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Como melhorar as vendas de um marketplace? 9 estratégias!

Descobrir como melhorar as vendas de um marketplace é importante não apenas para aumentar o faturamento e a lucratividade da plataforma, mas também para atrair e reter vendedores de qualidade e aprimorar a jornada de aquisição dos compradores.
Do ponto de vista da experiência do cliente em marketplaces, por exemplo, o aprimoramento do fluxo de vendas é essencial porque ajuda a entregar o que as pessoas esperam do comércio eletrônico.
Para você ter uma ideia, segundo dados da pesquisa E-commerce Trends 2025, 44% dos compradores preferem deixar os dados de pagamento salvos para agilizar futuras compras, 37% optam pelo botão “comprar com um clique” e outros 23% consideram perfeita a possibilidade de agendar compras recorrentes.
A sua plataforma de vendas pela internet oferece funcionalidades assim? Se a resposta for não, é hora de mudar a forma de trabalho! O primeiro passo é aprender como melhorar as vendas de um marketplace a partir de diferentes abordagens e práticas. Vamos lá?
Afinal, como melhorar as vendas de um marketplace?
Existem diversas estratégias que ajudam um marketplace a melhorar as vendas. Estas são algumas das que vale a pena considerar para o seu negócio:
- otimizar a experiência de navegação: com a entrega de sites intuitivos, rápidos, responsivos (que funcionam corretamente independentemente da tela ou dispositivo) e com checkout simplificado;
- melhorar a descrição e as fotos dos produtos: a fim de evitar dúvidas que impactam negativamente a decisão de compra dos clientes finais;
- criar estratégias de retenção de clientes: com a oferta de descontos e benefícios exclusivos para os participantes e campanhas de incentivo de compras para acúmulo pontos para troca por recompensas e prêmios;
- aprimorar o sistema de avaliação dos clientes: visto que várias pessoas decidem pela aquisição a partir da opinião de outros compradores — 7 a cada 10, segundo a pesquisa E-commerce Trends 2025;
- diversificar os meios de pagamento: com a inclusão de diferentes formas e métodos e a possibilidade de o cliente combiná-las na hora de pagar. Inclusive, essa prática é essencial para diminuir a taxa de abandono de carrinho na última etapa da compra.
Sobre essa última estratégia de como melhorar as vendas de um marketplace, o artigo “Como escolher meios de pagamento online para lojas virtuais?” tem dicas que ajudarão você. Não deixe de ler!
Quais são as principais estratégias de marketing para marketplaces?
Não há como melhorar as vendas sem a adoção de diferentes estratégias de marketing para marketplace. Estas são as principais:
- SEO e marketing de conteúdo;
- social selling;
- anúncios pagos e retargeting;
- marketing de influência.
Confira, a seguir, como cada uma funciona.
1. SEO e marketing de conteúdo
SEO é a sigla do termo em inglês Search Engine Optimization, que, na tradução para o português, significa “otimização para motores de busca”. Consiste em usar palavras-chave relevantes que facilitam a busca pelos produtos e levam os interessados até o marketplace.
Ainda conforme a pesquisa que citamos, 58% dos brasileiros usam o Google para pesquisas de compras on-line. Ou seja, se seu site estiver otimizado para SEO — isto é, com as palavras-chave em lugares estratégicos — há mais chance de os clientes o encontrarem.
O marketing de conteúdo também tem por objetivo atrair potenciais compradores. No caso, é preciso criar artigos em blogs e redes sociais que esclarecem dúvidas e ajudam a tornar o marketplace uma referência para os consumidores.
2. Social selling
O social selling é uma estratégia de marketing para marketplaces que usa o poder e o alcance das redes sociais para criar relacionamentos com os clientes e como uma opção de canal de vendas.
A pesquisa E-commerce Trends 2025 também revelou que 66% dos consumidores pesquisam por produtos em plataformas sociais, como Instagram (72%), YouTube (47%) e Facebook (38%).
Inclusive, 69% já compraram algo pelo anúncio que viram nessas redes. Logo, é uma abordagem que dá resultados!
3. Anúncios pagos e retargeting
O retargeting consiste na exibição de propagandas para pessoas que já interagiram com os produtos do seu marketplace. Já os anúncios pagos atingem um público que não conhece necessariamente o seu negócio, mas que pode se beneficiar com o que oferece.
Um levantamento do Opinion Box mostrou que o retargeting pode fazer com que 37% das pessoas comprem os produtos que abandonaram nos carrinhos. Outras 41% afirmaram ser provável mudarem de ideia e adquirir os itens abandonados ao verem anúncios e propagandas relacionados.
4. Marketing de influência
O marketing de influência consiste em contratar influenciadores digitais, como artistas e especialistas, para fazerem propaganda do seu negócio e dos seus produtos, principalmente nas redes sociais.
Trata-se de outra estratégia bem aceita pelo público e com bom retorno para os vendedores — de acordo com a pesquisa E-commerce Trends 2025, 45% dos consumidores brasileiros já compraram produtos recomendados por influenciadores.
Como promover a otimização de um marketplace?
A otimização de um marketplace consiste em adotar melhorias contínuas para aprimorar a experiência dos clientes finais, facilitar a gestão dos vendedores e, assim, tornar a plataforma mais atrativa para ambos os grupos de usuários.
Estão entre as melhores práticas de otimização:
- design intuitivo;
- navegação simplificada;
- suporte rápido e fluido;
- campo de pesquisa em destaque;
- categorização de produtos para facilitar a busca;
- SEO interno;
- split de pagamento.
Logo, se você quer saber como melhorar as vendas de um marketplace, precisa testar diferentes estratégias e utilizar mais de uma simultaneamente.
Para descobrir a ideal, use dados para avaliar impactos — a exemplo dos que sistemas de pagamento geram. Faça também a mensuração dos resultados por meio de KPIs (indicadores de desempenho) como taxa de conversão de vendas, ticket médio e taxa de recompra.
Não deixe de ler: “Split de pagamento para marketplace: 5 vantagens dessa ferramenta de gestão financeira”
Por que melhorar a experiência do cliente em marketplaces?
Melhorar a experiência do cliente em marketplaces é importante porque gera bons resultados tanto para a plataforma quanto para os vendedores. Afinal, clientes finais satisfeitos tendem a comprar mais e recorrentemente.
Uma jornada de compra fluida, rápida e personalizada ajuda a atrair novos compradores, fidelizar os que já estão na base e, assim, destacar a marca dos concorrentes, elevar o volume de vendas e o faturamento.
Contudo, é preciso pensar em todas as etapas e pontos de contato, das estratégias de marketing ao checkout, com a oferta de meios de pagamentos modernos, atualizados, dinâmicos e seguros.
Que saber como melhorar as vendas de um marketplace com a nossa tecnologia? Então, confira o artigo “Meios e formas de pagamento em marketplaces: como melhorar com a Zoop?”
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