funcionando adequadamente, como:
- controle de estoque e logística;
- atendimento ao cliente;
- atualização de produtos;
- gerenciamento dos meios de pagamento;
- análise de vendas;
- estratégias de marketing digital.
O objetivo é tornar a rotina dos gestores e colaboradores mais dinâmica, harmônica e livre de falhas, o que reflete no relacionamento com os clientes e na melhoria da imagem da empresa.
Por falar em mercado online, é preciso destacar também que o comércio virtual segue em crescimento.
Segundo os dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), divulgados no E-commerce Brasil, o e-commerce expandiu 16% em 2024 no país e liderou o crescimento mundial no setor. Para 2025, a expectativa é que atinja R$ 224,7 bilhões, o que representa um aumento de 10%.
Logo, esse segmento se torna cada vez mais acirrado e competitivo. Afinal, a expectativa é que a quantidade de compradores online no Brasil chegue a 94 milhões, ou seja, 3 milhões a mais do que em 2024.
Esses são apenas alguns motivos para investir em uma boa gestão. Afinal, quanto mais eficientes forem suas operações, mais satisfeito ficará o cliente e maiores serão suas chances de crescer no mercado!
Qual o objetivo da gestão de e-commerce?
O objetivo da gestão de e-commerce é garantir que todas as etapas do processo de vendas online funcionem de forma integrada e eficiente, além de proporcionar uma experiência positiva ao cliente e resultados consistentes para a empresa.
Logo, essa atividade envolve planejar, monitorar e otimizar operações que vão desde a captação de visitantes até o pós-venda e passam pela logística, comunicação e suporte.
Uma gestão bem direcionada permite identificar gargalos, reduzir custos operacionais e aproveitar oportunidades de crescimento no mercado digital.
Além disso, contribui para fortalecer a reputação da marca, aumentar a fidelização de consumidores e maximizar a conversão de vendas com análise de dados em tempo real.
Por exemplo, você conhece a sazonalidade do seu negócio? Uma boa gestão usa ferramentas para descobrir em quais momentos aplicar promoções e aproveitar a maré antecipada de datas comemorativas.
O objetivo da gestão de e-commerce também inclui antecipar tendências, adotar tecnologias que melhoram a performance e criar diferenciais que posicionem a marca à frente dos concorrentes. O resultado? Garantir mais sustentabilidade e expansão do negócio em médio a longo prazo.
E para que todos esses objetivos se concretizem na prática, é essencial que os bastidores da operação estejam bem estruturados.
Portanto, tanto para as empresas que atuam no varejo omnichannel (com lojas físicas e online) quanto para as que atuam apenas no online, a criação e gestão de lojas virtuais e e-commerce envolve uma série de processos que precisam ser rigorosos, como compras, entregas, atendimento e contas a pagar e a receber.
Como fazer uma gestão de e-commerce eficiente?
Para realizar uma gestão de alto nível no seu e-commerce, você precisa adotar novos processos, tecnologias e estratégias, como:
- use boas ferramentas de gestão;
- tenha um bom controle financeiro empresarial;
- encontre o ponto de equilíbrio financeiro do seu negócio;
- atente-se à gestão de pessoas;
- mantenha um bom relacionamento com fornecedores;
- use soluções tecnológicas integradas;
- aprimore a sua oferta de meios de pagamento.
Confira detalhes sobre cada dica a seguir.
1. Use boas ferramentas de gestão
Usar a tecnologia a seu favor é uma das primeiras estratégias que você precisa adotar se realmente quer aprimorar a gestão do seu e-commerce.
Afinal, o seu negócio opera em um ambiente 100% digital. Então, por que não usar a tecnologia no varejo para manter a sua empresa informada?
Você pode usar várias ferramentas de gestão, como:
- ERP;
- plataformas de gerenciamento de atividades;
- softwares de cobranças automáticas.
Entenda sobre esses sistemas de gestão de e-commerce.
ERP
Um ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial) é um sistema que integra todos os setores e processos realizados por uma empresa.
Por exemplo, em vez de o setor do estoque usar um determinado software, e o de vendas outra plataforma, ambos podem usar a mesma solução. Porém, com funcionalidades distintas e compatíveis com as tarefas de cada um dos departamentos.
A vantagem é que, por estarem em um mesmo ambiente virtual, a comunicação e a troca de informações se tornam mais rápidas e precisas. Assim, contribui diretamente para as tomadas de decisão e a otimização dos processos, que se conectam e evitam erros.
Plataformas de gerenciamento de atividades
As plataformas de gerenciamento de atividades são ferramentas digitais que permitem o registro de compromissos e tarefas para nenhuma tarefa ser esquecida.
Na prática, funciona como uma agenda eletrônica, na qual cada colaborador pode anotar as atividades pendentes, bem como definir sua ordem e as prioridades.
