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    Clube de assinatura: 7 passos para montar o seu!

    09 de janeiro de 2023
    Por Redação Zoop
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    Um clube de assinatura é um modelo de negócio de venda recorrente no qual, para receber os produtos adquiridos, o cliente precisa pagar um valor periódico.

    Essa periodicidade de pagamento pode variar conforme o plano escolhido, podendo ser mensal, trimestral, semestral, anual, ou em outro intervalo definido pela empresa. Já a entrega dos itens, geralmente, é feita uma vez por mês no endereço informado pelo comprador, mas esse período pode variar, de acordo com o contratado.

    Para quem assina clubes desse tipo, as principais vantagens são a comodidade, a praticidade de receber tudo em casa (ou em outro local indicado) e os preços dos produtos que, geralmente, são menores que os praticados em compras individuais.

    Os itens que irão compor as caixas, ou o produto/serviço em si, são escolhidos de acordo com o perfil e preferências do cliente. Com isso, ele se beneficia com o recebimento de itens e/ou soluções compatíveis com os seus interesses e gostos.

    para quem vende, a principal vantagem de montar um clube de assinaturas é a previsibilidade de receita. Por ser pautado em pagamentos recorrentes, esse modelo de negócio permite ao gestor saber, antecipadamente, quanto a sua empresa lucrará em determinado período.

    Somado a isso, a taxa de inadimplência é baixíssima, quando não inexistente. Especialmente se o meio de pagamento utilizado for cartão de crédito, ou o Pix recorrente, a cobrança dos planos é feita automaticamente, garantindo o recebimento dos valores pelo vendedor.

    Parece muito promissor? Não deixa de ser! Mas não podemos negar que existem alguns desafios a serem enfrentados para estruturar um negócio desse formato, a exemplo da garantia de entrega.

    Então, como montar um clube de assinatura que dê certo? Siga a leitura deste artigo e confira os sete passos sugeridos para abrir uma empresa desse tipo.

    Como funciona o mercado de clube de assinatura?

    Para falarmos sobre como abrir um clube de assinatura, é fundamental começarmos explicando um pouco mais da estruturação desse modelo de negócio, a exemplo do seu funcionamento.

    Os clubes de assinatura funcionam a partir da contratação de um plano por parte do cliente. Mediante os que são oferecidos pela empresa, o consumidor escolhe o plano que melhor atende suas necessidades, o que inclui valor e quantidade de itens que serão recebidos.

    Feito isso, deve-se escolher uma forma de pagamento recorrente, por exemplo, débito automático, cartão de crédito, Pix ou boleto bancário.

    Concluída a contratação, a empresa passa a enviar para o cliente — geralmente, uma vez por mês, mas pode ser variável — o produto/serviço, ou a caixa com os itens que foram escolhidos de acordo com o perfil e gostos informados pelo consumidor no preenchimento do cadastro na plataforma de vendas.

    Pagamento recorrente: 5 dicas de como montar um plano de assinatura com essa solução

    O que oferecer em um clube de assinatura?

    Se você está se perguntando o que pode ser oferecido em um clube de assinatura, saiba que as possibilidades são, praticamente, ilimitadas

    Começando pelos produtos mais conhecidos desse setor, como livros e vinhos, é possível chegar a itens como roupas, cosméticos, snacks, até os mais “impensáveis”, a exemplo de armações de óculos, camisas de times e lâminas de barbear, além de diversos tipos de serviços.

    Todos esses exemplos que acabamos de dar são de clubes de assinatura que já existem no Brasil e em outros países. 

    Isso quer dizer que, caso já tenha uma empresa que realiza vendas no formato tradicional, há a chance de adequar o seu modelo de negócios para vender os seus produtos também em um formato recorrente.

    Como vender um serviço por assinatura?

    A venda de um serviço por assinatura segue o mesmo princípio, tendo apenas com diferença o fato que o cliente não receberá um produto tangível, mas, sim, uma solução ou um serviço prestado.

    Podemos comparar esse modelo de negócio aos serviços de streaming de filmes e músicas tão conhecidos por todos. 

    No caso, a oferta de serviço da empresa será transformada em um padrão de venda recorrente, e não de contratações individuais. Isso, por sua vez, gera as mesmas vantagens que citamos tanto para quem vende quanto para quem assina.

    Como abrir um clube de assinaturas?

