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    Dia dos Namorados 2022: 5 dicas de como atrair clientes e vender mais nessa data

    06 de junho de 2022
    Por Redação Zoop
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    O Dia dos Namorados 2022 está chegando e, com essa data comemorativa, mais uma chance de conseguir boas vendas e aumentar a lucratividade do seu negócio.

    A questão é que, com a concorrência cada vez mais acirrada no setor varejista, encontrar diferenciais competitivos é essencial para conseguir destacar a sua empresa nesse mercado e, com isso, atrair mais clientes.

    Sobre isso, tomaremos como exemplo as vendas online. Segundo dados do nosso Relatório de Tendências 2022, o comércio eletrônico brasileiro bateu recorde de vendas no primeiro semestre de 2021, faturando R$ 53,4 bilhões, quantia que representa 31% mais que o mesmo período obtido no ano anterior.

    Especificamente no Dia dos Namorados de 2021, somente as compras feitas com cartão de crédito resultaram em R$ 3,3 bilhões de faturamento, o que significa 28% a mais que em 2020, de acordo com o relatório de Dia dos Namorados da All In | Social Miner, divulgado em matéria do portal E-commerce Brasil.

    Esses números tão expressivos podem ser resultado da soma de dois fatores: 

    • a quantidade maior de negócios que passaram a também vender online nos últimos tempos;
    • a atual preferência dos consumidores pelas compras virtuais.

     

    Por razões como essas é que se torna tão importante encontrar novas formas de atrair clientes, especialmente em datas significativas para o varejo como é o Dia dos Namorados 2022.

    Quer saber como fazer isso? Basta continuar a leitura deste artigo para conferir cinco dicas que podem ajudar a aumentar as vendas do seu negócio!

    Como vender mais no Dia dos Namorados 2022?

    Entre as dicas de vendas para o Dia dos Namorados 2022 que separamos estão:

    • explorar redes sociais;
    • integrar todos os seus canais de venda;
    • adotar diferentes modelos de entrega;
    • otimizar o processo de checkout;
    • disponibilizar variados meios de pagamento.

    Explorar redes sociais

    Quando se fala em e-commerce, os primeiros canais de vendas que tendem a surgir à mente são o site e os aplicativos, certo? No entanto, é bem importante que outras formas de vendas sejam exploradas, a exemplo das redes sociais.

    Essa estratégia, que é denominada Social Commerce, consiste em utilizar essas plataformas não apenas como forma de divulgação e propaganda de produtos e serviços, mas também como meio de conclusão de vendas.

    Também segundo foi apontado no nosso Relatório de Tendências, as projeções indicam um crescimento aproximado de 30% nas vendas globais via Social Commerce nos próximos cinco anos.

    Não podemos deixar de destacar que os brasileiros ocupam o segundo lugar no ranking quando o assunto é tempo por dia usando a internet. Conforme apontado no levantamento Digital 2021 da We Are Social, são um pouco mais de 10 horas diárias.

    No que se refere especificamente às redes sociais, 70,3% dos brasileiros usam essas mídias, dedicando 3 horas e 42 minutos por dia a elas.

    Ou seja, aproveitar esse hábito já tão natural no nosso país como estratégia de vendas pode ajudar a elevar o faturamento no Dia dos Namorados 2022 e em outras datas comemorativas. 

    Banner-Relatorio-tendencias-2022

    Integrar todos os seus canais de venda

    Mas não basta ter vários canais de vendas se eles não estiverem devidamente integrados. O que queremos dizer aqui é que uma maneira de atrair mais clientes e, com isso, vender mais, é garantir que a mesma experiência de compra seja entregue em todos os formatos de compra disponibilizados.

    Para isso, há dois conceitos que podem ser adotados pela sua empresa, que são o omnichannel e o unified commerce.

    O varejo omnichannel é uma estratégia na qual os canais físicos e digitais de um negócio são totalmente integrados. Na prática, isso quer dizer que o cliente pode escolher um produto no site, pagar online e retirar presencialmente em uma das lojas da rede, por exemplo.

    Já o conceito unified commerce vai um pouco mais além, visto que consiste na unificação de todos os canais de venda e de atendimento de uma marca em uma única plataforma. Uma das vantagens dessa solução é que os dados e informações dos consumidores são tramitados em tempo real.

    Para os consumidores, isso tende a agilizar a sua jornada de compra. Para os varejistas, ajuda a otimizar e melhorar a gestão do negócio.

    Entenda mais sobre unified commerce assistindo a este vídeo:

    Adotar diferentes modelos de entrega

    A logística de entrega, especialmente para o comércio eletrônico, também precisa ser melhorada e modernizada se quiser atrair mais consumidores para a sua empresa. 

    Um bom exemplo é o click & collect, um modelo de entrega de produtos e mercadorias no qual o cliente compra online e retira o item adquirido na loja da rede, em um ponto de venda, ou em um comércio parceiro da marca.

    Esse é um tipo de logística que tende a ser uma boa opção para compradores que não querem gastar com frete, ou que não podem esperar o prazo de recebimento dos produtos.  

    Otimizar o processo de checkout

    O tipo de checkout oferecido pode ser um motivo para o cliente desistir da compra, por mais que outros fatores como preços e tempo de entrega tenham agradado.

    Preencher cadastros muito longos e/ou ser direcionado para páginas fora do ambiente online da loja são dois exemplos de situações que tendem a gerar insegurança e, consequentemente, o abandono do carrinho virtual.

    O checkout transparente costuma ser a solução mais adequada para evitar transtornos como esse. O motivo é que todos os processos são feitos no próprio site e/ou aplicativo da loja, o que costuma gerar muito mais credibilidade e confiabilidade para os compradores.

    Este artigo também pode ajudar você com esse assunto: “O que é Pix no checkout? Quais as vantagens para o varejo e como pode ser implementado?

    Disponibilizar variados meios de pagamento

    E outra importante estratégia para potencializar as vendas no Dia dos Namorados 2022, e em outras datas importantes é a oferta de diferentes meios de pagamento. 

    A razão para isso? É que disponibilizar variados métodos de pagamento é uma forma de atender as preferências dos consumidores e, com isso, diminuir as chances de perder bons negócios.

    Inclusive, tem um dado no nosso relatório que reforça a importância dessa estratégia: 80% dos consumidores que não encontraram o meio de pagamento que queriam deixaram de concluir um pedido.

    Por exemplo, Pix, cobranças via cartão, boleto bancário, entre outros, são opções que não podem faltar. 

    Não sabe como trazer tudo isso para a sua empresa? Então confira agora mesmo este vídeo e conheça o Zoop Payments, a solução de pagamentos criada pela Zoop!

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