Um dos pontos positivos dessas soluções é que podem ser usadas individualmente ou compartilhadas com outras pessoas.
Por exemplo, imagine que você montou um time para identificar os pontos que precisam de ajustes para melhorar a experiência de compra dos seus clientes.
E cada colaborador do grupo tem tarefas a cumprir, como analisar a taxa de churn rate, levantar os motivos do abandono de carrinho e verificar quais são as expectativas dos clientes do e-commerce.
Ao utilizar uma plataforma de gerenciamento de atividades, é possível distribuir as responsabilidades, definir data de início e fim das tarefas e acompanhar a evolução do projeto.
Softwares de cobranças automáticas
Quanto mais o seu comércio eletrônico cresce, mais vendas realiza e, assim, a taxa de inadimplência também pode aumentar.
E a gente sabe que verificar, de forma manual, cada cliente que deixou de pagar é uma tarefa praticamente impossível. Por outro lado, deixar de fazer as cobranças é extremamente prejudicial à saúde financeira do negócio. A saída, portanto, é usar softwares de cobranças automáticas.
Esses sistemas trabalham de duas maneiras: com o envio de lembretes de pagamento antes da data de vencimento, e de cobranças após esse prazo.
Por exemplo, suponha que um comprador fez uma compra hoje na sua loja virtual. Porém, escolheu pagar por boleto bancário, cujo vencimento é em cinco dias.
Por inúmeros motivos essa pessoa pode, simplesmente, esquecer que gerou o boleto. Porém, durante esses cinco dias o produto ficará “reservado” no seu estoque para não vender o mesmo item duas vezes.
E como não perder essa venda? Uma maneira de “lembrar” esse cliente é enviar avisos via e-mail, WhatsApp, aplicativo ou SMS sobre a aproximação da data de vencimento.
Caso passe esse período, o sistema usa os mesmos recursos de comunicação para enviar a cobrança. E mais: se você desejar, a plataforma pode criar um novo boleto, com atualização da data de vencimento.
2. Tenha um bom controle financeiro empresarial
O controle financeiro empresarial se trata de um processo que permite levantar e avaliar a situação das finanças do seu negócio. O propósito é contribuir para equilibrar o caixa do seu e-commerce.
Dessa forma, envolve a análise de diversos dados, como:
- fluxo de caixa;
- capital de giro;
- contas a pagar e a receber;
- fundos de reserva.
Com essa análise é possível tomar as medidas e ações necessárias para que o negócio continue em crescimento com o mínimo de perdas financeiras e a maximização das receitas.
3. Encontre o ponto de equilíbrio financeiro do seu negócio
Por ponto de equilíbrio financeiro entenda a identificação de quanto precisa ser o faturamento mínimo para você cobrir os gastos do seu comércio eletrônico e, desse modo, mantê-lo em funcionamento e sem dívidas.
Para chegar a esse resultado é necessário considerar os custos fixos que geram saída de dinheiro do seu caixa, as despesas variáveis e os rendimentos.
Entre as ferramentas para gerenciar o seu e-commerce, essa possibilita definir o quanto deve vender para manter a sua empresa ativa e sem prejuízos financeiros. Com esse número em mãos você pode, por exemplo:
- melhorar sua estratégia de marketing e adotar novas ações;
- utilizar mais canais de vendas;
- preparar melhor o seu time de vendas e atendimento;
- implementar tecnologias, como chatbots e provadores virtuais.
4. Atente-se à gestão de pessoas
A gestão de pessoas é outro desafio que os empreendedores precisam enfrentar tanto em lojas físicas quanto online.
Tão importante quanto cuidar bem dos clientes externos para fazer a empresa crescer é saber se relacionar com os internos, ou seja, com todos os seus colaboradores.
Afinal, o ativo mais importante de qualquer negócio é o ser humano. Sem ele, por mais que se tenha bons produtos e/ou serviços, é impossível fazer uma marca dar certo.
E para melhorar a gestão de pessoas e o gerenciamento da sua loja virtual, há algumas boas práticas que podem ser adotadas, como:
- orientar adequadamente os líderes;
- investir em treinamentos e aprimoramentos contínuos;
- oferecer boas ferramentas de trabalho;
- adotar a cultura do feedback e da escuta;
- prezar pela boa comunicação interna;
- manter os profissionais motivados.
5. Mantenha um bom relacionamento com fornecedores
Já os fornecedores entram no grupo dos clientes externos. E, exceto se fabricar os produtos que vende, é bem provável que você dependa de outras empresas para abastecer o seu estoque, certo?
E para manter um relacionamento profissional e eficiente, escolha fornecedores que realmente atendam às necessidades do seu modelo de negócio para evitar frustrações e desentendimentos no decorrer da contratação.