    Com tudo isso em mente, fica mais fácil entender como abrir um clube de assinaturas. O passo a passo indicado para isso é:

    1. Escolha um nicho de atuação 
    2. Defina planos e preços
    3. Pense na gestão de estoque
    4. Elabore um plano de logística eficiente
    5. Estruture um bom plano de marketing
    6. Use uma plataforma de vendas eficiente
    7. Escolha bons meios de pagamento

    1. Escolha um nicho de atuação 

    Assim como a estruturação de outras companhias, tudo começa com a escolha de um nicho de atuação. Para isso, você pode considerar diferentes critérios, por exemplo, em qual área gosta de trabalhar ou tem mais familiaridade.

    Quanto mais conhecimento do setor, do público-alvo e do mercado em questão, maiores as chances de o negócio dar certo.

    Aqui, lembramos mais uma vez que é possível ajustar a empresa que já tem montada para, também, oferecer produtos e serviços no formato de assinatura.

    2. Defina planos e preços

    A base de um clube desse tipo são os planos. Criar diferentes pacotes, com diferentes preços e quantidades de itens para cada um é uma maneira de atingir diferentes grupos de consumidores.

    Por isso, a sugestão é oferecer, ao menos, três tipos de planos: um básico, um intermediário e um premium. Os preços praticados devem ser compatíveis com o número de itens que cada pacote contemplará.

    E ainda falando de valores, também é bem importante disponibilizar diferentes períodos de pagamento, tais como mensal, trimestral ou anual. 

    Geralmente, quanto maior o tempo de assinatura, maior o desconto dado ao cliente — essa prática, inclusive, pode ser vista como uma forma de atrair novos assinantes.

    3. Pense na gestão de estoque

    Caso sejam produtos, a gestão de estoque eficiente é essencial em um modelo de negócio deste tipo. Afinal, o cliente precisa ter a garantia de que os itens adquiridos serão entregues no período contratado, e sem interrupções devido a falhas por parte da empresa.

    Quanto a isso, é preciso pensar em pontos como: 

    • Os produtos vendidos podem ser estocados, ou são produzidos perto da data de envio?
    • Se estocados, quanto tempo podem ficar armazenados sem perder a qualidade?
    • Onde será estruturado o seu estoque? 
    • Será preciso contratar um espaço físico para armazenamento das mercadorias?

     

    Não deixe de ler este artigo: “Guia completo sobre giro de estoque: o que é? Como calcular? Saiba tudo!

    4. Elabore um plano de logística eficiente

    Tão importante quanto o estoque é o plano de logística. Se o cliente está contratando algo para receber em casa, ou em outro local indicado, é fundamental que esse processo aconteça sem atritos.

    Nesse caso, seu planejamento logístico deve considerar questões como:

    • A entrega será própria ou terceirizada?
    • Será preciso a contratação de transportadoras, ou serviços como o do Correios atenderá bem a demanda?

    5. Estruture um bom plano de marketing

    E, como dizem, “a propaganda é a alma do negócio”. Assim, para tornar a sua empresa de produtos e/ou serviços por assinatura conhecida, é de suma importância pensar em uma boa estratégia de marketing.

    Analise em quais mídias o seu público-alvo está e pense em campanhas para chegar até ele. 

    Aqui, não deixe de considerar também o custo de aquisição de clientes, visto que isso tende a impactar o lucro da empresa.

    6. Use uma plataforma de vendas eficiente

    Quando falamos em uma plataforma de vendas eficiente, estamos nos referindo a sites e/ou aplicativos próprios por meio dos quais os clientes conhecerão os planos e assinarão os pacotes.

    O princípio aqui é o mesmo aplicado a uma plataforma de e-commerce ou marketplace. Ou seja, precisa ser responsiva, ter checkout simplificado e diferentes camadas de segurança para proteger os dados sensíveis dos clientes.

    7. Escolha bons meios de pagamento

    E como dissemos, o pagamento recorrente é um dos pilares mais importantes em um modelo de vendas de assinatura. Se esse canal não funciona adequadamente, as chances de comprometer a imagem da empresa são altas, levando à perda de clientes e de faturamento.

    Quanto a isso, é fundamental oferecer diferentes meios de pagamento aos consumidores, para que eles possam escolher o preferido, bem como garantir um checkout transparente, seguro e livre de atritos.

    A melhor forma de fazer isso é firmando parceria com uma empresa que oferece essa solução, como a Zoop

    Para entender melhor como isso funciona, leia agora mesmo o artigo: “Plataforma de pagamento recorrente: por que ajuda a aumentar a sua receita e como escolher a melhor?

     

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