Além disso, cumpra os compromissos financeiros (contas a pagar) até mesmo para negociar melhores condições de pagamento quando precisar.
6. Use soluções tecnológicas integradas
Quando falamos em soluções tecnológicas integradas, referimo-nos, por exemplo, a ter um emissor de nota fiscal incorporado à sua plataforma de vendas.
Esse recurso, especificamente, viabiliza a emissão e o envio da nota fiscal ao cliente tão logo ocorra a conclusão do pagamento. Assim, ajuda a diminuir o prazo para o envio da mercadoria, o que tende a elevar o nível de satisfação do consumidor.
Porém, existem outras soluções que podem trabalhar de forma integrada com seu e-commerce, como gestão dos meios de pagamento com seus canais de vendas.
A ideia é otimizar os processos, reduzir o tempo de execução de cada etapa de venda, bem como minimizar falhas que podem gerar retrabalho e até perdas financeiras, como abandono de carrinho ou falta de produto no estoque.
7. Aprimore a sua oferta de meios de pagamento
O comportamento do consumidor muda rapidamente, e você, como gestor, deve acompanhar cada detalhe.
Por exemplo, o futuro dos pagamentos já é uma realidade e, atualmente, oferecer apenas cartão de crédito, débito e boleto bancário não é suficiente para atender às expectativas do cliente digital.
Uma prova é a pesquisa da Mastercard, que apontou que 53% dos brasileiros se sentem confortáveis usando novas tecnologias de pagamento e 89% estão dispostos a testá-las.
Além disso, um terço dos consumidores já trocou seu método preferido recentemente.
O Pix, por exemplo, é o líder absoluto no país: 77% o utilizam regularmente, seguido pelo cartão de crédito (53%) e pelo dinheiro (46%), segundo levantamento da Zoop em parceria com a PiniOn.
Ou seja, mais que um hábito, o Pix representa conveniência, rapidez e digitalização dos pagamentos. Não à toa, 98% dos brasileiros o consideram como facilitador nas compras online.
E como acompanhar essas mudanças e se adaptar? A dica é usar um software de gestão de e-commerce que integre diferentes formas de pagamento em um único sistema.
Como a Zoop, que inclui recursos inovadores, como unified commerce (integração total entre canais de venda) e Tap to Pay (pagamento por aproximação direto no celular).
Assim, você amplia as opções para o cliente, reduz abandonos de carrinho e mantém seu negócio competitivo em um cenário de evolução constante.
Como obter conhecimento especializado na gestão de e-commerce?
Para se destacar entre os e-commerces confiáveis do Brasil, é fundamental buscar conhecimento especializado na gestão de comércios eletrônicos.
Isso porque é indispensável entender não apenas o dia a dia operacional, mas também aspectos estratégicos: como funciona o e-commerce e a concorrência, tendências de consumo, logística integrada e análise de dados.
Você pode adquirir esse conhecimento por meio de cursos especializados, mentorias, eventos do setor e conteúdos de fontes reconhecidas no mercado digital. Além disso, acompanhar cases de sucesso e benchmarks ajuda a aplicar práticas já testadas e comprovadas.
Quanto mais aprofundado for o conhecimento, mais fácil será tomar decisões embasadas, antecipar mudanças e criar diferenciais competitivos que atraiam clientes e impulsionem os resultados do seu negócio online.
Por outro lado, além de aprofundar seu conhecimento especializado na gestão de e-commerce, você pode contar com plataformas e equipes qualificadas que ofereçam soluções prontas e adaptáveis.
Assim, você não precisa começar do zero e ainda pode aproveitar soluções já testadas e adaptáveis para acelerar a criação e gestão de lojas virtuais e-commerce, o que gera mais eficiência e competitividade desde o início.
Qual é o melhor sistema de gestão de e-commerce?
O melhor software de gestão de e-commerce é aquele que se adapta às necessidades do seu negócio e oferece recursos para escalar operações.
Uma solução robusta deve permitir pagamentos online via cartão de crédito, Pix, boleto, link de pagamento e recorrência, além de integrar tudo em um único sistema.
A Zoop, por exemplo, oferece essas funcionalidades e muito mais, como split de pagamento, tokenização, antecipação de recebíveis e conciliação financeira. Tudo para você ganhar agilidade, segurança e mais controle sobre cada transação.
Além disso, recursos de assinatura e personalização da jornada de pagamento aumentam a fidelização e elevam a conversão.
Sem falar na possibilidade de você personalizar todo o seu check-out com a identidade visual da sua marca para transmitir mais credibilidade e profissionalismo ao seu público.
Ao escolher a Zoop, você conta com tecnologia flexível e APIs que conectam seu site ou aplicativo aos principais meios de pagamento, que preparam sua operação para crescer com eficiência e escalabilidade.
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